Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Será que estamos praticando o verdadeiro Ósculo Santo?.

2 participantes

Ir para baixo

Será que estamos praticando o verdadeiro Ósculo Santo?. Empty Será que estamos praticando o verdadeiro Ósculo Santo?.

Mensagem  Aldo Qua Out 16, 2013 6:55 pm

Saudações em Cristo,

Desde os tempos primitivos as igrejas de Cristo que praticavam o ósculo santo entre os fiéis, com o passar dos anos na modernidade dos dias atuais deixaram de seguir esta exortação dada pelo apóstolo São Paulo as igrejas. Mas ainda existe um ajuntamento cristão que pela luz da palavra de Deus procura ainda que muitos querem mudar este costume, praticar o verdadeiro ósculo santo conforme declara em aos Romanos capítulo 16, versículo 16; no caso são as igrejas da Congregação Cristã No Brasil.
Será que dentro deste ajuntamento estamos mesmo praticando o verdadeiro ósculo santo?. Porque? O  que mais está se vendo no meio das irmãs é uma saudação com 03 (três) beijinhos!. Isto não é a verdadeira saudação dentro da igreja!. E quantos aos irmãos?. O que mais acontece um irmão cede o lado da face do rosto para o outro que simplesmente encosta também a sua face no rosto dele!. Mesma coisa!,  com este procedimento não estou saudando o meu irmão em Cristo dentro da igreja com o ósculo santo! Simplesmente eu encostei o meu rosto no rosto dele!; é o que mais acontece!.
Amados!. Porque isto?, Machismo entre os Homens?; não aceitação quanto à esta prática que foi passada para as igrejas de Cristo?; nojo de ser beijado por outro Homem?, no caso de ser osculado por outro membro dentro da igreja?.

Perguntas:

Está faltando espiritualidade entre o povo de Deus?.

É preferível agradarmos aos costumes atuais e não observar as escrituras sagradas?.

Não estamos mentindo quando lemos o primeiro tópico que se encontra na contra-capa do hinário musical que diz: “ Nós cremos na inteira Bíblia sagrada como contendo a infalível palavra de Deus”?. Crendo na inteira Bíblia e pulando este ensinamento primitivo?.
Aldo
Aldo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 62
Localização : Frutal - Minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Será que estamos praticando o verdadeiro Ósculo Santo?. Empty Re: Será que estamos praticando o verdadeiro Ósculo Santo?.

Mensagem  Mourão Dom Out 20, 2013 8:21 pm

Um ponto bastante interessante, e que as igrejas vêm negligenciando, não, se recusando terminantemente a cumprir, desobedecendo mesmo, ou por que não dizer, se rebelando contra a Palavra contida na Bíblia.
Ora, aqueles que nos antecederam não nos exortaram a ficar dando "beijinhos de oba-oba", porém o tipo de ósculo por eles recomendado é chamado de "ósculo santo" ou "ósculo da caridade".
Ora, se devemos guardar tanto a santidade quanto a caridade, por que  fingir que essas recomendações não nos dizem respeito?
Alegam alguns que "isso era meramente um costume antigo".
Então será que ser santo era apenas "um costume antigo"?
Ou que a caridade não mais nos será necessária no porvir?

Considero assim: Para dar o ósculo realmente santo o cristão tem de ser antes de tudo valente e destemido.
Sim, porque se ficar dando ouvidos ao adversário de nossas almas, vai-se enredar por aí e simplesmente perder a salvação.
Há quem alegue que que isso "escandaliza as pessoas".
Não é verdade nem de longe.
Aqui em Copacabana há uma comunidade judaica tradicional, e eles se agarram pelas enormes barbas e se beijam em público, com toda naturalidade, e não há quem se escandalize por isso.
O que causa mais estranheza são os seus trajes pesadíssimos para um calor de 40 graus aqui da região, e que eles não dispensam jamais, mas não o ato de se oscularem em público.

O ósculo - mesmo comum - entre homens não é visto pela sociedade como um ato vergonhoso: Jogadores de futebol, artistas, etc. se beijam na face com bastante naturalidade, e ninguém se escandaliza com isso.
Entrevistados do Jô Soares, por exemplo, trocam ósculos comuns, sem que ninguém ao menos estranhe.
O ex-deputado Tenório Cavalcanti, homem famoso e bastante temido, nos saudava - a mim e a meu pai - com ósculo comum.
Dois de meus irmãos, meus primos e sobrinhos me osculam, principalmente depois que infartei.

A doutrina que temos não nos incentiva a sermos "beijoqueiros" levianos e sair "catando bochechas" por aí a esmo: Ela tão-somente nos recomenda a dar um tipo de ósculo bastante especial, e que visa nos distinguir como seguidores do Cristo.
Os componentes principais desse ósculo são a Obediência, o Amor, e a Caridade Fraternal.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos