Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CANONIZAÇÃO!

2 participantes

Ir para baixo

CANONIZAÇÃO! Empty CANONIZAÇÃO!

Mensagem  izaias Sáb maio 28, 2011 12:04 pm

CANONIZAÇÃO.
O que é?
Ação ou resultado de canonizar. Ato solene pelo qual o papa da Igreja Católica declara oficialmente que alguém se tornou santo, e, portanto está inscrito no registro de santos. Consagração de algo ou de alguém; louvor ou aceitação daquele ou daquilo considerado como exemplo ou modelo, ou como especialmente digno de honra e respeito; glorificação.

Para nós Cristãos, é um fato intrigante, senão vejamos.

Existe no momento uma grande movimentação no ceio da ICAR, referente à canonização do ex papa morto.
A decisão do Vaticano de acelerar o Papa João Paulo II no caminho à santidade despertou grande júbilo entre muitos católicos, e uma reação violenta entre outros na Igreja que vêem a pressa como indecorosa.
Há uma solução óbvia que poderia unir os católicos em oposição e enviar exatamente a mensagem certa sobre a atitude da Igreja para o mundo moderno: é hora de declarar o Papa João XXIII um santo.
O Papa Bento XVI usa as cerimônias de beatificação de João Paulo II em Roma para anunciar que o Vaticano está ansioso para completar o processo de santificação do “bom” Papa João, o grande modernizador da Igreja que abraçou a democracia e a liberdade religiosa.
E há uma ligação natural entre os dois pontificados.
Quando os historiadores olham para trás, as maiores realizações de João Paulo II serão vistas, inevitavelmente, como liberais, no sentido mais amplo: seu compromisso com os direitos humanos e a liberdade religiosa, seus apelos por uma maior justiça social, seu abraço aos direitos dos trabalhadores ("a prioridade do trabalho sobre o capital") e sua estrênua oposição ao preconceito religioso; no sentido de que demonstra coragem, intrepidez; corajoso; destemido; valente; que se revela esforçado, persistente; tenaz; que se dedica a seu trabalho, atividade com afinco, zelo; diligente; zeloso.
Mas, será que um ser humano, mesmo com todos os atributos destinados a ele, pode ser um “santo”?
Será que o homem mesmo se “intitulando representante de DEUS na Terra” pode assumir o lugar de DEUS?
Pode “santificar” algo ou alguém?
Ou seria isto mais uma artimanha do Anti Cristo para enganar os desavisados?

Comentem por favor.
izaias
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 72
Localização : Capital - São Paulo - SP

http://izanor@ig.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

CANONIZAÇÃO! Empty Re: CANONIZAÇÃO!

Mensagem  Sergio Teixeira Dom maio 29, 2011 7:31 pm

Considerando que é muito mais fácil dizer que alguém não presta do que dizer que esse alguém seja um Santo, tenho para mim que todo aquele que tenha sido julgado por alguém como Santo é porque é realmente Santo.
Se formos falar sob o aspecto técnico e dogmático da coisa, aí tudo muda de figura.
A primeira santa realmente canonizada (através de processo próprio) foi Santa Helena, coincidentemente mãe do imperador Constantino. Maria é uma santa, digamos, "hors concours".
Mas em tudo existe uma certa politicagem. O padre José de Anchieta segundo muitos deveria ser considerado santo, e realmente perfaz todos os requisitos para tal. No entanto, por ter sido da Ordem dos Jesuítas, tem sido sistematicamente boicotado. Ah, se ele dependesse disso!...
No entanto, temos hoje igrejas apócrifas da Escrava Anastácia, do Negrinho do Pastoreio e de São Jorge. Este último "perdeu o posto" há muitos anos atrás, depois que o clero oficial não encontrou quaisquer evidências de sua existência. E isso é muito ruim para o povo, porque exatamente no caso do são Jorge, existem muitas pessoas que acreditam nessa figura como se fosse verdadeira e certamente ninguém gosta de ver derrubadas as próprias crenças.
Lembremo-nos de que a fé de muitos fiéis de outras modalidades de igrejas é baseada no culto a intermediários e não ao Deus único e soberano sobre todas as coisas.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos