Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trindade x Unicidade

+2
"Ekklésia Christiana"
Nor
6 participantes

Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Seg Jul 16, 2012 11:33 am

A Paz de Deus irmãos

É nocivo ao Evangelho crer de maneira unicista ou trinitarista? Gostaria de saber qual é a opinião dos irmãos.

Deus abençoe a todos...

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Seg Jul 16, 2012 5:15 pm


Saudações cristãs,

Irmão Nor, prezado...




Retorno-lhe a questão:

- O que sugere como sendo a posição e/ou modalidade histórica e bíblicamente respaldada? O unitarismo? O trinitarismo? Ou ainda, uma concepção mediano-alternativa?

E mais... será realmente procedente o tradicional antagonismo estabelecido entre ambas as condutas?



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Qua Jul 18, 2012 12:17 pm

Caro Irmão Ednelson, não vamos falar sobre o "unitarismo" pelo menos por enquanto, pois esta corrente apesar de Crer em um único Deus não reconhece a Divindade de Jesus Cristo.

O assunto em pauta é Trindade e Unicidade.

A Palavra Trindade ou Unicidade não aparece na Bíblia, porém vamos aos conceitos: Analizando o 2º Ponto de doutrina praticado pela CCB qual é o conceito aderido por ela?

2- Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas; o Pai; o FIlho e o Espírito Santo. (Ef.4:6; Mat., 28:19; I João, 5:7)

Trinitarismo é relativo a Trindade.

Trindade
s. f.
s. f.
1. União de três pessoas distintas num só Deus.
2. Domingo imediato ao do Pentecostes.
3. Designação de uma ordem religiosa. (Nestas acepções.aceções.acepções, grafa-se com inicial maiúscula.)
4. Divindade tríplice.
5. [Figurado] [Figurado] Grupo de três pessoas ou coisas semelhantes.

Fonte: Dicionário Priberam

Unicidade

Unicidade é qualidade de único, monoteístas e acreditam em um Deus, mas, além disso, acreditam que a plenitude da Divindade é manifestada em Jesus Cristo. Eles acreditam que o Pai, Filho, e Espírito Santo são manifestações, modos, funções, ou relacionamentos que o Deus único tem exibido ao homem. No século vinte, aqueles que acreditam tanto na indivisível unicidade de Deus, quanto na perfeita divindade de Jesus Cristo, freqüentemente usam a termo Unicidade para descrever aquilo em que crêem.Eles também usam os termos “Um Deus” e “Nome de Jesus”como adjetivos para se auto-denominarem, enquanto os oponentes às vezes usam expressões errôneas e desacreditas como " Só Jesus" e" Assunto Novo." (O rótulo" Só Jesus " é errôneo porque os trinitarianos insinua uma negação do Pai e do Espírito Santo. Porém, os que acreditam na Unicidade não negam o Pai e Espírito, mas antes vêem o Pai e o Espírito como papéis diferentes do Deus único que é o Espírito de Jesus.)

Deus te abençoe.


Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Sergio Teixeira Qui Jul 19, 2012 9:48 am

Embora claramente não haja nenhum indício de trinitarismo no texto bíblico, nem no Velho em no Novo Testamentos, todavia a doutrina praticada pela CCB adota com rigor essa forma de pensamento, e portanto essa crença em uma divindade formada especificamente por três pessoas distintas, a saber o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
A doutrina da CCB fala em "pessoas" e não em "aspectos" da divindade, e nem sequer menciona o termo "divindade", mas refere-se sempre ao nome de Deus para designá-la.
Tal crença faz parte da espinha dorsal da doutrina da CCB, inclusive de seu Estatuto, e nada temos que discutir ou discordar dela, apenas respeitar e seguir.
Que Deus nos abençoe a todos.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Sáb Jul 21, 2012 6:03 pm

Irmão Sérgio, respeitar eu respeito, concordar eu concordo desde que haja respaldo nas escrituras.
Apesar de não achar que seja nocivo ao evangelho crer de forma unicista ou trinitarista, Seria muito mais difícil e comprovar a trindade (do que a unicidade). Na unicidade se fizer as contas o irmão vai chegar no resultado UM, ja na trindade se o irmão fizer as contas irá chegar no resultado TRÊS, mesmo que os outros dois (Filho e Es) tenha os mesmos atributos de Deus o Pai, serão TRÊS deuses um do lado do outro contradizendo a bíblia q sempre fala de UM Deus:

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.Isaías 44:6

Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Isaías 45:5

Encontraríamos muitas contradições se interpretássemos um posicionamento físico de Três Deuses, ou Dois.

Não vejo uma distinção de pessoas mas sim de naturezas, Jesus trinha duas naturezas a humana (filho) e a divina (Deus o Pai), Jesus era um homem (filho, o único gerado por Deus o Espírito q nele habitava), e o espírito que habitava nele era o Espírito do Pai:


Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14:10

Ele tinha duas naturezas era homem (filho se refere a manifestação de Deus na carne) e Deus (O Pai).


Mateus 11:25-27:
"25 - Naquele tempo, respondendo JESUS, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
26 - Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
27 - Todas as coisas tme foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Note que JESUS expressa enfaticamente que só Ele REVELA quem é o PAI, por isso Ele respondeu a Felipe quando indagado (João 14:7-9):

"7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"

Esta declaração vai além de um simples relacionamento harmonioso; ela pode ser visto como nada menos que a afirmação de Cristo de ser o Pai manifestado em carne. Como muitas pessoas hoje, Filipe não tinha compreendido que o Pai é um Espírito invisível e que o único modo de alguém jamais O ver, seria através da pessoa de Jesus Cristo.


Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8:58

Quem é o EU SOU? A não ser o Jeova, o Deus do antigo testamento, o Pai?

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;Efésios 4:4

Não estou querendo polemizar, sou da CCB também.

Leia:

http://www.unicidadedivina.com.br/unideus.html

Mas leia com carinho...

A PAz de Deus...

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Sáb Jul 21, 2012 7:01 pm

Complementando...

Assim com nós somos UM com naturezas distintas (corpo, alma e espírito), assim é Deus, tem um corpo (Jesus) e Espírito (O Espírito de Deus) Jesus é o Templo de Deus

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1

Eles ficaram revezando para assentar? Não, quem estara assentado é o Cordeiro (Jesus) e automaticamente o Espírito q nele habita (Deus).

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:3

Jesus é o templo de DEus.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:7-8

Veja em Apocalipse 1:1-8 quem é que esta falando.Que é q virá com as nuvens? Quem é o todo Poderoso?

E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. Zacarias 14:19

Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. Isaias 52:6

Esta escrito que Jesus Herdou um nome que é sobre todo o nome, se ele que é filho ele herdou de quem o seu nome? Qual o nome dele e qual é o nome de seu Pai q ele herdou.

Hebreus 1:4

¶ Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles

De quem ele Herdou?

O significado do nome Jesus é Jeová Salvador

O filho sempre existiu na mente e propósito de Deus antes mesmo da criação, por isto ele é u primogênito, teve uma glória no céus antes mesmo de seu nascimento aqui na terra.

Ele é o verbo, a palavra de Deus, assim como a palavra de um homem não pode ser distinto dele, Jesus a palavra de Deus não pode ser distinto de Deus. Na plenitide do tempo esta palavra se fez carne.

Alguém pode falar que Jesus esta fisicamente à destra de Deus como esta escrito em várias passagens, a resposta esta aqui, leia:

http://idbgoiania.ilax.com.br/assentado_direita.htm


A Paz de Deus.

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty MINHA OPINIÃO, MEU ACHISMO.

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Dom Jul 22, 2012 8:05 am

A Paz de DEUS seja sempre em nossos corações e de nossas famílias.

Nor escreveu:A Paz de Deus irmãos
É nocivo ao Evangelho crer de maneira unicista ou trinitarista? Gostaria de saber qual é a opinião dos irmãos. Deus abençoe a todos...

Eis a minha opinião: crermos no unitarismo é prejudicial, sim. E muito prejudicial.

Primeiro, porque a PALAVRA DE DEUS, escrita na Bíblia, deixa bem claro no Novo Testamento, a existência da Trindade.

Segundo, porque DEUS revelou que essa existência da Trindade deve ser um dos pontos de doutrina e da fé que devemos seguir.
E nós temos de "ser um, assim como o SENHOR JESUS CRISTO e o PAI são um."

Não podemos nos dividir em nossas certezas, não importa como outros, estranhos a nossa Igreja, pensam, e nem o que eles digam.

.......................................................................................................................................

E DEUS nos revela a todos que não cometamos os seguintes erros doutrinários:

1. O SENHOR JESUS CRISTO não é DEUS - isso é erro!

2. O SENHOR JESUS CRISTO é JEOVÁ - isso também é erro! São "UM", mas não são o mesmo.


DEUS nos abençoe a todos e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Dom Jul 22, 2012 9:40 pm

Eis a minha opinião: crermos no unitarismo é prejudicial, sim. E muito prejudicial.

Irmão não se trata de Unitarismo e sim de Unicismo, leia:
http://www.unicidadedivina.com.br/unideus.html

Primeiro, porque a PALAVRA DE DEUS, escrita na Bíblia, deixa bem claro no Novo Testamento, a existência da Trindade.

Será?
Do ponto de vista dos seus autores originais (que eram judeus monoteístas devotos), compreendemos que esses versículos descrevem os títulos atributos e papéis de Deus ou a dualidade da natureza de Jesus Cristo.

Eles vinham de uma herança judaica estritamente monoteísta; a existência de um Deus único não era, para eles, absolutamente, um ponto de discussão. Algumas passagens podem nos parecer "trinitárianista" ao primeiro olhar, porque trinitárianistas, através dos séculos, as tem usado e interpretado de acordo com sua doutrina. Mas para a Igreja Primitiva, que não tinha noção da futura doutrina da trindade, essas mesmas passagens eram muito normais, comuns e prontamente atendidas em sua percepção do poderoso Deus em Cristo. Para eles, não havia contradição entre o estrito monoteísmo e a Divindade de Jesus.

E nós temos de "ser um, assim como o SENHOR JESUS CRISTO e o PAI são um."

Neste verso que diz que os crentes devem ser UM assim como Jesus e o Pai são, só pode ser referente a união da natureza humana de Cristo com sua natureza Divina (Espirito do Pai que habita nele),"Não se faça a minha vontade, e sim, a tua" (Lucas 22:42). João 6:38 mostra a existência de duas vontades: ele veio não para fazer sua própria vontade (vontade humana), mas para fazer a vontade do pai (a vontade divina). Se crermos que eles são distintos mas unidos em UM só propósito e União como JEsus pode ter uma vontade e o Pai outra?

No entanto, outras passagens descrevem a unicidade de Jesus com o Pai, num modo que transcende a mera unicidade de propósito, e de um modo que indica que Jesus é o Pai. Esse é um nível adicional de unicidade que está além do nosso alcance porque fala de sua absoluta divindade. Quando Jesus disse: "Eu e o Pai somos um", os judeus entenderam corretamente que ele queria dizer que ele era Deus, e procurar matá-lo (João 10:30-33). Naquela ocasião, Ele não apenas proclamou união com Deus, mas identidade com Deus. Jesus disse, também: "Quem me vê a mim, vê o Pai" (João 14: 9). Não importa quanto um cristão seja unidos com Deus, nunca poderia fazer tal afirmação. Não importa quão unidos dois cristãos sejam, não podem dizer: "Se você me viu, viu meu amigo". Assim também entre marido e mulher, mesmo que sejam uma só carne (Gênesis 2:24). Portanto, a unicidade de Jesus com o Pai significa mais que a unicidade que possa ser encontrada no relacionamento humano. Como homem, Jesus era um como Pai no sentido de unidade de propósito, mente e vontade (João 17:22). Como Deus, Jesus é um com o Pai no sentido de identidade com o Pai -- no sentido em que Ele é o Pai (João 10:30; 14:9).

1. O SENHOR JESUS CRISTO não é DEUS - isso é erro!

É verdade, é erro afirmar que ele não é Deus.

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20

2. O SENHOR JESUS CRISTO é JEOVÁ - isso também é erro! São "UM", mas não são o mesmo

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:14

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
João 8:24

Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
João 8:59

Veja outro exemplo:

Eu e o Pai somos um.

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.

Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?

Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

Os judeus entenderam que ele estava falando que ele éra Deus, não apenas em união mas em idêntidade por isso tentaram mata-lo.
João 10:30-33
A Paz de Deus

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Jul 23, 2012 8:59 am

A Paz de DEUS seja em nossos corações.

Luiz Flavio escreveu: Eis a minha opinião: crermos no unitarismo é prejudicial, sim. E muito prejudicial.
Irmão Nor diz: Irmão não se trata de Unitarismo e sim de Unicismo, leia:
http://www.unicidadedivina.com.br/unideus.html
Luiz Flavio diz: Dei uma lida rapidíssima no trabalho citado no link. Parece-me, à primeira vista, um belo e respeitável trabalho. Vou lê-lo cuidadosamente tão logo tenha mais tempo.
Nessa primeira lida, não deu para conseguir entender a diferença entre "unicismo" e "unitarismo", mas me deu a impressão que ambos negam a "Trindade", portanto mantenho a minha opinião de que crer no "agora unicismo" é prejudicial, sim.
O Irmão me perdoe a falta de entendimento do assunto.


Luiz Flavio escreveu: Primeiro, porque a PALAVRA DE DEUS, escrita na Bíblia, deixa bem claro no Novo Testamento, a existência da Trindade.
Irmão Nor diz: Será?
Do ponto de vista dos seus autores originais (que eram judeus monoteístas devotos), compreendemos que esses versículos descrevem os títulos atributos e papéis de Deus ou a dualidade da natureza de Jesus Cristo.
Luiz Flavio responde: Meu Irmão em JESUS CRISTO, tenho arraigado em meu coração que a autoria da Bíblia não é dos homens que as escreveram, mas sim do próprio DEUS, ditando na mente dos que A escreveram fisicamente.
Assim sendo, sou limitado ao extremo em minha compreensão do assunto.
Chego quase ao ponto de me arrepender de ter dado a minha opinião, mas vou insistir nela um pouco mais.
O Irmão me perdoe.


Irmão Nor diz, ainda: Eles vinham de uma herança judaica estritamente monoteísta; a existência de um Deus único não era, para eles, absolutamente, um ponto de discussão. Algumas passagens podem nos parecer "trinitárianista" ao primeiro olhar, porque trinitárianistas, através dos séculos, as tem usado e interpretado de acordo com sua doutrina. Mas para a Igreja Primitiva, que não tinha noção da futura doutrina da trindade, essas mesmas passagens eram muito normais, comuns e prontamente atendidas em sua percepção do poderoso Deus em Cristo. Para eles, não havia contradição entre o estrito monoteísmo e a Divindade de Jesus.
Luiz Flavio responde: Primeiro, peço ao querido Irmão Nor que compreenda que não estou querendo contestá-lo nem procurando "briga". Estou só dando a minha opiniãozinha, que pode não ser a mesma sua. Mas que o Amor e a Paz de DEUS permaneça em nossos corações.
O monoteísmo não é uma "herança judaica"; é antes uma revelação ao povo de DEUS, sendo que o primeiro "revelado" foi a um judeu.
Para nós, cristãos, a existência de um DEUS único também não é ponto de discussão.
Não tivesse sido primeiro revelado o DEUS único aos judeus, teria sido revelado a nós, em qualquer tempo, onde quer que vivêsssemos.
E não é que o algumas passagens "pareçam trinitarianistas" ao primeiro olhar. Pode ser que eu esteja enganado, mas acho que elas são explicitamente trinitarianistas. Os "escritores" da Bíblia podiam até não saber disso, mas a Trindade sempre existiu, sabendo eles ou não.
E para nós, cristãos, não existe contradição entre o monoteísmo e o trinitarismo: DEUS é um só, mas revelado em três "Pessoas".


Luiz Flavio escreveu:E nós temos de "ser um, assim como o SENHOR JESUS CRISTO e o PAI são um."
Irmão Nor diz: Neste verso que diz que os crentes devem ser UM assim como Jesus e o Pai são, só pode ser referente a união da natureza humana de Cristo com sua natureza Divina (Espirito do Pai que habita nele),"Não se faça a minha vontade, e sim, a tua" (Lucas 22:42). João 6:38 mostra a existência de duas vontades: ele veio não para fazer sua própria vontade (vontade humana), mas para fazer a vontade do pai (a vontade divina). Se crermos que eles são distintos mas unidos em UM só propósito e União como JEsus pode ter uma vontade e o Pai outra?
Luiz Flavio responde: Só um achismo de minha parte: todas as passagens trinitárias da Bíblia mantém uma "hierarquia", com ascendência do PAI sobre o FILHO (não vou citar essas passagens por não ter competência para tanto, mas quem tem essa competência, com certeza as achará na Bíblia).

Irmão Nor diz: A Paz de Deus
Luiz Flavio responde: Amém, Irmão.

DEUS nos abençoe a todos e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Sergio Teixeira Seg Jul 23, 2012 10:51 am

Amados irmãos:
Não estou de forma alguma questionando a posição da CCB no tocante à doutrina trinitária.
Isso faz parte da doutina oficial e é para nós inefável, e ponto final.

No entanto, o trinitarismo - como teoria - é uma maneira de enxergar a Deus (ou melhor dizendo "à divindade") sob três aspectos específicos.
Consideremos porém que nem o Velho quanto o Novo Testamentos dão base alguma para tal crença.
Poderiam ser 10 "pessoas", já que em Hebraico os nomes de Deus (seus "aspectos") são 10 - e igualmente não haveria erro em tal doutrina.
No entanto, jamais é mencionado explicitamente que haja "outro" Deus ou alguma outra "forma" ou "aspecto" de Deus na composição divina: O Deus hebraico sempre foi único, indivisível, onipotente, onipresente, e onisciente.

As afirmações do Messias contudo devem ser tomadas com grande gravidade, pois é uma parte que 99,9% dos assim-chamados "cristãos" ainda não assimilou completamente, pois está distraída com teorias as mais diversas, que a distancia do discurso messiânico.
O Senhor Jesus nada deixou escrito, e nos ensinou unicamente através de parábolas e de Seu exemplo e Sua atitude pessoais.

É muito fácil burlar uma ordenança, alterando o seu entendimento de forma a que um "não" venha a significar um "sim".
Mas é impossível alterar o entendimento de uma parábola, a menos que se a modifique por inteiro, ou que se a despreze.
Mas desprezar os ensinamentos do Cristo não seria exatamente negar a Cristo?
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Jul 23, 2012 12:51 pm

A Paz de DEUS seja conosco e com nossas famílias.

Pois é!
É tudo muito simples: o nosso DEUS, bendito eternamente, é formado três "pessoas":

PAI - que é JEOVÁ, bendito seja o Seu Santo Nome.
FILHO - nosso SENHOR JESUS CRISTO, nosso Salvador.
ESPÍRITO SANTO - nosso Guia.

Não há o que discutir.
Somente crer.

Teologia para quem quiser, para mim, apenas a crença e a fé.

E que DEUs nos abençoe a todos, nos proteja e nos guarde de todo o mal.

Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Seg Jul 23, 2012 1:59 pm

Nessa primeira lida, não deu para conseguir entender a diferença entre "unicismo" e "unitarismo", mas me deu a impressão que ambos negam a "Trindade", portanto mantenho a minha opinião de que crer no "agora unicismo" é prejudicial, sim.
Negar a trindade não é negar o Pai, o Filho e o Es... A unicidade, como ponto de vista, não nega o pai, o filho e o Espírito Santo, mas rejeita que esses termos sirvam para designar pessoas da divindade. Deus tem muitos títulos, mas ele é um único ponto ele é indivisível quanto à sua existência, mas sua revelação de si mesmo a humanidade tem sido expressa através de muitos meios, inclusive sua revelação como o Pai, no filho (Deus manifestado em carne), e como Espírito Santo (Consolador).

Luiz Flavio responde: Meu Irmão em JESUS CRISTO, tenho arraigado em meu coração que a autoria da Bíblia não é dos homens que as escreveram, mas sim do próprio DEUS, ditando na mente dos que A escreveram fisicamente.

Isso mesmo, o mesmo Deus que tem inspirado os homens para escreverem pensamentos como:

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.(Isaias 44:6).

A versão King James diz assim:

"Eu sou o primeiro, e eu sou o último; e ao lado de mim não há nenhum Deus" (Isaias 44:6).

Dizem q a versão King James é um das mais próxima dos escritos originais, mais mesmo do que as versões brasileiras, não sei se procede esta afirmação, acho q o Irmão Sérgio nos poderia ajudar neste quesito.

E não é que o algumas passagens "pareçam trinitarianistas" ao primeiro olhar. Pode ser que eu esteja enganado, mas acho que elas são explicitamente trinitarianistas. Os "escritores" da Bíblia podiam até não saber disso, mas a Trindade sempre existiu, sabendo eles ou não.

Será que os apóstolos eram trinitaristas? Tertulliano (c. 150 - c. 225 D.C.) foi a primeira pessoa registrada pela história para usar as palavras trindade, será que os apostolos eram concordante com isto? Se ele que eram extremamente monoteistas, Em Deuteronômio 6:5, Deus continuou o anúncio do versículo precedente com uma ordem que requer crença total e amor por Ele como um só e único Deus: "Amarás pois o SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua força ". Devemos notar a importância que Deus atribui a Deuteronômio 6:4-5. Ele ordena que estes versos sejam colocados no coração (verso 6), ensinados às crianças ao longo do dia (verso 7), atado à mão e à testa (verso Cool, e escrito nos umbrais e nas portas das casas (verso 9).

¶ Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Deut 6:4-9


Agora se no Novo testamento os Apóstolos afirmaram que Jesus é Deus porque não acreditar que eles estavam dizendo que JEsus é a mesma pessoa de DEus (manifestado em carne).

"E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória."1 Timoteo 3:16

E também se eles afirmaram que o Espírito Santo é Deus porque não acreditar que eles estavam dizendo que o Espírito Santo é a mesma pessoa de DEus (Como consolador em nosso corações), pois eles não acreditavam em outro DEus a não ser o DEus de Israel.

Quem é o Pai de JEsus? Deus ou o Espirito Santo?

¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18

Deus o Pai e o Espírito Santo são a mesma pessoa, pois Deus é Espírito e o Espirito Santo é Espirito.

Ou será que temos três espíritos habitando em nós o espirito do Pai, o espirito do FIlho, e o Espirito Santo?

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efesios 4:4

E para nós, cristãos, não existe contradição entre o monoteísmo e o trinitarismo: DEUS é um só, mas revelado em três "Pessoas".

Ou a revelação de DEus de si mesmo a humanidade tem sido expressa através de muitos meios, inclusive sua revelação como o pai, no filho, e como Espírito Santo.?

Luiz Flavio responde: Só um achismo de minha parte: todas as passagens trinitárias da Bíblia mantém uma "hierarquia", com ascendência do PAI sobre o FILHO (não vou citar essas passagens por não ter competência para tanto, mas quem tem essa competência, com certeza as achará na Bíblia).

Vou colocar parte do texto aqui que o irmão pode acessar no link.

As Orações De Cristo
As orações de Cristo indicam uma distinção de pessoas separadas entre Jesus e o Pai? Não. Ao contrário, suas orações indicam uma distinção entre o Filho de Deus e Deus. Jesus orou em sua humanidade, não em sua divindade. Se as ações de Jesus demonstram que a natureza divina de Jesus é diferente do Pai, então, Jesus é inferior ao Pai, em divindade. Em outras palavras, se Jesus orou como Deus (Como outro Deus distinto do Pai), então sua posição na divindade seria, de algum modo, inferior às outras "Pessoas". Esse exemplo destrói efetivamente o conceito de uma trindade de pessoas idênticas.
Como pode Deus orar e ainda ser Deus? Por definição, Deus em sua onipresença não tem necessidade de orar, e em sua unicidade não tem outro a quem ele possa orar. Se as operações de Jesus provam que existem duas pessoas na divindade, então uma dessas pessoas se subordina a outra e não é, portanto, completa e verdadeiramente Deus.
Qual é, então, a explicação para as orações de Jesus? Só pode ser a de que a natureza humana de Jesus orou ao eterno Espírito de Deus. A natureza divina não precisava de ajuda; somente a natureza humana. Como disse Jesus, no jardim do Getsêmani, a vontade humana se submeteu a vontade divina. Através da oração, sua natureza humana aprendeu a ser submissa e obediente ao Espírito de Deus (Filipenses 2:8; Hebreus 5:7 e Cool. Essa não foi uma luta travada entre duas vontades divinas, mas uma luta entre as vontades divina e humana que havia em Jesus. Como homem submeteu-se ao Espírito de Deus, e dele recebeu força.
Alguns podem se opor a esta explicação, argumentando que ela significa que Jesus orou a Si mesmo. Entretanto, precisamos nos dar conta que, diferentemente de qualquer outro ser humano, Jesus tinha duas naturezas perfeitas e completas -- a humanidade e à divindade. O que poderia ser absurdo ou impossível para o homem comum, não é tão estranho tratando-se de Jesus. Nós não dizemos que Jesus orou a si mesmo porque isso implicaria, de modo incorreto, em que Jesus tivesse apenas uma natureza, como o homem comum. Antes, afirmamos que a natureza humana de Jesus orou ao Espírito divino de Jesus, que habitava o homem.
A escolha é simples. Ou Jesus, como Deus, orou ao Pai, ou Jesus, como homem, orou Pai. Se a primeira alternativa for verdadeira, então, temos uma forma de submissão ou Arianismo, no qual uma das pessoas da Divindade é inferior, e não o equivalente, a outra pessoa da Divindade. Isso contradiz o conceito bíblico de um único Deus, a completa divindade de Jesus, e a onipresença de Deus. Se a segunda alternativa estiver correta, e assim acreditamos, então não existe nenhuma distinção de pessoas na divindade. A única distinção existente está entre a humanidade é a divindade, não entre Deus e Deus.

A Paz de Deus.



Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Seg Jul 23, 2012 4:39 pm

Irmão Sérgio.

Não estou de forma alguma questionando a posição da CCB no tocante à doutrina trinitária.

Nem eu, estou questionando a dotrina da trindade que não é uma doutrina exclusiva da CCB e aparentemente nem da Bíblia, a doutrina trinitária surgiu com Tertuliano (c. 150 - c. 225 D.C.), não Há Provas que existem 3 pessoas distintas em Deus, ao contrário ha provas de que DEus não se divide:

"Antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu, sou o SENHOR; e fora de mim não há salvador" (Isaias 43:10-11).


"Eu sou o primeiro, e eu sou o último; e ao lado de mim não há nenhum Deus"(Isaias 44:6).

"Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça" (Isaias 44:Cool.

"Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas; que sozinho estendi os céus; e sozinho espraiei a terra " (Isaias 44:24).

Além de mim não há outro. Eu sou o SENHOR e não há nenhum outro" (Isaias 45:6).

Não há outro Deus senão eu; um Deus justo e Salvador; não há além de mim. Olhai para mim, e sede salvos, vós todos os termos da terra: porque eu sou Deus, e não há nenhum outro" (Isaias 45:21-22).

"Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade; porque eu sou Deus, e não há nenhum outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim" (Isaias 46:9).

"Eu não darei minha glória a outrem" (Isaias 48:11; veja também Isaias 42:Cool.

“Ó SENHOR dos exércitos, Deus de Israel que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra, tu só fizestes os céus e a terra (Isaias 37:16)”.

Há somente um Deus que é o Criador e Pai da humanidade (Malaquias 2:10).

Durante o Reinado do Milênio, haverá um só SENHOR com um só nome (Zacarias 14:9).

*Todas as citações acima são da versão King James.

No entanto, o trinitarismo - como teoria - é uma maneira de enxergar a Deus (ou melhor dizendo "à divindade") sob três aspectos específicos.

Estes aspectos não podem ser Manifestações daquele que é Único?:
(1)-Crer que Existe UM Deus o Pai (que não se divide como mostrado acima) (2)-E no FIlho (Manifestação do Pai na Carne, 1 Timóteo 3:16) (3)-E no Espírito Santo (O Espírito do Pai em nossos corações, compare João 14:17;Atos 4:31 com Efésios 3:14-16;João 14:23 e I Corintios 6:19 com I Corintios 3:16 e 17).

(1)Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos,(2) e por todos (3)e em todos vós. Efésios 4:6


Leia por favor e me diz o que acha:

http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/04/qual-na-realidade-e-o-grande-misterio.html


Poderiam ser 10 "pessoas", já que em Hebraico os nomes de Deus (seus "aspectos") são 10 - e igualmente não haveria erro em tal doutrina.
No entanto, jamais é mencionado explicitamente que haja "outro" Deus ou alguma outra "forma" ou "aspecto" de Deus na composição divina: O Deus hebraico sempre foi único, indivisível, onipotente, onipresente, e onisciente.


Isto mesmo neste caso, o plural no hebraico, nesse caso, é uma forma intensiva de denotar a grandeza, majestade, e os atributos múltiplos de Deus mas nunca que haja outra pessoa ou outro Deus.

Mas desprezar os ensinamentos do Cristo não seria exatamente negar a Cristo?

O irmão tocou em um ponto importante, se desprezarmos os ensinamentos do Cristo não seria exatamente negar a Cristo?

Medite nesta passagem que talvez vc ainda não tenha percebido. Está em Mateus 11:25-27:
"25 - Naquele tempo, respondendo JESUS, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
26 - Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
27 - Todas as coisas tme foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Note que JESUS expressa enfaticamente que só Ele REVELA quem é o PAI, por isso Ele respondeu a Felipe quando indagado (João 14:7-9):
"7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"
´
Será que não estamos acreditando em quem ele falou que é ? Mas desprezando?




Por favor, vou te pedir encarecidamente...

Leia o texto abaixo e me aponte onde esta o erro, pois até agora não encontrei, então peço a sua ajuda:

http://www.unicidadedivina.com.br/unideus.html

A Paz de Deus.





Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Sergio Teixeira Seg Jul 23, 2012 5:50 pm

Infelizmente todos os inúmeros links do artigo mencionado estão quebrados, o que impediu que pudéssemos lê-los na íntegra.
Mas pelos resumos dá a entender que vai pela mesma linha de raciocínio apresentada pelo irmão Nor.
E não vejo "erros" naquele trabalho nem na sua argumentação.

Vamos deixar claro e definido que não temos "três deuses", mas um só Deus que se expressa - ao ver doutrinário de muitas igrejas cristãs - como tendo em sua unidade três aspectos ou como que três "pessoas" distintas.
A teoria trinitariana, conforme bem o afirma aquele trabalho, é coisa póstuma ao cristianismo, e apareceu como uma obra meramente didática, onde a teologia de então tentava explicar a formação das divindades de todas as vertentes religiosas conhecidas na época, reduzindo-as a um prisma trinitariano.
Como a maioria das religiões abordadas era absolutamente desconhecida da maioria das pessoas naquela época, ficou bastante fácil consolidar tal teoria.
No entanto, vemos que muitas das religiões mencionadas jamais teve sua divindade dividida em apenas três aspectos.
A divindade no Brahmanismo por exemplo era formada pelos aspectos Brahma (o aspecto Criador), Brahman (o aspecto Expansor), Visnu ou Vixenu (o aspecto Conservador) e finalmente Siva ou Xiva, o aspecto Renovador, tido por alguns igualmente como Destruidor.

O Cristo não afirma em nenhuma ocasião que Ele e o Pai sejam pessoas distintas que "fazem parte" da divindade por nós conhecida.
No entanto ele afirma categoricamente que "Eu e o Pai somos um".
Notem que eu não disse que "Ele e o Pai" são um, mas que Eu e o Pai somos um.
Isso não é apenas uma afirmação, ou uma jactância, mas sobretudo um ensinamento.

Todos nós que comemos da carne do Cristo (e não "de Jesus") e que bebemos do sangue do Cristo (mais uma vez, não "de Jesus") temos parte com Ele e deveríamos, caso prestássemos a devida atenção ao ensinamento, sermos igualmente um com o Pai, ou seja, com Ele termos unidade.
Esta, ao lado do Amor, da Caridade, da Justiça, da Obediência e da Santidade, é a espinha dorsal do cristianismo, e que vem sendo sistematicamente negligenciada nos meios ditos cristãos.
Espiritualmente falando, e por um ato de Fé, nossa carne é a Carne do Cristo e o sangue que corre em nossas veias é o próprio Sangue do Messias antes de ser derramado no Gólgota.

Indo mais adiante, confunde-se claramente ser "jesuíta" (membro de um "fã clube de Jesus") com ser "cristão" (um verdadeiro seguidor de Cristo), que são conceitos bastante diferentes entre si.

Minha opinião: Não custa nada para nós darmos crédito ao trinitarismo, já que ele é para nós de natureza estatutária. Intimamente sabemos que há um só Deus.
O que não podemos é permitir que isso forme em nós uma dúvida de tal monta que venha eventualmente a nos embaraçar.
Na dúvida, recorramos ao Senhor Jesus, a Seus ensinamentos, a Sua maneira de pensar, a Sua atitude.
Lembremo-nos de que Ele mesmo nos ensinou para em Seu nome buscarmos do Pai, para pedirmos ao Pai, para esperarmos do Pai.
E até em Apocalipse o Sétimo anjo do Cordeiro recusou adoração, dizendo que era "conservo", e finalmente "adoreis a Deus".
E como esse sétimo anjo se expressa? "Eu sou o Alfa, o Ômega, o primeiro e o derradeiro".
Que Deus nos abençoe a todos.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  BadMix Ter Jul 24, 2012 6:45 am

Por vezes a resposta mais simples é a correcta.

Fora da visão Trinitária, como podemos nós explicar o fenómeno do baptismo de Jesus (Mateus 3:16-17, Marcos 1:10-11, Lucas 3:22 e João 1:32), em que numa mesma situação e formalmente descritos como tais, encontramos Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo?

Aproveito para deixar adicionalmente algumas passagens que outrem compilou para efeitos de clarificação da posição Trinitária:

Lucas 1:35
"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que, também, o Santo, que de ti há-de nascer, será chamado Filho de Deus."

Hebreus 9:14
"Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo, imaculado, a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"

Actos 7:55
"Mas ele (Estevão), estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus"

Um pouco mais complexas, mas igualmente úteis:
Romanos 8:11-17
"E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne, para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus."

Romanos 8:26-27
"E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos."


Harmoniosa e completa distinção, entre unas Pessoas divinas, só encontrada na magnífica Trindade.
Deus a todos abençoe.
Vitor


Última edição por BadMix em Ter Jul 24, 2012 7:53 am, editado 1 vez(es)

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Jul 24, 2012 7:50 am

A Paz de DEUS seja sempre em nossos corações.

Meu DEUS do céu, me ajuda para que o Irmão Nor não fique com nenhuma mágoa de mim no que vou falar. Nem ele nem nenhum outro Irmão.

Irmão Nor diz para mim: Será que os apóstolos eram trinitaristas? Tertulliano (c. 150 - c. 225 D.C.) foi a primeira pessoa registrada pela história para usar as palavras trindade, ...
Irmão Nor diz para Irmão Sergio: Nem eu, estou questionando a dotrina da trindade que não é uma doutrina exclusiva da CCB e aparentemente nem da Bíblia, a doutrina trinitária surgiu com Tertuliano (c. 150 - c. 225 D.C.),...
Luiz Flavio comenta: acho que a primeira afirmação está mais correta do que a segunda.
Não tenho cultura histórica para falar sobre Tertuliano, mas, confiando no que o Irmão falou nos dois posts acima, digo que seria mais fácil Tertuliano ter sido o primeiro a usar a palavra trindade, do que ele ter criado a doutrina trinitária.

Quanto à pergunta se os apóstolos eram trinitaristas, pensando melhor no que eu próprio escrevi anteriormente, digo que quanto às palavras monoteísta, politeísta, unitarista, trinitarista essas palavras são simplesmente palavras criadas posteriormente.

Creio firmemente que os apóstolos, os cristãos atuais (entre os quais me incluo) não são monoteístas, não são politeístas, não são unitaristas, não são trinitaristas.
Eles e nós apenas cremos e sabemos que existe um único DEUS, e que DEUS se faz presente entre nós em três pessoas: o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO.
Não estamos nem aí para os nomes que alguém dá a essa fé, a esse conhecimento.
Pode ser até que alguém venha a dizer que os apóstolos e nós sejamos ... monotrini, por exemplo.
..........................................................................................................................................................
Todas as pessoas no mundo têm de ser respeitadas e amadas.
Mas cada um é cada um.
Muito bacana os Irmãos que têm conhecimentos gerais e históricos e teológicos, que lhes foi dado por livros. Muto bacana, mesmo, e digo de coração.
Entretanto, esses queridos Irmãos não podem colocar esses conhecimentos acima do conhecimento dado por DEUS, através da fé que o próprio DEUS colocou em seus corações.

Mas é bacana também os Irmãos que não têm conhecimento algum, a não ser o da PALAVRA DE DEUS em seus corações. Muito bacana, mesmo, e digo de coração.

A fé e o conhecimento do Amor de DEUS que existem nos corações tanto dos Irmãos cultos como dos Irmãos incultos relegam o conhecimento histórico-teológico a seu verdadeiro lugar: a mente, ao cérebro.

Tanto os Irmãos cultos como os Irmãos incultos conhecem a DEUS, procuram servi-LO, têm obras de Amor a DEUS e aos Irmãos necessitados.
Que maravilha! Quer coisa melhor que isso?


Vi agora que há outra mensagem antes de enviar esta. Não a li ainda.

DEUS nos abençoe a todos e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Ter Jul 24, 2012 12:52 pm

Irmão Sérgio

Infelizmente todos os inúmeros links do artigo mencionado estão quebrados, o que impediu que pudéssemos lê-los na íntegra.

Sim estão, mas o irmão pode usar a barra de rolagem pois todos os capítulos estão lá, mas vai uma dica, leia tudo e desde o início com uma bíblia ao lado e consultando as referências, peço isto para todos pois enquanto não lerem não vão enteder o que quero dizer e terei que colocar tudo aqui.

Vamos deixar claro e definido que não temos "três deuses", mas um só Deus que se expressa

Eis ai uma das questões que o trinitarismo não consegue responder.

Se existe três pessoas na divindade. Não teríamos que crer que há três Deuses, três Senhores, três Reis, três Espíritos e três Tronos? Pois se existe três com os mesmos atributos e são coeternos e coiguais?

- ao ver doutrinário de muitas igrejas cristãs - como tendo em sua unidade três aspectos ou como que três "pessoas" distintas.

Três aspectos sim, três pessoas não, existem milhares de versos na bíblia dizendo que deus é ÚNICO.

"Deus é um" (Gálatas 3:20).

"Tu crês que há um só Deus; fazes bem: os demônios também acreditam, e tremem" (Tiago 2:19).

Este UM é uma forma numérica (1) e não um conselho de pessoas.

onde a teologia de então tentava explicar a formação das divindades de todas as vertentes religiosas conhecidas na época, reduzindo-as a um prisma trinitariano.

A teologia não precisa explicar o que ja esta explicado:

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.1 Timoteo 3:16

Deus é um Espírito invisivel e ninguém no céus e na terra o pode ver a não ser quando ele se manifesta, no velho testamento ele se manifestou de várias formas (Teofanias), no novo testamento ele se manifestou em carne (Jesus), veja no verso acima quando diz que Deus se manifestou em carne e foi visto pelos anjos, Deus foi visto pelos homens e pelos anjos, morreu (a carne) ressucitou com corpo glorificado subiu aos céus e esta assentado no trono. Veja la no link o capitulo a natureza de Deus.

O Cristo não afirma em nenhuma ocasião que Ele e o Pai sejam pessoas distintas que "fazem parte" da divindade por nós conhecida

Correto.

No entanto ele afirma categoricamente que "Eu e o Pai somos um".

UM de 1 e não UM de UM conselho de pessoas ou de União.Se a palavra UM se refere à união, em vez de uma designação numérica, então à divindade pode ser vista como muitos deuses em um conselho ou governo unido.


JEsus tinha duas naturezas a humana e a divina, em sua natureza humana Jesus era o filho, em sua natureza divina JEsus era o Pai, "Eu e o Pai somos um". Jesus é Deus (Pai) envolvido de carne, uma versão humana de Deus na terra digamos assim.

COmo homem JEsus:

Nasceu como um bebê
Cresceu mental, física, espiritual e socialmente
Foi tentado pelo diabo
Teve fome
Teve sede
Cansou-se
Dormido durante a tempestade
Orou
Foi açoitado e batido
Morreu
Foi o sacrifício pelos pecados
Não sabia todas as coisas
Não tinha autoridade
Era inferior a Deus
Era um servo

COmo Deus (Pai) Jesus:

Existiu desde a eternidade
Nunca muda
Expulsou demônios
Era o pão da vida e alimentou milagrosamente multidões
Deu água viva
Deu descanso
Acalmou a tempestade
Respondeu às orações
Curou doentes
Ressuscitou seu próprio corpo de entre os mortos
Perdou pecados
Sabia todas as coisas
Tinha toda autoridade
Era igual a Deus
Era Rei dos reis


Outros exemplos:

a) Jesus em Sua natureza humana é:

O Filho que foi gerado, concebido, que nasceu e que foi dado (Isa 9:6; Mt 1:18; Lc 1:31 ,32 e 35).
O Cordeiro de Deus (Jo 1:29)
O enviado (Gál 4:4)
O Cristo, sofredor (Isa 53:7; Isa 50:6; Heb 13:12)
O homem que anunciou a verdade (Jo 8:40)
O servo (Lc 22:27; Filip 2:7) Era pobre (Lc 9:58)
O mediador (1 Tim 2:5)
O redentor (Heb 9:12; Gál 3:13; Mt 20:28)
O intercessor (Heb 7:25)
O que morreu por nós (Mc 8:31)
O pão vivo (Jo 6:35, 48 e 51)
O homem de dores (Isa 53:3,4; Lc 22:44)
A porta (Jo 10:9)
O caminho (Heb 10:19,20)
A raiz de Davi (Rom 1:3; II Tim 2:8; Apoc 5:5)
O exemplo (Jo 13:15; I Pe 2:21)

b) Jesus em Sua natureza Divina é:

Deus forte (Isa 9:6)
Pai da eternidade (Isa 9:6)
Criador cio 1:10,11 com Saim 102:25; Gên 2:4; Prov 16:4; Gol 1:16-18)
Senhor (1 Cor 1:2)
Senhor da glória (1 Cor 2:8; Tg 2:1 com Saim 24:7,10)
Jeová (Isa 40:3; Mt 3:3)
O ‘Eu Sou’ (Jo 8:58; At 9:5)
O Alfa e o Omega Princípio e o Fim (Isa 44:6 com Apoc 1:17; Isa 48:12; Apoc 1:8; Apoc 2:8; Apoc 21:6,7; Apoc 22:13)
Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 Tim 6:15; Apoc 17:14)
Deus bendito eternamente (Rom 9:5)
Nosso Deus e Pai (II Tess 2:16)
O que era, o que é e que há de vir (Apoc 1:Cool
Deus Todo-poderoso (Apoc 1 :Cool
Deus dos santos profetas (Apoc 22:6 e vers. 16)
Verdadeiro Deus e vida eterna (Jer 10:10 com I Jo 5:20)
Único Salvador (Isa 43:11; Isa 45:21 com At 4:12)
Possuidor de um reino eterno (Heb 1:Cool
Tudo em todos (Col 3:11)
O Supremo Pastor (Isa 40:10,11 com I Pe 5:4)
Jeová justiça nossa (Jer 23:5-8; I Cor 1:29-31; Jer 9:24)
Jeová acima de todos (Salm 97:9 com Jo 3:31)
Jeová dos Exércitos (Isa 6:1-3 com Jo 12:41-45; Isa 8:13,14 com I Pe 2:7,Cool
Jeová que veio do Céu (ICor 15:47)
Grande Deus e Salvador (Osé 1:7 com Tit 2:13)
Deus que redime e purifica a igreja para si mesmo (Apoc 5:9 com Tit 2:14)
Único Dominador e Senhor nosso (Jud 4)
Emanuel - Deus conosco (Isa 7:14 com Mt 1:23)
E fonte de graça (II Tess 2:16)
Deus, para quem vive os Seus Santos (Gal 2:19 com II Cor 5:15)
Reconhecido como Deus por seus apóstolos (Jo 20:28)
Deus que ressuscita os mortos (Jo 6:54)
Deus que ressuscitaria a si mesmo dentre os mortos (Jo 2:19 e 21)
Senhor justo Juiz (Ecles 2:14; II Cor 5:10; I Cor 4:5; II Tim:Cool
Seu nome é o nome de Deus revelado (Isa 2:6)


Alguém pode dizer: Não, Jesus não é o Pai ele é o FIlho, resposta: Jesus é o Filho (em sua natureza humana, a manifestação de Deus na carne é o Filho) e JEsus é o Pai (em sua natureza Divina, o Espírito do Pai habita nele) por isso ele falou tanto "O Pai que esta em mim"...

Todas as coisas tme foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."Mateus 11:27

Note que JESUS expressa enfaticamente que só Ele REVELA quem é o PAI, por isso Ele respondeu a Felipe quando indagado (João 14:7-9):

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"
...
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu João 20:28

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós João 14:18

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém VEM ao Pai, senão por mim. João 14:6

Esta escrito assim no novo testamento sobre Jesus:

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Um nome que é sobre todo nome Fisipenses 2:9

Sabemos que os filhos herdam o nome dos Pais, se ele que é filho (Jesus) e herdou o nome do seu Pai qual é o nome do seu Pai?

No velho testamento Jeova disse assim:

Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. Isaias 52:6

Eis as provas:
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. João 17:6

E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
João 17:26

É importante observar que o nome do pai é Jesus, porque esse nome expressa e revela plenamente o Pai. Em João 5:43, Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai". De acordo com hebreus 1:4, o filho "Herdou mais excelente nome". Em outras palavras, o filho herdou o nome de seu pai. Assim, entendemos por que Jesus disse que ele manifestou e declarou o nome do pai (João 17:6 e 26). Ele cumpriu a profecia do velho testamento que afirma que o Messias declararia o nome do Senhor (Salmos 22:22; Hebreus 2:12). Em nome de quem veio o filho? Que nome ele obteve de seu pai, por herança? Que nome o filho manifestou? A resposta é clara. O único nome que ele usou foi o nome de Jesus, o nome de seu pai.

Jesus é o nome do Pai e do Filho, agora vamos ver o nome do Espírito Santo:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.João 14:17

QUem é que habitava com os apóstolos? Jesus...

o Nome de JESUS expressa todo os ministérios de DEUS (Pai-criador, Filho-redentor e Espírito Santo-consolador) para nossa salvação (leia Atos 4:12).

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos . Atos 14:12

Por isso que os apóstolos obedeceram a ordem de JEsus em Mateus 28:19:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome (Singular)do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Eis o cumprimento:

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38

Todos os batismos realizado nas escrituras foram feitos em NOME de Jesus, Deve-se cumprir o mandamento (Mateus 28:19) batizando no nome e não repetir a ordem.

Notem que eu não disse que "Ele e o Pai" são um, mas que Eu e o Pai somos um.

"Somos" se refere a natureza humana com a divina (Espirito do Pai que habitava nele), Jesus é o Corpo e Deus o Pai é o Espírito...

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:4

Minha opinião: Não custa nada para nós darmos crédito ao trinitarismo, já que ele é para nós de natureza estatutária. Intimamente sabemos que há um só Deus.

A minha preocupação é se o número três em relação a Deus pode ser perigoso. Se usado para designar distinções eternas em Deus, ele leva a triteismo que é uma forma de politeísmo,Se a palavra UM se refere à união, em vez de uma designação numérica, então à divindade pode ser vista como muitos deuses em um conselho ou governo unido, não diferenciando nada em relação as crenças pagãs.

E até em Apocalipse o Sétimo anjo do Cordeiro recusou adoração, dizendo que era "conservo", e finalmente "adoreis a Deus".
E como esse sétimo anjo se expressa? "Eu sou o Alfa, o Ômega, o primeiro e o derradeiro".

Veja irmão, nesta passagem acho que são três pessoas que falam, o anjo e Jesus e também João, não esta claro quando o anjo para de falar e Jesus começa, mas quem se intitulou assim ("Eu sou o Alfa, o Ômega, o primeiro e o derradeiro".
) eu acho que foi Jesus e vou dizer o porque:

8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
13 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:8-16.

Que Deus nos abençoe a todos.

Amém



Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Jul 24, 2012 1:38 pm

O conceito trinitarista não passa de um ponto de vista, de uma particular interpretação, de uma peça didática, de um mnemônico, e nada interfere na salvação das almas.
Deus poderá ter tantos aspectos quantos possamos enxergar, ou ainda muitos mais que a nossa filosofia ainda não alcance, sem que esse detalhe interfira no fato de estarmos salvos ou não, de termos sobre nós a Sua misericórdia ou não, de por Ele sermos amados ou não.
É interessante sim, e explica satisfatoriamente para nós esses conceitos de um Deus-Pai (criador e mantenedor), um Filho (renovador) e um Espírito Santo (o conservador).
Afinal, nossa eterna curiosidade humana está sedenta de explicações para tudo...
Vistos dessa forma, realmente são três aspectos.
Vendo porém pelos olhos da Lei mosaica, existe apenas um Deus, sem nenhuma chance da existência de outras "pessoas" que componham tal divindade.
Mas, ainda pela lei mosaica, existem dez "aspectos" que perfazem o nome de Deus e cujo conjunto é inefável, ou seja, não pode ser grafado nem pronunciado em vão.
(Alguns desses nomes são conhecidos como Emmanuel, Eli, e o próprio "Jeová" cuja pronúncia os judeus não aceitam).
Isso é fato, e confere com as Escrituras em todos os tempos.
A propósito, judeus não escrevem o nome da divindade com a mesma liberdade que nós, eles usam D--s, G-d, e assim por diante "para que a santidade do Nome não seja profanada" (eles entendem assim).
A forma limitada com que estamos aptos a ver nosso Deus contudo não O diminui em nada, mas a nossa reverência certamente o glorifica.
Ele é, foi e será o mesmo Deus eternamente.
Amém.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Nor Ter Jul 24, 2012 6:26 pm

Irmão Sérgio


O conceito trinitarista não passa de um ponto de vista, de uma particular interpretação, de uma peça didática, de um mnemônico, e nada interfere na salvação das almas.

Espero que não interfira mesmo meu irmão, e é esta resposta que estou procurando em oração pois não me vejo em outra igreja que não seja aquela que fui criado (CCB)...

Peço para o irmão ler o texto inteiro se possível e depois me falar qual foi sua conclusão, e ai caso eu tenha entendido algo de maneira equivocada o irmão poderá me ajudar...

A Paz de DEus...

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Admin Ter Jul 24, 2012 6:27 pm


Saudações cristãs,

Irmão Nor...




Algumas observações:

I - Seu equívoco no âmbito hermenêutico é flagrante. Há estreiteza de raciocício, além de um acentuado reducionismo conceitual.

II - Não facultamos a publicação e/ou menção a links alusivos a denominações alheias a Fé comum, exceto sob concessão específica (http://idbgoiania.ilax.com.br/assentado_direita.htm).

Ademais e conforme já mencionado por irmão Sérgio, a Doutrina Trinitária constitui um dos pilares de nossa particular ortodoxia, revogando-se (sob pena de advertência e eventual exclusão) toda e qualquer disposição em oposto.

Temos ainda como verídico que as ESCRITURAS sutilmente aludem à TRINDADE e sua efetiva atuação, tanto no Antigo Pacto quanto nos Dias Apostólicos. Disto testificam autores patrísticos, tais como Policarpo de Esmirna (colaborador e depositário de João, o evangelista) e contemporâneos (séc. I).

Deste modo, e por atentar contra a Divindade (naquilo que lhe é reservado como inapreensível) procedemos ao encerramento do presente tópico.


"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (I Coríntios 13:12)




Grato,

Irmão Ednelson / co-administrador.

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trindade x Unicidade Empty Re: Trindade x Unicidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos