Pecado e Santidade
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Pecado e Santidade
A Paz de DEUS a todos.
Muitas vezes percebo uma grande insistência em justificar uma ato de pecado, e ainda outros dizendo que, mesmo debaixo da GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS, ainda somos pecadores, vou transcrever alguns versículos isolados, que por si só, são justificados mesmo fora do contexto.
PARA REFLETIRMOS.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. João 15:22
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6:2
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Romanos 6:10
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Gálatas 2:17
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Colossenses 1:22
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14
Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
Muitas vezes percebo uma grande insistência em justificar uma ato de pecado, e ainda outros dizendo que, mesmo debaixo da GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS, ainda somos pecadores, vou transcrever alguns versículos isolados, que por si só, são justificados mesmo fora do contexto.
PARA REFLETIRMOS.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. João 15:22
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6:2
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Romanos 6:10
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Gálatas 2:17
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Colossenses 1:22
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14
Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
Curious- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Pecado e Santidade
Em tempo:
A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.
Santo:
Na maioria das Igrejas Protestantes, a dulia e a hiper-dulia são condenadas por serem consideradas venerações feitas a pessoas, algo, segundo a sua doutrina, proibido pela Bíblia. Por não existir qualquer processo de canonização em suas doutrinas, a palavra é usada para significar um compromisso verdadeiro com Deus e seus ensinamentos, ou seja, essa pessoa sabe que é impossível ser perfeita como Jesus foi, mas sabe também que depois de sua conversão, o pecado não deve fazer parte de seus hábitos. Uma vida separada, que procura fazer o bem e agradar a Deus, indo contra os pecados, esse é o significado de Santidade para os evangélicos protestantes. A Igreja Anglicana, apesar de ser uma igreja reformada, usa também a designação de Santo numa forma semelhante àquela das Igrejas Católica e Ortodoxa. A palavra "santo" no hebraico, tem por sentido o ato de "cortar", em grego "separar- separado", "diferenciar- diferenciado". O contexto indica que o crente em Jesus deve levar uma vida separada, diferenciada do atual modelo de vida da cultura vigente. Sua vida deve mostrar diferença quanto aos costumes desta sociedade secularista, e adotar os mesmos procedimentos que Cristo.
Dulia é um termo teológico que significa a honra o e culto de veneração devotados aos santos.
A veneração especial devotada a Maria chama-se hiperdulia
A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.
Santo:
Na maioria das Igrejas Protestantes, a dulia e a hiper-dulia são condenadas por serem consideradas venerações feitas a pessoas, algo, segundo a sua doutrina, proibido pela Bíblia. Por não existir qualquer processo de canonização em suas doutrinas, a palavra é usada para significar um compromisso verdadeiro com Deus e seus ensinamentos, ou seja, essa pessoa sabe que é impossível ser perfeita como Jesus foi, mas sabe também que depois de sua conversão, o pecado não deve fazer parte de seus hábitos. Uma vida separada, que procura fazer o bem e agradar a Deus, indo contra os pecados, esse é o significado de Santidade para os evangélicos protestantes. A Igreja Anglicana, apesar de ser uma igreja reformada, usa também a designação de Santo numa forma semelhante àquela das Igrejas Católica e Ortodoxa. A palavra "santo" no hebraico, tem por sentido o ato de "cortar", em grego "separar- separado", "diferenciar- diferenciado". O contexto indica que o crente em Jesus deve levar uma vida separada, diferenciada do atual modelo de vida da cultura vigente. Sua vida deve mostrar diferença quanto aos costumes desta sociedade secularista, e adotar os mesmos procedimentos que Cristo.
Dulia é um termo teológico que significa a honra o e culto de veneração devotados aos santos.
A veneração especial devotada a Maria chama-se hiperdulia
Curious- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Pecado e Santidade
Curious Hoje à(s) 2:45 pm
A Paz de DEUS a todos.
Muitas vezes percebo uma grande insistência em justificar uma ato de pecado, e ainda outros dizendo que, mesmo debaixo da GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS, ainda somos pecadores, vou transcrever alguns versículos isolados, que por si só, são justificados mesmo fora do contexto.
Acontece meu caro irmão, que não é assim.
Continua pecador aquele que embora esteja “debaixo da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo”, ainda não obedeceu aos mandamentos do santo batismo!
Porque o ser humano já nasce pecador. Veja:
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51 (5).
Veja também: - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. - E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1 (4-5).
Todo aquele que confessar que Jesus Cristo veio em carne e for batizado terá os seus pecados perdoados e a esperança de vida eterna em gloria no céu.
Remissão quer dizer ato de remir divida. Veja o que Jesus disse na noite em que institui a Santa Ceia:
- E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26 (27-28).
Jesus derramou o seu sangue em remissão/ pagamento de nossos pecados, somos perdoados nas águas do Santo Batismo e todo ano ao participar da Santa Ceia, mostramos a comunhão com Ele e com todos os irmãos em Cristo.
Continua pecador aquele que embora esteja “debaixo da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo”, ainda não obedeceu aos mandamentos do santo batismo!
Porque o ser humano já nasce pecador. Veja:
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51 (5).
Veja também: - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. - E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1 (4-5).
Todo aquele que confessar que Jesus Cristo veio em carne e for batizado terá os seus pecados perdoados e a esperança de vida eterna em gloria no céu.
Remissão quer dizer ato de remir divida. Veja o que Jesus disse na noite em que institui a Santa Ceia:
- E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26 (27-28).
Jesus derramou o seu sangue em remissão/ pagamento de nossos pecados, somos perdoados nas águas do Santo Batismo e todo ano ao participar da Santa Ceia, mostramos a comunhão com Ele e com todos os irmãos em Cristo.
Re: Pecado e Santidade
O conceito de "pecado" (em latim "labe") tem a conotação de "mancha", "mácula", "falha", "imperfeição".
Mas também esse conceito foi estendido para "transgressão" ("peccatus"), onde "labe" pode também ser traduzido como "mancha do pecado".
Ao obedecermos ao "batismo do arrependimento" tanto nossos pecados, quanto as manchas, as máculas, as falhas e as transgressões são totalmente perdoadas.
Se eventualmente errarmos daí em diante, teremos cometido "faltas", das quais pediremos o necessário perdão ao Deus Pai, que é misericordioso.
"Faltas eventuais" cometidas pelos servos do Deus Altíssimo não são mais "pecados".
Ou seja, prevalecerá o conceito de "labe" e não mais de "peccatus", pois esses termos não são sinônimos perfeitos.
O que não podemos entretanto, é incidir com frequência naquelas atitudes das quais já obtivemos o perdão, pois essa incidência traria de volta o pecado sobre nós, e seu respectivo galardão.
Viver em situação de pecado após o santo batismo é pior do que nosso primeiro estado, onde podíamos alegar alguma inocência.
Já hoje, debaixo do Sangue do Concerto Eterno, não existe justificativa alguma para um viver pautado por continuadas transgressões aos estatutos de Deus e aos santos ensinamentos do Cristo.
Mas também esse conceito foi estendido para "transgressão" ("peccatus"), onde "labe" pode também ser traduzido como "mancha do pecado".
Ao obedecermos ao "batismo do arrependimento" tanto nossos pecados, quanto as manchas, as máculas, as falhas e as transgressões são totalmente perdoadas.
Se eventualmente errarmos daí em diante, teremos cometido "faltas", das quais pediremos o necessário perdão ao Deus Pai, que é misericordioso.
"Faltas eventuais" cometidas pelos servos do Deus Altíssimo não são mais "pecados".
Ou seja, prevalecerá o conceito de "labe" e não mais de "peccatus", pois esses termos não são sinônimos perfeitos.
O que não podemos entretanto, é incidir com frequência naquelas atitudes das quais já obtivemos o perdão, pois essa incidência traria de volta o pecado sobre nós, e seu respectivo galardão.
Viver em situação de pecado após o santo batismo é pior do que nosso primeiro estado, onde podíamos alegar alguma inocência.
Já hoje, debaixo do Sangue do Concerto Eterno, não existe justificativa alguma para um viver pautado por continuadas transgressões aos estatutos de Deus e aos santos ensinamentos do Cristo.
Sergio Teixeira- Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Re: Pecado e Santidade
Concordo com os caros irmãos
Curious- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Pecado e Santidade
Sergio Teixeira escreveu:O conceito de "pecado" (em latim "labe") tem a conotação de "mancha", "mácula", "falha", "imperfeição".
Mas também esse conceito foi estendido para "transgressão" ("peccatus"), onde "labe" pode também ser traduzido como "mancha do pecado".
Ao obedecermos ao "batismo do arrependimento" tanto nossos pecados, quanto as manchas, as máculas, as falhas e as transgressões são totalmente perdoadas.
Se eventualmente errarmos daí em diante, teremos cometido "faltas", das quais pediremos o necessário perdão ao Deus Pai, que é misericordioso.
"Faltas eventuais" cometidas pelos servos do Deus Altíssimo não são mais "pecados".
Ou seja, prevalecerá o conceito de "labe" e não mais de "peccatus", pois esses termos não são sinônimos perfeitos.
O que não podemos entretanto, é incidir com frequência naquelas atitudes das quais já obtivemos o perdão, pois essa incidência traria de volta o pecado sobre nós, e seu respectivo galardão.
Viver em situação de pecado após o santo batismo é pior do que nosso primeiro estado, onde podíamos alegar alguma inocência.
Já hoje, debaixo do Sangue do Concerto Eterno, não existe justificativa alguma para um viver pautado por continuadas transgressões aos estatutos de Deus e aos santos ensinamentos do Cristo.
Caro Irmão Sérgio,
A palavra "labe" aparece em algum versículo da "Vulgata" ?
Curious- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Pecado e Santidade
Ao referir-se a Maria como "mãe de Deus" - mas não não na Vulgata- usa-se o jargão "Regina sine labe originali concepta", que seria "Rainha concebida sem o pecado original.
No entanto, esse "labe originali" estaria erroneamente associado a uma conjunção carnal (perfeitamente natural no matrimônio) e não à desobediência de Adão e Eva que consostiu em "alimentar-se do fruto do conhecimento do bem e do mal" cujo uso lhes era taxativamente proibido.
Ou seja, está-se nitidamente distorcendo o sentido do pecado de "desobediência" para "ato sexual", que nada tem a ver com o contexto em Gênesis.
No entanto, esse "labe originali" estaria erroneamente associado a uma conjunção carnal (perfeitamente natural no matrimônio) e não à desobediência de Adão e Eva que consostiu em "alimentar-se do fruto do conhecimento do bem e do mal" cujo uso lhes era taxativamente proibido.
Ou seja, está-se nitidamente distorcendo o sentido do pecado de "desobediência" para "ato sexual", que nada tem a ver com o contexto em Gênesis.
Sergio Teixeira- Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
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