Congregação Cristã e festividades pagãs: Celebração Pascal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Congregação Cristã e festividades pagãs: Celebração Pascal

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Dom Mar 31, 2013 1:41 pm


Saudações cristãs,

Prezados irmãos
...



Segue um breve artigo acerca da denominada "Páscoa Cristã", simbolismo e correlatos.


Apesar dos ovos pascais serem originalmente ovos cozidos - pintados e/ou decorados em caracteres abstratos (conforme ainda ocorre em diversos países), o chocolate veio a se sobrepor como um referencial pós-moderno.

A denominada "Páscoa Cristã", todavia, não nos remete ao cristianismo nascente, uma vez que nenhum registro (canônico ou secular) descrevem sua observância como uma prática comum aos primitivos cristãos.

Sua regularidade litúrgica remonta ao século IV, sendo, portanto, uma deliberação pós-apostólica.

Por paralelismo, tanto a Celebração Pascal, quanto sua simbologia correlata aludem diretamente ao extinto paganismo norte-europeu.

Coincidentemente no Equinócio e início da primavera no Hemisfério Norte, lebres e ovos decorados (geralmente com runas) constituíam os dois principais símbolos da fertilidade e renovação (arquétipo morte-ressurreição) segundo o culto dedicado a deusa nórdica Gefjun (Eostre*).




Por meio de uma lebre ritualmente sacrificada e atendo-se às suas vísceras, as sacerdotisas ou profetizas de Gefjun efetuavam suas supostas previsões e oráculos. Daí a expressão pós-moderna: “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” Cuja versão original é: “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”.

Destaque-se ainda que as lebres de Eostre eram visíveis durante a lua cheia, sendo assim associadas às divindades lunares da fertilidade.

Conclui-se, portanto, que a dita "Páscoa Cristã" apenas reconstitui uma celebração de cunho gentio-pagão, adaptando-a ao seu calendário litúrgico.
_________________________
*ou "Ostera", "Easter".




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson.

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum