Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como explicar 2 Reis 2:23,24

2 participantes

Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 4:38 pm

Transferência de conteúdo - originalmente por: Nor em Sex 25 Maio 2012 - 13:32

A Paz de DEus a Todos!

Como explicar/interpretar esta passagem?

23 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
.

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 4:41 pm


(Transferência de conteúdo - originalmente por: Benício em Sex 25 Maio 2012 - 18:41)

Alguns anciãos e cooperadores que, a meu ver não são guidados por Deus, usam esta passagem para ameaçar a irmandade a não fazer crítica ao trabalho deles, apesar de reconhecerem que no posto onde estão, são e serão alvos de críticas em tudo: Palavra proferida, decisão de algum caso, cargos distribuídos na igreja e etc.

O mais ridículo, é que ameaçam sem dó, dizendo que Deus faz com a pessoa que os questiona o mesmo que o urso fez com o profeta, salvo engano Eliseu.

Acho que as coisas não são bem por aí.

O trecho bíblico em si, não saberia responder de qual modo interpretá-lo, em suma..

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 4:45 pm

(Transferência de conteúdo - originalmente por: Sergio Teixeira em Sex 25 Maio 2012 - 19:46)

Amados irmãos:
Tenho a ponderar que, nos tempos atuais em que vivemos sob a Graça de Deus, não mais nos é lícito "mandar vir fogo dos céus" ou "chamar ursas para despedaçar nossos inimigos", ou amaldiçoar ou condenar ninguém.
Se o fizermos, estaremos caminhando exatamente na contramão dos ensinamentos de nosso mestre e Senhor Jesus, o Cristo e Messias prometido, nosso único salvador e eterno intercessor junto ao Pai Eterno.
Talvez para aquela época - devido à grande dureza dos corações - isso tenha sido necessário, para que todos vissem que o profeta ungido por Deus tinha de ser devidamente respeitado.
Hoje nossos corações ainda são duros, porém somos recomendados a jamais agir de tal forma.
Que Deus nos abençoe a todos..

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 4:52 pm

(Transferência de conteúdo - originalmente por: Luiz Flavio N. Facci em Sab 26 Maio 2012 - 9:28)

A Paz de DEUS esteja em nossos corações, agora e sempre.

Sergio Teixeira escreveu:

Amados irmãos:
Tenho a ponderar que, nos tempos atuais em que vivemos sob a Graça de Deus, não mais nos é lícito "mandar vir fogo dos céus" ou "chamar ursas para despedaçar nossos inimigos", ou amaldiçoar ou condenar ninguém.
Se o fizermos, estaremos caminhando exatamente na contramão dos ensinamentos de nosso mestre e Senhor Jesus, o Cristo e Messias prometido, nosso único salvador e eterno intercessor junto ao Pai Eterno.
Talvez para aquela época - devido à grande dureza dos corações - isso tenha sido necessário, para que todos vissem que o profeta ungido por Deus tinha de ser devidamente respeitado.
Hoje nossos corações ainda são duros, porém somos recomendados a jamais agir de tal forma.
Que Deus nos abençoe a todos.


Nota 100 para esse post do Irmão Sergio (embora a minha opinião de nada valha, pois ninguém me colocou na função de juiz dos posts dos foristas aqui). Insisto: mais uma vez nota 100.
Em vez de tentar explicar o inexplicável com uma série de bla blás, simplesmente ele aproveitou a deixa para reforçar em nós uma parte da doutrina cristã que temos de seguir.

As respostas às dúvidas que temos sobre certas passagens da Bíblia só podem ser dirimidas pela própria Bíblia.
Se não há resposta na própria Bíblia, tudo o que falarmos é blabla.
É o caso dessa passagem 2 Reis (pelo menos para mim).

Caso semelhante se vê em Atos 5 (a morte de Safira). Para mim é um mistério total, pelo menos até agora.

Por isso, tenho dentro de mim o pensamento de que não devo buscar respostas para essas partes, já que, pelo menos até agora, não me foram reveladas dentro da própria Bíblia.
Há tantas e tantas coisas (infinitas) na Palavra de DEUS a que preciso me dedicar para o meu aperfeiçoamento cristão, e eu vou me preocupar com os mistérios que DEUS não me revelou?

Portanto, quanto à pergunta inicial do tópico:

Irmão Nor escreveu:
Como explicar/interpretar esta passagem?
a minha resposta é: Não sei., e por isso adoto a resposta dada pelo Irmão Sergio.

.............................................................................................................................................
Quanto a Anciãos e Cooperadores não guiados por DEUS, pessoalmente prefiro mil vezes pensar que todos os Anciãos e Cooperadores e todos nós somos guiados por DEUS, sim.
O que acontece é que somos humanos, não somos perfeitos, e muitas vezes acontece de certas palavras e/ou atitudes nossas serem erradas.
Quando digo isso, olho para mim mesmo e penso: "Meu DEUS, como posso errar tanto? Me ajuda!".

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio..

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 4:56 pm

(Transferência de conteúdo - originalmente por: Sergio Teixeira em Sab 26 Maio 2012 - 18:52)

"Quanto a Anciãos e Cooperadores não guiados por DEUS, pessoalmente prefiro mil vezes pensar que todos os Anciãos e Cooperadores e todos nós somos guiados por DEUS, sim.
O que acontece é que somos humanos, não somos perfeitos, e muitas vezes acontece de certas palavras e/ou atitudes nossas serem erradas."


Anciães, Cooperadores e Diáconos são efetivamente guiados por Deus e colocados à frente dos rebanhos na qualidade de vigários do Pastor Verdadeiro. Desse pensamento não podemos nem devemos nos desviar.
Porém sua responsabilidade pessoal é ainda maior ao considerar que também este rebanho é guiado por Deus e que também temos entre nós o mesmo dom de discernir os espíritos.
Tanto os nossos erros quanto os erros deles serão deslises, cujo perdão está sujeito a que busquemos com sincero coração a benignidade de nosso Pai eterno. *
Oremos para que não venhamos a cair.
Mas se porventura cairmos, poderemos contar com a interveniência de nosso eterno advogado, o Senhor e Salvador Jesus, o Cristo.

* Erros involuntários são meros deslises, mas erros propositais, com dolo, são pecado mesmo, seja da parte de quem for.

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 5:07 pm

(Transferência de conteúdo - originalmente por: Cris@Vasconcelos em Sab 26 Maio 2012 - 21:18)


A maldição do profeta: " Minha é a vingança..."


" De Jericó Eliseu foi para Betel. No caminho, alguns meninos que vinham da cidade começaram a caçoar dele, gritando: "Suma daqui, careca! " Voltando-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois meninos. " 2 Reis 2:23 e 24

De onde se originou a injustiça, dos meninos, do profeta, ou de Deus?

Quarenta e dois meninos foram despedaçados, uma mortandade impressionante com qual objetivo?

Algum líder atual executaria a mesma ação?

Eliseu foi chamado de "careca", com a força do olhar fixou a maldição, na ordem "Em nome do Senhor", duas ursas se encarregaram da vingança.

Razão?

Se na ordem divina, Eliseu houvesse sido envergonhado, seria a confirmação de que nele, não havia nem sombra do Espírito que havia em Elias, quarenta e dois jovens difamadores, foram vítimas do poder profético de Eliseu.

Eliseu não matou em nome de Deus, Deus fez a vingança em seu nome.

Homens afirmam que matam em nome de Deus, isso é mentira, ninguém pode matar em nome de Deus, nem um dedo de Eliseu tocou o sangue derramado.

Alguém sequer observou que eram 42 contra 1, e este único homem, contou com a ajuda de duas ursas.

Continuamos a procurar uma razão para as mortes, bem, o certo é que Jesus foi sacrificado de forma atroz, Deus vingou o profeta do xingamento, mas entregou o seu Filho pelo mundo, em qual dessas duas atitudes constatou-se a injustiça?

Eliseu não cometeu nenhuma injustiça, como dito anteriormente, a força da palavra gerou a ação, o profeta não teve suas mãos manchadas de sangue, as ursas obecederam a ordem divina, possivelmente algo não tenha sido registrado, mas o sangue derramado nunca foi inocente.

Como graça é graça, vivemos numa época de paz, por causa do evangelho pregado, se muitos não acreditam nele, a promessa de Deus não voltará atrás, aqueles que foram mortos, caçoaram de um (legítimo) profeta de Deus (Eliseu), não queiram portanto compará-lo aos atuais líderes religiosos, isso seria uma afronta ao Deus que escolhe, que não se intromete nas decisões equivocadas dos homens, embora estes futuramente serão julgados com maior rigor.

"Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. " Tiago 3:1

Nossa humanidade atual, não tem poder sobre os ursos, nem discernem entre justiça e injustiça, promovem suas guerras banais, através de armas mortíferas, bombas atômicas, ódio as raças inferiores, ataques terroristas, motivos religiosos, tráfico de drogas, máfia, poder, política, dinheiro etc...

Quem é injusto mesmo?

"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. " Romanos 12:16 a 21

Eldier.

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Admin Seg maio 28, 2012 5:41 pm

(Transferência de conteúdo - originalmente por: Nor Hoje à(s) 16:50)

Irmãos agradeço muito a participação de todos...
O Irmão Sérgio chegou no ponto que eu queria, Vejo em vários outros fóruns os céticos desafiando os cristãos a responderem a esta passagem e outras com relação a violência explicita na biblia, seria justo 42 crianças ou jovens despedaçados por chamar o profeta de careca? A verdade é que vejo muito mistério nesta passagem, Será que isto aconteceu de fato ou é uma Parábola pois como apenas dois ursos matar 42 pessoas? ficaram esperando? Muitas vezes a biblía não relata algo com riqueza de detalhes e não sabemos ao certo o que aconteceu.
Tenho várias dúvidas com relação a biblia e peço a Deus que me exclareça, lembro que quando começei a ler fiquei impressionado quando chegou aquela passagem onde Moisés mandou os filhos de Levi matar os seus irmãos por ter adorado o Bezerro de Ouro matando naquele dia três mil homens, me coloquei naquela situação, ou mesmo ter que apedrejar seu próximo até a morte por ter apanhado lenha no sábado ou ter adorado uma imagem, mas sei que para tudo isto existe uma explicação e uma justificativa e é isto que de Deus estou busncado...

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Sergio Teixeira Qui Jul 19, 2012 10:07 am

Os textos bíblicos estão cheios de menções talvez exageradas a determinados números.
Talvez fosse necessário para a época dar uma ênfase especial para que as pessoas efetivamente se comovessem.
Assim é dito que o povo que saiu do Egito é "como se fossem 600.000".
Hoje em dia já é difícil determinar quantas pessoas participaram de alguma manifestação pública e há grandes discrepâncias entre os números apresentados pelo organizadores do evento e aqueles apresentados pelas autoridades, e que chegam quando muito à casa dos 15.000 participantes.
Quanto mais em campo aberto, onde as referências para contagem se perdem com maior facilidade.
Talvez aquele povo tenha saído com o ímpeto, com o vigor de 600.000 pessoas.
Dificlmente alguém contaria mais de 100.000 pessoas, ainda mais em situação de fuga.
Quanto aos 42 jovens, esse número também deve ser simbólico, pois embora ursas sejam animais bastante velozes, não conseguiriam atacar em 42 direções diferentes de forma simultânea.
No entanto, alguma coisa aconteceu a ponto de ser mencionada na Bíblia, e certamente não foi coisa corriqueira.
Teria de ser algum fato realmente notável.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Como explicar 2 Reis 2:23,24 Empty Re: Como explicar 2 Reis 2:23,24

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos