A DOUTRINA DA TRINDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que você crê quanto à personalidade de Deus?

0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 0

A DOUTRINA DA TRINDADE

Mensagem  Jahyr em Qua Jun 08, 2011 2:42 pm

DEUS - A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4:35; 39; Is 44:6, 8; 45:5; 46:9); no entanto diz que cada uma destas Pessoas é Deus...

DEUS

A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4:35, 39; Is 44:6, 8; 45:5, 21; 46:9); no entanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS

“Foi a ti que ele mostrou tudo isso, para que soubesses que YAHVEH É O ÚNICO DEUS. ALÉM DELE NÃO EXISTE OUTRO” (Dt 4:35)

“Portanto, reconhece hoje e medita em teu coração: YAHVEH É O ÚNICO DEUS, TANTO NO ALTO DO CÉU, COMO CÁ EMBAIXO, NA TERRA. NÃO EXISTE OUTRO!” (Dt 4:39)

“Assim diz Yahweh, o rei de Israel, Yahweh dos Exércitos, o seu redentor: EU SOU O PRIMEIRO, E O ÚLTIMO, E FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS” (Is 44:6)

“Não vos apavoreis, nem temais; não vo-lo dei a conhecer há muito tempo e não o anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. PORVENTURA EXISTE UM DEUS FORA DE MIM? NÃO EXISTE OUTRA ROCHA: EU NÃO CONHEÇO NENHUMA! (Is 44:8)

“EU SOU YAHWEH, E NÃO HÁ OUTRO; FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS; Embora não me conheças, eu te cinjo, ” (Is 45:5)

“Anunciai, trazei as vossas provas, - sim, tomem conselho entre si! Quem proclamou isto desde os tempos antigos? Quem o anunciou desde há muito tempo? Não fui eu, Yahweh? NÃO HÁ OUTRO DEUS FORA DE MIM, DEUS JUSTO E SALVADOR NÃO EXISTE, A NÃO SER EU”. (Is 45:21)

“Lembrai-vos das coisas passadas há muito tempo, porque EU SOU DEUS E NÃO HÁ OUTRO! SIM, SOU DEUS, E NÃO HÁ QUEM SEJA IGUAL A MIM” (Is 46:9)

O PAI É DEUS “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ” (Jo 17:3)

“ ...sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que NÃO HÁ OUTRO DEUS, SENÃO UM SÓ”...”TODAVIA PARA NÓS HÁ UM SÓ DEUS, O PAI de quem é tudo e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” (1ª Co 8:4, 6)

“UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS, o qual é sobre todos, e por todos e em todos” (Ef 4:6)
O FILHO É DEUS
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS” (Jo 1:1)

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS BENDITO ETERNAMENTE: amém” (Rm 9:5)

“MAS, DO FILHO, DIZ: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E TU, SENHOR, NO PRINCÍPIO FUNDASTE A TERRA, E OS CÉUS SÃO OBRA DE TUAS MÃOS;” (He 1:8-10)


Compare com

“O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” (Sl 45:6-7);

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA” (1ª Jo 5:20)
O ESPÍRITO É DEUS
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? NÃO MENTISTE AOS HOMENS, MAS A DEUS” (At 5:3-4);

“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. (At 7:51)

Compare com

“E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Poderá Deus porventura preparar-nos uma mesa no deserto?” (Sl 78:18-19)




[size=18]YAHWEH


A Bíblia nos ensinam que somente um é chamado YAHWEH (Dt 6:4; Ne 9:6; Sl 83:18; Is 45:5-6, 18); no entanto nos ensinam que cada uma dessas Pessoas é YAHWEH.

“Ouve, ó Israel: YAHWEH NOSSO DEUS É O ÚNICO YAHWEH!” (Dt 6:4)

“És tu, YAHWEH, QUE ÉS O ÚNICO!” (Ne 9:6)

“Saberão assim que SÓ TU TENS O NOME DE YAHWEH, O ALTÍSSIMO SOBRE A TERRA”
(Sl 83:18).

“ ““ EU SOU YAHWEH, E NÃO HÁ OUTRO; FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS; Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, FORA DE MIM, NÃO HÁ NINGUÉM: EU SOU YAHWEH E NÃO HÁ NENHUM OUTRO!” (Is 45:5-6).

“ “Com efeito, assim diz Yahweh, o criador dos céus, - ele é Deus, o que modelou a terra e a fez, ele a estabeleceu; não há criou como um deserto, antes a modelou para ser habitada. EU SOU YAHWEH: NÃO HÁ NENHUM OUTRO”. (Is 45:18)

[/TR]
O PAI É YAHWEH “Não há Santo como Yahweh (porque não há outro além de ti) e Rocha alguma existe como o nosso Deus” (1° Sm 2:2));

“Yahweh, ninguém há como tu, e não há Deus fora de Ti, conforme tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos”. (1° Cr 17:20);

“É verdade, ó Yahweh, que os reis da Assíria destruíram todas as nações, e lançaram os seus deuses no fogo, porque não eram deuses, mas sim obra de mãos humanas, feitos de madeira e de pedra, que aqueles destruíram.” (Is 37:20)
O FILHO É YAHWEH
“Uma voz clama: No deserto, abri um caminho para Yahweh; na estepe, aplainai uma vereda para o nosso Deus”. (Is 40:3);

Compare com

“Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3:3);

“Eis que dias virão – oráculo de Yahweh – em que suscitarei a Davi um germe justo; um rei reinará e agirá com inteligência e exercerá na terra o direito e a justiça. Em seus dias, Judá será salvo e Israel habitará em segurança. Este é o nome com que o chamarão: “Yahweh, nossa justiça”” (Jr 23:5-6)
O ESPÍRITO É YAHWEH
“Quando chegava a Lequi e os filisteus corriam em sua direção gritando de júbilo, o espírito de Yahweh veio sobre Sansão: as cordas que amarravam seus braços se tornaram como fios de linho queimados ao fogo, e os laços que o prendiam se soltaram das suas mãos”. (Jz 15:14);

compare com

“Ela gritou: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Acordando de seu sono, ele pensou: Sairei como das outras vezes e me livrarei. Mas não sabia que Yahweh tinha se retirado dele.”;
.
(Jz 16:20)

“E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da discussão dos filhos de Israel e porque colocaram Yahweh à prova, dizendo: Está Yahweh no meio de nós, ou não?” (Ex 17:7)

compare com

“Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras” (He 3:7-9);

“Disse Yahweh: Ouvi, pois, as minhas palavras: Se há entre vós um profeta, é em visão que me revelo a ele, é em sonho que lhe falo” (Nm 12:6)

compare com

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2ª Pe 1:21)


DEUS DE ISRAEL

Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado DEUS DE ISRAEL (Dt 5:1, 6, 7); A Bíblia, entretanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS DE ISRAEL

“E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos: e aprendê-los-eis,e guardá-los-eis, para os cumprir; Yahweh nosso Deus concluiu conosco uma aliança no Horeb”; (Dt 5:2)

“Eu sou Yahweh teu Deus, Aquele que te fez sair da terra do Egito, da casa da servidão. Não terá outro Deus diante de mim”. (Dt 5:6, 7)


O PAI É DEUS DE ISRAEL “ “Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.” (Sl 72:18)

“ E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” (Ex 5:1)

“ Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;” (Ex 34:23)
O FILHO É DEUS DE ISRAEL
“ “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, e não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada.”;” (Ez 44:2)

“ “E converterá muito dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante deles no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”” (Lc 1:16-17)

O ESPÍRITO É DEUS DE ISRAEL
““O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus”” (2ª Sm 23:2-3).;



SENHOR


A Bíblia nos ensinam que somente um é chamado SENHOR (Mc 12:29);
...no entanto. Diz que cada uma dessas Pessoas é SENHOR.
“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Mc 12:29)


[tr]
O PAI É SENHOR “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde estará a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: em que desprezamos nós o teu nome?” (Ml 1:6);

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; [/B]bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. [/B]” . (Mt 21:9);

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” .(Mt 22:37)

“E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Ap 11:15)
O FILHO É SENHOR A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é Senhor de todos)” . (At 10:36);

“Porquanto não há diferença entre judeu e grego: porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam”. (Rm 10:12)

“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1ª Co 12:3)

“Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” ; (Ef 4:5)

E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” . (Fp 2:11)
O ESPÍRITO É SENHOR “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendereis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado”. (Is 6:8-10)

Compare com

“E como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam e eu os cure” .(At 28:25-27);

“Mas quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor ai há liberdade”. (2ª Co 3:16-17)



YAHWEH-DEUS


Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado YAHWEH-DEUS (2ª Sm 7:22); entretanto ela mesma nos ensina que cada Pessoa da Trindade é YAHVEH-DEUS.

“É por isso que és grande, Senhor Yahweh: ninguém há como tu, e não existe outro Deus além de ti somente, como aprenderam nossos ouvidos”. (2ª Sm 7:22)


O PAI É YAHWEH-DEUS “Mas eu sou Yahweh, teu Deus, desde a terra do Egito. Não deves reconhecer outro Deus além de mim, não há salvador que não seja eu. (Os 13:4)
O FILHO É YAHWEH-DEUS
“ “Conduziu-me então para o pórtico exterior do santuário, que dava para o oriente, o qual estava fechado. Yahweh me disse: Este pórtico ficará fechado. Não se abrirá e ninguém entrará por ele, porque por ele entrará Yahweh, o Deus de Israel, pelo que permanecerá fechado” (Ez 44:2)
O ESPÍRITO É YAHWEH-DEUS
“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. (At 7:51);

Compare com

“Levantaram-se e fugiram ao anoitecer, abandonando suas Eles porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como os seus pais que não tinham dado crédito a Yahweh-Deus, seu Senhor. (2° Reis 17:14)



ATRIBUTOS METAFÍSICOS DE CADA UMA DESSAS TRÊS PESSOAS


ONIPOTENTE


A Bíblia afirma que somente Deus é Onipotente (Dt 3:24; Sl 89:6-8; Is 43:12-13; Jr 10:6), e ela mesma ensina também que cada uma dessas três Pessoas é Onipotente.

”Senhor Jeová já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que Deus há nos céus e na terra, que possa obrar segundo as tuas obras, e segundo a tua fortaleza” .(Dt 3:24)

”Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos poderosos?” (Sl 89:6-8)

”Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá? (Is 43:12-13)

”Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em força (Jr 10:6)


O PAI É ONIPOTENTE “” E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Pois tu és Dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder e não há quem te possa resistir”.[/COLOR] (2° Cr 20:6)

“Com efeito, Yahweh dos Exércitos tomou uma decisão, quem a anulará? A sua mão está estendida, quem a fará recuar?” (Is 14:27)

“e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz,...” (Ef 1:19)
O FILHO É ONIPOTENTE “E chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”.(Mt 28:18)

“Que transformará nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” [/COLOR] (Fp 3:21)

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.” (Ap 1:8)

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” (Ap 3:7)

O ESPÍRITO É ONIPOTENTE

“E respondeu, e me falou, dizendo: esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”.
(Zc 4:6);

“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado de Filho de Deus”. (Lc 1:35)

] “e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz,...” (Ef 1:19)



ONIPRESENTE


As Santas Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Jr 23:23-24); no entanto revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente.

“ Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR” (Jr 23:23-24)


O PAI É ONIPRESENTE
Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer. E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se dos se ocultarem no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os picará.”


“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (He 4:13)

O FILHO É ONIPRESENTE “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”.(Mt 18:20)

“ Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20)

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Jo 3:13)


O ESPÍRITO É ONIPRESENTE

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”.
(Sl 139:7-10);

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. (1ª Co 3:16)

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17)



ONISCIENTE


Ao lermos as Escrituras Sagradas descobrimos que somente Deus é Onisciente (1° Rs 8:39; Dn 2:20-22; Mt 24:36); no entanto revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Onisciente.

“ Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.” (1° Rs 8:39)

“ Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” (Dn 2:20-22)

“ Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mt 24:36)


O PAI É ONISCIENTE

“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces .” (139:1-4)

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre..” (1° Cr 28:9)

“E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu..” (1° Cr 29:17)

“Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.” (Sl 7:9)

“Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus..” (Is 43:12)

“Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou. Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste Agora são criadas, e não de há muito, e antes deste dia não as ouviste, para que porventura não digas: Eis que eu já as sabia..” (Is 48:5-7)

“Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir..” (Is 42:9)

“Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;.” (Lc 11:49)

“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer..” (Ap 22:6)

O FILHO É ONISCIENTE

“E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?.”.(Mt 9:3-4)

“ Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.” (Jo 2:24-25)

“Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.” (Jo 16:30)

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21:17)

“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl 2:2-3)

“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (Lc 19:41-44)

“Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.” (Jo 6:64)

“Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?” (Jo 18:4)

O ESPÍRITO É ONISCIENTE

“ Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR, e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim haveis falado, ó casa de Israel, porque, quanto às coisas que vos sobem ao espírito, eu as conheço.”. (Ez 11:5);

“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”. (Rm 8:26-27)

[color=blue] “Mas Deus nos revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1ª Co 2:10-11);

“E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor..” (Lc 2:26)

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;.” (1ª Tm 4:1)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir..” (1ª Pe 1:11)



ETERNO

A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno (Is 40:28; 41:4; 43:10, 13; 44:6); e com a mesma clareza ensina também que cada uma dessas três Pessoas é eterna.

“ Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Is 40:28)

“Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.” (Is 41:4)

“ Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” (Is 43:10)

“ Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43:13)

“ Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Is 44:6)

O PAI É ETERNO

“Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade” (Sl 92:2)

“O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade.” (Sl 93:2)


O FILHO É ETERNO

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”.(iS 9:6)

“ E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5:2)

“ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1:1)

“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8:58)

“E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17:5)

“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo 17:24)

“E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1:17-18)

O ESPÍRITO É ETERNO

“ E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”. (Gn 1:2);

“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?". (He 9:14)




CRIADOR

Entendemos na Bíblia que somente Deus é o Criador (Is 44:24; 45:5-7, 18); e aprendemos também pela sua leitura que cada uma dessas três Pessoas é o Criador.

“Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;” (Is 44:24)

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Is 45:5-7)

“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.” (Is 45:18)

O PAI É CRIADOR

“Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.” (Ne 9:6)

“Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.” (Jr 27:5)

“O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;” (Sl 146:6)

“E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;” (At 14:15)


O FILHO É CRIADOR

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”.(Jo 1:1-3)

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Cl 1:16-18)

“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” (He 1:2)

“E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.” (He 1:10)

O ESPÍRITO É CRIADOR

“Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.” (Jó 26:13);

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.". (Jó 33:4)

“Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.". (Sl 104:30)





VIDA

Entendemos na Bíblia que Deus somente é a Fonte da Vida (Dt 32:39); no entanto ela afirma que cada uma dessas três Pessoas é a Fonte da Vida.

“Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.” (Dt 32:39)

O PAI É VIDA

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (sL 36:9)

“Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;” (At 17:25)

“Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (At 17:28)

O FILHO É VIDA

“Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens”.(Jo 1:4)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” (Jo 11:25)

O ESPÍRITO É VIDA

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:2);

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.". (Jó 33:4)




Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

CONTINUAÇÃO...

Mensagem  Jahyr em Qua Jun 08, 2011 2:43 pm

ATRIBUTOS MORAIS DE CADA UMA DESSAS TRÊS PESSOAS


BOM


A Bíblia nos ensina que somente Deus é bom (Mt 19:17; Mc 10:18; Lc 18:19); mas ela mesma afirma que cada uma dessas três Pessoas possuem o atributo da Bondade.

“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19:17)

“E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.” (Mc 10:18)

“Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.” (Lc 18:19)

O PAI É BOM

“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.” (Sl 86:5)

“Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.” (Sl 108:4)

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lc 6:35)

O FILHO É BOM

“ Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;”.(2ª Co 10:1)

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (At 10:38)

O ESPÍRITO SANTO É BOM

“E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.” (Ne 9:20);

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.". (Sl 143:10)



SANTO


As Santas Escrituras dizem que somente Deus é santo (1º Sm 2:2; Êx 15:11; Is 40:25; Ap 15:3-4), mas mesmo assim elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas tem o atributo da Santidade.

“Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (1º Sm 2:2)

“O SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Êx 15:11)

“A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.” (Is 40:25)

“E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:3-4)


O PAI É SANTO

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.” (Lv 19:2)

“E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.” (Lv 20:26)

“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6:3)

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Ap 4:Cool

O FILHO É SANTO

“ Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.”.(Dn 9:24)

“Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.” (At 3:14)

“Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:4)

O ESPÍRITO SANTO É SANTO

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.” (Is 63:10);

“Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.". (Rm 15:16)

“ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.". (1ª Jo 2:20)





VERDADEIRO


Compreendemos pelas Santas Escrituras que somente Deus é verdadeiro (Jo 17:3), mas lemos também que elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas é Verdadeira .

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3)

O PAI É VERDADEIRO

“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Dt 32:4)

“Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” (Jr 10:10)

O FILHO É VERDADEIRO

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”.(Jo 1:14)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1ª Jo 5:20)

O ESPÍRITO SANTO É VERDADEIRO

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17);

“ Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.". (Jo 15:26)

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo 16:13)

“Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.". (1ª Jo 5:6)





SABIO


Pelas Santas Escrituras entendemos que somente Deus é Sábio (Rm 16:27; 1ª Tm 1:17; Jd 25), mas lemos que elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas tem o atributo da Sabedoria .

“Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” (Rm 16:27)

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1ª Tm 1:17)

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Jd 25)

O PAI É SÁBIO

“Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;” (Dn 2:20)

“Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;” (Jr 32:19)

“ O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm 11:33)

O FILHO É SÁBIO

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.”.(Lc 2:40)
“E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” (Lc 2:47)

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lc 2:52)

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” (1ª Co 1:24)

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” (1ª Co 1:30)

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl 2:3)

O ESPÍRITO SANTO É SÁBIO

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Is 11:2);

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;". (Ef 1:17)





OBRAS REALIZADAS POR CADA UMA DESSAS PESSOAS


AUTOR DO NOVO NASCIMENTO


A Bíblia nos apresenta a cada uma destas pessoas como "Autor do novo nascimento"

O PAI É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:13)

O FILHO É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”(1ª Jo 2:29)

O ESPÍRITO SANTO É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3:5-6)


RESSUSCITOU A JESUS


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "ressuscitou a Jesus"

O PAI RESSUSCITOU A JESUS

"Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;" (At 2:24)

“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1ª Co 6:14)

O FILHO RESSUSCITOU A JESUS

“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.”(Jo 2:19)

“Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”(Jo 10:18)

O ESPÍRITO SANTO RESSUSCITOU A JESUS

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11)




HABITA NOS FIEIS


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "Habita nos fieis"

O PAI HABITA NOS FIEIS

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23)

"Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós." (1ª Co 14:25)

"E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (2ª Co 6:16)

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." (Ef 4:6)

"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1ª Jo 2:5)

"Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. [...] Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1ª Jo 4:12-14, 15-16)

O FILHO HABITA NOS FIEIS

"Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." (Jo 17:23)

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2ª Co 13:5)

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," (Ef 3:17)

"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?" (1ª Jo 3:17)

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1ª Jo 3:24)

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2:20)

O ESPÍRITO SANTO HABITA NOS FIEIS

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (Jo 14:17)

" Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1ª Co 3:16)

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1ª Co 6:19)

"Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (2ª Tm 1:14)

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4:5)

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." (Rm 8:11)




DÁ VIDA ETERNA


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "dá a vida eterna"

O PAI DÁ A VIDA ETERNA

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1ª Jo 5:11)

O FILHO DÁ A VIDA ETERNA

"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)

O ESPÍRITO SANTO DÁ A VIDA ETERNA

"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gl 6:Cool




DEU PODER AOS APÓSTOLOS PARA OPERAR MILAGRES

A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "deu poder aos Apóstolos para operar milagres"

O PAI DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios." (At 15:12)

"E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias." (At 19:11)

"Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (He 2:4)

O FILHO DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós." (At 4:10)

"Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus." (At 4:30)

"E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." (At 16:18)

O ESPÍRITO SANTO DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2:2-4)

" E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus" (At 10:44-46)

"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." (At 19:6)

"Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo." (Rm 15:19)




FALOU PELOS PROFETAS E APOSTOLOS


Cada uma das três pessoas falou pelos profetas e apóstolos.

O PAI FALOU AOS SERVOS

“E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;” (Jr 1:9)

“Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;” (Lc 1:70)

“O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (At 3:21)

O FILHO FALOU AOS SERVOS

“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.”(Lc 21:15)

“Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.”(2ª Co 13:3)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.”(1ª Pe 1:11)

O ESPÍRITO SANTO FALOU AOS SERVOS

“O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” (2º Sm 23:2)

“Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.”(Mt 10:20)

“Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.”(Mc 13:11)




INSPIROU AS ESCRITURAS


Cada uma das três pessoas inspirou as Escrituras.

O PAI INSPIROU AS ESCRITURAS

“Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Êx 4:12)

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2ª Tm 3:16)

“ Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” (Hb 1:1)

O FILHO INSPIROU AS ESCRITURAS

“Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.”(2ª Co 13:3)

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”(Ef 4:11)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.”(1ª Pe 1:11)

“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.”(Ap 11:3)


O ESPÍRITO SANTO INSPIROU AS ESCRITURAS

“O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” (2ª Sm 23:2)

“O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”(Mc 12:36)

“E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.”(At 11:28)

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. ”(2ª Pe 1:21)





GUIOU O SEU POVO


Cada uma das três pessoas guiou o seu povo.

O PAI INSPIROU GUIOU O SEU POVO

“Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.” (Dt 32:12)

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.” (Sl 23:2)

“ Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.” (Sl 73:24)

“ Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is 48:17)

O FILHO GUIOU O SEU POVO

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”(Mt 16:24)

“E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”(Jo 10:4)

“E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.”(Mt 2:6)

O ESPÍRITO SANTO GUIOU O SEU POVO

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.” (Sl 143:10)

“Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso.”(Is 63:14)

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”(Rm 8:14)

“ Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”(Gl 5:18)





DISTRIBUIU/BUI OS DONS ESPIRITUAIS


Cada uma das três pessoas Distribuiu dons Espirituais.

O PAI INSPIROU DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” (1ª Co 12:6)

“Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (He 2:4)

O FILHO DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.”(1ª Co 12:5)

O ESPÍRITO SANTO DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”(Jo 14:26)

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. "
(1ª Co 12:8-11)




SANTIFICA OS FIEIS


Cada uma das três pessoas Santifica os fieis.

O PAI SANTIFICA OS FIEIS

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo 14:23)

“Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1ª Co 14:25)

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (2ª Co 6:16)

“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Ef 4:6)

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” (1ª Jo 2:5)

“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. ” (1ª Jo 4:12-16)

O FILHO SANTIFICA OS FIEIS

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (Jo 17:23)

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (2ª Co 13:5)

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20)

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," (Ef 3:17)

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1ª Jo 3:24)

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

O ESPÍRITO SANTO SANTIFICA OS FIEIS

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17)

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ª Co 3:16)

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11)

“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” (2ª Tm 1:14)

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4:5)



.

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE

Mensagem  Edison em Qua Jun 08, 2011 5:21 pm

Jahyr meu caro, que farofa irmão.(rsrs)

O prisma está errado. O prisma é trino por isso sempre vê três.

Vamos tomar João 1:1 citado no seu estudo.
"No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".

Vamos dar uma boa mastigada nesse versículo.

O que é um verbo ou uma palavra?

A palavra é um pensamento expressado.

Nós não conseguimos falar sem antes pensar.

O pensamento é criado na mente, ali ele é organizado e na hora de expressa-lo é transformado em palavra.

Então quando a Bíblia diz que a Palavra estava com Deus, é que na sua origem a Palavra foi um pensamento na mente de Deus. E a Palavra era Deus porque ela é a expressão do pensamento de Deus.

Veja que não tem segunda pessoa nenhuma.

Você citou João 14:17 para provar que o Espírito Santo habita em nós.
" o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós."

Veja que aqui o Espírito Santo não tinha vindo ainda. Portanto não habitava nos discípulos.
Porem está escrito que eles O conhecia porque habitava com eles.

Habitava com eles como? Onde? Eles O conhecia como?
Onde estava o Espírito Santo se Jesus disse que se Ele não fosse o Espírito Santo não viria?
E que confusão é essa que Jesus hora diz que o Pai enviaria o Espírito Santo e depois Jesus diz que Ele mesmo enviaria? Afinal quem enviou o Espírito Santo foi o Pai ou foi o Filho? (Jo 14:16 - Jo 16:7).

Quem é esse Espírito ou Espírito da Verdade?

Quando Jesus disse o Espírito da Verdade que vós o conheceis porque habita convosco, ora.....
Quem era Deus conosco (Emanuel)? Não era Jesus?
Quem habitava Nele com toda a plenitude da Divindade?
Não há dúvidas que o Espírito da Verdade ou Espírito Santo é o próprio Deus que habita em Jesus.
E qundo Jesus disse "habita convosco e estará em vós", é claro que Ele estava falando do Espírito Santo que habitava Nele e que era Seu Pai.
Então cadê terceira pessoa?

Como bem lembrou o irmão Sergio, são "personas" apenas. Mas dentro da "persona" é sempre o Único e Eterno Todo Poderoso.

Três pessoas distintas é fruto da letra. E a letra, diz a Bíblia, mata.
A letra nos leva a uma fé politeista, pagã.

Quando Abraão viu "três pessoas distintas" chegando à sua tenda, ele os recebeu e disse "Meu Senhor" (singular).
Os olhos viam três. Aquilo era o natural, a letra, mas a fé genuina dentro dele, o fêz saber que Um só era Elohim. (Gen. 18)

Já o Ló, crente natural, envolvido com cotidiano de Sodoma, justo na verdade, mas de fé natural, intelectual, já teve outra atitude. Quando os viu ele disse: "meus senhores". (Gen. 19).

NO amor de Deus.

Edison











Edison

Mensagens : 78
Data de inscrição : 23/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ENTENDO A DOUTRINA DA TRINDADE COMO A DOUTRINA DO RESPEITO. O RESPEITO COM AS ESCRITURAS. NÃO IRMOS ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO. SE A BÍBLIA AFIRMA QUE O FILHO É YAHWEH E, MAIS ADIANTE DIZ QUE YAHWEH É O ESPÍRITO SANTO E, DEPOIS, JESUS APRESENTA O ESPÍRITO

Mensagem  Jahyr em Qua Jun 08, 2011 5:46 pm

SANTO COMO UMA OUTRA PESSOA DISTINTA DELE, E DISTINTA DO PAI...

E AI DESDE OS TEMPOS ANTIGOS... ESTAMOS LENDO QUE YAHWEH É ÚNICO!



BEM, EU POSSO "PEGAR UMA PONTA E POLARIZAR"

DAI... VOU USAR UMA TESOURINHA MÁGICA

E ZÁS... CORTO FORA O VERSO QUE NÃO SE COADUNA COM AS MINHAS CRENÇAS...

OU FAÇO DIFERENTE... REESCREVO A BÍBLIA... E ALGUMAS PASSAGENS FORÇO UM POUCO MAIS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO,

OUTRAS PASSAGENS... AJEITO EM ALGUNS LUGARES AS FRASES, INVERTO A SUA CONSTRUÇÃO, MUDO O TEMPO VERBAL, OU SUBSTITUO ALGUMAS PALAVRAS POR OUTRAS EM OUTRAS PASSAGENS

E, PRONTO!

TENHO UM "FAC SÍMILE" DAS "ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS PARA O NOVO MUNDO"



DEVO FICAR NOS ESTRITOS LIMITES DO QUE ME APRESENTA AS ESCRITURAS:


PESSOAS SE APRESENTANDO DE MANEIRA DISTINTA, MAS DECLARANDO-SE ÚNICOS, COM OS MESMOS PODERES, ATRIBUTOS, FAZENDO AS MESMAS COISAS...

COMO ENTENDER ISTO?

MISTÉRIO?

ORA, SE É UM MISTÉRIO... PORISSO EU NÃO VOU QUERER EXPLICAR DE MANEIRA MATEMÁTICA...

SE VOCÊ NADA SABE A SEU RESPEITO, E MUITAS VEZES NEM SE COMPREENDE COM RESPEITO A VOCÊ MESMO...

QUER DECIFRAR A PERSONALIDADE DE DEUS E REDUZI-LO À FORMA MAIS SIMPLES.

ESTÃO AI...

CENTENAS DE VERSOS!

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

BEM, MAS SE É COMO VOCÊ DIZ...

ESTÁ MAIS FÁCIL PARA VOCÊ...

ME DÊ ALGUMAS EXPLICAÇÕES PARA EU SABER O QUE VOCÊ CRÊ...


Quem é Jesus Cristo para você?

É Deus ou um mero homem?

E o Espírito Santo?

É uma força ativa como acreditam as Testemunhas de Jeova? É o próprio Deus?

Acho que você deve me dar algumas explicações preliminarmente...

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum