Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento

3 participantes

Ir para baixo

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento  Empty Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Sex Fev 08, 2013 11:32 am

Saudações cristãs,

Amados...



Prosseguem as negociações acerca de um eventual tratado de mútuo reconhecimento entre a Congregação Cristã e a denominada "Igreja Cristã Evangélica".

Apesar das consideráveis discrepâncias de ordem doutrinário-organizacional verificáveis entre ambos os segmentos, nossos anciãos não descartam a possibilidade de que a co-participação ou livre trânsito entre seus membros venha a ser franqueada.

Não se trata, inicialmente, portanto de um processo de anexação (unificatória), mas de uma espécie de parceria co-denominacional.

Ao contrário do que sugerem alguns, a Igreja Cristã Evangélica encontra-se presente não apenas na Romênia, mas em diversas outras regiões da Europa. Além da "Biserica Crestina Evanghelica" (Romênia) o Setor Missionário tem enviado delegados-observadores à núcleos afins como a "Chiesa Cristiana Evangélica in Italia" - conforme relatado por um de nossos irmãos residentes em Milão (Milano).

As averiguações, contudo, ocorrem sem maiores atropelos ou precipitações e sob meticulosa apreciação histórico-doutrinária.

Oremos.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson.


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Sáb Mar 23, 2013 9:44 am, editado 3 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento  Empty É bom que os cristãos vivam em união

Mensagem  Cardo Sex Fev 08, 2013 10:41 pm

Seria bom se houvesse iniciativas de aproximação com outras igrejas no Brasil também.

Vale a pena lembrar que a Igreja Cristã Evangélica da Romênia é um ramo da denominação que no Brasil chama-se Casa de Oração ou Assembléia dos Irmãos.

A maior diferença é que eles não aceitam o batismo do Espírito Santo com evidência de novas línguas.

Esta denominação Romena tem algumas semelhanças com a CCB, mas não tem raízes históricas comuns. Ao contrário que (até mesmo irmãos de ministério) andam falando aí, criando fábulas que o irmão Franciscon e o irmão Lombardi que iniciaram essa igreja, a Igreja Cristã Evangélica (dos Irmãos) na Romênia surgiu quando Franciscon nem era nascido ainda.

Particularmente, acho difícil que a Igreja Cristã Evangélica vá se unir debaixo de uma só organização e se reportar o Brás. Eles valorizam muito a autonomia da congregação local.

Lembro do começo dos anos 90 quando veio um ancião de uma igreja evangélica japonesa congregar no Brasil. Ele passou um mês conhecendo a Obra, participou de nossas reuniões de segunda a tarde, sentimos que realmente são nossos irmãos. Mas depois sentimos que cada igreja deveria seguir seu caminho e eles continuam sem vínculos com o Brasil.


Cardo

Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento  Empty Re: Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Sáb Fev 16, 2013 11:56 am



Saudações cristãs,

Cardo, prezado...



"Mas depois sentimos que cada igreja deveria seguir seu caminho e eles continuam sem vínculos com o Brasil."


Eis o âmago da atual proposta ou "política" expansionista: havendo suficiente compatibilidade entre ambas as concepções eclesiais, dá-se inicio a um processo investigativo, periodo este caracterizado como probatório.

Ao término do mesmo, emite-se uma pré-conclusão. Desta dependerá o seu prosseguimento, suspensão temporaria ou finalização.

No caso último, cada segmento ou agremiação mantêm-se em suas respectivas posições sem qualquer agravo ou dano.

Pode-se dizer que a "Asamblea Cristiana en la Argentina" ("Dios es Amor"*), por exemplo, encontre-se no segundo estágio, apesar de facultada a presença de nossos observadores em suas Assembleias Anuais e demais eventos deliberativos (sem direito a voto).

A despeito de suas peculiaridades culturais, o Japão tem se apresentado como um campo propício. Em meados de 2000, em viagem missionária, uma de nossas irmãs (esposa de um Ancião de Guarulhos) veio a estabelecer os primeiros contatos com um grupo cuja estrutura doutrinária-organizacional assemelhava-se (parcialmente) aquela por nós acatada como modalidade regular. Quanto ao desfecho, foge-me ao conhecimento.

No tocante a "Igreja Cristã Evangélica" em sua versão romena, italiana, entre outros núcleos europeus, o impasse maior diz respeito à questão dispensacionista. De qualquer modo, o cessacionismo não figura como uma postura unânime entre seus ministros ou responsáveis, havendo relevantes ressalvas **.

O que se tem de concreto ou efetivo, até o presente momento, é que o livre trânsito será viabilizado aos membros residentes em tais regiões como uma referência alternativa.

Oremos.


___________________
* lema denominacional oficialmente adotado pelo vulgo "Ministério de Santa Fé".
** a exemplo das discussões atualmente em voga mesmo entre as alas ditas tradicionais ou históricas (luteranos, presbiterianos, batistas).



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson.

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento  Empty Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento

Mensagem  cristão ortodoxo Seg Abr 01, 2013 12:46 pm

Amados irmãos a paz de Deus, amém. No dia de ontem a irmandade da cidade de Montes Claros-MG foi agraciada com a presença de oitos irmãos presbíteros da Igreja Cristã Evangélica Romena. Foi uma festa espiritual, os irmão romenos testemunharam e contaram as provas e lutas que passaram para estabelecer a obras de Deus naquele país. Um deles disse também que nunca viu uma igreja tão cheia como aquela, e que Deus tinha prometido a ele que um dia ele viajaria de avião, mas não sabia ele que seria ao Brasil para visitar esta obra. O culto especial foi a tarde, e à noite houve um batismo que foi atendido pelo irmão ancião Eliseu Rivelle, sendo que batizaram 52 pessoas. Os irmãos romenos ficaram maravilhados ao ver tantas almas que reconciliaram com Deus.[img][/img]


Deus vos abençoe, amém.

cristão ortodoxo

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento  Empty Re: Congregação Cristã e Igreja Cristã Evangélica (européia): tratado de mútuo reconhecimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos