Cristologia Fraca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cristologia Fraca

Mensagem  Alluft Brasil em Seg Maio 06, 2013 6:46 pm

O texto abaixo explica porque sou muito feliz na CCB; ao olharmos as dificuldades no mundo gospel percebemos que nela estamos na graça do filho de Deus!
Cristologia Fraca
Perdeu-se o norte porque foi abandonada a mensagem da Graça. Se o início do evangelicalismo se deu na gratuidade do amor, voltou-se à lógica religiosa dos sacrifícios, das penitências – a espiritualidade é hoje exercida numa lógica retributiva.
Perdeu-se o norte porque se adotou o modelo corporativo, gerencial, capitalista de administração eclesiástica. A igreja se condenou a operar com a mesma premissa do mercado. Os membros são tratados como clientes; a mensagem virou produto; a concorrência desumana não permite comunhão; o culto brilha como espetáculo; o pastor vestiu-se com os trajes de animador de auditório e, às vezes, fala como especialista em auto-ajuda.
Perdeu-se o norte porque não se conseguiu produzir discípulos de Cristo, apenas consumidores da religião para os seus próprios fins. Egocentrismo e hedonismo compõem a receita dos discursos e da prática cristã.
Perdeu-se o norte porque a espiritualidade evangélica não se importa tanto em ser sal da terra sem credibilidade para iluminar as trevas desastrosas em que a humanidade se meteu.
O mundo sabe – muçulmanos e ateus - que o presidente americano mais irresponsável dos últimos 50 anos é um evangélico praticante.
Perdeu-se o norte porque não se encontra mais Astro de infinita grandeza nos palcos e púlpitos das igrejas. Com uma cristologia fraca, os evangélicos não apresentam Jesus bíblico; eles se contentam com o "cristo" de suas fabricações idólatras.
Se mais profetas não se dispuserem denunciar as doenças internas da fé evangélica, logo o esforço dos antigos desbravadores se perderá. Precisa-se de mais vozes – as andorinhas que tentaram fazer o verão cansaram; é preciso revezar um pouco, antes que seja tarde.
Que sejamos agentes deste resgate!!

Alluft Brasil

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  BadMix em Ter Maio 07, 2013 4:53 am

Irmão Alluft, a Paz de Deus.

Uma pergunta para si: O caro acha que na CCB consegue viver um espiritualismo Cristão 100% bíblico e verdadeiro?
Não estou a tentar insinuar nada, quero apenas saber a sua opinião.

Deus o abençoe.
Vitor, CC em Portugal

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  vasco em Ter Maio 07, 2013 7:01 am

A Paz de Deus
Concordo que no meio evangelico de modo geral a Cristologia está fraca, e a CCB ao está fora disso, pelo menos na minha regiao as pregações sao só de bencaos, atravez da meritocracia. pouco se prega sobre doutrina e qunado prega é sobre roupas cortes de cabelo, de vez em quando prega contra mal pagadores, adulterio somente. infelizmente estamos no mesmo barco. é o que penso.

vasco

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  Alluft Brasil em Ter Maio 07, 2013 12:14 pm

Bad; Amado, vc está formando em tua mente a imagem de CCB como um ser vivo, algo que pode ser condenado ou salvo. Quem pode ser condenado ou salvo somos NÓS, unicamente nós. Cada um dá conta do propósito de seu coração. Ninguém é salvo ou é condenado apenas por fazer parte de uma determinada organização religiosa. As pessoas são salvas pelo correto pensar, agir e sentir. CCB não pensa, não age, não sente. Quem pensa, age e sente são pessoas e é a elas que está reservada a salvação ou a condenação.
Agora te respondo com outra pergunta: considerando o fato de que hoje em dia termos igrejas que se servem para varios fins:
- Políticos, colocar pastor no poder; vide a bancada evangélica;
- Arrecadação de divisas e enriquecimento ilícitos; vide noticiários;
- Massagear o ego dos mercenários com titulações vazias e desprovidas de finalidade cristã genuína....
E considerando que:
No caso da CCB (CONGREGAÇÃO CRISTÃ no BRASIL) Ocorre o seguinte:
- Pregador nenhum é remunerado (Igual acontecia com os Santos apóstolos)
- Não tem politica , o Pregador caso se candidatar estará automaticamente fora do Ministério;
- Não tem dízimos, visto esse ser unicamente da tribo de Levi, e no Novo testamento as tribos deixaram de existir, entendimento exatamente identificado com o adotado pelos SANTOS APÓSTOLOS, com os primeiros cristãos no livro Atos dos Apóstolos. Diante do exposto; onde acreditas que tua alma poderá viver o pleno evangelho da Graça do filho de Deus; na CCB ou no "sistema gospel do evangelho comercial"?

Alluft Brasil

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  Mourão em Qua Jun 12, 2013 12:26 am

Nota-se que as igrejas cristãs de uma forma geral apresentam uma cristologia fraca, por uma série de motivos.
Assim, resta aos servos de Deus prepararem seus corações para exercerem eles mesmos, em si e nos seus sob sua guarda e orientação, essa parte que claramente está faltando.
A salvação é individual, e sobretudo intransferível.
Não esperemos que "a religião", ou "a igreja" se transformem.
Temos de nos transformar a nós mesmos, de forma individual, de puro e sincero coração, com espontaneidade.
avatar
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  BadMix em Qua Jun 12, 2013 7:07 am

Alluft Brasil escreveu:(...)Diante do exposto; onde acreditas que tua alma  poderá  viver o pleno evangelho da Graça do filho de Deus; na CCB ou no "sistema gospel do evangelho comercial"?
Irmão Alluft, a Paz de Deus.
Estaria eu certamente num grande dilema se tivesse que optar exclusivamente por esses dois caminhos, ou somente o Congregacionalismo-Cristão na sua forma actual ou o "sistema gospel do evangelho comercial", mas felizmente há outras formas de adorar a Deus.

Eu particularmente adoptei para mim uma fórmula muito simples:
Tento ler e estudar a Palavra de Deus com os maiores professores que já existiram e existem (a lista é extensa, mas posso enumerar se quiser) e tento congregar na minha Comum pelo menos 1 vez por semana (bem como servir como habitualmente na Administração). Se a palavra pregada for bíblica, Amém, se não for, me encontrarei chegando a casa a orar a Deus pela regeneração do coração desse pregador meu irmão. Nas minhas orações diárias, nunca me esqueço de pedir a Deus por uma Igreja regenerado pelo Espírito Santo, para sermos Cristocêntricos e termos em nossos corações a verdade das escrituras, e não os achismos de homens que se deixaram levar pelos falsos encantos do poder deste mundo.

Sei que um dia os púlpitos da Congregação Cristã estarão ocupados por homens que honram a Deus pela pregação bíblica da Sua Palavra, e sei isso porque Deus é muito maior do que a teimosia do homem - eu sou o maior exemplo disso.

Que não se engane o nosso coração, há formas bíblicas de honrar a Deus, mesmo dentro do sistema instituído da Congregação Cristã e nós responderemos a Deus no dia do juízo, também pela forma como fomos fiéis à Sua Palavra... escrita!

Deus abençoe a todos,
Vitor, CC em Portugal

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  Mourão em Qui Jun 13, 2013 11:04 am

Uma Cristologia forte a meu ver remeteria infalivelmente à aplicação integral dos ensinamentos transmitidos pelo Cristo, e não pelo restante do texto bíblico.
Não dá para confundir os preceitos do Evangelho das Boas Novas com os ditames do Velho Testamento, coisa que as igrejas cristãs de uma forma geral insistem em fazer.
É importante para nós aprender quais os assuntos onde nosso Mestre deixou ensinamento, e onde ele não se meteu, onde não deixou um parecer direto.
A cristologia é algo bem mais intuitivo que metódico, pois o Mestre praticamente desprezou a metodologia em favor de um "jogo de cintura", que nada mais é que a aplicação do livre arbítrio porém direcionado conforme a guia do Espírito Santo consolador.
Dessa forma, não existe nenhuma "doutrina faltante" que deva ser acrescida pelo homem para ser seguida pelos demais, porém cada um de nós tem o Espírito Santo a nos orientar individualmente em todas as situações, sejam elas previstas ou não pelo texto bíblico.
Hoje em dia se veem indagações provocativas, do tipo "passar cheque sem fundo é pecado?", "roubar senhas de internet é pecado?" , "Participar de pirâmides financeiras é pecado?".
Ora, a Bíblia não nos dá indicações diretas sobre tais assuntos.
Nos tempos bíblicos não havia cheque, internet ou pirâmides financeiras.
Então como resolver, se não o for pela guia do Espírito?
avatar
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cristologia Fraca

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum