Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

+2
BadMix
MEIRA COURI
6 participantes

Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  MEIRA COURI Sex maio 18, 2012 9:07 am



77ª ASSEMBLEIA – 2012 – RESUMO DE ENSINAMENTOS

SÃO PAULO – 03 A 07 DE ABRIL DE 2012



INICIARAM – SE ESTAS REUNIÕES EM NOME DO SENHOR JESUS


ATENÇÃO: SOMENTE OS TÓPICOS ASSINALADOS COM ASTERISCO (*) DEVERÃO SER LIDOS NAS CONGREGAÇÕES, PERANTE A IRMANDADE.

(EM CADA REGIÃO, OS ENSINAMENTOS ENTRARÃO EM VIGOR APÓS A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO ANUAL DE ENSINAMENTOS.)



*1. VIGILÂNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA INTERNET

A intenção do ministério é alertar a cara irmandade que os programas que possibilitam a utilização da internet podem ser configurados de modo a impedir o acesso a conteúdos inadequados e inconvenientes. Os pais devem buscar orientação mo sentido de instalar recursos que diminuem os riscos desses acessos que fazem tanto mal a nossas crianças e a juventude.

*2. DIALOGO COM OS FILHOS – CONSELHOS AOS PAIS

Apesar de a irmandade já ter sido orientada sobre a necessidade de dialogar com seus filhos, há reclamações de que alguns pais não estão se preocupando com essa parte.

Insistimos com os pais de nossos jovens e crianças, a que conversem com eles, tenham dialogo, abram-se na medida do que é necessário, procurem saber sobre o relacionamento com pessoas de fora e com os que andam na doutrina, pois a nossa juventude tem necessidade disso para se sentir amparada pela nossa compreensão e carinho.

*3. HINOS NOS SERVIÇOS DIVINOS EM FUNERAL

Tornamos a lembrar a irmandade que nos serviços divinos em funeral cantem com a voz baixa, como que sussurrando, pois a palavra nos ensina a chorar com os que choram. A luto na família e não se deve cantar em voz alta. Outrossim, ao comparecermos em velórios devemos respeitar os parentes, mantendo-nos em silêncio, mostrando sentimentos junto a família, com moderação até nas manifestações.

*4. TOCAR EM FUNERAL.

A orquestra não é para tocar em funerais, mais para louvar a Deus nos santos cultos. Tomemos cuidado para não introduzir este consumo. A musica em serviço divino em funeral emociona e entristece muito aos familiares.

*5. POSTURA AO ORAR.

Quando os irmãos dobrarem os joelhos para orar na congregação, não se prostrem debruçados sobre seus rostos no chão. Fazer isso sozinho, em seus quartos, não há nada de mal, mas na congregação não convém. Não se deve dizer, na hora da oração: “Vamos prostrar nossos joelhos”, mesmo porque o que se prostra é o nosso corpo e não os nossos joelhos. Podemos dizer “Vamos nos ajoelhar na presença de Deus”.

*6. FREQUENCIA E PONTUALIDADE NOS CULTOS E ENSAIOS

Os músicos e organistas devem ser constantes no cumprimento da responsabilidade que assumiram diante de Deus, frequentando os cultos e ensaios. Em algumas localidades notasse a falta de músicos e organistas, sem razão para tal.

*7. EVITAR CONVERSAÇÕES ANTES E DURANTE O CULTO

A irmandade deve ser exortada e permanecer em comunhão, mesmo quando a organista estiver tocando a meia hora, evitando as conversações antes e durante o culto. Deve-se exortar, também, a que prestem atenção aos testemunhos e não fiquem lendo, conversando, levantando-se do lugar ou distraindo-se com qualquer outra coisa. Devemos nos lembrar que estamos na casa de Deus e na presença d’Ele.

*8. CASAMENTOS – ONDE DEVE SER FEITA A ORAÇÃO

Os servos primitivos sempre fizeram a oração no lugar onde os noivos se casavam e os convidados se reunião para comemorar, em casa ou no salão. E assim deve continuar. Se o casamento for celebrado em um cartório, orasse depois no local para onde os noivos e convidados se dirigirem para celebrar, seja em casa ou no salão. Deve-se ensinar a irmandade de se guarda da vaidade e das apresentações das modas inconveniente do mundo atual, quanto aos trajes e ao porte. As irmãs devem levar seus véus em sua bolsa. Ora-se de joelhos.

*9. EXPRESSÕES INADEQUADAS NOS TESTEMUNHOS

Muitos irmãos, aos testemunhar dizem “ Deus me deu a felicidade de nascer de pais crentes”; “ Eu nasci na graça”; outros dizem “ Eu não tive a felicidade de nascer de pais crentes”. Não é necessário dizer que quando nascer seus pais já eram crentes; isto dá impressão de um desnível entre a irmandade ; essa distinção levanta um e humilha o outro. Tudo o que possa manifestar diferença, desnível, entre a irmandade, deve ser eliminado. No evangelho de João vem dito que Jesus “ Veio para o que era seu, e os seus não receberam. Mais, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”. O senhor Jesus derrubou a parede da separação; são todos nascidos de Deus, sejam judeus, sejam gentis, sejam de pais crentes ou não; a graça de Deus iguala a todos.

*10. AIDS – EXAME PRÉ NUPCIAL

Os irmãos e irmãs jovens, principalmente os que obedeceram a Deus na juventude, devem ser aconselhados a se submeterem pré-nupcial, principalmente para prevenir-se contra os riscos de contaminação da AIDS, pois trata-se de uma enfermidade gravíssima, que pode ser contraída até mesmo acidentalmente como, por exemplo, através de uma transfusão de sangue.

*11. ALDEIAS INDIGENAS

Conforme tem sido amplamente divulgado pela empresa escrita, falada e demais meios de comunicação, a vista de pessoas não credenciadas nas aldeias indígenas, tem causado muitos transtornos, alterando hábitos e costumes, infringindo as leis de proteção ao índio. Alguns religiosos, saindo fora dos princípios de evangelização, pedem aos índios objetos de artesanato e outros mais, para beneficio próprio.

Somente a presidência da FUNAI é que pode conceder permissão para ingresso em terras indígenas no pais, afim de evitar que a congregação venha a sofrer restrições de evangelização, como tem acontecido com algumas denominações religiosas.

Outrossim, não se podem fazer coleta em aldeias indígenas. É proibido pela FUNAI.

Doações de roupas, instrumentos musicais, etc., deverão passar pelo ministério antes de ser encaminhados as aldeias.

Ninguém deve ir para essas aldeias sem passar por reunião ministerial, onde receberão orientação e aconselhamento do ministério.

É conveniente, também, que se faça uma pequena petição explicando que a única intenção é pregar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, sem qualquer outra finalidade.


ATENÇÃO: OS TÓPICOS A SEGUIR SÃO SÓ PARA O MINISTÉRIO


12. BUSCAR OS DONS DE DEUS

Em um dia de culto anuncia-se, com antecedência, o ancião preside, cantam-se os hinos, não há testemunhos, venha a Palavra e depois se agradece a Deus. A intenção é não fechar a porta à irmandade e sim impedir os abusos.

O anuncio que marcar, ele mesmo deve presidir a busca de dons e não outros que ele venha a convidar.

13. ORAÇÃO NA CONGREGAÇÃO

O servo de Deus que presidem ao culto deve ter entendimento também na parte de orações. Quando estamos de joelhos dobrados perante ao Senhor e este toma o irmão ou irmã como uma oração inspirada, que edifica a igreja, não é necessário ficar de joelhos esperando que haja mais uma ou duas orações. O Espírito Eanto, na primeira oração, já suplicou ao pai tudo o que a igreja tinha de necessidade.

14. PREGAÇÃO – HABITOS QUE DEVEM SER ABOLIDOS

Temos sempre dado ensinamentos a esse respeito, mas a servos de Deus que insistem em errar neste ponto. Muitos batem na tribuna quando pregam. Na tribuna então aos dizeres “Em Nome do Senhor Jesus” e não é lugar para se estar batendo. Mais grave, ainda, é bater sobre a bíblia. Esse costume deve ser abolido, pois é um desrespeito ao nome do Senhor. A irmandade também nota isso e não aprova.

Não é necessário bater em lugar nenhum quando se exorta a palavra. Outros correm de um lado para outro do púlbito e dão pulos enquanto pregam. Alguns batem na perna, outros batem palmas, dando mal aspecto. E há aos que exageram no falar, gritando na pregação. Esses hábitos devem acabar.

Outrossim, há pregadores que se preocupam mais em pregar promessas e libertações do que a Doutrina. Nada deve ser feito por costume mas, por revelações de Deus.

Devem os pregadores evitar, ao maximo, falar o nome do maligno, adversário de nossas almas.

15. REUNIÕES PARA JOVENS E MENORES – INICIO

Doravante não há mas necessidade de se orar buscando confirmação para iniciar uma reunião de jovens e menores. Basta a apresentação na reunião regional e aprovação do ministério, da mesma maneira como se procede com uma oficialização de cultos. Alguém do ministério atendera a essa reunião, até que o senhor levante um cooperador de jovens e menores.

16. ELEIÇÕES – CARGOS POLITICOS

Aqueles que exercem cargo ao ministério na congregação, caso se envolva em política ou se candidate a algum cargo político, perderá a condição de continuar no cargo ou ministério e não poderá mais retornar (quer venha a ganhar ou a perder a eleição). Continuará como nosso irmão na fé, porém, não poderá influenciar a irmandade e nem fazer qualquer pronunciamento ou comentário político na congregação, seja em orações, testemunhos ou por qualquer outra forma.

17. CONVITES

Não é necessário convidar autoridades para a aberturas de casas de oração. Se desejarem ouvir a Palavra de Deus poderão vir em qualquer ocasião. Não damos oportunidade para falarem no culto. Após o culto poderemos ouvi-los juntamente com a administração, se for o caso. Mas somente com o Ministério, não misturar com o culto e nem com a irmandade toda.

18. ORDEM NO SERVIÇO DIVINO EM FUNERAL E ORAÇÕES EM VELÓRIOS

Para uniformidade de procedimento, passemos a observar a seguinte ordem nos serviços divinos: Abre-se o serviço divino; Canta-se um hino; Ora-se; Exorta-se a palavra; Ora-se em agradecimento; Canta-se um hino; Encera-se o serviço.

O serviço divino não deve ultrapassar de 30 a 40 minutos e os hinos devem ser cantados em voz baixa.

Em obediência aos princípios e orientações das autoridades sanitárias, devemos orar de pé nos serviços divinos em funerais feitos nos velórios de hospitais e cemitérios, embora não seja doutrina, pois o local pode estar contaminado. Em outras ocasiões oramos de joelhos.

19. ENSAIAR HINOS DE FUNERAL ANTES E DEPOIS DO CULTO COM A IRMANDADE

Os irmãos anciães e cooperadores, de comum acordo com o irmão encarregado de orquestra local, periodicamente poderão fazer com que a orquestra e a irmandade ensaiem os hinos especiais para serviços divinos em funeral, antes ou após o culto, conforme melhor convier. Isto é útil e também necessário, pois sendo hinos que não são chamados nos cultos regulares, muitas irmandades novas desconhecem sua melodia.

20. PRIMEIRA FILEIRA DE BANCOS NAS CONGREGAÇÕES

Recomendamos que nos primeiros bancos nas congregações seja colocado um aparador, para auxiliar os irmãos a se ajoelharem e apoiar os braços para orar e, também, vedando a parte da frente dos mesmos, afim de evitar a visão de alguma postura involuntária por parte dos irmãos e irmãs.

21. SANTA CEIA – DISPOSIÇÃO DOS BANCOS PARA AS RODADAS

Convém colocar uma fila de bancos para que a irmandade se apoie e ajoelhe e tenha a melhor ordem para ser servida a Santa Ceia. Exortar a irmandade a ficarem sentados em seus lugares até que sejam chamados. Em casos excepcionais, por motivo de enfermidade ou de força maior, poderão participar antes. Devem ser escalados irmãos (se possível diáconos ou porteiros), para organizar as filas na Santa Ceia, de acordo com o tamanho da congregação.

Portadores de moléstias contagiosas devem participar por ultimo, após os servos haverem participado. Não deve existir rodada especial dos que orientaram as filas fizeram a contagem, junto com o ministério local. Deve-se ir participando nas ultimas rodadas. Os servos locais participam sós. Quanto aos irmãos sem liberdade, devem-se considerar caso por caso. Fica na consciência de cada pessoa.

Quem anuncia os hinos na Santa Ceia é o Ancião que preside e não o encarregado de orquestra.

Quando a irmandade for participar do pão e do cálice deve ficar com os olhos abertos.

22. ANCIÃES RECÉM ORDENADOS

Anciães recém ordenados não devem se precipitar no atendimento de batismos, santas ceias e reuniões da mocidade. Procurem adquirir um pouco de experiência com os mais antigos e aguardar sem ansiedade, o tempo necessário.

23. VIAGENS AO EXTERIOR

Quem viajar para o exterior deverá comunicar-se, previamente, com os irmãos anciães que já atenderam (ou ainda atende) aquela região. Outrossim, após autorizado pelo ministério local, devem comparecer a uma reunião da qual participam os anciães mais antigos do Brasil, em São Paulo, na quarta segunda – feira de cada mês.

24. CASAMENTO DE SERVOS VIÚVOS COM IRMÃS DIVORCIADAS

O Conselho de Anciães delibera que, irmãos de ministério que enviuvarem e desejarem casar com irmãs divorciadas, deveram previamente submeter o assunto a consideração do ministério de reunião regional, que deliberará segunda guia de Deus.

25. REUNIÃO DE ENCARREGADOS REGIONAIS EM OUTUBRO

É deliberado que, na reunião dos encarregados regionais e examinadoras a realizar-se no dia 20 de outubro deste ano, haverá, um dia antes (ou seja, na sexta-feira a noite), uma reunião com os anciães que atendem a parte musical, para considerações de assuntos referentes a essa reunião.

26. AVISOS E COMUNICAÇÕES DURANTE O CULTO

Todos as comunicações e avisos a serem anunciados pelo irmão que preside o culto, deverão, antecipadamente, passar pelo diácono ou porteiro, que os levará a frente junto aos pedidos de oração.


TÓPICOS ADMINISTRATIVOS


1. INCLUSÃO DE SERVOS NO RELATÓRIO – REQUISITO ESSENCIAL

Para a inclusão de servos de Deus no Relatório e indispensável o numero do respectivo C.P.F., a fim de evitar divergências e problemas com eventuais homônimos. Assim e para tal finalidade, tão logo o irmão seja confirmado para o ministério, o Departamento de Relatório deverá ser informado, para as devidas providências.

2. EMISSÃO DE CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO

A emissão de cartões de identificação de encarregados regionais e locais de orquestra, bem como das irmãs examinadoras, deve ser efetuada pela a administração local. Para São Paulo e grande São Paulo, a emissão será feita pela administração São Paulo.

3. ALTERAÇÕES NO RELATÓRIO – PRAZO

O prazo final para a entrega dos formulários de alteração de relatório será 31 de julho de 2012. Pedimos a observância desse para evitar solução de continuidade na impressão do relatório.

4. CALENDARIOS E AGENDAS DE REUNIÕES MINISTERIAIS REGIONAIS

O ministério tomou conhecimento de calendários de reuniões impressos por congregações de localidades do interior do Estado de São Paulo e de outros Estados, nos quais constam os nomes e endereços de encarregados de orquestra regionais e locais, irmãos porteiros, irmãos encarregados de serviços de manutenção, comodatários, como também dias e horários de culto na região. Não é necessário e nem conveniente esse procedimento. Esses calendários e agendas regionais devem limitar-se a informar as datas e horários das reuniões.

5. LISTAS DE BATISMO

As listas de batismo devem conter somente o essencial, a saber: Batismos – Santa Ceias – Reuniões da Mocidade – Ensaios Regionais – Viagens – Abertura, Fechamento e Reabertura de Casas de Oração – Aumento ou mudanças de dias e horários de cultos – Coletas – Reuniões – Novos Obreiros. As aberturas e reaberturas de casas de oração somente deverão ser anunciadas depois que as mesmas ocorrerem.

Nas Listas de Batismo não devem ser colocados, em hipótese alguma, nomes de servos que vão em visita as congregações, nem de irmãs que são confirmadas para a Obra da Piedade, nem de irmãos ou irmãs que receberem cargo e nem o nome de irmãos que estiverem excluídos, da comunhão na congregação.

6. CONSELHO FISCAL – CONDIÇÕES FACE AO CÓDIGO CIVIL ATUAL

Em obediência a legislação pertinente não deverão ser colocados, no Conselho Fiscal, irmãos que sejam parentes até o terceiro grau de Administradores (pais, filhos, netos, avós, irmãos, tios, sobrinhos, sogro, genro e cunhados) e vice-versa, isto é, não colocar administradores parentes de membros do Conselho Fiscal.

Eventuais situações já existentes deverão ser, aos poucos e na medida do possível, adequadas a essas exigências legais.


TÓPICOS DA OBRA DA PIEDADE


1. ENVELOPES/ ASSINATURAS

As famílias que forem atendidas pela Obra da Piedade devem assinar recibo no envelope em local destinado á assinatura do necessitado, para comprovação do atendimento, e eventual solicitação pela fiscalização a fim de comprovar a saída do recurso. Os Diáconos devem orientar as irmãs da Obra da Piedade a devolver o envelope, juntando comprovantes do atendimento no mês subsequente á reunião.

2. DESPESAS DE VIAGEM/BRASIL

As despesas de viagens são pessoais sendo vedado ao viajante despender a importância que lhe é destinada com outros acompanhantes. Caso a viagem seja feita por veículos, também deverá ser emitido envelope ao acompanhante. Se houver mais acompanhantes que queiram viajar juntos por seu próprio interesse devem arcar com as eventuais despesas inerentes a viagem.

3. CONTROLE DE CAIXA DA OBRA DA PIEDADE E VIAGENS MISSIONÁRIAS

Os responsáveis pelas regionais devem conferir o numerário existente no caixa durante o mês, e no final, os diáconos presentes na reunião de atendimento devem assinar o termo de verificação do saldo do caixa, constante no site CCBINFO, Comunicado 23/2006 atestando sua axatidão. Essa posição deverá ser arquivada junto aos documentos de contabilidade.

4. APRESENTAÇÃO DE FAMILIAS POR INFORMAÇÕES

Os atendimentos aos necessitados não devem ser feitos por informações ou a pedido do próprio interessado, devemos observar os ensinamentos, pois os diáconos e irmãs da Obra da Piedade devem fazer visitas e somente apresentar a necessidade, caso haja o sentimento da parte de Deus.

5. PAGAMENTO DE DIVIDAS

A Obra da Piedade não tem por finalidade o pagamento de dividas particulares de nenhum irmão. Ultimamente está ocorrendo alguns casos, pois irmãos que não se conformam em viver de acordo com seus ganhos se endividam, ficam em situação difícil, alguns se aventuram e tomam recursos a juros altos, e recorrem a Obra da Piedade para quitar suas dividas. A Congregação não tem responsabilidade por tais fatos. Os diáconos não devem apresentar tais necessidades para atendimento.
_________________________________________________________________________________

MEIRA COURI

Mensagens : 80
Data de inscrição : 16/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  BadMix Sex maio 18, 2012 9:16 am

Caro irmão,
Não me parece correcto a partilha de tópicos de ensinamento classificados e devidamente assinalados como exclusivos para membros do ministério num sítio onde esse direito é impossível de se autenticar.

Quando escrevo isto sei que outros sítios há por essa Internet fora onde esta informação está disponível, mas quero crer que neste fórum se observa alguma ordem no que toca à partilha de informação de carácter mais ou menos confidencial desta obra.

Na paz de Deus e clamando pela Sua benção,
Vitor


Última edição por BadMix em Sex maio 18, 2012 10:43 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : troca de verificar por autenticar)

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  Sergio Teixeira Sex maio 18, 2012 10:29 am

Amado irmão Meira Curi:
Concordo integralmente com o posicionamento do irmão Vitor (BadMix), visto que os tópicos de ensinamentos - pelo menos enquanto não são lidos nas igrejas - são de caráter reservado, e isso tem uma razão de ser, que é principalmente a de evitar algum entendimento diverso por parte da irmandade ou mesmo do ministério auxiliar. Muito especialmente a parte que não deve ser lida para a irmandade.
Particularmente porém, e sob o ponto de vista técnico, legal e ético, sou de opinião de que todos os tópicos de ensinamentos, depois de lidos, exortados, explicados e devidamente entendidos nas igrejas devam ser devidamente publicados para consulta posterior por parte da membresia.
Porém tal publicação deve necessariamente partir da administração espiritual da CCB, ou seja, dos Anciães.
Muito embora esse procedimento venha em algum futuro - próximo ou não - se tornar de caráter obrigatório, por enquanto ainda não o é, sendo a sua adoção uma prerrogativa atualmente exclusiva do Ministério.
É bom que, pelo menos neste forum, respeitemos esse posicionamento daqueles que nos dirigem e que não venhamos nós mesmos a rotular tas ensinamentos como "secretos", como vem sendo feito pela internet afora.
Que Deus nos abençoe a todos.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Ter maio 22, 2012 10:31 pm


Saudações cristãs,

Amados...




Entendemos que o acesso aos referidos tópicos - públicos ou internos - não mais constitui uma prerrogativa exclusivamente ministeral. Ademais, o próprio Corpo Ministerial já prevê a expedição de um atenuante quanto ao rigor restritivo tradicionalmente imposto (sugerindo-se a integral consulta a todo e qualquer membro regular).

Somos, assim, gratos a nosso irmão Meira Couri por mais uma dentre suas cordiais contribuições para com o presente fórum.



Atenciosamente,

Irmão Ednelson / co-administrador

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  BadMix Qua maio 23, 2012 6:00 am

.


Última edição por BadMix em Sex Jul 06, 2012 3:31 am, editado 1 vez(es)

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Qua maio 23, 2012 7:08 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossa famílias.
Amado Irmão Vitor, em JESUS CRISTO.

A verdade é que tenho achado muito bacana essa sua atitude de obediência e de sinceridade.
Louvado seja DEUS.
E não quero mudar sua opinião de seguir a sua escolha.
Mas o que me preocupou no seu post foi você ter falado sobre isso ter causado desânimo.
E me dói quando alguma coisa causa desânimo a algum Irmão.

Então, vou falar alguma coisa aqui, para você ver que talvez não haja razão para desânimo (mas pode ser que eu esteja errado).
Vou falar, mas continue agindo conforme a sua consciência, que se percebe que é uma boa consciência e bom zelo pela Obra de DEUS.

Nota-se claramente que o Irmão Ednelson e o Irmão Sergio são também extremamente zelosos pela nossa Igreja, mas nota-se também que esses Irmãos conhecem com muita segurança o que pode e não pode ser dito ou feito por nós.

Pelos bons testemunhos de zelo por nossa Igreja e pelo conhecimento profundo a respeito dela, podemos confiar plenamente no que eles falam.

.......................................................................................................................................................................

Confiando nos bons testemunhos desses dois Irmãos (e com certeza há outros nessa situação), peço a você, caro Irmão em JESUS CRISTO, que considere a seguinte possibilidade:

"ATENÇÃO: OS TÓPICOS A SEGUIR SÃO SÓ PARA O MINISTÉRIO" pode ser que que esse alerta esteja apenas dizendo que os tópicos se referem a ensinamentos para orientação dos Servos de DEUS do Ministério, e portanto não precisem ser lidos na igreja.
Mas isso não significa que sejam secretos, que a Irmandade não possa tomar conhecimento deles.

Como eu não sou muito claro ao escrever, em transmitir meus pensamentos por escrito, vou dar um exemplo: nos ensinamentos tem alguns tópicos dizendo que são "para a Obra da Piedade" e outros dizendo que são "Tópicos Administrativos".
Bem, numa reunião da Obra da Piedade não precisam ser lidos os tópicos administrativos, e numa reunião administrativa não precisam ser lidos os tópicos da Obra da Piedade.
Mas isso não significa que os Irmãos Diáconos não possam tomar conhecimento dos tópicos administrativos e/ou que os Irmaos Administrativos não possam tomar conhecimento dos tópicos da Obra da Piedade.
Podem, sim, e devem, tomar conhecimento.
Tanto é que saem na mesma folha.

E o mesmo acontece com os tópicos gerais (para toda a Irmandade) e os tópicos "somente para o Ministério".
Se existisse alguma coisa secreta, elas ficariam secretas, mesmo, sem a abertura que é dada, ainda mais nesse nosso tempo de que tudo fica vulnerável demais, e fácil de difusão pela internet.

Mas não estou querendo mudar a sua atitude.
Foi só um "ponto a ponderar" para a sua análise.

Acho muito bacana (embora de nada valha a minha opinião) esse seu zelo.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua maio 23, 2012 11:08 am

Saudações cristãs,

Irmão Vítor...




Não posso respondê-lo quanto a Congregação Cristã em Portugal e suas peculiares condições. Apesar de congêneres ou co-irmãs, encontram-se em contextos sócio-culturais distintos.

O referido "bloqueio" ou "blindagem" é fato notório, objetivando - entre outras coisas - a indevida manipulação de dados ou informações potencialmente comprometedores (sobretudo em face do oposicionismo vigente). No entanto, na medida em que se acentuam as restrições e/ou "bloqueios", tem-se como imediata e proporcional reação a propagação das denominadas "teorias conspiratórias"...

Daí o estigma "ocultista" - atribuído ao Corpo Miniterial Central brasileiro - dentre outras suposições desprovidas de respaldo ou nexo.

Isto posto, alguns dentre nossos irmãos (Anciãos) sugerem uma maior flexibilidade no tocante ao acesso, disponibilizando-se - conforme seu particular juízo - a coletânea de tópicos àqueles que lhes parecerem aptos ao seu manuseio e utilização. Estes mesmos irmãos sugerem a remoção da "cláusula bloqueio". Quanto ao seu deferimento... "há para todas as coisas um tempo determinado" (Eclesiastes 3).

Quanto ao irmão, sendo um membro do Corpo Administrativo, compete, por dever de função, ater-se às coordenadas impostas. Já no que diz respeito a mim, isento de formais compromissos, coloco-me sob a lei da consciência e discernimento.

Sua queixa de ordem estatística parece importuná-lo e muito. Esse, contudo, é um impasse de foro pessoal. Temos para conosco que a "ekklésia" não se faz expressar por meio de cifras. Aliás, vemô-la como circunscrita a um "remanescente" seleto, e destarte aversa aos holofotes gentios.

No mais, sou-lhe grato pelas observações, sempre úteis ao aprimoramento comum.




Atenciosamente

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  izaias Qua maio 23, 2012 12:01 pm

Irmãos; esta discussão no meu entendimento é ridícula haja vista que os itens dos tópicos “não devem ser lidos para a irmandade”; nada tem de proibitivo.
Trata-se apenas de informações para os irmãos que não são convocados para as reuniões na Assembleia Geral em SP.
São ensinamentos exclusivos que trata de assunto pertinente ao próprio ministério.
O erro é a administração geral juntar o que deve ser para a irmandade e o que deve ser apenas para o ministério.
Em nosso meio não pode haver coisas “ocultas”.
Ao lermos os itens destinados ao “ministério”; podemos concluir que em nada há de “especial”.
Perdoe-me o nosso irmão lusitano, Vitor, mas convenhamos esta posição de não “ler”, o que “já foi lido” é no mínimo contraditória.
izaias
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 72
Localização : Capital - São Paulo - SP

http://izanor@ig.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  BadMix Qua maio 23, 2012 1:10 pm

.


Última edição por BadMix em Sex Jul 06, 2012 3:31 am, editado 1 vez(es)

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua maio 23, 2012 1:23 pm


Saudações cristãs,

Irmão Vítor, amado d´além mar...




Seja "todo dedos"... o teclado está a postos...

Exponha seus pareceres e opiniões... não se constranja.

Estamos em nossa "comum congregação virtual"...

E, sob os pendões da decência e ordem toda manifestação é lícita.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

irmão Ednelson.

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  izaias Qua maio 23, 2012 4:09 pm



OK! Meu caro querido amigo e irmão na fé.
Não é meu feitio fazer polemica (controvérsia) ou mesmo macular a imagem de alguém; muito menos por tão pouca questão. O que me surpreende é o fato do irmão não concordar em dar uma olhadela nos tópicos anuais no que diz respeito à sentença:

(*) ATENÇÃO: SOMENTE OS TÓPICOS ASSINALADOS COM ASTERISCO (*) DEVERÃO SER LIDOS NAS CONGREGAÇÕES, PERANTE A IRMANDADE.

Senão vejamos; tenho 50 anos que congrego e frequento os cultos administrados nos templos da Congregação Cristã do Brasil e posteriormente NO Brasil; sou batizado há 47 anos e, portanto convertido em Espírito e verdade a esta Santa Doutrina, aceitei e obedeço integralmente aos doze pontos de doutrina que uma vez foi dada aos Santos, nunca deixei de participar das Santas Ceias ministradas anualmente, tendo, portanto, total liberdade de culto e comunhão entre a irmandade.
Entretanto, há pelo menos 20 anos venho alertando alguns Anciães, (tenho contato e viajo com alguns dos mais velhos; Roberto Simões, Sebastião Idalino, Edmundo Branquini, João Bitar, João Santim), só para citar uns.
O meu alerta é justamente sobre este pormenor de se colocar nos tópicos os ensinamentos para a irmandade em geral e ao mesmo tempo “só para o ministério”.
O que eles alegam (note-se não é unanime) é que alguns Anciães também informam a irmandade sobre estes “itens exclusivos” á boca pequena (se é que me entende); então não há no meu entender mal algum em se colocar neste ou em outro site os ensinamentos; alias quando não existia a Internet (alguns anos atrás) eu mesmo recebia a incumbência de xerocar varias copias e distribuí-las entre a irmandade.
O que eu sou veemente contrário é fazer mistério sobre o que nosso DEUS todo poderoso, Oniciente, Onipresente e Onipotente revela aos nossos ministros e só eles terem o direito de saber!
Veja que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não tinha mistérios para com os seus discípulos e para os outros ele dizia o mesmo ensinamento, porém através de parábolas.
Respondendo apenas um item de suas questões; eu acho que o erro está em “misturar” o que é para a irmandade e o que é apenas para o ministério.
Ora, se parte destes ensinamentos são “mistério”, então deveria de ter melhor cuidado. Veja o que diz a Bíblia:
Mistério: segredo desconhecido até que seja manifestado por DEUS através de algum meio, Daniel 2 (18-19-27-30-47 e Mateus 13 (11). O plano de DEUS revelado no evangelho para a salvação de toda a humanidade, Efésios 3 (3-9). Conhecimento secreto que só DEUS pode tornar conhecido II Tessalonicenses 2 (7) e Apocalipse 1 (20).
izaias
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 72
Localização : Capital - São Paulo - SP

http://izanor@ig.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  BadMix Qui maio 24, 2012 5:57 am

Agradeço o bom propósito dos queridos Irmãos em me fazer ver o desnecessário/despropositado cuidado que tomo a lidar com este assunto.
Não vou pecar, mentindo, dizendo que "me fizeram ver a luz" (e aqui confesso alguma teimosia da qual tenho vindo a pedir a Deus libertação) e que "vou mudar o meu ponto de vista", simplesmente vou aquietar o meu espírito no que diz respeito a este assunto se o mesmo vier novamente a discussão aqui no fórum.
Todos já deixamos bem claros a nossa opinião, não faz sentido continuar a debater o assunto.

Desejando do fundo do meu coração que em tudo possamos imitar o Inimitável, a todos saúdo com a Paz de Deus.
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  Sergio Teixeira Sex maio 25, 2012 7:44 pm

Entendemos que o acesso aos referidos tópicos - públicos ou internos - não mais constitui uma prerrogativa exclusivamente ministeral. Ademais, o próprio Corpo Ministerial já prevê a expedição de um atenuante quanto ao rigor restritivo tradicionalmente imposto (sugerindo-se a integral consulta a todo e qualquer membro regular).
Contudo, é importante observarmos que esses tópicos não são levados diretamente ao conhecimento das Administrações, mesmo que contenham assuntos tipicamente administrativos.
As administrações deles tomam conhecimento apenas indireta e posteriormente, quando são lidos nas comuns congregações dos irmãos administradores.
Ou seja os tópicos são distribuidos muito criteriosamente, até o último, apenas para anciães, diáconos e cooperadores do ofício ministerial. Nenhum exemplar fica sequer para a Regional, e não se pode ficar com nenhum exemplar, pois vem tudo contado até o último.
Como tenho repetido por muitas e muitas vezes: Dessa forma ninguém fica sabendo o que realmente vem a ser a doutrina oficial da entidade denominada "Congregação Cristã no Brasil".
Para efeitos legais, prevalece apenas o que está registrado em Estatuto, já que não temos Regimento.
Ou seja, temos uma doutrina oficial "de natureza reservada", para conhecimento exclusivo de algumas pessoas mas não da membresia, contrariando claramente o Código Civil Brasileiro.
Muito embora os governos federal, estadual ou municipal realmente não interfiram nas Igrejas (como geralmente alegam os que assessoram de perto o Ministério), mais dia menos dia poderá haver subitamente uma obrigatoriedade legal de abrir esses ensinamentos para a membresia, já que existe a previsão de tal exigibilidade para as organizações sem fins lucrativos - que é visivelmente o nosso caso.
Essa "não interferência" refere-se contudo apenas à liberdade de crença e de culto e salvaguarda da doutrina filosófica, mas para todas as entidades sem fins lucrativos é devido o cumprimento de todo o conjunto de leis.
Esperamos porém que isso não se faça através de nenhum escândalo.
Não vamos esperar a casa cair para somente então pensar nos reparos.
Se podemos fazê-lo - e temos essa obrigação ética, moral, social e legal - não entendo por que ainda nos abstemos de seu cumprimento. Ora, toda nossa doutrina é ordeira e justa, e não temos absolutamente o que esconder, não temos "esqueletos no armário".
Essa relutância em fazer o que é certo mais me parece um jogo de cabo-de-guerra.
Resta-nos saber de quem contra quem.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral) Empty Re: Tópicos de Ensinamentos / 77ª Assembleia - 2012 (transcrição integral)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos