Hinário - Edição V: "Projeto piloto"
2 participantes
Página 1 de 1
Hinário - Edição V: "Projeto piloto"
Saudações cristãs,
Prezados...
Em caráter ainda probatório ou experimental, foi recentemente lançada pela Distribuidora Central (Brás) os primeiros exemplares de nosso hinário em sua edição de número 5.
Trata-se de uma reduzida tiragem, dirigindo-se, sobretudo, a uma restrita parcela e sua apreciação técnico-especializada (músicos e afins).
Panorama geral
A denominada "publicação piloto" nada apresenta de inusitada quanto a sua estrutura e/ou diagramação. No tocante ao número de hinos, foram-lhe acrescentados 30, havendo probabilidades de uma posterior ampliação (cerca de 20). Remete-se a tradicional hinódia ítalo-americana, tendo sido pontualmente rejeitada toda e qualquer menção às popularescas composições comumente designadas como "avulsas".
Mais que alterações ou supressões em nossas habituais poesias, faz-se notar algumas sensiveis adequações no âmbito melódico (a despeito do que, objetam alguns).
Quanto aos textos-adjuntos (introdução-apresentação / Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santos) julgou-se temporariamente oportuno manter-se sua atual disposição e conteúdo.
Após o período descrito, e considerando-se a receptividade/resistência para com o material impresso, proceder-se-á a sua final aprovação.
Atenciosamente,
"Em Caridade"
Irmão Ednelson
"Ekklésia Christiana"- Mensagens : 497
Re: Hinário - Edição V: "Projeto piloto"
No tocante às "adequações no âmbito melódico", tenho a comentar que alguns de nossos hinos são peças tomadas emprestadas do acervo musical internacional sob domínio público, e que algumas ao serem adotadas por nós sofreram leves modificações métricas e/ou melódicas, quase imperceptíveis e a meu ver totalmente desnecessárias, pois tais modificações em nada facilitaram para os irmãos músicos.
Talvez se esteja apenas procurando resgatar o seu formato original.
De qualquer forma, não tive contato com o referido hinário, e não sei até que ponto vão esses ajustes a que o irmão Ednelson se refere.
Mas se é para melhor louvarmos e engrandecermos o nosso Deus, então que seja benvindo.
Talvez se esteja apenas procurando resgatar o seu formato original.
De qualquer forma, não tive contato com o referido hinário, e não sei até que ponto vão esses ajustes a que o irmão Ednelson se refere.
Mas se é para melhor louvarmos e engrandecermos o nosso Deus, então que seja benvindo.
Sergio Teixeira- Mensagens : 1144