Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porque irmãs não podem pregar na igreja?

+3
"Ekklésia Christiana"
mmmp
Jovem Musico
7 participantes

Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Jovem Musico Ter Jan 17, 2012 6:58 pm

Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Eu acho que sei a resposta, mas gostaria de ter mais respostas sobre este assunto para melhorar o meu conhecimento.
Segundo o eu entender é devido os versículos:

(I Corintios 14:34) As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
(I Corintios 14:35) E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.

Existem mais trechos que afirmem ou contrariem a minha questão?

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  mmmp Qua Jan 18, 2012 4:33 pm

Jovem Musico escreveu:
(I Corintios 14:34) As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
(I Corintios 14:35) E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.


Qualquer coisa que te digam além dessa Palavra, seja anátema !!

Tudo que for o contrario do que voce mostrou na Palavra, será pura teologia humana!!

Voce não precisa de mais complemento, é só aceitar !!

mmmp

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua Jan 18, 2012 4:55 pm


Saudações cristãs,

Irmão Jovem Músico, prezado...





De fato, o apóstolo é enfático quanto a sua posição no tocante a condição da mulher em "ekklésia". Tal postura, aliás, encontra respaldo já no Antigo Pacto, vetando-se a co-participação feminina no âmbito cerimonial-litúrgico.

Sabido é que a primitiva "ekklésia" não se propunha a uma formal convocação litúrgica - segundo os moldes veterotestariamente dispostos. Ainda assim, a decência e a ordem constituiam um traço comum às suas periódicas reuniões (I Corintios 14:40). Segundo a concepção regulamentar em vigor, a eventual manifestação feminina em assembleia ou congregação deflagraria uma afronta duplamente qualificada: atentaria simultaneamente à decência e à ordem. Daí, o rigor apostólico:


"Não permito, porém, a mulher que ensine..." (I Timóteo 2:12)


Apesar disso, Paulo alude a diversas colaboradoras: Febe - Romanos 16:1 / Priscila - Romanos 16:3 / Maria - Romanos 16:6 / Júnia - Romanos 16:7 / Trifena, Trifosa e Pérside - Romanos 16:12...) Em determinada ocasião, indigna-se para com seus opositores, quanto a assegurada prerrogativa de se dispor de uma uma "mulher irmã"* como auxiliar em seu apostolado (I Coríntios 9:5).


Deve-se no entanto, pontuar, a natureza dos referidos préstimos. À semelhança de Febe, muitas dessas mulheres atuaram como profícuas coadjutoras diaconais**. O regime comunal (Atos 2:44-46) por si mesmo nos remete aos afazeres tipicamente femininos como imprescindíveis à manutenção de toda a estrutura. A evangelização, de igual modo, não consiste num predicado estritamente masculino. É, pois, absolutamente desnecessário mencionar que a propagação e consolidação das boas novas em todo o território romano - em parte - corresponde aos labores de suas intrépidas mulheres... e a propósito, não como um mérito devido à exposição oral, mas, pela singularidade de seu porte (I Pedro 3:1).



O Ofício Ministerial Cristão


Se por um lado, a mulher dispõe de elementos que a caracterizam como uma exímia semeadora do Reino, por outro, o ofício ou "presidência litúrgica" lhe são terminantemente proscritos.

A coletânea neotestamentária (canônica ou apócrifa) em momento algum lhe confere os atributos do "liturgo". Não dispomos de quaisquer orientações ou parâmetros referentes a uma eventual "ordenação prebiteral feminina". Nenhuma alusão - sequer por adequação vocabular - sugere a pessoa do presbítero (gr.: πρεσβυτερος - "ancião") em sua forma feminina. O mesmo se faz aplicar à sua imcumbência imediata: a superintendência (o "episcopado"). O Cânon regular e mesmo a literatura pós-apostólica (Patrística) omitem a figura da "episcopesa" ou "bispa" como uma probabilidade factual ou histórica.

Disto conclui-se, que o exercício ministerial feminino - conforme habitualmente proposto - carece, sob os mais diversos ângulos, de sustentabilidade .



Congregação Cristã e "Exercício Ministerial Feminino"


Reputamos, desde modo, o "exercício ministerial feminino" como apostolicamente improcedente ou irregular, não obstante, algumas adequações se lhe façam aplicáveis.

Já desde o núcleo inicial da "Assemblea Cristiana Italiana di Chicago" Rosina Balzano desenvolveu atividades de cunho diaconal, além da instrução doutrinária infantil. Irmã Lucia Menna, por seu turno, é descrita como infatigável evangelista.

A "presidência liturgica", entretanto, não se fêz facultável tanto a primeira quanto a segunda.

Já em nossos dias, temos na Colômbia uma "cooperadora", irmã Edite. Na ausência de homens devidamente habilitados, quando necessário e com o expresso consentimento de seu respectivo Ancião, nossa irmã ministra o Serviço Sacro de Culto em nome do mesmo ("in onoma") ou, como uma extensão de sua própria pessoa.

Mais que uma exceção à regra, tais medidas demonstram versatilidade logistica. O Evangelho assim o requer.


____________________________________________
* literalmente "irmã esposa".
** não lhes sendo, porém, conferida a Diaconia (enquanto Ordem ou Classe Ministerial).






Atenciosamente,

"Em caridade"

Irmão Ednelson



Última edição por "Ekklésia Christiana" em Qui Jan 19, 2012 9:13 am, editado 1 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Jan 18, 2012 6:18 pm

A explicação dada pelo irmão Ednelson está perfeita.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Qui Jan 19, 2012 4:53 am

A Paz de DEUS seja em nossos corações.
mmmp escreveu:Qualquer coisa que te digam além dessa Palavra, seja anátema !!
Tudo que for o contrario do que voce mostrou na Palavra, será pura teologia humana!!
Voce não precisa de mais complemento, é só aceitar !!
Eu só trocaria "além dessa Palavra" por "contrariando, contestando essa Palavra".

O grifo acima é meu. E essa deve ser a nossa atitude em relação ao que está escrito no Novo Testamento: aceitar.
Sem tentativas de interpretar para contrariar o que está escrito.

Já ouvi na minha vida argumentos de que não é para se seguir esse mandamento da Palavra de DEUS, porque é mandamento para aquela região e para aquela época (o mesmo argumento para as mulheres não usarem o véu).

Absurdo mesmo, ouvi há mais de 40 anos, quando já era crente na Bíblia como sendo a Palavra de DEUS, crente em JESUS CRISTO como nosso Salvador, mas ainda estava procurando uma Igreja onde servir a DEUS.
Uma mulher crente firme e fiel me disse: "Paulo escreveu isso porque era homossexual e tinha ódio das mulheres !!!"

Essa afirmação me levou a uma resposta muito irada (hoje sou um velho, e portanto muito mais calmo): "Você está negando a própria Bíblia. Não foi Paulo que escreveu isso, mas sim o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, usando a mente de PAULO. Com essas palavras você está negando a Bíblia ser a Palavra de DEUS."

Isso aconteceu mais ou menos 4 anos de eu saber que existia a Congregação Cristã no Brasil.

DEUS nos abençoe e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  mmmp Qui Jan 19, 2012 5:43 pm

I CORINTIOS cap 1 vrs 1,2,3


1 PAULO (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,

2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos,* com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

*grifo meu

mmmp

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qui Jan 19, 2012 8:48 pm

Saudações cristãs,

Irmão mmmp, prezado...




Perfeitamente compreendido...

A epístola, embora endereçada à "ekklésia" coríntia (caráter local), possui um alcance ou abrangência universais (o denominado "intercâmbio epistolar primitivo").

Semelhante constatação, se depreende daquela dirigida aos cristãos colossenses:

"E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também." (Colossenses 4:16)



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Tião Sex Jan 20, 2012 7:22 am

Irmão Ednelson e demais...

Sobre a citação da irmã Ana Spina no tópico sobre o hinário novo, o irmão disse " quem dirá se lhe fosse confiado o episcopado..."
Conheço a irmã Ana Spina apenas por assistir alguns ensaios e reuniões de assuntos musicais, mas o pouco contato que tive com ela deu pra perceber a sabedoria que esta irmã tem, espiritual e material. Não só ela, tem muitas outras mais... já ví testemunhar a irmã mais antiga da piedade do Brasil, temos também a irmã Vilma Finatto Ansante, examinadora em Campinas, com mais de 60 anos de fé e de organista, professora primária do "centenário Grupo Escolar Francisco Glicério", são todas irmãs de sabedoria ímpar, que tem muito a ensinar pra irmandade, que vez ou outra testemunham, e seus testemunhos são verdadeiras lições de vida... acaba sendo uma "exortação à irmandade"... o que eu quero dizer com isto é que de uma forma indireta, temos verdadeiras pregadoras... ministras da palavra, que mesmo sem subir ao púlpito e sem ler um trecho bíblico, exortam a igreja a como melhor servir a Deus.

Tião

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Sex Jan 20, 2012 8:27 am

A Paz de DEUS seja conosco e com nossas famílias.
Não sei se faço bem, mas transcrevo abaixo um post que coloquei no tópico "Hinário Novo".

"Ekklésia Christiana" escreveu:Saudações cristãs,
Irmão Tião...

Aproveitando-se o ensejo... temos um tópico recentemente postado, abordando-se a temática alusiva ao "exercício ministerial feminino" ("Porque irmãs não podem pregar na igreja?").
Se como "maestrina" e compositora irmã Ana Spina é de uma genialidade ímpar... o que dirá, se lhe fosse confiado o "episcopado"?...
Acidental ou propositalmente, ela já veio a ser diversas vezes mencionada como "Anciã Ana Spina"... ora vejam.
O grifo é meu, e a respeito dou uma opiniãozinha, um achismo meu.

A cada um é dado um dom.
E esse dom tem de ser usado ao máximo, debaixo da guia e da misericórdia de DEUS. Os talentos têm de ser granjeados.
O sucesso dado por DEUS a algum Irmão em seu dom, não significa que teria sucesso em outra parte.
E a Igreja não pode contrariar a Palavra de DEUS. Se o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, pela mente de Paulo, proíbe que a mulher pregue na Igreja, a mulher não deve pregar na Igreja.
As pouquíssimas exceções que se façam nessa parte poderão ir aumentando de frequência, até ao ponto de haver uma grande distorção na doutrina, como vemos "por aí".

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Sex Jan 20, 2012 9:00 am


Saudações cristãs,

Irmão Tião...





Sem dúvida...

Aliás, temos em Guarulhos uma de nossas mais empreendedoras missionárias (esposa de um Ancião - omita-se*). Já esteve em diversos países, sobretudo, na América Central e Antilhas. Numa determinada ocasião efetuou uma arriscada travessia, de uma das ilhas caribenhas até Cuba, sendo-lhe facultada a entrada, apesar de declarar-se uma emissária cristã.

Em uma de suas viagens ao Japão, veio estabelecer amistosos contatos com um núcleo originalmente nipônico, cujos princípios gerais apresentam-se idênticos à nossa regular constituição doutrinária. Cogitava-se (à época -2000) uma eventual anexação. Desconheço, contudo, o desfecho.

Mais recentemente, tivemos a implantação (ainda em caráter extraoficial) da Congregação Cristã no Sri Lanka, sendo esta confiada a uma de nossas irmãs (Região ou Setor de Sorocaba - Piedade).

Enfim... dispomos de exímias evangelistas.


__________________________
*atendo-se ao princípio do não-personalismo.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Sex Jan 20, 2012 9:41 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossas famílias.

"Um planta, outro rega, outro colhe ...", mais ou menos assim.
A evangelista planta (anuncia), talvez até regue (prega os rudimentos), aí ela vai para outras plagas, anunciar, plantar.
Cumprida a missão de evangelista (aí está também a pregação dos rudimentos) a Irmã deve deixar a Obra aos cuidados de um Irmão varão.

A doutrina do ESPÍRITO SANTO deixada na Bíblia deve ser obedecida.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Sex Jan 20, 2012 10:20 am


Saudações cristãs,

Irmão Luiz Flávio...




Perdoe-me... mas, ao longo do tópico proposto, algum forista veio a sugerir qualquer medida ou procedimento diversos daquele supracitado?

Não me recordo...

Partimos do regular princípio de que a propagação das boas novas (evangelização) não se encontra restrita ao gênero, sendo confiada a este ou a esta, conforme a deliberação do próprio Espírito.

Quanto à "presidência litúrgica" - bem como a ministração dos Sacramentos - constitui uma prerrogativa de natureza ou ordem exclusivamente masculinas.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Sex Jan 20, 2012 10:59 am

A Paz de DEUS.
"Ekklésia Christiana" escreveu:
Saudações cristãs,
Irmão Luiz Flávio...

Perdoe-me... mas, ao longo do tópico proposto, algum forista veio a sugerir qualquer medida ou procedimento diversos daquele supracitado?
Não me recordo...
Não, Irmão, ... acho que não ... tenho certeza que não, senão você se recordaria.

O que fiz foi apenas reforçar um ponto de vista que, creio (achismo meu) é inteiramente bíblico.
Se errei nessa parte, coloque o erro na sacola dos meus erros perdoáveis (pelo menos penso eu).
De vez em quando dou uma mancada, embora involuntária.

"Ekklésia Christiana" escreveu:Partimos do regular princípio de que a propagação das boas novas (evangelização) não se encontra restrita ao gênero, sendo confiada a este ou a esta, conforme a deliberação do próprio Espírito.
Quanto à "presidência litúrgica" - bem como a ministração dos Sacramentos - constitui uma prerrogativa de natureza ou ordem exclusivamente masculinas.
E por isso dou muitas graças e louvores a DEUS.

Mas tenho a impressão de que há umas pouquíssimas exceções sobre isso.
Não acho (achismo meu) bacana isso.

Peço-lhe que me dê esclarecimento a respeito, porque quero aprender.
Tudo o que o Irmão falar, tenho certeza de que estarei aprendendo mais e mais.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Sergio Teixeira Seg Jan 23, 2012 8:47 am

Existem irmãs de quem Deus se usa em evangelizações e em visitas, as quais fazem rigorosamente a parte que lhes é conferida ou seja, apregoar o Evangelho, informar que é chegado o Reino dos Céus, exercitar o Amor, a Misericórdia e a Caridade, e até mesmo emitir palavras de Vida Eterna, em qualquer lugar onde não haja um varão para acompanhá-las (e os irmãos podem crer, são muitos esses lugares).

Em estando no templo, porém, e em obediência às Escrituras, a presidência e a exortação da Palavra serão prerrogativas exclusivas dos varões, devendo a mulher isentar-se totalmente de fazê-lo ou mesmo de pretender fazê-lo, pois essa não é de forma alguma a sua porção.

Para quem trabalha com evangelização e visitas, é muito fácil entender: No templo, há um púlpito e uma tribuna físicos, materiais, que podem ser vistos a olho nu. Nas evangelizações e visitas, tanto o "pulpito" quanto a "tribuna" são espirituais e portanto invisíveis, senão pelos olhos do espírito.
A mulher dessa forma pode - e deve - ensinar a testemunhados homens e mulheres - desde que não haja a presença de irmãos varões - mas não pode jamais ensinar perante a igreja (esta formada por varões e varoas domésticos da Fé, onde quer que estes e estas se reúnam).

Como diz o irmão Luiz Flávio, isso é um "achismo" meu, com base no meu entendimento particular das Escrituras, e na observação da prática diária nos lugares por onde passo.
Pode ser que algum Ministério local entenda e ensine de forma diferente.

Minha intenção não é de mudar nada na doutrina de igreja alguma, muito menos na Congregação.
Apenas provoco os assuntos à discussão para que sejam devidamente esclarecidos por parte de quem de direito, e para que não haja mais aquelas "dúvidas eternas" e especulações ou contendas no meio do povo.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Jan 23, 2012 10:15 am

A Paz de DEUS seja conosco.

Posso contar um caso pessoal, um entre os inúmeros furos que dei na minha vida?

Há muitos anos, fui motorista de uma missão de evangelização em uma chácara mais ou menos aqui por perto. No carro, ia o Irmão atendedor, uma Irmã bastante idosa da Obra da Piedade (já dorme no SENHOR), e outra Irmã (também já dorme no SENHOR, por enfermidade) com seus dois filhos naquela época criancinhas.
Um dia, após voltarmos para a cidade, deixamos o Irmão atendedor em casa e a Irmã ofereceu que fôssemos visitar um Músico em casa.
Quando chegamos lá, só estava a esposa do Irmão Músico e filhos.

Ao nos retirarmos, as Irmãs resolveram fazer uma oração.
As Irmãs se aprontaram com seus véus, estávamos todos de pé esperando.
Havendo uma certa demora em alguém começar a atender o culto, a Irmã da Obra da Piedade me mandou atender a oração.

E aí ocorreu o seguinte diálogo (mais ou menos):

IOP: - Irmão, presida a Oração.
LF: - Não, Irmã, não tenho base espiritual nem experiência para isso.
IOP: - Você é o único varão aqui. Você tem de atender a oração.
LF: - Não tenho condições, Irmã. Você preside, ou as outras Irmãs.
IOP: - Irmão, nossos ensinamentos dizem que é o varão que atende.
LF (envergonhadíssimo): - Irmã, me perdoe, mas não posso dirigir a oração. Falta-me bom testemunho para isso. Vamos fazer assim: eu me retiro, as Irmãs oram, e depois eu volto para me despedir da Irmã esposa.
IOP: - Não, Irmão. Fique aqui. Uma de nós dirigirá a oração.


Houve um certo mal-estar, mas a Irmã presidiu a oração e uma das Irmãs orou.

Foi um tremendo furo de minha parte, eu sei.
Mas o pior é que se acontecesse de novo, eu repetiria do mesmo modo.

Infelizmente, sou às vezes um pouco (?) desobediente, mas isso é porque tenho por filosofia agir de acordo com a minha consciência.
Peço a DEUS, à Igreja e aos Irmãos que me perdoem.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Jan 24, 2012 9:12 am

O certo, apesar de tudo, e de achar-se sem condição, deveria ser o irmão ter presidido a oração - afinal isso não é tão difícil assim.
Sua postura apenas causou espécie entre os domésticos da Fé.
Consideremos que nenhum de nós tem condição alguma, se Deus não for total e integralmente a nossa condição.

Veja o que sucede comigo em particular: Não faço parte do Ofício Ministerial. Na minha comum eu costumo de me assentar no terceiro ou no quarto bancos (gosto de ver a tribuna de frente), tendo o cuidado de observar se há muitos visitantes, quando eu automaticamente fico um pouco mais atrás, ou até mesmo em lugares mais laterais.
Em nossa própria casa o privilégio deve ser dos visitantes, não é mesmo? Assim, acho que isso deve se estender até a igreja.

Pois bem. Devido ao meu repertório de atividades dentro da Congregação, muitas vezes tenho de congregar fora de minha comum, e os irmãos porteiros, cooperadores, diáconos e anciães em geral me chamam para tomar assento no primeiro banco (o chamado "banco do ministério").
Em geral, quando ninguém percebe de imediato, eu chego e tomo lugar lá pelo meio da igreja mesmo, preferencialmente em algum lugar onde eu veja a tribuna de frente - isso quando possível.
Mas quando diante de toda a irmandade os irmãos do Ofício Ministerial me convidam para sentar-me no primeiro banco, acho que não me cabe discutir, mas aceder ao convite.
Se for uma "honraria" eu a recebo portanto em nome do Senhor Jesus (não sou também eu Seu emissário?), e não como uma honraria a mim mesmo.
Acho que assim todos se alegram, e não se perde tempo com "rasgações de seda", gerando expectativas desnecessárias por parte da irmandade.
Portanto, acho que temos de estar prontos para o trabalho, qualquer que seja.
A condição é Deus que dá, o dom é Deus que dá, a virtude é Deus que dá, a eficácia é Deus que dá, tudo que seja necessário é Deus que dá.
Somos apenas vasos vazios, que o Senhor deseja nos manter limpos para nos encher na ocasião em que haja necessidade.
Portanto, temos estar sempre vazios e limpos.
Se somos chamados para fazer alguma coisa, não nos esquivemos. Antes clamemos ao Senhor para que nos encha exclusivamente com aquilo que Ele desejar.
Isso também é "achismo" meu, amado irmão.
Mas tem funcionado na minha vida.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Jan 24, 2012 10:33 am

A Paz de DEUS essteja conosco.

Pois é, Irmão Sergio, gostei demais de sua explicação. Muito boa, mesmo. Como sempre.
Mais uma que aprendi.

Mas só não sei se teria forças se aparecesse nova situação igual (espero que não apareça).

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Jan 25, 2012 9:14 am

Entendo que, quando há outros varões dos quais o Senhor normalmente se usa, até dá para a gente se encostar um pouco e deixar que eles assumam o encargo.
Mas quando não há, temos de estar prontos para o que der e vier.

Como já disse anteriormente, não faço parte do Ofício Ministerial. Mas já houve ocasiões em que tive de atender cultos, pois as pessoas habilitadas para tal estavam naquele momento impossibilitadas de fazê-lo. E é claro que imediatamente após, procurei informar aos respectivos anciães o ocorrido, pois tenho por norma nada fazer às escondidas do Ministério.

Nos mostrando prontos, Deus certamente se usará de nós, e transformará nossa fraqueza em fortaleza, nossa timidez em ousadia.
Há contudo um perigo em proceder assim: Acontece que em geral, quando alguém pensa em "pregar a Palavra" tem logo como alvos:
1- Ter uma "platéia";
2- Alcançar o ministério de Cooperador, ou pior, o "status" de Cooperador.
Tais pensamentos são perversos.
Deve-se outrossim procurar servir a Deus naquilo que Ele determinar, como um sacerdócio, como "dharma" (dever), e jamais como recreação ou busca de prestígio.

Mas não devemos de forma alguma "enterrar o talento".
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Mourão Qua Dez 11, 2013 10:15 pm

Entendo que, quando há outros varões dos quais o Senhor normalmente se usa, até dá para a gente se encostar um pouco e deixar que eles assumam o encargo.
Mas quando não há, temos de estar prontos para o que der e vier.

Como já disse anteriormente, não faço parte do Ofício Ministerial. Mas já houve ocasiões em que tive de atender cultos, pois as pessoas habilitadas para tal estavam naquele momento impossibilitadas de fazê-lo. E é claro que imediatamente após, procurei informar aos respectivos anciães o ocorrido, pois tenho por norma nada fazer às escondidas do Ministério.

Nos mostrando prontos, Deus certamente se usará de nós, e transformará nossa fraqueza em fortaleza, nossa timidez em ousadia.
Há contudo um perigo em proceder assim: Acontece que em geral, quando alguém pensa em "pregar a Palavra" tem logo como alvos:
1- Ter uma "platéia";
2- Alcançar o ministério de Cooperador, ou pior, o "status" de Cooperador.
Tais pensamentos são perversos.
Deve-se outrossim procurar servir a Deus naquilo que Ele determinar, como um sacerdócio, como "dharma" (dever), e jamais como recreação ou busca de prestígio.

Mas não devemos de forma alguma "enterrar o talento".


Sem querer vão-se formando em nosso meio certas culturas, digamos, pitorescas.
Uma delas é atribuir a preferência nos  serviços extraordinários (abrir orações, por exemplo) a quem seja "mais velho" (não necessariamente "mais antigo"), a quem esteja de paletó ou , pelo menos, de gravata.
Certa feita, foi-me solicitado abrir uma oração de agradecimento, e ali estavam presentes vários servos de Deus, varões e varoas valorosos, sendo pessoas de todas as idades.
Eu fui solicitado exatamente porque era o único que estava de paletó.
Obedeci mas então, divinamente inspirado, perguntei naquele ajuntamento, quem se considerava o servo mais humilde diante do Deus-Pai.
Um jovem, quase uma criança, identificou-se como tal, e então pedi a ele para fazer aquela oração.
Amigos debatedores, o céu verdadeiramente se abriu, e o Senhor colocou naqueles lábios palavras de grande edificação e sabedoria, que nos tocaram a todos.
Por isso devemos estar sempre preparados.
Se David fosse primeiramente fazer algum treinamento militar para então ir e enfrentar Golias, a obra não ficaria pronta da forma como o Deus-Pai determinou.
Fui certa feita assistir a um culto e naquele dia o cooperador não pôde comparecer por motivos de trabalho.
Dirigiu-se à tribuna o irmão porteiro, muito nervoso, porque ficou unicamente para ele a responsabilidade do atendimento: Eu estava em mangas de camisa (tinha acabado de sair do trabalho) e havia um único irmãozinho músico, que não aceitou atender de forma alguma.
Nosso irmão porteiro carecia profundamente dos dons de Deus.
Ele mesmo, de si, nada tinha a oferecer à irmandade.
Mas quando o Senhor enviou a Santa Palavra, enviou também tudo o que estava faltando e a Igreja saiu bem alimentada com as coisas dos céus.
Hoje esse irmão porteiro é um cooperador muito amado pela irmandade e cheio dos dons de Deus.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Porque irmãs não podem pregar na igreja? Empty Re: Porque irmãs não podem pregar na igreja?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos