Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo é vaidade!

5 participantes

Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Qui maio 30, 2013 10:33 pm

Como explicar Eclesiastes? Se vaidade é pecado e tudo é vaidade então ir a igreja, almoçar, estudar, trabalhar etc. passa a ser vaidade e se tudo é vaidade então tudo é pecado. Como vocês explicariam isso?

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  BadMix Sex maio 31, 2013 7:52 am

Caro irmão, a Paz de Deus,

Deus criou-nos com um propósito.
Isaías 43:1-7
"MAS agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacob, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi: chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador: dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Seba por ti. Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos pela tua alma. Não temas, pois, porque estou contigo: trarei a tua semente desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei os meus filhos de longe, e as minhas filhas das extremidades da terra; A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz."

Deus criou o Homem para que por ele fosse Glorificado.

Se o Homem se ocupar de outras coisas que não o Glorificar a Deus, então sim, está ocupado em vaidades.
Do ponto de vista bíblico, pecar não é mais nem menos do que estar em oposição ou fora de harmonia com os perfeitos padrões, caminhos e vontades de Deus. Há quem queira dar um nome ao pecado, porque assim pensa que afastando-se desse nome (ato) não está em incumprimento, mas as escrituras acusam esses tais porque tentam manipular a Palavra de Deus.

Porém,
depois de aceitarmos a Jesus como Senhor e Salvador, Deus dá-nos um presente chamado Espírito Santo que faz inclinar o nosso coração para que nos ocupemos daquilo que agrada a Deus.
Nós nunca deixaremos de cometer pecados ou vaidades enquanto aqui estivermos (só teremos o nosso corpo glorificado e livre das concupisciências/vontades da carne no Reino Eterno) mas as evidências da salvação têm obrigatoriamente de mostrar a nós mesmos e a quem nos rodeia que somos novas criaturas, e dessa forma os nossos desejos sejam regenerados e mais de acordo com os padrões, caminhos e vontades de Deus.

Uma coisa é ser vaidoso, outro é ceder à vaidade. O cristão não pode ser vaidoso.

Esta é apenas a minha opinião.

Deus a todos abençoe,
Vitor, CC em Portugal.

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Sex maio 31, 2013 9:23 pm

BadMix escreveu:... Se o Homem se ocupar de outras coisas que não o Glorificar a Deus, então sim, está ocupado em vaidades ...

Estão basicamente sua resposta confirma de que tudo na vida é vaidade, mas quando direcionamos o que fazemos para glorificar a Deus então deixa de ser vaidade.

Ainda acho que esta explicação abre precedentes, para diferentes interpretações. Da mesma forma que eu posso generalizar que tudo é vaidade como também ir a igreja, tocar instrumento para louvar a Deus, eu poderia também generalizar que tudo que eu faço é para louvar a Deus. Ou seja, chego no mesmo problema inicial.

Exemplo, eu posso dizer estudo na faculdade, para glorificar a Deus, eu posso então dizer que trabalho para glorificar a Deus. Agora vou piorar um pouco. Vamos supor que eu trabalhe como modelo e assim consigo manter minha família então o meu trabalho é glorificar a Deus. Ou então, sou cirurgião plastico e faço uma lipo na minha esposa para fazer assim também uma propaganda do meu trabalho e isso me traz muitos clientes e assim também glorifico a Deus pelo meu trabalho.

Entendeu como ainda fica abstrato determinar quando é ou não vaidade?

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Sex maio 31, 2013 11:47 pm

Jovem Musico escreveu: ...

Vou colocar como eu vejo este trecho , mas gosto de ter mais pontos de vista e até pontos contrários para enriquecer meu conhecimento.

Trecho bíblico:

(Eclesiastes 1,2) Vaidade de vaidades! -- diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.

Muitos interpretam assim:

"Vaidade de vaidades! -- diz o pregador, vaidade de vaidades!" (treco ignorado). "É tudo vaidade." Tudo nesta vida é vaidade.

Como eu interpreto

"Vaidade de vaidades! -- diz o pregador, vaidade de vaidades!" ( Vaidades de qualquer tipo entre as vaidades. ) "É tudo vaidade." ( todas são pecados de vaidades )

O que isso quer dizer

Tudo o que transformamos em vaidades tem o mesmo peso de pecado de vaidade. Ou seja, não existe vaidade boa, se é vaidade é vaidade. Não estou dizendo que tudo na vida é vaidade, mas que podemos transformar em vaidades.

Exemplos

Ir a igreja não é vaidade! Mas pode ser quando. Vamos supor que eu goste de ser o primeiro a chegar na igreja e parra isso vou antes da minha esposa se ela se atrasar, brigo na firma para não fazer horas extras, abandono meu emprego se me mudarem para o noturno, tudo porque tenho uma vaidade de ser o primeiro a chegar na igreja.

Ser músico não é vaidade! Mas posso transformar em vaidade, exemplo. Sou flautista e vamos supor que eu tenha a vaidade de todos os dias sentar na ponta direita o primeiro banco dos violinistas, só que nesta vaidade eu faço isso sem se importar se o banco dos violinistas está cheio ou vazio. Ai eu passo a brigar com o encarregado e com os músicos porque eu tenho esta vaidade. ( São suposições, pois eu não faço isso )

Orar não é vaidade! Mas se eu tomar como vaidade de orar em todo o culto mesmo que já tenha tido uma oração, então orar passou a ser uma vaidade para mim.

Conclusão

O trecho bíblico na - minha opinião - nos diz que devemos ter uma vida temperada e sem vícios ou paradigmas, porque ha tempo para todas as coisas, tempo de chorar e tempo de rir, por mais legal que seja uma determinada coisa ela cansa se for repetida muitas vezes, como por exemplo comer um determinado doce, se comer demais enjoa assim diz o versículo 8 do capítulo 1 "Todas essas coisas se cansam tanto, que ninguém o pode declarar; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir."

Como eu já disse acima, não existe vaidade boa, então não adianta eu falar que tenho uma vaidade de orar todo culto, se é uma vaidade então é pecado de vaidade como as outras vaidades.

E ai, irmãos, vamos enriquecer este post com opiniões!

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  freitas Dom Jun 02, 2013 3:31 pm

Vaidades : vazio, falsidade, oco, vão.

Tudo é vaidade, e é tudo mesmo. Isso é natural do ser humano, querer ser mais que o outro sem demonstrar isso. E não adianta dizer que não sou assim, porque sou. Não se trata de cuidados com a aparencia, esmero, higiene. O assunto trata de sentimento, do que vem de dentro, do que se passa nas mentes, em que homem algum é capaz de admitir ou por pra fora. Vazio, porque nada se aproveita. Falsidade, porque é só engano. Oco, porque quem olha muitas das vezes não enxerga. Vão, porque não leva a nada de bom.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Dom Jun 02, 2013 5:01 pm

freitas escreveu: ... Vaidades : vazio, falsidade, oco, vão ...

Ok. mas ... quando é que uma situação deixa de ser vaidade ou não caracteriza mais como vaidade ?

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  freitas Qua Jun 05, 2013 6:38 pm

Nunca deixa de ser, a natureza humana é má. Tanto que seremos salvos pela fé, porque por obras, nenhum seu doutor se salvará. Trato bem minha família, sou um pai e esposo vaidoso por isso, atendo bem a irmandade, sou um caro e querido servo de Deus, e me envaideço por isso, executo bem meu trabalho e deixo meu chefe e clientes felizes, sou um envaidecido funcionário, e tudo isso, me dá o direito de falar mau dos pais violentos, dos irmãos arrogantes e prepotentes, e de companheiros de trabalho que não são eficientes como eu. Voltamos na adoração daqueles dois:" Graças te dou ó Pai, porque não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e dou dizimo de todos os meus lucros." E o publicano nem ousava erguer seus olhos para o céu, mas batia no peito e dizia: Ó Deus tem piedade de mim, que sou um pecador". Quem tocou o coração de Deus nesta parábola?
Sirvamos a Deus, fazendo todos os esforços possíveis, afastando de todo o mal, e principalmente clamando pela misericórdia de Deus, para que Ele diariamente nos perdoe e nos renove, e assim alcançaremos a tão esperada coroa da salvação.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Qui Jun 06, 2013 9:16 pm

freitas escreveu:Nunca deixa de ser, a natureza humana é má.

Segundo sua resposta não existe nenhuma situação que deixa de ser vaidade. Então absolutamente tudo é vaidade. Ir a igreja também passa a ser vaidade, servir a Deus passa a ser vaidade, tocar instrumento de música, orar, pregar a palavra e testemunhar as grandezas que Deus fez, é também vaidade como usar maquiagem, usar roupas extravagantes, torcer para algum time, comprar uma TV nova e moderna. Você estão coloca ambos na mesma posição?

Fazer o bem é vaidade (e é pecado), fazer o mal é vaidade (e é pecado)? Se ambos são tratados da mesma forma então porque deixamos de fazer o mal se tem o mesmo peso de fazer o bem. Se as obras boas não tem valor, então porque devemos fazer?



Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Alluft Brasil Sex Jun 07, 2013 7:01 pm

Ora; sendo o homem em sua existência uma vaidade; Então, temos que a solução passa pelo remedio espiritual dado pelas santas palavras do Mestre:
E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
VAIDADE É ISSO: Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Lucas 9:23-26
Espero que tenham entendido a profundidade do tema.
ApdD.
Alluft Brasileiro - desde a Pampa RS.

Alluft Brasil

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  freitas Sáb Jun 08, 2013 4:56 pm

Existem pecados para morte e pecados que não são para morte, em lugar algum o irmão acha escrito que vaidade é sinônimo extremo de pecado, esqueça os costumes, as diferenças, os modismos, não meça sua visão como alguns, tente enxergar o que está dentro do coração. Lembra de Samuel? A lição que teve de Deus: "Samuel, Eu não enxergo como enxerga o homem,". Mas de qualquer forma, me perdoe por não conseguir passar minha mensagem, e de maneira nenhuma coloco o mau no mesmo nivel do bem, só sou como o publicano, peço misericórdia pra estar do lado do bem. E deixamos de fazer o mal, com intento de um dia entrar no céu.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Mourão Qua Jun 12, 2013 12:21 am

Mas existe realmente o pecado da vaidade?
O que seria ele?
"Vaidade" é algo "em vão", "sem propósito definido", "sem uma finalidade", "supérfluo", "sem importância".
Para um servo de Deus, a finalidade de sua vida é viver de acordo com os preceitos de Deus-Pai, conforme ensinado pelo Senhor Jesus.
Tudo o que não tem esse propósito é certamente vaidade, mas a vaidade em si não chega a ser um "pecado".
Porém, de acordo com o contexto, pode tornar-se em pecado.
Ou seja, não é, mas pode vir a ser.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Jovem Musico Qua Jun 12, 2013 1:49 pm

Mourão escreveu:Mas existe realmente o pecado da vaidade?

Acho que na bíblia não é citada como pecado. Popularmente é um "pecado capital". Então eu diria como sendo um grande mal. No novo testamento foi pouco citada veja:

(Atos 14,15)  e dizendo: Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles; (convertais: dá a entender que existe forma de se esquivar da vaidade)

(Romanos 8,20)  Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

(Efésios 4,17)  E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, (Este trecho deixa claro de que há forma de não andar na vaidade)

(II Pedro 2,18)  porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, (idem)

No dicionário vaidade é:
ostentação, orgulho, presunção, vanglória, alarde de riquezas, pompa, luxo, soberba. 

Como os irmãos podem perceber, eu criei este post porque tenho um concerto diferente da forma que a maioria dos irmãos ensinam e que se baseiam apenas na palavra "tudo é vaidade" e entendem que isso é generalizado para "tudo de tudo" e no meu conceito este tudo é "tudo" entre as vaidades, ou seja, não existe vaidades boas e vaidades sempre serão vaidades. 

Até humildade demasiada deixa de ser humildade para virar vaidade. 

Exemplo básico: 
 - Um mendigo não pode tomar banho (situação de miséria). Um mendigo não quer tomar banho para continuar com uma imagem maltrapilho para que as pessoas sintam pena dele (situação de vaidade).

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Mourão Qua Jun 12, 2013 8:08 pm

No dicionário vaidade é:
ostentação, orgulho, presunção, vanglória, alarde de riquezas, pompa, luxo, soberba.



No dicionário moderno, mediante a evolução da linguagem falada e escrita, "vaidade" pode ter essa conotação, esse sentido popular ou indouto.
Na etimologia da palavra, "vaidade" vem de "vanitas", "vanitatis", qualidade do que é "vão", "vazio de conteúdo", "sem proveito".
Particularmente prefiro entender as palavras em seu sentido original.
Quando damos a "vaidade" a interpretação do dicionário e não da Bíblia, ali então são desfilados muitos pecados. 

Hoje em dia, "coitado" significa uma pessoa pobrezinha, sofredora.
No passado, era "aquele que sofre em si o ato do coito".
"Bacana" é uma gíria já adotada pelos tais dicionários, significando "uma coisa bonita, agradável, simpática".
Assim se diz que o pastor, o bispo, o papa, o cooperador, o ancião são pessoas "bacanas".
No entanto, provém do vocábulo "bacanal", que tem a ver estritamente com as festas do deus  Baco;

Temos de seguir as afirmações da Bíblia preferencialmente dentro de seus contextos originais.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo é vaidade! Empty Re: Tudo é vaidade!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos