Porque Violas fazem Tenor?
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Porque Violas fazem Tenor?
Quando eu estudava piano tive aulas de teoria e aprendi que clave de dó na terceira linha é contralto e clave de dó na quarta linha é tenor. E como pode os irmãos terem escrito o hinário das cordas com tenor na clave de dó na terceira linha para as violas?
Vejam no bona antes da primeira lição na parte teórica que também explica isso. Fica na página 17 com o título "Quadro comparativo para conhecer a extensão dos sons dos instrumentos e das vozes".
Vejam no bona antes da primeira lição na parte teórica que também explica isso. Fica na página 17 com o título "Quadro comparativo para conhecer a extensão dos sons dos instrumentos e das vozes".
Jovem Musico- Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011
Re: Porque Violas fazem Tenor?
O tipo de música ensinado e praticado na CCB é equiparável à música ensinada e praticada nos meios militares, no tocante à sua simplicidade.
Muita coisa, portanto, é simplesmente convencionada.
Eu não sabia que as violas têm uma clave de dó (é um hinário próprio?) e sempre achei que elas seguissem a partitura na clave de sol mesmo (nota mais baixa), já que o uso da clave de dó é uma coisa bastante complexa, visto que o dó pode estar assinado em qualquer das linhas, e é utilizável apenas em orquestras sinfônicas e grandes corais.
Muitos fenômenos que os músicos profissionais estão sujeitos a encarar, como as apoggiaturas, os glissados, as pausas acentuadas, e outras chatices, simplesmente não existem na CCB.
Aqui vai-se pelo caminho mais fácil, embora mesmo assim encontremos eventuais dificuldades em um ou outro hinos.
Na prática, "até que dá" para tocar "até contrabaixo" na clave de dó, porém isso não seria nada prático.
Portanto, cada macaco no seu galho...
Muita coisa, portanto, é simplesmente convencionada.
Eu não sabia que as violas têm uma clave de dó (é um hinário próprio?) e sempre achei que elas seguissem a partitura na clave de sol mesmo (nota mais baixa), já que o uso da clave de dó é uma coisa bastante complexa, visto que o dó pode estar assinado em qualquer das linhas, e é utilizável apenas em orquestras sinfônicas e grandes corais.
Muitos fenômenos que os músicos profissionais estão sujeitos a encarar, como as apoggiaturas, os glissados, as pausas acentuadas, e outras chatices, simplesmente não existem na CCB.
Aqui vai-se pelo caminho mais fácil, embora mesmo assim encontremos eventuais dificuldades em um ou outro hinos.
Na prática, "até que dá" para tocar "até contrabaixo" na clave de dó, porém isso não seria nada prático.
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Mourão- Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013
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