Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

+3
Tião
izaias
Jovem Musico
7 participantes

Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Jovem Musico Qui Fev 09, 2012 11:12 am

Aqui na CCB muitos tem-se o costume de usar a palavra "mundano" ou "do mundo" para tratar de um assunto relativo a uma pessoa que não pertence a congregação.

Porém o significado desta palavra é "pessoa que é dada aos prazeres do mundo", como nos links abaixo.

http://www.dicionarioweb.com.br/mundano.html
http://www.dicionarioinformal.com.br/mundano/
http://www.infopedia.pt/diciope.jsp?dicio=15&Entrada=Mundanas

Ou seja, é errado chamar de mundano a todos os que não não da congregação pois muitos não são mundanos. Eu por exemplo era um católico muito devoto e muito religioso, mesmo não tenho o conhecimento espiritual que tenho hoje eu era muito sincero naquilo que aprendi.

Eu não era mundano, mas era uma pessoa de muito respeito, e sabia respeitar as outras pessoas. Eu não era dado aos prazeres do mundo, sempre fui muito trabalhador, zeloso e minha única namorada foi minha esposa (conheci ela depois de adulto quando eu já era da CCB) e nunca nem se quer fiquei com outra mulher.

Ou seja, se naquela época eu tivesse ouvido alguém da congregação me chamar de "mundano" eu com certeza teria ficado terrivelmente chateado. E o pior é que quando chateamos alguém de outra denominação , este não fica chateado apenas com este ou aquele, mas fica chateado com toda a congregação, como se todos pensassem da mesma forma.

Existem pessoas que dizem "quando eu era do mundo", ai não tem problema pois esta pessoa está falando dela mesma e se ela era "dada aos prazeres do mundo" então ela está contando apenas um fato.

Resumindo:

acho uma tremenda demonstração de falta de respeito por parte de nossos irmão cooperadores quanto generalizam as pessoas de outra denominação como mundanas.

ou quando perguntam. "aquele ai é nosso irmão na fé?" e respondem "não ele é do mundo". Não seria muito mais simples e educado falar "não ele é de outra religião" ou "de outra denominação"

Acho que para sermos santos, primeiro temos que aprender a ter educação.

Gostaria que outros comentassem abaixo, concordando, complementando ou discordando do meu pensamento.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  izaias Qui Fev 09, 2012 12:09 pm

Muito bem meu irmão; Jovem Musico!
Gostei imensamente da sua explanação, a crítica, é válida por ser construtiva inteligente e objetiva.
Embora também “mundano” queira se referir a aquele que só valoriza os bens materiais, a ostentação, a moda, a vida em sociedade; não podemos pejorativamente denegrir a imagem de alguém.
Da mesma forma tenho aversão por aqueles que dizem “criatura”, isto também é falado no nosso meio, “vamos orar por aquela criatura”, “ele ou ela ainda é criatura”; tudo bem somos “criaturas” de DEUS sabemos que fomos “criados” pelas mãos do Criador. Entendemos que significa ser ou coisa resultante de criação.
Entretanto muitos se dirigem a pessoas alheias a nossa doutrina com tom pejorativo na intenção de também ofender moralmente estas pessoas e isto não é de fácil identificação.
Vejamos o que está escrito: - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10 (16).
Ora, ora; como visto Jesus Cristo chama a todos de ovelhas, não de “mundano” ou “criatura”, devemos nós (ovelhas) que já temos o nosso bom Pastor também respeitar isto e nos dirigir ao nosso semelhante no mínimo como “irmão”.
Como percebemos nas papeletas de pedidos de oração nos templos da Congregação existe um item que é destinado a “TESTEMUNHADOS”; menos mal porque condiz com a verdade e significa (que se testemunhou que se viu ou presenciou). Neste ponto acredito que não há ofensa a quem quer que seja.
Eu pessoalmente quando me dirijo a alguém que ainda não pertence à mesma doutrina da seguinte forma: Se for um evangélico ou cristão; então chamo de irmão. Porém pertencendo a alguma doutrina inversa então trato como Senhor ou Senhora, ou ainda de acordo com a posição que este ocupa tal qual Doutor; Parlamentar; Deputado; etc.
Aprendi desde quando comecei a falar, é uma questão de educação social e quanto mais agora que tenho como mestre um Senhor e Salvador que me ensina os bons costumes.
Particularmente me dirigia a meu Pai como Senhor e a minha mãe como Senhora até o final de seus dias.
izaias
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 72
Localização : Capital - São Paulo - SP

http://izanor@ig.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Tião Qui Fev 09, 2012 12:31 pm

Uma piadinha para descontrair... " um cidadão chegou à uma pequena cidade e caminhando pela calçada de frente ao cemitério avistou um homem de terno, chegou-se a ele e perguntou: - Boa tarde senhor, acabei de chegar na cidade e não conheço nada, aonde fica o cinema, o salão de baile e o buteco mais próximo? O homem de terno repondeu: - Olha, quando eu era deste mundo eu ia ao cinema, ao baile, aos butecos, mas agora que não sou mais deste mundo, nem sei mais aonde ficam... O cidadão se apavorou e saiu correndo pensando então que o homem de terno era um fantasma em frente ao cemitério... affraid " rsrsrs... sem graça esta piada né? Mas é o que acontece... muitos batem no peito e dizem..." não sou mais deste mundo, mas você é um mundano..."
A Palavra de Deus nos esclarece que "estamos no mundo, mas não pertencemos à ele" se referindo às concupcencias existentes no mundo.

Tião

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Soldado CCB Qua Fev 22, 2012 3:19 pm

Creio que o mais correto é chamarmos de criatura aqueles que não conhecem a Graça de Deus, para aqueles que estão já congregando e examinado a Graça devemos chama-los de testemunhados.

Soldado CCB

Mensagens : 45
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Qua Fev 22, 2012 6:53 pm

A Paz de DEUS.

Aquele homem, aquela mulher, aquele senhor, aquela senhora, aquele Irmao (ã) da Igreja tal, aquela pessoa.

O meu vizinho é crente (ou evangélico), o meu vizinho não é crente (ou evangélico), a minha prima é testemunhada visita, está visitando ou tem visitado a nossa Igreja.
Este é o meu amigo João, essa é a minha tia Maria.

Prgunta que não se deve fazer na frente da pessoa que se está conhecendo: Você é crente? Ou perguntar para quem está apresentando: Ele é crente?


DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua Fev 22, 2012 7:47 pm

Saudações cristãs,

Irmão Tião...




Oportuna ilustração...

Afinal, nem só de formalismos e sisudez vive o homem.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua Fev 22, 2012 8:10 pm


Saudações cristãs,

Amados...




Retomando-se a seriedade inerente ao tema...

Nossas mais atuais instruções no tocante ao trato para com os alheios ou estranhos à Fé, determinam um meticuloso cuidado e contínua cautela, evitando-se rigorosamente a depreciação ou menosprezo, tanto em relação a indivíduos como a coletividades.

A terminologia "criatura"*, por exemplo, encontra-se "sob condição" - conforme orientações ministeriais internas - estando praticamente fadada ao desuso.

___________________________
* em sua conotação discriminatória e/ou pejorativa.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Fev 22, 2012 9:19 pm

Existe até mesmo uma corrente teológica moderna que defende o termo crear em vez de criar, quando se referir às coisas referentes à ação de Deus.
Então teríamos "creação", "creatura", significando o ato de conceder vida.
Por essa forma de raciocínio, Deus creou o homem e todas as demais coisas.
O homem por seu lado, cria animais como porcos, cavalos, cachorros, etc.
Porém, as pessoas dificlmente entenderiam essa sutil diferença e eventualmente se ofenderiam da mesma forma, ao ser chamadas tanto de "criaturas" quanto de "creaturas".

Mas eu já ouvi pessoas de outras denominações referindo-se a qualquer pessoa não-cristã - não como "criaturas" ou "creaturas" - mas como "pecadores" mesmo, que a mim parece ser muito mais ofensivo.

Curiosamente, o Senhor Jesus jamais chamou a alguém de "pecador"...
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qui Fev 23, 2012 7:52 am


Saudações cristãs,

Irmão Sérgio...




Seu comentário me remeteu ao já falecido filósofo-teológo Huberto Rhoden (1893 - 1981). Mesmo após a Reforma Ortográfica de 1971, sua posição acerca dos vocábulos criar e crear manteve-se inalterada em quaisquer publicações ou artigos.

Com relação a expressão "pecadores", de fato, é comum a alguns segmentos protestantes-pentecostais (ou mesmo históricos) se dirigirem à população gentia utilizando-se dessa depreciativa alcunha.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Qui Fev 23, 2012 12:51 pm

A Paz de DEUS seja em nossos corações.

Na minha opinião acho que em pregações do Evangelho ou em livros desses que existem por aí, os não-crentes até podem ser chamados do jeito que acharem melhor.

Mas vou falar a minha opinião tratando-se de mim, assim no falar cotidiano.

Acho muito nojento se eu me referir a alguém como "aquele pecador" ou "aquela criatura".
Por que não chamar de "aquele homem" ou "aquele senhor"?

Outra: se estiver apresentando alguém, porque não dizer: "este é meu amigo, tio, vizinho, etc.", sem precisar citar "este é testemunhado"?

Se for crente: "Este é nosso Irmão".

Se for crente de outra Igreja e for o caso de citar : "Este é o Irmão Fulano, da Igreja tal".

Nós somos pessoas, antes de tudo, e temos de tratar os outros como pessoas.

Essa tradição que existe entre nós, ao se referir ou apresentar outras pessoas é muito discriminatória e muito feia.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo" Empty Re: Chamar alguém de "mundano" ou "do mundo"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos