Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A fornicação é um pecado de morte?

+2
"Ekklésia Christiana"
Fernando
6 participantes

Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Fernando Dom Fev 24, 2013 1:25 pm

Afinal o que é ao certo o pecado de morte, o tal pecado contra o ES que tanto de fala entre a irmandade da CCB, o tal pecado que não tem perdão? Será a fornificação realmente um pecado mortal como insinuam alguns? Melhor, será a fornicação realmente um pecado? Um casal de namorados que namore há vários anos e que frute da atracção recíproca tenha relações sexuais ocasionais, comete pecado?
Será válido em pleno ano 2013 defender concepções ridículas e totalmente ultrapassadas de que sexo só se pode fazer após o casamento? Sim, eu sei muito bem o que diz a bíblia, mas convenhamos a bíblia é um livro cheio de contradições, incorrecções e incoerências e a sua leitura deve ser portanto relativizada e não levada ao pé da letra.
Não quero que interpretem o meu questionamento como uma provocação, quero apenas saber a vossa opinião sobre esse delicado tema.

Fernando

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Seg Fev 25, 2013 12:24 pm


Saudações cristãs,

Fernando, prezado




Não fazendo-me omisso mediante a pauta, mas dada a "delicadeza do tema" (conforme ressaltado por você mesmo), parece-me mais adequado aguardar a manifestação dos demais.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson.

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  BadMix Seg Fev 25, 2013 1:12 pm

Caro Fernando, (perdoe não o tratar por irmão, e não pense que isto é falta de estima ou amor, mas só podemos ser irmãos se ambos reconhecermos o mesmo Pai, e as suas palavras levam a crer o contrário. Se no entanto for nosso irmão, ou seja, se confessar o Senhor Jesus como Rei e Senhor na sua vida, tenha a bondade de me corrigir.)

Não lhe vou responder (já, pelo menos) à pergunta que dá nome ao tópico mas vou apontar a uma verdade que é transversal a todas as Igrejas reformadas, da qual a Congregação Cristã faz parte pelo menos no papel, porque a prática só Deus sabe...

Cinco Solas

Tente por favor ler e compreender os cinco pontos que fundamentaram a cisão na Igreja Católica Romana no séc XVI, conhecida como Reforma Protestante e cujas figuras mais proeminentes foram o alemão Martinho Lutero e o francês João Calvino.

Tente dar o maior foco possível no Sola Scriptura e perceber bem o seu significado, existem variadíssimos recursos na Net. Pesquise e leia por favor o mais possível sobre essa definição

Por exemplo - Tem Perguntas? O que é a Sola Scriptura

Meu caro Fernando, nós só podemos crer em Deus se crermos na Sua perfeita e completa revelação, a Sua Palavra. Se o caro joga a Bíblia fora, ou se a coloca de lado porque diz que ela é "um livro cheio de contradições, incorrecções e incoerências e a sua leitura deve ser portanto relativizada e não levada ao pé da letra." então me perdoe mas não tenho, nem ninguém neste fórum, capacidade para lhe dar uma resposta capaz quanto à sua pergunta, pois a nossa regra de fé e conduta é precisamente o livro que o caro manifestamente desconsidera como tal.

No amor de Cristo e esperando que esta resposta possa provocar o seu pensamento, responderei à sua pergunta se o caro Fernando perceber o porquê das Igrejas Reformadas terem, na sua quase maioria, a Bíblia como sua exclusiva autoridade.

Deus o abençoe,
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  luigi Calegari Sex Mar 01, 2013 6:02 am

Fernando escreveu:Afinal o que é ao certo o pecado de morte, o tal pecado contra o ES que tanto de fala entre a irmandade da CCB, o tal pecado que não tem perdão? Será a fornificação realmente um pecado mortal como insinuam alguns? Melhor, será a fornicação realmente um pecado? Um casal de namorados que namore há vários anos e que frute da atracção recíproca tenha relações sexuais ocasionais, comete pecado?
Será válido em pleno ano 2013 defender concepções ridículas e totalmente ultrapassadas de que sexo só se pode fazer após o casamento? Sim, eu sei muito bem o que diz a bíblia, mas convenhamos a bíblia é um livro cheio de contradições, incorrecções e incoerências e a sua leitura deve ser portanto relativizada e não levada ao pé da letra.
Não quero que interpretem o meu questionamento como uma provocação, quero apenas saber a vossa opinião sobre esse delicado tema.

Fernando,

Responderei com a maior sinceridade possível os seus questionamentos mediante o pouco que sei e da forma que penso. Com relação ao pecado de morte, realmente a bíblia deixa claro que a blasfêmia é um dos pecados de morte, não deixando totalmente evidente que a fornicação e o adultério são também pecados de morte como se tem convencionado em nosso meio, mas, todos concordam que fornicação é um pecado, pode até ser que eles não sejam pecados de morte e que se a pessoa por um motivo ou outro os cometer uma vez e pedir perdão, se humilhar, talvez o Senhor o perdoe, isso fica entre ele e Deus, contudo, a pratica constante da fornicação é no mínimo imoral e vai contra qualquer princípio cristão.
Quanto a fornicação ser um pecado? Caro Fernando,,,, Como o espírito santo de Deus irá habitar em um corpo maculado? O que difere o crente dos demais? Porventura não é a busca da consciência pura para com Deus? Se um casal de namorados estão juntos a muitos anos e querem manter relações, porque eles não se casam? Ou você acha certo que os crentes devam manter relações sexuais com um e depois de um tempo arrumam outro e passam a experimentar o convívio sexual com o novo parceiro e por aí vai? Onde estaria a sã consciência para com o Senhor?
Quanto a bíblia ter conceitos ultrapassados, digo com convicção que a bíblia é o livro que contem os temais mais atuais que se possa pensar, pois, se você se despir da visão apenas da sabedoria humana, você encontra coisas fabulosas na bíblia, digo isso porque a bíblia tem conceitos que norteavam o homem a dois, tres mil anos atrás e que são extremamente atuais para o dia de hoje.
Caro Fernando, o que visualizo hoje é o homem tem se afastado mais e mais do Senhor, aceitando cada vez mais comportamentos errôneos e os achando banais, comportamento estes que estão levando o ser humano a um estado de total destruição, isso se vê claramente na constante deterioração da família, no avanço das drogas, etc,eu te pergunto, qual família hoje que não tem um drogado, um homossexual, uma parente que é mãe solteira, um presidiário? Isso tudo é fruto desse distanciamento do homem para com Deus e desse sentimento de que conceitos que fortalecem a família já não são válidos , pois, ser honesto, não ser adultero, não transar com a namorada, não tirar vantagem de tudo, "ISSO É COISA DAQUELE LIVRO ULTRAPASSADO", que como lhe disse, para mim é o livro sobre o ser humano mais atual que conheço.
Eu sei que buscar servir a Deus e se encaixar nos princípios cristãos não é fácil, principalmente pelo homem ter que "negar a si mesmo", ou seja, controlar os seus desejos buscando agradar ao Senhor, mas, lhe digo que não há outro caminho para se obter a salvação, devemos viver uma vida comedida e voltada ao Senhor e acredite isso é possível, falar algo diferente disso aos olhos cristão seria totalmente inverídico.
Que Deus lhe abençoe!!!

luigi Calegari

Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Fernando Dom Mar 10, 2013 10:14 am

Agradeço a todos os que se deram ao trabalho de responder ao meu tópico. Antes demais não nego que a Bíblia é um livro que poderá ter a sua validade e valor. Mas como disse existem vários relatos ao longo da Bíblia que entram em contradição (e nem preciso sar exemplos, basta pesquisar na Bíblia por "contradições bíblicas", além de que várias informações presentes na bíblia carecem da corroboração da historiografia e da arqueologia. Isso não significa que tudo o que está escrito na Bíblia é mentira, mas significa que nem todo o conteúdo bíblico é verdadeiro na íntegra. A Bíblia é um livro sagrado para centenas de milhões de fiéis ao longo da história e por diversas partes do mundo. É por isso um livro que certamente tem o seu valor, mas é um erro interpretar o seu conteúdo à letra e forma radical. Aliás, existem centenas e seitas e religiões cristãs que possuem difetentes interpretações acerca do conteúdo desse livro.
Eu sou o primeiro a defender que a igreja deve incutir valores e conceitos morais essenciais aos jovens e fiéis (como ser obedientes aos pais, ser um bom cidadão, ser honesto, ter hábitos saudáveis etc) e não conceitos morais relativos e de discutível valor (como não poder ir na praia, no cinema, na discoteca e afins).
Eu também concordo que uma vida boémia, dissoluta e de depravação sexual terá certamente as suas consequências da mesma forma que também não considero benéfico um jovem levar uma vida demasiado puritana. Trata-se a meu ver de ter bom senso, uma moral sóbria e noção de equilíbio.
É o que eu penso...

Fernando

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Jovem Musico Seg Mar 11, 2013 2:59 pm

Vejamos os trechos:

(Atos 15,29) Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
(Efésios 5,5) Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
(Apocalipse 21,Cool Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Bom, dá para entender que fornicação está junto de pecados abomináveis e homicidas.

Mas, há muitos irmãos que dizem que a blasfema é o pior dos pecados que não tem perdão mesmo para quem não é crente , e eu digo que isto não é verdade, pois Paulo mesmo confessou na carta de Timóteo que foi blasfemador:

(I Timóteo 1,13) a mim, que, dantes, fui blasfemo, e perseguidor, e opressor; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.

Bom vamos pensar um seguinte então, existem pessoas assim como eu que gosto de fazer alguns consertos no carro quando ele dá problemas, mas eu não sou mecânico. Então seguindo por este exemplo, blasfemador, homicida e fornicários, não é título para aqueles que cometeram uma ou poucas vezes este pecado. É título para quem faz e continua fazendo, sem se preocupar com o que possa acontecer com ele.

Se um fornicário se preocupa com o que a bíblia fala, então já é sinal de existe solução para o seu caso. Porque a maioria não está nem ai.

A bíblia diz que os Justos subirão primeiro, e depois serão julgados o restante. Não conheço nenhum julgamento que só condena, porque se só condenasse não precisava de julgamento, bastava condenar de vez. Sendo assim, existe uma solução para os que cometeram pecados graves, mesmo depois de ter conhecido a graça.

Agora, salvação não tem nada a ver com liberdade. A liberdade é apenas uma regra doutrinária da igreja e que visa impor respeito pela religião. E eu espero que com este post você esteja procurando a salvação e provavelmente a encontrará se for firme. Mas se estiver procurando um caminho para conseguir a liberdade, então eu acho que ficará decepcionado.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Jovem Musico Seg Mar 11, 2013 3:35 pm

Fernando escreveu:
... Será válido em pleno ano 2013 defender concepções ridículas e totalmente ultrapassadas de que sexo só se pode fazer após o casamento? Sim, eu sei muito bem o que diz a bíblia, mas convenhamos a bíblia é um livro cheio de contradições, incorrecções e incoerências e a sua leitura deve ser portanto relativizada e não levada ao pé da letra ...

A bíblia não possui contradições, ela é muito mal interpretada. Pense o seguinte o conhecimento de Deus está muito além do nosso. E se procurarmos embasamento lógico para confrontar trechos deveriam chegar a uma solução, mas não conseguimos fazer isso, porque o que é "lógico" para nós é muito inferior ao conhecimento de Deus.

Um exemplo:
Na bíblia diz que Deus conhece nosso passado, presente e futuro. Com base nisso dá a entender que ele sabe que iremos ou não pecar no futuro. Mas esta resposta é com base em nossa lógica simples. Vamos usar um exemplo de lógica complexa?

Outro dia eu estava estudando física quântica e dentro deste estudo existe um estudo sobre a criação do universo e suas dimensões. Atualmente é estudado 11 dimensões e nós vivemos na terceira. Nossa dimensão é considerada a dimensão que possui profundidade física. Bem diferente da segunda dimensão que possui propriedade física porém sem profundidade.

O pensamento do exemplo bíblico acima é o mesmo pensamento de alguém que vivesse na quarta dimensão que é a dimensão que trata do tempo. Um exemplo de uma inteligência a nível de quarta dimensão seriam, videntes, profetas e pessoas que conseguem prever acontecimentos do mercado e bolsas de valores.

Mas a quarta dimensão é igual a segunda pois não possui profundidade. Eu comparo a segunda dimensão a uma fotografia e a quarta a um livro de acontecimentos.

Agora vamos para a quinta dimensão!

Imagine você poder enxergar:
- o que aconteceu
- o que poderia ter acontecido
- o que esta acontecendo
- o que poderia estar acontecendo
- o que vai acontecer
- o que poderá acontecer

Esta é a quinta dimensão a dimensão do tempo com profundidade! Sendo assim eu imagino que a nossa vida é como uma árvore e os acontecimentos ocorrem como em uma estrutura de dados em árvores (estude inteligência artificial para saber o que é isso). Sendo assim tudo está mapeado em nosso presente, passado e futuro mas a linha que forma nossa história depende de nossas próprias decisões.

E pra finalizar: Para mim a palavra de Deus é importante pois ela vai indicando a direção correta e melhor decisão a ser tomado nesta estrutura, e ela sempre indica o caminho que leva a glória eterna.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Mourão Dom Ago 04, 2013 7:12 pm

A fornicação é certamente um pecado, e disso não há dúvida.
Se tem ou não perdão, isso é de competência exclusiva de Deus nosso Pai.
De nossa parte, e à luz das Escrituras, não podemos afirmar que esse ou aquele pecado "tenham" ou "não tenham" perdão.
E segundo a narrativa do apóstolo Paulo, mesmo a sua confessada blasfêmia teve seu perdão.
Lendo o texto em toda a sua extensão, chego à conclusão particular de que todo pecado pode ter perdão, dependendo da sinceridade com que buscamos tal perdão, e principalmente da misericórdia de Deus-Pai.
Como Ele tem misericórdia de quem Ele tem misericórdia (conforme está escrito), seria muito ousado de nossa parte nos aventurarmos em conjeturas nesse sentido.
Não devemos portanto procurarmos errar propositadamente, nos encobrindo sob uma capa à guisa de justificativa.
Mas se errarmos por uma distração momentânea e nos arrependermos com sinceridade, devemos sim buscar o perdão de Deus.
Talvez os homens não nos perdoem jamais, e até mesmo instituam regras além da medida determinada pelo Pai Eterno, mas nosso Deus sempre tem misericórdia, e sempre a exerce.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A fornicação é um pecado de morte? Empty Re: A fornicação é um pecado de morte?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos