Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sermao de pregacao

+4
Sergio Teixeira
THEODORO
Gurgel
Benício
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Sermao de pregacao

Mensagem  Benício Sex Out 28, 2011 6:40 pm

Sabemos que, na liturgia de nossa denominacao, sempre esperamos pela hora da Palavra.

Mas toda a Palavra do púlpito, realmente é revelada?

Será que, em alguns momentos, os pregadores falam por sua ciencia do que esta nas Escrituras?

Sempre tive o desejo de ter este dom, mas me sinto tao fraco pra isso.

Consulto a Biblia, procuro aprender mais, mas parece que nao dou chances pra Deus.

Voltando a nosso tema, o que difere a Palavra revelada da Palavra preparada para pregar na igreja?

Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Gurgel Sex Out 28, 2011 11:23 pm

Temos muitas palavras que são reveladas por Deus e outras não, que são fruto da carne e conhecimento humano.

Para definir o que é de Deus ou não, é só fazer aquilo que é obrigação de todos os cristãos e que os irmãos de Beréia mencionados na bíblia faziam e foram elogiados por isso. Temos que confrontar tudo o que ouvimos nas pregações com as escrituras. Se tiver de acordo é de Deus, se não estiver é a carne. Se acertar é Deus, se errar é o homem, como nosso querido irmão Hermelindo de Cabreúva diz.

Por exemplo, algumas vezes ouvi pregações do tipo "a congregação é a graça, a salvação é só na congregação, a congregação é o caminho para o céu" e etc. Como essas pregações estão em total desacordo com a bíblia que é a nossa única guia de fé e conduta, logo sei que não são pregações reveladas. É carne pura.

Nosso Deus não é de confusão. Ele não revelará palavras a seus servos que estejam em desacordo com as escrituras.

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  THEODORO Sáb Out 29, 2011 6:09 am

Benício escreveu:Sabemos que, na liturgia de nossa denominacao, sempre esperamos pela hora da Palavra.

Mas toda a Palavra do púlpito, realmente é revelada?

Será que, em alguns momentos, os pregadores falam por sua ciencia do que esta nas Escrituras?

Sempre tive o desejo de ter este dom, mas me sinto tao fraco pra isso.

Consulto a Biblia, procuro aprender mais, mas parece que nao dou chances pra Deus.

Voltando a nosso tema, o que difere a Palavra revelada da Palavra preparada para pregar na igreja?

Caro irmão,

Serei sincero com você, muitos não aceitam que a Palavra pregada na igreja seja em parte fruto do conhecimento do irmão que está pregando, mas, infelizmente é a pura verdade. Muitos querem acreditar que a Palavra seja uma total revelação do céus e, infelizmente eu cheguei a conclusão que isso não é verdade. Na verdade, no decorrer da Palavra o Senhor toma o pregador e o usa para falar com a necessidade da igreja, mas, em grande parte a Palavra é fruto do conhecimento e da convicção do pregador, isso já me foi confidenciado por um Cooperador que afirmou ter preferencia em pregar sobre certos assuntos. Mas, isso já foi mencionado por Paulo anteriormente, que disse que "em parte profetizamos o que sabemos...." . Quanto á sua pergunta se toda a palavra no culto é revelada, infelizmente, eu acredito que não..., se fosse assim os irmãos do ministério não teriam um ensinamento que se o Senhor nào der a Palavra eles devem ler um salmo. Se voce quer ter esse dom, acredito que além de voce clamar a Deus por ele, voce deve começar fazendo visitas com alguns irmãos e assim você vai exercitando os dons aos poucos, orando... profetizando... etc. Deus lhe abençoe!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Sáb Out 29, 2011 9:33 am

Amados irmãos:
O Senhor tem dispensado para cada um de nós, dons diferenciados.
Então não posso falar por nenhum dois demais irmãos que pregam a Palavra.

Então, falando por mim, tenho a considerar o seguinte:
A Palavra é revelada efetivamente pelo Senhor.
Ele pode dar um tema, ou um título, um capítulo, etc. mas o que realmente interessa é a exortação.
A exortação depende muito da comunhão da irmandade, porém e muito especificamente da comunhão do pregador.
Um pouco de conhecimento bíblico, mesmo na simplicidade, é bom.
Existem vários fatores que poderiam distrair um pregador - inclusive o fato de ter de consultar o relógio - e nesses rápidos momentos de distração pode ser que o pregador deixe passar algo que tenha enraizado em seus pensamentos e que não estejam na verdade sendo "revelados" pela Palavra.
Não estou dizendo que isso acontece, mas que está sujeito a acontecer.
Em razão disso, quem prega a Palavra não deve ter em sua mente conceitos falsos ou duvidosos, mas sempre valores da própria Palavra, para que não haja confusão.
Já tenho ouvido - raras - pregações do tipo "Deus não gosta do mar", ou que "o apóstolo Paulo era um centurião que largou a espada para cuidar do Evangelho".
Isso evidentemente não pode ser considerado como "revelação da Palavra" mas como falta momentânea de comunhão com o Altíssimo.
No entanto, toda a exortação fora dessas pérolas eventuais foi valiosa e edificante.
A boca confessa aquilo de que o coração está cheio.
Se o coração está cheio da Palavra, então confessará a própria Palavra, e não haverá confusão.
Mas se estiver cheio de conceitos que não condizem com a Palavra, estes poderão vir à tona em seu lugar, e trazer algum sentimento de rejeição por parte de irmandade que está atenta.

Mas, se prestarmos atenção nas "pérolas", devemos prestar mais atenção ainda ao que foi pregado antes disso.
Aí nossa Alma será edificada, pois Deus não despede jamais o seu povo com "fome" ou com "sede".
Se prestarmos atenção somente nas "pérolas", levaremos para casa somente as tais "pérolas" e a Palavra mesmo, terá sido lançada para as paredes.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Gurgel Sáb Out 29, 2011 12:58 pm

Sergio Teixeira escreveu:Amados irmãos:
O Senhor tem dispensado para cada um de nós, dons diferenciados.
Então não posso falar por nenhum dois demais irmãos que pregam a Palavra.

Então, falando por mim, tenho a considerar o seguinte:
A Palavra é revelada efetivamente pelo Senhor.
Ele pode dar um tema, ou um título, um capítulo, etc. mas o que realmente interessa é a exortação.
A exortação depende muito da comunhão da irmandade, porém e muito especificamente da comunhão do pregador.
Um pouco de conhecimento bíblico, mesmo na simplicidade, é bom.
Existem vários fatores que poderiam distrair um pregador - inclusive o fato de ter de consultar o relógio - e nesses rápidos momentos de distração pode ser que o pregador deixe passar algo que tenha enraizado em seus pensamentos e que não estejam na verdade sendo "revelados" pela Palavra.
Não estou dizendo que isso acontece, mas que está sujeito a acontecer.
Em razão disso, quem prega a Palavra não deve ter em sua mente conceitos falsos ou duvidosos, mas sempre valores da própria Palavra, para que não haja confusão.
Já tenho ouvido - raras - pregações do tipo "Deus não gosta do mar", ou que "o apóstolo Paulo era um centurião que largou a espada para cuidar do Evangelho".
Isso evidentemente não pode ser considerado como "revelação da Palavra" mas como falta momentânea de comunhão com o Altíssimo.
No entanto, toda a exortação fora dessas pérolas eventuais foi valiosa e edificante.
A boca confessa aquilo de que o coração está cheio.
Se o coração está cheio da Palavra, então confessará a própria Palavra, e não haverá confusão.
Mas se estiver cheio de conceitos que não condizem com a Palavra, estes poderão vir à tona em seu lugar, e trazer algum sentimento de rejeição por parte de irmandade que está atenta.

Mas, se prestarmos atenção nas "pérolas", devemos prestar mais atenção ainda ao que foi pregado antes disso.
Aí nossa Alma será edificada, pois Deus não despede jamais o seu povo com "fome" ou com "sede".
Se prestarmos atenção somente nas "pérolas", levaremos para casa somente as tais "pérolas" e a Palavra mesmo, terá sido lançada para as paredes.

Irmão Sergio me desculpe, mas não entendi direito. Quer dizer que é impossível que uma pregação não seja revelada? Quer dizer que podem haver deslizes, mas no essencial essa pregação é sempre revelada?
Não podem haver pregações provenientes do próprio pregador e seus conceitos, mesmo que eles estejam em desacordo com a bíblia?
Outra coisa, é errado eu confrontar as pregações que eu ouço com as escrituras para poder comprovar se as mesmas estão corretas?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Out 30, 2011 8:32 am

Irmão Gurgel, creio ser "possível", mas não creio que haja alguém que pratique tal coisa intencionalmente, pois sabe muito bem o preço espiritual que terá de pagar por isso.
Então "a priori" não podemos sequer imaginar que alguém se dê ao trabalho de ocupar a tribuna para pregar apenas "o que quer".
Sempre haverá em algum momento da pregação alguma coisa preciosa que efetivamente venha de Deus, pois Ele jamais despede seu povo vazio.

Já vi irmãos que têm algumas palavras "de algibeira" para momentos "de emergência" onde a comunhão da irmandade - e do próprio pregador - está sendo insuficiente.
Porém como sabemos, a leitura é uma coisa "comum", pois a letra em si é morta, não tem vida em si mesma.
A exortação, essa sim, vem da parte de Deus. E vem sempre, independentemente de nossa vontade.

No entanto, voltaremos para casa vazios se não procurarmos garimpar na Palavra que escutamos o que provém efetivamente dos céus.
Acho que não se deve simplesmente ouvir e assimilar tudo o que se ouve, mas antes comparar no coração, debaixo da guia do Espírito Santo de Deus, com as preciosidades que o Senhor já tenha ali colocado.
A função do Espírito Santo, é primeiramente nos consolar, lembrando-nos das verdades e das promessas a nós feitas pelo Deus-Pai.
O Espírito Santo de Deus não "inventa moda", não provoca dissidências ou contradições, não distorce os fatos.
Apenas lembra, e isso o faz com grande fidelidade e eficácia.
Portanto, vale a pena garimpar na palavra.
Lembremo-nos de que o trabalho do garimpeiro é grandemente recompensado ao descobrir diligentemente no meio de todo o volume de "água, lama e areia" que passa ao seu redor, alguma pedra mesmo pequenina, porém de elevado valor.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Gurgel Dom Out 30, 2011 9:11 am

Irmão Sergio, teve um "irmão" aqui na minha região, que não tinha nada de irmão e aprontava todas. Só que ele tinha uma fama de "fervoroso" e vira e mexe pregava nas igrejas da região, mesmo sem ter ministério. A irmandade rachava quando ele pregava.

Depois que descobriram as coisas que ele fazia, uma irmanzinha que conhecia com ele conversou e esse "irmão" agora sem liberdade, disse com um sorriso. Viu que legal, eu subia no pulpito e falava um monte de coisas decoradas e o povo chorava e dava glória...

Irmão Sergio, na prática qualquer um que subir no pulpito e dizer coisas do tipo "vc que entrou aqui provado dizendo que Deus não te ama, e tudo da errado na sua vida, Deus manda te dizer que eu te amo e estou na sua vida, vou mostrar a teus inimigos que vc é meu e a vitória é certa, a sua família está na minha mão e no tempo certo eu vou cuidar deles", vai fazer a irmandade chorar e rachar no glória. É praticamente impossível não ter pelo menos uma pessoa dentro de uma igreja na situação mencionada. Então é relativamente fácil.

Ta pegando uma moda de pregadores, depois da ultima oração pede para organista sozinha tocar o hino 360,e então no meio do hino começa pregar para a irmandade, palavras semelhante a citada acima. Aí é claro a irmandade racha. Agora chama o hino 241 ou 273 para ver. Seria totalmente diferente.

Será que não confundimos visitação com emoção?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Out 30, 2011 9:31 am

Às vezes, sim.
Afinal, somos um povo ingênuo (no melhor dos sentidos) e que pretende exercitar a Caridade que, como aprendemos, é sofredora e não suspeita mal.

Mas tenhamos em mente que não vamos à igreja apenas para ouvir que Deus nos ama, pois isso é praticamente "chover no molhado".
Saber, ter consciência de que Deus nos ama é praticamente uma obrigação nossa.

Vamos à igreja para assimilar os ensinamentos que vêm dos altos céus.
Enfim, para aprender.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Gurgel Dom Out 30, 2011 9:42 am

Mas por essas e outras que acho que muitos ainda são meninos no entendimento, porém foram ensinados a ser meninos. A irmandade mesmo que não intencionalmente é ensina a ver a palavra, algo semelhante a consultar uma cartomante, falo isso sem ofensa. Precisamos buscar a palavra basicamente para saber o futuro e ouvir que Deus nos ama.

É comum vermos nossos irmãos "choramingando" coisas do tipo "Deus não me ama, pois não cumpriu a palavra na minha vida". Aí o outro diz "mas será que você não pegou a palavra errada"?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Out 30, 2011 5:52 pm

Precisamos respeitar a individualidade da obra de Deus em cada um, sem nos preocuparmos em dar palpites na vida dos outros.
Cada um que procure de Deus os esclarecimentos necessários para o seu dia a dia.
Lembremo-nos de que Jó recebeu alguns visitantes que, na falta do que falar, falaram umas tantas abobrinhas...
Não sejamos nós mesmos esse tipo de "visitante" ou "conselheiro".
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Gurgel Dom Out 30, 2011 6:28 pm

Entendo irmão Sergio e concordo. Mas muito do que eu falo é com conhecimento de causa. Meu pai com décadas de crente parou de congregar há mais de um ano. Quando converso com ele, são sempre as mesmas coisas. Ele diz que um monte de palavras que ouviu e guardou para ele não se cumpriram. Ele faliu nos seus negócios e perdeu sua esposa (minha mãe) que faleceu.

É claro que não recebe visitas e não sente o amor da irmandade para com ele. Aliás, como ele era porteiro e antes de parar faltava muito, ainda teve que receber uma indireta do tipo "se não está feliz no cargo, pode sair que colocamos outro no lugar".

Então sei do que estou falando. Mas respeito a individualidade de cada um, principalmente de meu pai.

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Out 30, 2011 9:05 pm

Entendo perfeitamente.
Muitos de nós temos de fato algumas tantas "palavras" guardadas que não se cumpriram jamais em nossas vidas e, pelo que tudo indica, jamais se cumprirão.

Tenhamos em mente porém, que quando é Deus que manda, também recomenda e confirma, além de não falhar jamais.

E que muita coisa que parecia totalmente impossível se concretizou, enquanto outras que poderiam ser consideradas "possíveis" ou pelo menos "viáveis" - e "fáceis" de profetizar - na verdade não se concretizaram.

Essa "profecia do óbvio" tem trazido muita confusão e descrença no meio do povo.
O óbvio segue a lei das probabilidades, mas o não-óbvio segue a lei da impossibilidade.
E nosso Deus é o Deus dos impossíveis.

É um erro profetizarmos à toa, apenas para "agradar ao povo".
A profecia ou a revelação, quando da parte de Deus, são extremamente eficazes.
Teve uma irmãzinha de uma cidade do ABC Paulista que chegou "tremendo igual vara verde" na frente de um de nossos irmãos do Rio de Janeiro e disse, com grande temor, que o Senhor o estava confirmando para o ministério de Diácono.
E seu temor foi tanto, que ela quase chorava, e ficou em grande aflição, temendo haver falado alguma coisa "pela carne".
Dentro de pouco tempo aquela palavra se cumpriu e hoje nosso irmão, pela Vontade de Deus, exerce exatamente aquele ministério.

Ora, os dons existem, e por isso são invejados e imitados.

O reverso da "profecia do óbvio" é algo que chamaríamos de excesso de "fé", sendo essa "fé" entre aspas mesmo.
É quando se profetiza ou se anuncia o desnecessário, tipo "essa enfermidade não é para a morte" sem que Deus nos tenha autorizado a falar dessa forma.
O próprio Senhor Jesus, antes de ressuscitar Lázaro, clamou ao Senhor Deus-Pai, mesmo na certeza de que este sempre o ouvia.
Ora, o próprio Filho deixou para nós mais um exemplo a ser seguido ou seja, de somente abrirmos nossa boca quando confirmados pela ordem que vem dos céus.

Contudo, lembro que as "profetadas" não são a regra, mas excessões muito lamentáveis em nosso meio.
Felizmente para nós o Deus-Pai está no controle e Sua Vontade tem sido eficaz entre nós.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty PEQUENOS COMENTÁRIOS (e opiniões, desculpem)

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Out 31, 2011 4:57 pm

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Estou adorando este Forum. E cada vez mais.
Discussões edificantes, educadas, limpas, embora que com muita sinceridade.

Atenção: no que vou dizer não há a menor partícula de desvalorização às opiniões de todos os Irmãos aqui. É só um desabafo. Essa participação do Irmão Gurgel, nos diversos tópicos, é gigantescamente boa e necessária. Ele apresenta coisas de um modo muito claro e objetivo sobre assuntos que eu sempre pensei serem tabus em nosso meio.
E apresenta de um modo que se percebe clara e realmente que a sua intenção não é o mal, mas sim realmente a edificação e o sucesso de nossa Igreja.

Irmão Gurgel, que DEUS o abençoe.

De outro lado, vemos, não apenas neste tópico, respostas boas, honestas, sinceras, "ensinantes" (não sei se existe essa palavra), por parte de todos os Irmãos, exceto as minhas, óbvio.
E estou aprendendo muito aqui, louvado seja DEUS.

Irmãos, DEUS os abençoe a todos.

Tenho mais algumas opiniões a dar, mas vou receber visitas der alguns Irmãos (louvado seja DEUS!) daqui a pouco e tenho de me aprontar.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  TheuWinch Seg Out 31, 2011 8:51 pm

Concordando com o que disseram, Se alguém prega algo que contraria ás escrituras, é carne. Essa "revelação" que o ancião/cooperador tem, creio que Deus os toca no coração em Tal capitulo, e vai dando as palavras.
O Senhor Jesus disse aos seus discípulos: "E não se preocupeis com o que hão de falar, pois na mesma hora o Espírito do vosso pai falará por vós". Foi algo assim, quem quiser conferir direito leia os 12 e a sua missão.
TheuWinch
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Nov 01, 2011 6:33 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Sempre haverá situações em que um Irmão-Pregador conheça um fato, e outras em que DEUS revele alguma coisa a esse Irmão.
Isso até está na Bíblia (e foi citado acima): "Em parte conhecemos, em parte profetizamos".

Isso não acontece só em relação à exortação da Palavra. Acontece em outros aspectos, como por exemplo, no caso de um Irmão ir suprir a necessidade de uma família carente. Pode ser que tenha havido uma revelação de DEUS, como pode ser que o Irmão tenha tomado conhecimento dessa necessidade.
Ambos os fatos mostram o Amor no coração do Irmão que supriu a necessidade.

Na exortação da Palavra, é a mesma coisa.
Quando DEUS coloca no pensamento do Irmão de falar na exortação da Palavra determinada coisa, pode ser por revelação ou pode ser que seja porque ele já conheça determinado fato.

Assim como um Irmão-Pregador não pode pensar ou dizer: "Eu sei desse fato e hoje à noite vou pregar sobre ele", preparando suas palavras no culto, ele também não pode pensar, na hora da pregação, lembrando-se de algum fato já conhecido: "Como já sei desse fato, não posso e nem vou falar sobre isso."

Porque é DEUS quem está colocando na lembrança do Irmão o fato, embora conhecido.
Pregar a Palavra sobre um fato conhecido não quer dizer pregar "da carne".
..............................................
Para mim, não existe essa de o Irmão pregar "da carne".

O Irmão falou na pregação da Palavra, com certeza veio de DEUS, e não quero saber se foi por conhecimento ou por revelação de DEUS.

Eu não sou nem posso ser júri nem juiz da Palavra.

Coitado de mim, se eu for me meter a juiz da Palavra. Serei um sofredor, um angustiado, porque nao estarei agindo como "quem não se fizer como criança não herdará o reino de DEUS." A carga será pesadíssima e vou perder muitas bênçãos.

(continua)

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Nov 01, 2011 6:52 am

Toda Palavra exortada na igreja vem do SENHOR.
Sei que mesmo que eu pensasse que a palavra viesse "da carne" (DEUS me livre de pensar assim!!) com certeza essa palavra seria a Palavra que DEUS mandou. Eu não veria, não perceberia, mas com certeza algum Irmão ou Irmão na igreja teria sido consolado, ou aliviado, ou aconselhado, ou repreendido pelo ESPÍRITO SANTO.
As palavras que escutamos na pregação, todos as escutamos do mesmo modo.
Mas o ESPÍRITO SANTO pode fazer-nos ouvir essas palavras de modo diferente. O que nós ouvimos com o coração não são as palavras. É a PALAVRA.


Aquela parte "um fale e dois ou três julguem" se refere a Irmãos do
Ministério, que têm por função o zelo pela Igreja e pela doutrina, e pelas
ovelhas do SENHOR.

É mais um peso de responsabilidade que esses Irmãos têm de carregar. Que DEUS os abençoe.

O Irmão de banco que se arvore o direito de julgar a Palavra , põe em risco sua própria fé.


Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Benício Ter Nov 01, 2011 1:47 pm

Entao pessoal, é ai que vem a dúvida.

Se, mesmo pregando do conhecimento pessoal desde que esteja fundamentado na Palavra, por que em muitos casos há uma eloquencia grande tanto do pregador quanto da irmandade e em outros, a Palavra pode ser fervorosa e a irmandade nao se manifesta?

Seria uma especie de inducao pela emocao que a pessoa passa devido sua vida material/espiritual?


Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Nov 01, 2011 2:28 pm

Benício escreveu:Entao pessoal, é ai que vem a dúvida.Se, mesmo pregando do conhecimento pessoal desde que esteja fundamentado na Palavra, por que em muitos casos há uma eloquencia grande tanto do pregador quanto da irmandade e em outros, a Palavra pode ser fervorosa e a irmandade nao se manifesta?Seria uma especie de inducao pela emocao que a pessoa passa devido sua vida material/espiritual?
A Paz de DEUS.
Não sei.
Vou esperar resposta dos outros Imãos para aprender.

Há mais de 36 anos, e eu sou sempre do mesmo jeito na igreja: calado, exceto na hora de cantar, mesmo assim canto baixo, nunca orei no culto, nunca preguei a Palavra.
Terminado o culto, saio, saudando só os Irmãos à minha frente e os porteiros.

Não gosto de gritaria na Igreja.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  TheuWinch Ter Nov 01, 2011 5:38 pm

Então ir. Benício
A irmandade só quer revelação, isso é fato. Eu digo aquelas revelações em que o cooperador diz +/- assim: "Você tem 10 anos de prova, passou por isso e isso, e hoje o Senhor traz a tua libertação"
Pregações +/- assim
Quando algum irmão prega algo escrito, prega a letra da palavra, explicando os fundamentos, alguns consideram isso como "Carne"
Só que na verdade não é.
Pregação da Carne é quando o irmão prega algo que não tem fundamentos cristãos...
Exemplos de pregações de Carne é pregar contra Bermuda, TV, Internet, é o irmão acabar querendo dar uma opnião que não bata com as escrituras. É o irmão dando demais o seu "eu" e esquecendo das coisas principais, que é a Exortação ao Amor, a Fé, o Fervor e por aí vai...
Assim é o que eu penso.
TheuWinch
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Nov 01, 2011 6:29 pm

Por isso, seria sempre aconselhável ao pregador não procurar - e até evitar ao máximo - conhecer detalhes da vida da irmandade, pois tal conhecimento poderia eventualmente influenciar na profecia ou na pregação, a ponto inclusive de tirar a nossa própria franqueza ou de colocá-la em dúvida.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Nov 01, 2011 7:31 pm

A Paz de DEUS.
Não consigo, até agora, ver qualquer pregação da carne.

Quando um Irmão-Pregador pregar contra uma determinada coisa, por exemplo, contra a bermuda (falo assim porque foi um exemplo citado pelo Irmão TheuWynch, mas não para contrariá-lo ou provocá-lo), eu poderei pensar: "Eh, lá vem esse Irmão com essa pregação de araque, com essa pregação da carne."

O que eu não sei é que poderá haver nem que seja um só Irmão ou Irmã que pense: "Meu DEUS, e eu que agora peguei o costume de querer só andar de bermuda. Ontem até fiz uma visita a um casal de idosos de bermuda, sem me preocupar com o escândalo que isso poderá causar nos sentimentos desses idosos."


Quando um Irmão-Pregador pregar contra uma determinada coisa, outro
exemplo, contra a a televisão eu poderei
pensar: "Eh, lá vem esse Irmão com essa pregação de araque, com essa
pregação da carne."


O que eu não sei é que poderá haver nem que seja um só Irmão ou Irmã que
pense: "Meu DEUS, e eu que não congregava há 10 dias, só porque estava interessado no programa tal."

Ou então: "Meu DEUS, e eu que anteontem fiquei vendo um programa cheio de imoralidades."

Irmãos, nós enxergamos com "esses olhos que um dia há de comer" e por isso criticamos o Pregador e a Palavra, mas por trás do que o Irmão falou há a infalibilidade do ESPÍRITO SANTO, que, mesmo sem vermos, agirá em algum coração para o bem.

Se a Palavra não é dirigida a nós, mesmo assim vamos respeitá-la.

Nós não somos juízes do Irmão-Pregador nem, muito e muito e muito menos da PALAVRA.

Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Nov 01, 2011 8:20 pm

Algumas vezes parece que a Palavra não tem nada a ver conosco.
Certa feita eu estava congregado e o Senhor mandou Sua Palavra dizendo com veemência "afasta-te daquela mulher!"
Ora, eu prestava serviços em uma empresa onde realmente havia uma determinada mulher que estava "se chegando" muito...
No entanto, achei que a Palavra não deveria ser "tanto assim" comigo, visto que a tal mulher para mim era bastante desinteressante, ou seja, "não fazia o meu tipo".
Quer dizer, visto por esse aspecto, eu não correria risco algum.
Mas, por via das dúvidas, e como era a Palavra, fiquei "com uma pulga atrás da orelha" e bastante "na defensiva" daí em diante.
E não é que a mulher estava dando desfalque na firma?
E se eu estivesse dando a ela mais atenção que um simples "bom dia - boa tarde", certamente estaria igualmente enredado quando ela foi desmascarada.
Acho que afinal foi um livramento.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Nor Ter Nov 01, 2011 8:26 pm

Acho que a irmandade dever ter cautela em alguns aspectos, ouvi dizer aqui sobre a "profecia do óbvio", e ja vi também no meu decorrer depoimentos de vários irmãos que estão churumingando sim dizendo que Deus não cumpriu a palavra em sua vida, é muito comum algum irmão pregar para 500 pessoas que ali tem alguém provado mas que Deus dará a vitória, acho que 90% ali esta provado, agora eu desacredito que é de Deus? Não, só acho que se eu estou provado e ouvi aquela palavra vou esperar primeiro ela se cumprir para falar que aquela palavra foi comigo, mas agora vejo pessoas "pegando" estas palavras e dizendo por aí: "Deus me prometeu pela palavra" depois nada acontece e sai falando que Deus não cumpriu a palavra na sua vida, alguns fala assim "Você sente quando é Deus falando com vc", mas será que este sentimento não pode muitas vezes ser confundido com emoção? como ja foi dito aqui que muitas vezes pegamos o que queremos e não o que não queremos ouvir, Então acho que o ideal é esperar o cumprimento, Não estou falando nada disso para criar polêmica mas falo em cima de fatos que presenciei...

Deus abençoe a todos...

Nor

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Nov 01, 2011 8:39 pm

"Recomendar cautela" não é "criar polêmica".
O irmão pode ficar tranquilo quanto a isso.

Já dois irmãos, de localidades bem distantes entre si, fizeram a meu respeito uma mesma profecia, inclusive com riqueza de detalhes e com muitas coincidências.
Embora não tenha tido até agora seu cumprimento, e na época em que foram feitas não houvesse a menor condição para tal, já agora o quadro mudou bastante, pois inclusive sobrevivi a uma enfermidade que de qualquer maneira me impossibilitaria de receber a bênção prometida.
Então, quem sou eu para duvidar?
Quando Deus quer operar, Ele simplesmente opera, e nada se pode interpor a Ele.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Benício Ter Nov 01, 2011 10:07 pm

Vejam bem a que ponto chegamos:

Um determinado culto em minha comum, o anciao local (ordenado na decada de 80) pregou no livro de Romanos, que eu nao me recordo o capítulo. No meio das escrituras, tinha uma frase que remetia em que "da congregacao nunca mais sairá". O anciao pregou dizendo que, Jesus Cristo colocou uma pessoa dentro da Congregacao Crista no Brasil, e que dali nunca mais sairia.

Bem, vejo isso como uma hipocrisia ao se remeter a nossa denominacao como a Graça de Deus. Se for assim, poderia queimar minha Bilbia porque pra nada serviria. Tambem o sacrifício de Cristo na Terra nao teria valia nenhuma, uma vez que, a "Graca" está presente desde 1910 - pasmem, já ouvi vários pregadores falarem isso!

Por estas e outras razoes, acho que as pregacoes sao por conhecimento humano.

O que difere o irmao Angare em relacao a este anciao citado por mim o texto? O conhecimento.


Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sermao de pregacao Empty Re: Sermao de pregacao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos