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Escrituras Apócrifas: conceituações e panorama

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Mensagem  "Ekklésia Christiana" Seg Abr 16, 2012 10:21 pm



Escrituras Apócrifas:

conceituções e panorama


Conforme atesta-nos a História secular e eclesiástica, durante suas primeiras décadas, o cristianismo nascente ateve-se à modalidade oral como sua exclusiva via interacional-comunicativa. A inicial propagação das novas se deve, quase que integralmente, ao verbal testemunho de seus primitivos porta-vozes. Cronologicamente, portanto, a oralidade antecede a “graphé” (gr.: escrita). Eusébio de Cesaréia e demais autores patrísticos declaram que - exceto por uma questão adversa - tanto os apóstolos quanto seus colaboradores adjuntos não previam a redação de qualquer manuscrito além do cânon* disponível (veterotestamentário).

Porém, com o advento de alas e segmentos oposicionistas (mosaicistas, gnósticos), o registro escrito passa a figurar como necessário, a fim de se assegurar a fidedignidade narrativa e sua integral transmissão.

Disto decorrem os relatos biográficos acerca do Messias e seus feitos (evangelhos), textos doutrinários-didáticos (epístolas), dentre outros.

Paralelamente, porém, inúmeros outros escritos – muitos dos quais anônimos – emergem e circulam, apesar de suas incoerências e verificáveis distorções.

Assim sendo, após um considerável e sobressaltado período, procede-se à elaboração do denominado “Cânon Neotestamentário” sob o aval de Atanásio de Alexandria (séc. IV) e chancela constantiniana.

Nesse contexto advém a consequente marginalização dos escritos excedentes, sendo estes designados por Jerônimo (séc. V) como apócrifos (gr.: απόκρυφος / lat.: apócryphus - oculto, escondido).

Uma vez postos à parte da coletânea canônica, os apócrifos são confinados à categoria espúria ou não inspirada.

Não obstante relegados ao degredo, os apócrifos nos fornecem dados de significativa monta quando abordados sob o enfoque histórico-cultural. Por essa razão, hermenêutas e exegetas, em geral, convergem quanto à sua eventual consulta. Ao averiguarmos, por exemplo, o Período Macabeu deparamo-nos com algumas lacunas, muitas da quais elucidadas ao recorrermos a I e II Macabeus**. O mesmo se pode dizer para com a coletânea neotestamentária e suas aparentes incógnitas.

Os apócrifos encontram-se dispostos sob duas classes:


Apócrifos veterotestamentários (Velho Testamento)

Apócrifos neotestamentários (Novo Testamento)



O Catolicismo Romano atendo-se à Septuaginta (Versão dos Setenta / LXX), subdivide os apócrifos veterotestamentários em:


- Apócrifos propriamente ditos.

- Deuterocanônicos - do grego ''deutero'' (''segundo’’) e ''canônico'' - lit.: ''canônicos tardios ou de uma segunda dispensação''.



APÓCRIFOS VETEROTESTAMENTÁRIOS


A vida de Adão e Eva
Apocalipse de Moisés
Apocalipse de Sidrac
Ascensão de Isaías
Assunção de Moisés
Caverna dos Tesouros
Epístola de Aristéas
Livro dos Jubileus
Martírio de Isaías
Oráculos Sibilinos
Prece de Manassés
Primeiro Livro de Adão e Eva
Primeiro Livro de Enoque
Quarto Livro dos Macabeus
Revelação de Esdras
Salmo 151
Salmos de Salomão
Samuel Apócrifo
Segundo Livro de Adão e Eva
Segundo Livro de Enoque
Segundo Tratado do Grande Seth
Terceiro livro de Enoque
Terceiro Livro dos Macabeus
Testamento de Abraão
Testamento dos Doze Patriarcas



DEUTEROCANÔNICOS (apócrifos ao Judaísmo e Protestantismo***)


Adições em Daniel (ou nomeadamente os episódios do Salmo de Azarias e o cântico dos três jovens, a História de Susana e Bel e o dragão)
Adições em Ester
Baruc
Eclesiástico ou Sirácida ou Ben Sirá
Livro de Judite
Primeiro Livro de Macabeus ou I Macabeus
Segundo Livro de Macabeus ou II Macabeus
Livro de Tobias
Sabedoria


APÓCRIFOS NEOTESTAMENTÁRIOS


Evangelhos da Infância

Evangelho da Infância de Tiago (também chamado de "Proto-Evangelho de Tiago") Evangelho da Infância de Tomé
Evangelho de Pseudo-Mateus (também chamado de "Evangelho da Infância de Mateus" ou "Nascimento de Maria e Infância do Salvador").
O Evangelho da Infância Siríaco (ou Evangelho Árabe da Infância)
A História de José, o carpinteiro
A Vida de João Batista
O Evangelho Armênio da Infância de Jesus


Evangelhos Judaico-cristãos

Evangelho dos Hebreus
Evangelho dos Nazarenos
Evangelho dos Ebionitas (século II) é uma tentativa gnóstico-cristão de perpetuar as práticas do Antigo Testamento.

Evangelhos Opositores

Evangelho de Marcião
Evangelho de Mani, também chamado de Evangelho Vivo ou Evangelho dos Vivos
Evangelho de Apeles
Evangelho de Bardesanes
Evangelho de Basilides
Evangelho de Cerinto

Evangelhos de ditos

Evangelho de Tomé (século I) é uma visão gnóstica dos supostos milagres da infância de Jesus.

Evangelhos da Paixão

Declaração de José de Arimatéia
Evangelho de Pedro
Atos de Pilatos, também chamado de Evangelho de Nicodemos
Relato de Pilatos a Cláudio
Cura de Tibério
Descida de Cristo ao Inferno
Evangelho de Bartolomeu
Questões de Bartolomeu
Ressurreição de Jesus Cristo, que alega ser "de acordo com Bartolomeu".
Sentença de Pôncio Pilatos contra Jesus

Evangelhos Harmônicos

Tentativas de uma reunificação narrativa. Dentre estes o mais célebre:

- Diatessaron

Gnósticos

- Diálogos com Jesus

Apócrifo de Tiago, também chamado de "O livro secreto de Tiago"
Livro de Tomé Adversário
Diálogo do Salvador
Evangelho de Judas, também chamado de "Evangelho de Judas Iscariotes"
Evangelho de Maria, também chamado de "Evangelho de Maria Madalena"
Evangelho de Filipe
Evangelho Grego dos Egípcios, que é distinto do Evangelho Copta dos Egípcios
Sophia de Jesus Cristo

- Textos sobre Jesus

Evangelho da Verdade
Apocalipse Gnóstico de Pedro, distinto do Apocalipse de Pedro)
Pistis Sophia
Segundo tratado do grande Sete

- Textos setianos sobre Jesus

Os setianos eram um grupo que originalmente adoravam o bíblico Sete como uma figura Messiânica, tratando depois Jesus como uma reencarnação de Sete. Eles produziram numerosos textos expondo a sua cosmologia esotérica, geralmente na forma de visões:

Apócrifo de João, também chamado de "Evangelho secreto de João"
Evangelho Copta dos Egípcios, distinto do Evangelho Grego dos Egípcios
Apocalipse Copta de Paulo, distinto do Apocalipse de Paulo
Protenoia Trimórfica

Diagramas rituais

Alguns dos textos gnósticos parecem consistir de diagramas e instruções para uso em rituais religiosos:

Diagramas ofitas
Livros de Jeú

Atos Apócrifos

Atos de André
Atos de André e Matias
Atos de Barnabé
Atos de João (150 - 160 d.C) descreve milagres, cita sermões e é bastante ascético.
Atos de João o Teólogo
Atos dos mártires
Atos de Paulo (c.e 160 d.C) contém a estória de uma jovem em Icônio que teria se convertido por Paulo e teria deixado o seu noivado.
Atos de Paulo e Tecla
Atos de Pedro (século II) queda da igreja de Roma devido às vilezas de Simão Mago, fuga de Pedro de Roma, sua volta e crucificação de cabeça para baixo.
Atos de Pedro e André
Atos de Pedro e Paulo
Atos de Pedro e os doze, gnóstico
Atos de Filipe
Atos de Pilatos
Atos de Tadeu
Atos de Tomé, gnóstico, (final do século II) descreve Tomé como um missionário na Índia.
Atos de Xantipe, Polixena e Rebeca

Relatos de martírios

Martírio de André
Martírio de Bartolomeu
Martírio de Mateus

Epístolas

Epístola de Barnabé
Epístolas de Clemente:
I Clemente
II Clemente
Epístola dos Coríntios a Paulo
Epístola de Inácio aos Esmirniotas
Epístola de Inácio aos Trálios
Epístola de Policarpo aos Filipenses
Epístola dos Apóstolos
Epístola a Diogneto
Epístola aos Laodicenses, que está em nome de Paulo, escrita para materializar a epístola mencionada em Colossenses 4:16.
Correspondência entre Paulo e Sêneca
Terceira Epístola aos Coríntios, aceita no passado por algumas Igrejas Ortodoxas Armênias
Correspondência entre Jesus e Abgar, rei de Edessa. Eusébio traduziu para o siríaco.
Jesus ao rei Abgar
Epístola de Jesus ao rei Abgar (2 versões)
Epístola do rei Abgar a Jesus
Correspondências de Pôncio Pilatos:
Epístola de Herodes a Pôncio Pilatos
Epístola de Pôncio Pilatos a Herodes
Epístola de Pôncio Pilatos ao Imperador
Epístola de Tibério a Pôncio Pilatos

Apocalipses Apócrifos

Apocalipse da Virgem
Apocalipse de Paulo, que é diferente do Apocalipse Copta de Paulo
Apocalipse de Pedro, que é diferente do Apocalipse Gnóstico de Pedro, (c.e 150 d.C) contém visões do Senhor transfigurado.
Apocalipse de Pseudo-Metódio
Apocalipse de Tomé, também chamado de "Revelação de Tomé"
Apocalipse de Estevão, também chamado de "Revelação de Estevão"
Consumação de Tomé
Primeiro Apocalipse de Tiago
Segundo Apocalipse de Tiago
Vingança do Salvador
Visão de Paulo

Textos Mariológicos

Cerca de cinquenta. Dentre eles:

A Descida de Maria
Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria
Julgamento de Pôncio Pilatos - Livro de João, o Teólogo sobre a Assunção da Virgem Maria

Miscelâneas

Estes textos, por seu conteúdo ou forma, não se encaixam em nenhuma das categorias:

Caverna dos Tesouros, também chamado de "O Tesouro"
Constituições Apostólicas, regras da igreja que foram supostamente deixadas pelos apóstolos
Cânones dos Apóstolos - último capítulo das Constituições Apostólicas, que teve ampla circulação independente
Didaquê
Discurso de Domingo
Literatura Clementina
Livro de Nepos
Liturgia de São Tiago
Morte de Pôncio Pilatos
Natividade de Maria
Penitência de Orígenes
Prece do apóstolo Paulo
Retrato de Jesus
Retrato do Salvador
Sentenças de Sexto
Physiologus

Fragmentos

Além das obras apócrifas conhecidas, há também diversos pequenos fragmentos de textos, partes de obras desconhecidas e de existência incerta. Alguns dos mais importantes são:

O Evangelho desconhecido de Berlim, também chamado de "Evangelho do Salvador"
O Fragmento Naasseno
O Fragmento Fayyum
O Evangelho secreto de Marcos
Os Evangelhos de Oxirrinco
O Evangelho de Egerton

Obras perdidas

Evangelho de Eva, citado por Epifânio (Haer. xxvi. 2, 3). É possível que este Evangelho seja o "Evangelho da Perfeição" ao qual ele alude em xxvi. 2. A citação mostra que este evangelho eraa expressão completa do panteísmo
Evangelho dos quatro reinos celestes
Evangelho de Matias, provavelmente diferente do Evangelho de Mateus
Evangelho da Perfeição, utilizado pelos seguidores de Basilides e outros gnósticos. Em Epifânio, Haer. xxvi. 2.
Evangelho dos Setenta
Evangelho de Tadeu, que pode ser o mesmo que o Evangelho de Judas, numa confusão entre Judas Iscariotes e Judas Tadeu.
Evangelho dos Doze
Memoria Apostolorum

Ortodoxia

As Epístolas de Clemente: I Clemente e II Clemente
Pastor de Hermas
Didaquê
Epístola de Barnabé
Apocalipse de Pedro
Proto-Evangelho de Tiago
Terceira Epístola aos Coríntios

_________________
*do grego (cana utilizada para medir) daí sua alusão a uma medida padrão no que concerne aos Escritos ditos inspirados.
** Deuterocanônico - segundo a categorização católica romana.
*** reputados como irregulares segundo o Concílio Judaico de Jâmnia - séc. I E.C.

"Ekklésia Christiana"

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