HISTORIA DA CCB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

HISTORIA DA CCB

Mensagem  T.PASSOS em Qui Maio 12, 2011 3:21 pm

ALGUEM PODE NOS COMPARTILHAR A HISTORIA DA CONGREGAGAÇÃO CRISTÃ DESDE OS TEMPOS DE ESTADOS UNIDOS?

T.PASSOS

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  T.PASSOS em Qui Maio 12, 2011 5:03 pm

VAMOS DIVIDIR NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE A HISTORIA DA CCB

T.PASSOS

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  klebinho em Sex Maio 13, 2011 12:36 am

A Paz de Deus Irmão Cuozi!

cuozi escreveu:VAMOS DIVIDIR NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE A HISTORIA DA CCB

Achei este breve relato na Internet e apesar de alguns comentários do autor do texto não serem muito agradáveis, creio que os fatos históricos estão corretos.

Fique com Deus!


REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS

A Congregação Cristã foi fundada por Luigi Francescon e pelos protestantes que confiaram nele. Luigi passou pela experiência do novo nascimento, em 1891, 1 ano após ter sido evangelizado por Michelle Nardi, iniciador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.

Em 1894, enquanto orava e lia a Bíblia, Luigi Francescon entendeu Cl 2:12 como um aviso de que estava deixando de cumprir o mandamento do Batismo por Imersão. Porém, ninguém na igreja foi a favor dos argumentos que ele apresentou. A Igreja Presbiteriana Italiana praticava o batismo por aspersão.

No início do século XX, Giuseppe Beretta, novo na igreja, aceitou os argumentos de Luigi Francescon e foi à Igreja Batista Church of the Brethren ser batizado. Depois o ancião Luigi Francescon pediu que Beretta o batizasse numa segunda-feira. Um dia antes, o pastor principal da igreja, Filipo Grilli, estava na Itália e deixou a pregação por conta de Luigi Francescon, que falou sobre o batismo para os membros daquela Presbiteriana. No dia marcado, 18 pessoas foram batizadas no Lake-front de Chicago, inclusive Luigi Francescon, por Giuseppe Beretta.

Quando o Pastor Filipo, responsável pela igreja, chegou da viagem, Luigi pediu permissão para dirigir algumas palavras para a igreja antes do sermão. Concedido o espaço, ele perguntou a igreja se sua atitude tinha sido errada e após todos testificarem que nada tinham contra ele, Luigi mais uma vez falou sobre o batismo por imersão e apresentou sua demissão como ancião, secretário e membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Neste instante, as pessoas que aceitaram a pregação e foram batizados por Giuseppe Beretta acharam por bem abandonar a Igreja junto com Luigi Francescon.

Então, as reuniões passaram a ser nas casas de alguns membros, garagens e salões.

No ano seguinte, esse ministério foi dividido em duas lideranças, por causa de diferenças doutrinárias acerca do dia de culto, se teria que ser aos sábados ou domingos.

Um Pastor chamado William Durhan buscava incessantemente uma manifestação do Espírito Santo em sua igreja, na West North Avenue. Quando ficou sabendo sobre o fenômeno que ocorria na igreja do Pastor Seymour, em 1907, foi até a Califórnia conhecer o ministério. Durante o culto do Pastor Seymour, enquanto orava, Durhan começou a falar uma língua estrangeira que nunca tinha aprendido. Então, levou a doutrina pentecostal para sua igreja, impactando Luigi Francescon. Este, por sua vez, levou os protestantes que estavam sob sua liderança a se juntarem ao Pastor Durhan.

Durante as reuniões, outros membros começaram também a falar línguas que nunca tinham aprendido, como sueco e chinês.

Posteriormente, o ministério que havia se separado do de Luigi Francescon, por causa do dia de culto, chamou-o para ver o fenômeno pentecostal que ocorreu de repente em sua igreja também. Após o acontecido, os dois grupos sentiram necessidade de se unirem novamente, fundando a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus.

A doutrina Pentecostal se distinguia da doutrina Holliness, da qual se originou, por considerar a santificação um processo contínuo e não algo que acontece instantaneamente com a conversão. É importante ressaltar que a doutrina pentecostal não anula a doutrina protestante tradicional, mas a complementa. E esta doutrina também não foi inventada pelo Pastor Seymour. Essas manifestações já haviam ocorrido logo após a morte de Jesus, passou algum tempo adormecida na antiga doutrina católica e só voltou a se manifestar no século XX, em várias igrejas quase que simultaneamente, abrindo as portas para que a religião protestante fosse levada a diferentes países. Portanto, a doutrina pentecostal nunca significou o início de uma nova religião como alguns, leigos, insistem em afirmar.

Após algumas manifestações como essa, os anciãos da igreja começaram a sentir necessidade de levar suas crenças para outros países.

Os anciãos Luigi Francescon e Giacomo Lombardi chegaram ao Brasil cerca de um ano antes que os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembléias de Deus. A Assembléia Cristã começou a levar a doutrina pentecostal para o Sul e Sudeste do Brasil, onde existiam colônias italianas, e a Assembléia de Deus levou-a para o Norte e Nordeste do país.

Em 1920, Luigi Francescon, líder da Assembléia Cristã, e Gunnar Vingren, líder da Assembléia de Deus, propuseram um encontro entre os líderes das duas denominações para uma possível união. Porém, os outros líderes das duas denominações não consentiram a união por causa de algumas diferenças doutrinárias entre ambos.

Em 1936, na I Convenção das Congregações Cristãs Brasileiras, foi adotado o nome de Congregação Cristã do Brasil, abandonando o antigo nome de Assembléia Cristã do Brasil. Ficou estabelecido um vínculo administrativo e ministerial entre todas as Congregações Cristãs Brasileiras e determinado que deveriam ser respeitados todos os Pontos de Doutrina anunciados às Congregações Cristãs do mundo na Convenção de Niágara Falls, NY.

Em 1947, o líder das Congregações Brasileiras, Luiz Pedroso, faleceu. Segundo relatos de diversos anciãos brasileiros, a partir da morte dele começaram a surgir pequenas mudanças no meio das Congregações Cristãs. Começou o exclusivismo e o isolamento das Igrejas Brasileiras. O afastamento das Congregações Americanas, Canadenses, Panamenhas, Argentinas e Italianas mostrava-se inevitável. Segundo relatos de membros antigos no ministério das Igrejas brasileiras.Luigi Francescon, muito procurado em razão de seu imenso conhecimento bíblico e defensor firme da Doutrina Pentecostal, faleceu em 1964, aos 98 anos.

Nesta época, as Congregações Cristãs Brasileiras romperam com as demais Congregações dos outros países e com todas as denominações evangélicas do Brasil. Muitos anciãos e cooperadores da igreja manifestaram-se contrários a política adotada pelo ministério central, mas não tiveram seus apelos ouvidos. As mulheres começam a
ter seus ministérios cassados.
Ao entrarmos no presente século vemos as Igrejas Pentecostais (oriundas do movimento ítalo-americano) crescendo em número e qualidade. As Igrejas da Itália, Estados Unidos, Panamá, Canadá, etc. estão bem administradas e contam com um ministério bem estruturado e preparado de acordo com a Bíblia.

No entanto as Igrejas brasileiras, embora tenham crescido numericamente, deixaram na história do evangelismo brasileiro o registro de uma denominação sectarista.O comportamento da liderança central da Congregação Cristã hoje é diferente do comportamento de seu fundador. Porém, ainda existem alguns líderes de igrejas pertencentes à Congregação Cristã que estão fazendo o possível para reformar a Congregação Cristã, livrando-a dos sectaristas ali presentes em união com as demais denominações interessadas.


Última edição por klebinho em Sex Maio 13, 2011 12:38 am, editado 1 vez(es) (Razão : Anexar o histórico.)

klebinho

Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/05/2011
Idade : 47
Localização : Paraná

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sorocaba - a primeira CCB do Estado e a terceira do Brasil.

Mensagem  MJP em Sex Maio 13, 2011 12:30 pm

A CCB em Sorocaba iniciou-se no ano de 1911, quando ao retornar de sua viagem de Santo Antonio da Platina -PR, o irmão Francescon passou por Sorocaba e tomou conhecimento dos italianos que vivam num vilarejo chamado Votorantim, onde conheceu um deles, Angelo De Ciene e deixou sua semente plantada, além da bíblia, um hinário "Inni e Salmi Spirituali", usado pelos presbiterianos na América do Norte, mas tratuzido somente para o italiano por esfoço do próprio irmão Francescon.

Além do italiano Angelo De Ciene, a família Ribeiro aceitou a fé, eram duas familias que realizavam reuniões na cidade, começava a nascer a primeira CCB no interior de SP e a terceira do Brasil. Devido autoridades da cidade não permitir barulho na vila, os irmãos passaram a se reunir fora da vila na casa do irmão Benedito Ribeiro, conforme ensino deixado por Francecon, e todos cantavam no hinário em italiano, a vila era totalmente composta por imigrante italianos.

Esses irmãos trabalhavam com um jogador de futebol por nome José Tomaz Da Costa, conhecido como zé da costa, e arriscaram em convida-lo para participar de um culto, pois Francescon os visitava naqueles dias. Zé da Costa concordou com uma condição, eles iriam primeiro ficar sócio de seu clube e além disso iriam assiti-lo jogar uma partida de futebol. Os irmãos então avisaram Francescon que prontamente aceitou, todos ficaram sócios e dois deles, Benedito e o proprio Francescon, foram ao jogo e adentraram até o vestiário dos jogadores. Ali enquanto Zé da Costa colocava seeeu material esportivo no corpo, Francescon e Benedito ajoelhados oravam por ele.

Foi o ultimo jogo de Zé da Costa, os irmãos e nem ele foram mais ao campo, pois no primeiro culto que participou José Tomaz da Costa já saiu convertido e pediu o batismo, a espiritualidade dele foi tão grande que em poucos meses ele já estava atendendo os cultos, e em 1931 Francescon retornava a Sorocaba agora para ordenar como ancião o ex jogador de futebol e agora irmão José Tomaz da costa, o primeiro ancião de todo o interior do estado de S. Paulo e o décimo a ser ordenado no Brasil.

Em 1944 o Senhor recolheu o irmão José Tomaz da Costa, ficando em seu lugar o irmão Fernando Affonso, ordenado em 1936 tbm por Francescon. As sementes germinaram, a antiga vila Votorantim onde foi iniciada a obra. anos mais tarde emancipou-se de Sorocaba, hoje um grande municipio com várias casas de orações na qual o nome da rua da CCB central é em homenagem ao pioneiro ancião José Tomas Da Costa.

Todo esse relato foram mencionados em uma reportagem feita pelo jornal Folha de Votorantim em 25/12/1981, relato fiel dado pelo irmão João Machado e espoa irmã Dulce, que tbm foram uma das primeiras familias convertidas em Sorocaba.

MJP

Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  T.PASSOS em Sex Maio 13, 2011 2:12 pm

OUVI DIZER QUE ANTES DO IRMAO LUIGUI FRANCISCON VIR PARA O BRASIL ELE FOI PARA A ARGENTINA E FUNDOU LA A ASSEMBLEIA CRISTÃ ALGUEM SABE ALGUMA COISA DESSE ASSUNTO?

T.PASSOS

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Asamblea Cristiana

Mensagem  Paulinhospider em Sex Maio 20, 2011 8:02 pm

Asamblea Cristiana fundada no ano 1909 pelos irmãos anciao Francescon, Giacomo Lombardi e Lucia Menna. Passou a crescer na sengunda vinda dos irmaos da mesma igreja de Chicago Permaneceu fiel ao Senhor e se espalhou pelo territorio Argentino pasando as fronteiras chegando ate Paraguai, Uruguai, Chile e Bolivia.
Quando morreu o anciao que veio de chicago e Deus revelou que seria o Anciao DOMINGO MARINO que haveria um novo principio na Argentina e isso se produz na cidade de Santa Fe onde o Senhor chamou muitas almas e fez muitas curas divinas , em menos de um ano pasaram pelas aguas do batismo mais de 1000 almas e em pouco tempo já estariam inaugurando o maio templo da AC na Argentina no ano 1948.
A AC de vila devoto (Buenos Aires) afastou-se da doutrina e ainda hoje tem o nome de AC, mas é uma igreja MODERNA... A Asamblea Cristiana de Vila Linchy se uniu a CCB e deu origem a Congregación Cristiana en Argentina
Deus deu uma grande Bençao a seu servo Domingos MARINO e a toda a obra na Argentina.A igreja que tevi maior crecimento no nosso Pais foi ASAMBLEA CRISTIANA com central em SANTA FE que é a igreja que conserva a doutrina.

HOJE na atualidade ASAMBLEA CRISTIANA é visitada pelo Ancião Walter Manini de Ipiranga isto já há alguns anos ( mais de 10) sendo que o anciao Walter preside as reunioes da Piedade na central DA AC - SANTA FE, o ministerio de Santa fe da AC tem COMUNHAO COM o ministerio da CCB de SP tal e assim que estando de visita anciaos da ACristiana em SP e havendo Santa Ceia foram convidados a Participar ( e ninguem falou de rebatismo)

relato do irmão Walter, da Asamblea Crisana de Corrientes na Argentina.

Paulinhospider

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 32
Localização : Fernandópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  Douglas em Sex Maio 20, 2011 9:28 pm

E quanto as igrejas pentecostais italianas remanescentes nos EUA?

Recebem visita de irmaos da CCB?

Douglas

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  Sergio Teixeira em Qua Jun 01, 2011 8:09 pm

Acho que seria interessante para todos nós conhecermos como foi estabelecida e como cresceu a CCB em cada localidade.
Porém esbarramos com um preconceito antigo de que "não se deve dar glória ao homem".
Até concordo com isso, pois toda a honra e toda a glória devem ser direcionadas a Deus-Pai.
Todavia a finalidade seria exatamente a de glorificar a Deus por ter agido através dos irmãos Fulano e Beltrano para que esta Obra se estabelecesse em cada lugar.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: HISTORIA DA CCB

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum