A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Jahyr em Qui Jun 09, 2011 11:02 am

PERGUNTA: O que você crê quanto à personalidade de Deus?
ALTERNATIVAS:
1º) Eu acredito na doutrina da Trindade.
2º) Não acredito na doutrina da Trindade.
3º) Eu acredito na dualidade divina. (Ha dois Deus, o Pai e o Filho)
4º) Deus é o Espírito Santo e não há outro.
5º) Jesus é Deus Pai, Deus Espírito e Deus Filho.
6º) Deus é um só! Não é dois, não é três.
7º) Jesus não é Deus, é filho de Deus.
8º) O Espírito Santo é apenas a força de Deus.
9º) Jesus Cristo foi um homem como você e como eu.
10º) Trindade é coisa lá da tal da “Teologia Sistemática”. Invenção dos homens.







DEUS - A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4:35; 39; Is 44:6, 8; 45:5; 46:9); no entanto diz que cada uma destas Pessoas é Deus...

DEUS

A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4:35, 39; Is 44:6, 8; 45:5, 21; 46:9); no entanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS

“Foi a ti que ele mostrou tudo isso, para que soubesses que YAHVEH É O ÚNICO DEUS. ALÉM DELE NÃO EXISTE OUTRO” (Dt 4:35)

“Portanto, reconhece hoje e medita em teu coração: YAHVEH É O ÚNICO DEUS, TANTO NO ALTO DO CÉU, COMO CÁ EMBAIXO, NA TERRA. NÃO EXISTE OUTRO!” (Dt 4:39)

“Assim diz Yahweh, o rei de Israel, Yahweh dos Exércitos, o seu redentor: EU SOU O PRIMEIRO, E O ÚLTIMO, E FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS” (Is 44:6)

“Não vos apavoreis, nem temais; não vo-lo dei a conhecer há muito tempo e não o anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. PORVENTURA EXISTE UM DEUS FORA DE MIM? NÃO EXISTE OUTRA ROCHA: EU NÃO CONHEÇO NENHUMA! (Is 44:8)

“EU SOU YAHWEH, E NÃO HÁ OUTRO; FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS; Embora não me conheças, eu te cinjo, ” (Is 45:5)

“Anunciai, trazei as vossas provas, - sim, tomem conselho entre si! Quem proclamou isto desde os tempos antigos? Quem o anunciou desde há muito tempo? Não fui eu, Yahweh? NÃO HÁ OUTRO DEUS FORA DE MIM, DEUS JUSTO E SALVADOR NÃO EXISTE, A NÃO SER EU”. (Is 45:21)

“Lembrai-vos das coisas passadas há muito tempo, porque EU SOU DEUS E NÃO HÁ OUTRO! SIM, SOU DEUS, E NÃO HÁ QUEM SEJA IGUAL A MIM” (Is 46:9)

O PAI É DEUS “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ” (Jo 17:3)

“ ...sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que NÃO HÁ OUTRO DEUS, SENÃO UM SÓ”...”TODAVIA PARA NÓS HÁ UM SÓ DEUS, O PAI de quem é tudo e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” (1ª Co 8:4, 6)

“UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS, o qual é sobre todos, e por todos e em todos” (Ef 4:6)
O FILHO É DEUS
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS” (Jo 1:1)

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS BENDITO ETERNAMENTE: amém” (Rm 9:5)

“MAS, DO FILHO, DIZ: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E TU, SENHOR, NO PRINCÍPIO FUNDASTE A TERRA, E OS CÉUS SÃO OBRA DE TUAS MÃOS;” (He 1:8-10)


Compare com

“O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” (Sl 45:6-7);

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA” (1ª Jo 5:20)
O ESPÍRITO É DEUS
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? NÃO MENTISTE AOS HOMENS, MAS A DEUS” (At 5:3-4);

“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. (At 7:51)

Compare com

“E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Poderá Deus porventura preparar-nos uma mesa no deserto?” (Sl 78:18-19)




[size=18]YAHWEH


A Bíblia nos ensinam que somente um é chamado YAHWEH (Dt 6:4; Ne 9:6; Sl 83:18; Is 45:5-6, 18); no entanto nos ensinam que cada uma dessas Pessoas é YAHWEH.

“Ouve, ó Israel: YAHWEH NOSSO DEUS É O ÚNICO YAHWEH!” (Dt 6:4)

“És tu, YAHWEH, QUE ÉS O ÚNICO!” (Ne 9:6)

“Saberão assim que SÓ TU TENS O NOME DE YAHWEH, O ALTÍSSIMO SOBRE A TERRA”
(Sl 83:18).

“ ““ EU SOU YAHWEH, E NÃO HÁ OUTRO; FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS; Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, FORA DE MIM, NÃO HÁ NINGUÉM: EU SOU YAHWEH E NÃO HÁ NENHUM OUTRO!” (Is 45:5-6).

“ “Com efeito, assim diz Yahweh, o criador dos céus, - ele é Deus, o que modelou a terra e a fez, ele a estabeleceu; não há criou como um deserto, antes a modelou para ser habitada. EU SOU YAHWEH: NÃO HÁ NENHUM OUTRO”. (Is 45:18)

[/TR]
O PAI É YAHWEH “Não há Santo como Yahweh (porque não há outro além de ti) e Rocha alguma existe como o nosso Deus” (1° Sm 2:2));

“Yahweh, ninguém há como tu, e não há Deus fora de Ti, conforme tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos”. (1° Cr 17:20);

“É verdade, ó Yahweh, que os reis da Assíria destruíram todas as nações, e lançaram os seus deuses no fogo, porque não eram deuses, mas sim obra de mãos humanas, feitos de madeira e de pedra, que aqueles destruíram.” (Is 37:20)
O FILHO É YAHWEH
“Uma voz clama: No deserto, abri um caminho para Yahweh; na estepe, aplainai uma vereda para o nosso Deus”. (Is 40:3);

Compare com

“Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3:3);

“Eis que dias virão – oráculo de Yahweh – em que suscitarei a Davi um germe justo; um rei reinará e agirá com inteligência e exercerá na terra o direito e a justiça. Em seus dias, Judá será salvo e Israel habitará em segurança. Este é o nome com que o chamarão: “Yahweh, nossa justiça”” (Jr 23:5-6)
O ESPÍRITO É YAHWEH
“Quando chegava a Lequi e os filisteus corriam em sua direção gritando de júbilo, o espírito de Yahweh veio sobre Sansão: as cordas que amarravam seus braços se tornaram como fios de linho queimados ao fogo, e os laços que o prendiam se soltaram das suas mãos”. (Jz 15:14);

compare com

“Ela gritou: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Acordando de seu sono, ele pensou: Sairei como das outras vezes e me livrarei. Mas não sabia que Yahweh tinha se retirado dele.”;
.
(Jz 16:20)

“E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da discussão dos filhos de Israel e porque colocaram Yahweh à prova, dizendo: Está Yahweh no meio de nós, ou não?” (Ex 17:7)

compare com

“Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras” (He 3:7-9);

“Disse Yahweh: Ouvi, pois, as minhas palavras: Se há entre vós um profeta, é em visão que me revelo a ele, é em sonho que lhe falo” (Nm 12:6)

compare com

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2ª Pe 1:21)


DEUS DE ISRAEL

Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado DEUS DE ISRAEL (Dt 5:1, 6, 7); A Bíblia, entretanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS DE ISRAEL

“E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos: e aprendê-los-eis,e guardá-los-eis, para os cumprir; Yahweh nosso Deus concluiu conosco uma aliança no Horeb”; (Dt 5:2)

“Eu sou Yahweh teu Deus, Aquele que te fez sair da terra do Egito, da casa da servidão. Não terá outro Deus diante de mim”. (Dt 5:6, 7)


O PAI É DEUS DE ISRAEL “ “Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.” (Sl 72:18)

“ E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” (Ex 5:1)

“ Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;” (Ex 34:23)
O FILHO É DEUS DE ISRAEL
“ “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, e não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada.”;” (Ez 44:2)

“ “E converterá muito dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante deles no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”” (Lc 1:16-17)

O ESPÍRITO É DEUS DE ISRAEL
““O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus”” (2ª Sm 23:2-3).;



SENHOR


A Bíblia nos ensina que somente um é chamado SENHOR (Mc 12:29);
...no entanto. Diz que cada uma dessas Pessoas é SENHOR.
“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Mc 12:29)


[tr]
O PAI É SENHOR “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde estará a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: em que desprezamos nós o teu nome?” (Ml 1:6);

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; [/B]bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. [/B]” . (Mt 21:9);

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” .(Mt 22:37)

“E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Ap 11:15)
O FILHO É SENHOR A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é Senhor de todos)” . (At 10:36);

“Porquanto não há diferença entre judeu e grego: porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam”. (Rm 10:12)

“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1ª Co 12:3)

“Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” ; (Ef 4:5)

E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” . (Fp 2:11)
O ESPÍRITO É SENHOR “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendereis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado”. (Is 6:8-10)

Compare com

“E como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam e eu os cure” .(At 28:25-27);

“Mas quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor ai há liberdade”. (2ª Co 3:16-17)



YAHWEH-DEUS


Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado YAHWEH-DEUS (2ª Sm 7:22); entretanto ela mesma nos ensina que cada Pessoa da Trindade é YAHVEH-DEUS.

“É por isso que és grande, Senhor Yahweh: ninguém há como tu, e não existe outro Deus além de ti somente, como aprenderam nossos ouvidos”. (2ª Sm 7:22)


O PAI É YAHWEH-DEUS “Mas eu sou Yahweh, teu Deus, desde a terra do Egito. Não deves reconhecer outro Deus além de mim, não há salvador que não seja eu. (Os 13:4)
O FILHO É YAHWEH-DEUS
“ “Conduziu-me então para o pórtico exterior do santuário, que dava para o oriente, o qual estava fechado. Yahweh me disse: Este pórtico ficará fechado. Não se abrirá e ninguém entrará por ele, porque por ele entrará Yahweh, o Deus de Israel, pelo que permanecerá fechado” (Ez 44:2)
O ESPÍRITO É YAHWEH-DEUS
“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. (At 7:51);

Compare com

“Levantaram-se e fugiram ao anoitecer, abandonando suas Eles porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como os seus pais que não tinham dado crédito a Yahweh-Deus, seu Senhor. (2° Reis 17:14)



ATRIBUTOS METAFÍSICOS DE CADA UMA DESSAS TRÊS PESSOAS


ONIPOTENTE


A Bíblia afirma que somente Deus é Onipotente (Dt 3:24; Sl 89:6-8; Is 43:12-13; Jr 10:6), e ela mesma ensina também que cada uma dessas três Pessoas é Onipotente.

”Senhor Jeová já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que Deus há nos céus e na terra, que possa obrar segundo as tuas obras, e segundo a tua fortaleza” .(Dt 3:24)

”Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos poderosos?” (Sl 89:6-8)

”Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá? (Is 43:12-13)

”Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em força (Jr 10:6)


O PAI É ONIPOTENTE “” E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Pois tu és Dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder e não há quem te possa resistir”.[/COLOR] (2° Cr 20:6)

“Com efeito, Yahweh dos Exércitos tomou uma decisão, quem a anulará? A sua mão está estendida, quem a fará recuar?” (Is 14:27)

“e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz,...” (Ef 1:19)
O FILHO É ONIPOTENTE “E chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”.(Mt 28:18)

“Que transformará nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” [/COLOR] (Fp 3:21)

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.” (Ap 1:8)

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” (Ap 3:7)

O ESPÍRITO É ONIPOTENTE

“E respondeu, e me falou, dizendo: esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”.
(Zc 4:6);

“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado de Filho de Deus”. (Lc 1:35)

] “e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz,...” (Ef 1:19)



ONIPRESENTE


As Santas Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Jr 23:23-24); no entanto revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente.

“ Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR” (Jr 23:23-24)


O PAI É ONIPRESENTE
Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer. E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se dos se ocultarem no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os picará.”


“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (He 4:13)

O FILHO É ONIPRESENTE “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”.(Mt 18:20)

“ Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20)

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Jo 3:13)


O ESPÍRITO É ONIPRESENTE

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”.
(Sl 139:7-10);

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. (1ª Co 3:16)

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17)



ONISCIENTE


Ao lermos as Escrituras Sagradas descobrimos que somente Deus é Onisciente (1° Rs 8:39; Dn 2:20-22; Mt 24:36); no entanto revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Onisciente.

“ Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.” (1° Rs 8:39)

“ Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” (Dn 2:20-22)

“ Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mt 24:36)


O PAI É ONISCIENTE

“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces .” (139:1-4)

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre..” (1° Cr 28:9)

“E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu..” (1° Cr 29:17)

“Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.” (Sl 7:9)

“Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus..” (Is 43:12)

“Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou. Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste Agora são criadas, e não de há muito, e antes deste dia não as ouviste, para que porventura não digas: Eis que eu já as sabia..” (Is 48:5-7)

“Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir..” (Is 42:9)

“Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;.” (Lc 11:49)

“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer..” (Ap 22:6)

O FILHO É ONISCIENTE

“E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?.”.(Mt 9:3-4)

“ Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.” (Jo 2:24-25)

“Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.” (Jo 16:30)

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21:17)

“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl 2:2-3)

“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (Lc 19:41-44)

“Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.” (Jo 6:64)

“Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?” (Jo 18:4)

O ESPÍRITO É ONISCIENTE

“ Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR, e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim haveis falado, ó casa de Israel, porque, quanto às coisas que vos sobem ao espírito, eu as conheço.”. (Ez 11:5);

“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”. (Rm 8:26-27)

[color=blue] “Mas Deus nos revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1ª Co 2:10-11);

“E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor..” (Lc 2:26)

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;.” (1ª Tm 4:1)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir..” (1ª Pe 1:11)



ETERNO

A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno (Is 40:28; 41:4; 43:10, 13; 44:6); e com a mesma clareza ensina também que cada uma dessas três Pessoas é eterna.

“ Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Is 40:28)

“Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.” (Is 41:4)

“ Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” (Is 43:10)

“ Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43:13)

“ Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Is 44:6)

O PAI É ETERNO

“Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade” (Sl 92:2)

“O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade.” (Sl 93:2)


O FILHO É ETERNO

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”.(Is 9:6)

“ E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5:2)

“ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1:1)

“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8:58)

“E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17:5)

“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo 17:24)

“E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1:17-18)

O ESPÍRITO É ETERNO

“ E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”. (Gn 1:2);

“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?". (He 9:14)




CRIADOR

Entendemos na Bíblia que somente Deus é o Criador (Is 44:24; 45:5-7, 18); e aprendemos também pela sua leitura que cada uma dessas três Pessoas é o Criador.

“Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;” (Is 44:24)

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Is 45:5-7)

“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.” (Is 45:18)

O PAI É CRIADOR

“Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.” (Ne 9:6)

“Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.” (Jr 27:5)

“O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;” (Sl 146:6)

“E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;” (At 14:15)


O FILHO É CRIADOR

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”.(Jo 1:1-3)

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Cl 1:16-18)

“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” (He 1:2)

“E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.” (He 1:10)

O ESPÍRITO É CRIADOR

“Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.” (Jó 26:13);

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.". (Jó 33:4)

“Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.". (Sl 104:30)





VIDA

Entendemos na Bíblia que Deus somente é a Fonte da Vida (Dt 32:39); no entanto ela afirma que cada uma dessas três Pessoas é a Fonte da Vida.

“Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.” (Dt 32:39)

O PAI É VIDA

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (Sl 36:9)

“Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;” (At 17:25)

“Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (At 17:28)

O FILHO É VIDA

“Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens”.(Jo 1:4)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” (Jo 11:25)

O ESPÍRITO É VIDA

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:2);

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.". (Jó 33:4)


CONTINUA...

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

CONTINUAÇÃO...

Mensagem  Jahyr em Qui Jun 09, 2011 11:03 am

ATRIBUTOS MORAIS DE CADA UMA DESSAS TRÊS PESSOAS


BOM


A Bíblia nos ensina que somente Deus é bom (Mt 19:17; Mc 10:18; Lc 18:19); mas ela mesma afirma que cada uma dessas três Pessoas possuem o atributo da Bondade.

“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19:17)

“E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.” (Mc 10:18)

“Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.” (Lc 18:19)

O PAI É BOM

“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.” (Sl 86:5)

“Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.” (Sl 108:4)

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lc 6:35)

O FILHO É BOM

“ Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;”.(2ª Co 10:1)

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (At 10:38)

O ESPÍRITO SANTO É BOM

“E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.” (Ne 9:20);

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.". (Sl 143:10)



SANTO


As Santas Escrituras dizem que somente Deus é santo (1º Sm 2:2; Êx 15:11; Is 40:25; Ap 15:3-4), mas mesmo assim elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas tem o atributo da Santidade.

“Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (1º Sm 2:2)

“O SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Êx 15:11)

“A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.” (Is 40:25)

“E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:3-4)


O PAI É SANTO

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.” (Lv 19:2)

“E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.” (Lv 20:26)

“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6:3)

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Ap 4:Cool

O FILHO É SANTO

“ Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.”.(Dn 9:24)

“Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.” (At 3:14)

“Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:4)

O ESPÍRITO SANTO É SANTO

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.” (Is 63:10);

“Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.". (Rm 15:16)

“ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.". (1ª Jo 2:20)





VERDADEIRO


Compreendemos pelas Santas Escrituras que somente Deus é verdadeiro (Jo 17:3), mas lemos também que elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas é Verdadeira .

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3)

O PAI É VERDADEIRO

“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Dt 32:4)

“Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” (Jr 10:10)

O FILHO É VERDADEIRO

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”.(Jo 1:14)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1ª Jo 5:20)

O ESPÍRITO SANTO É VERDADEIRO

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17);

“ Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.". (Jo 15:26)

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo 16:13)

“Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.". (1ª Jo 5:6)





SABIO


Pelas Santas Escrituras entendemos que somente Deus é Sábio (Rm 16:27; 1ª Tm 1:17; Jd 25), mas lemos que elas ensinam que cada uma dessas três Pessoas tem o atributo da Sabedoria .

“Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” (Rm 16:27)

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1ª Tm 1:17)

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Jd 25)

O PAI É SÁBIO

“Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;” (Dn 2:20)

“Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;” (Jr 32:19)

“ O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm 11:33)

O FILHO É SÁBIO

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.”.(Lc 2:40)
“E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” (Lc 2:47)

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lc 2:52)

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” (1ª Co 1:24)

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” (1ª Co 1:30)

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl 2:3)

O ESPÍRITO SANTO É SÁBIO

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Is 11:2);

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;". (Ef 1:17)





OBRAS REALIZADAS POR CADA UMA DESSAS PESSOAS


AUTOR DO NOVO NASCIMENTO


A Bíblia nos apresenta a cada uma destas pessoas como "Autor do novo nascimento"

O PAI É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:13)

O FILHO É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”(1ª Jo 2:29)

O ESPÍRITO SANTO É AUTOR DO NOVO NASCIMENTO

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3:5-6)


RESSUSCITOU A JESUS


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "ressuscitou a Jesus"

O PAI RESSUSCITOU A JESUS

"Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;" (At 2:24)

“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1ª Co 6:14)

O FILHO RESSUSCITOU A JESUS

“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.”(Jo 2:19)

“Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”(Jo 10:18)

O ESPÍRITO SANTO RESSUSCITOU A JESUS

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11)




HABITA NOS FIEIS


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "Habita nos fieis"

O PAI HABITA NOS FIEIS

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23)

"Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós." (1ª Co 14:25)

"E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (2ª Co 6:16)

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." (Ef 4:6)

"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1ª Jo 2:5)

"Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. [...] Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1ª Jo 4:12-14, 15-16)

O FILHO HABITA NOS FIEIS

"Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." (Jo 17:23)

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2ª Co 13:5)

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," (Ef 3:17)

"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?" (1ª Jo 3:17)

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1ª Jo 3:24)

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2:20)

O ESPÍRITO SANTO HABITA NOS FIEIS

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (Jo 14:17)

" Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1ª Co 3:16)

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1ª Co 6:19)

"Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (2ª Tm 1:14)

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4:5)

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." (Rm 8:11)




DÁ VIDA ETERNA


A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "dá a vida eterna"

O PAI DÁ A VIDA ETERNA

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1ª Jo 5:11)

O FILHO DÁ A VIDA ETERNA

"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)

O ESPÍRITO SANTO DÁ A VIDA ETERNA

"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gl 6:Cool




Deu poder aos Apóstolos para operar milagres

A Bíblia nos diz que cada uma destas pessoas "deu poder aos Apóstolos para operar milagres"

O PAI DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios." (At 15:12)

"E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias." (At 19:11)

"Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (He 2:4)

O FILHO DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós." (At 4:10)

"Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus." (At 4:30)

"E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." (At 16:18)

O ESPÍRITO SANTO DEU PODER AOS APÓSTOLOS

"E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2:2-4)

" E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus" (At 10:44-46)

"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." (At 19:6)

"Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo." (Rm 15:19)




FALOU PELOS PROFETAS E APOSTOLOS


Cada uma das três pessoas falou pelos profetas e apóstolos.

O PAI FALOU AOS SERVOS

“E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;” (Jr 1:9)

“Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;” (Lc 1:70)

“O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (At 3:21)

O FILHO FALOU AOS SERVOS

“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.”(Lc 21:15)

“Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.”(2ª Co 13:3)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.”(1ª Pe 1:11)

O ESPÍRITO SANTO FALOU AOS SERVOS

“O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” (2º Sm 23:2)

“Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.”(Mt 10:20)

“Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.”(Mc 13:11)




INSPIROU AS ESCRITURAS


Cada uma das três pessoas inspirou as Escrituras.

O PAI INSPIROU AS ESCRITURAS

“Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Êx 4:12)

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2ª Tm 3:16)

“ Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” (Hb 1:1)

O FILHO INSPIROU AS ESCRITURAS

“Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.”(2ª Co 13:3)

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”(Ef 4:11)

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.”(1ª Pe 1:11)

“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.”(Ap 11:3)


O ESPÍRITO SANTO INSPIROU AS ESCRITURAS

“O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” (2ª Sm 23:2)

“O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”(Mc 12:36)

“E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.”(At 11:28)

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. ”(2ª Pe 1:21)





GUIOU O SEU POVO


Cada uma das três pessoas guiou o seu povo.

O PAI INSPIROU GUIOU O SEU POVO

“Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.” (Dt 32:12)

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.” (Sl 23:2)

“ Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.” (Sl 73:24)

“ Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is 48:17)

O FILHO GUIOU O SEU POVO

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”(Mt 16:24)

“E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”(Jo 10:4)

“E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.”(Mt 2:6)

O ESPÍRITO SANTO GUIOU O SEU POVO

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.” (Sl 143:10)

“Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso.”(Is 63:14)

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”(Rm 8:14)

“ Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”(Gl 5:18)





DISTRIBUIU/BUI OS DONS ESPIRITUAIS


Cada uma das três pessoas Distribuiu dons Espirituais.

O PAI DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” (1ª Co 12:6)

“Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (He 2:4)

O FILHO DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.”(1ª Co 12:5)

O ESPÍRITO SANTO DISTRIBUIU DONS ESPIRITUAIS

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”(Jo 14:26)

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. "
(1ª Co 12:8-11)




SANTIFICA OS FIEIS


Cada uma das três pessoas Santifica os fieis.

O PAI SANTIFICA OS FIEIS

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo 14:23)

“Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1ª Co 14:25)

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (2ª Co 6:16)

“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Ef 4:6)

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” (1ª Jo 2:5)

“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. ” (1ª Jo 4:12-16)

O FILHO SANTIFICA OS FIEIS

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (Jo 17:23)

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (2ª Co 13:5)

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20)

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," (Ef 3:17)

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1ª Jo 3:24)

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

O ESPÍRITO SANTO SANTIFICA OS FIEIS

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:17)

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ª Co 3:16)

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11)

“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” (2ª Tm 1:14)

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4:5)



.

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Edison em Qui Jun 09, 2011 5:52 pm

Jahyr disse:

DÊ ALGUMAS EXPLICAÇÕES PARA EU SABER O QUE VOCÊ CRÊ...


Quem é Jesus Cristo para você?

É Deus ou um mero homem?

E o Espírito Santo?

É uma força ativa como acreditam as Testemunhas de Jeova? É o próprio Deus?

Acho que você deve me dar algumas explicações preliminarmente...


Jahyr

1 - Quem é Jesus Cristo para Você?
R - Jesus Cristo é o Filho de Deus
"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus" (I Jo 4:15).

2 - É Deus ou um mero homem?
R - É Deus e um mero homem.
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (I Tim. 2:5).

3 - E o Espírito Santo?
R - O Espírito Santo é o próprio Deus, o Pai de Jesus.
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19 Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo"
(Mat. 1:18-20)

4 - É uma força ativa como acreditam as Testemunhas de Jeova? É o próprio Deus?
R - É a própria "pessoa" (persona) de Deus.
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção" (Ef. 4:30).

Jahyr,
Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios, são ministérios, que usam "personas" (máscaras - como bem lembrou o Sergio Teixeira) quando estão em serviço. Não são pessoas ou seres distintos que formam aquilo que estão chamando atualmente de "Cúpula Redentora Celestial" que é a mesma famigerada santíssíma trindade inventada no Vaticano.

A velha e Santa Palavra de Deus continua dizendo:

Há......Um só Deus e Pai de todos, O QUAL É sobre todos, e por todos e em todos (Ef. 4:5-6).

Não há mais revelador do que esta Escritura de Paulo aos efésios.

O Único Deus e Pai de todos é:

SOBRE TODOS - "Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra" (Sal. 83:18)

E POR TODOS - "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação" (II Cor. 5:19).

E EM TODOS - "E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita" (Rom. 8:11).

Só essa Escritura como espada inflamada derruba por terra esse sofisma romano.

O NOME DE DEUS SEJA LOUVADO

Edison

Edison

Mensagens : 78
Data de inscrição : 23/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

EDILSON, ATÉ AQUI NENHUMA NOVIDADE NO SEU COMENTÁRIO. NÃO DISCORDO DISSO... ALIÁS, ESSA "PONTA" QUE VOCÊ ESTÁ "POLARIZANDO" EU APRESENTEI DE MANEIRA MUITO MAIS COMPLETA, NO MÍNIMO UMAS 30 VEZES... MAS ISSO NÃO EXPLICA NADA...

Mensagem  Jahyr em Sex Jun 10, 2011 9:53 am

Edison escreveu:Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios, são ministérios, que usam "personas" (máscaras - como bem lembrou o Sergio Teixeira) quando estão em serviço. Não são pessoas ou seres distintos que formam aquilo que estão chamando atualmente de "Cúpula Redentora Celestial" que é a mesma famigerada santíssíma trindade inventada no Vaticano.

Irmão Jahyr comenta:

De princípio, gostaria de saber onde está escrito que cada uma das pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo valeram-se de "mascaras" ocultando suas verdadeiras identidades.

E, ainda, os versos que você apresentou...

evidenciam apenas que você tomou "uma das pontas" e polarizou a questão.

Todos os versos que você trouxe, estão presentes nas 20 tabelas apresentadas, a tal da "farofa" conforme seu comentário...

Melhor ainda...

De uma maneira mais completa, aproximam-se a quase uma centena de versos...

Só que sobram mais de 200 outros que você não tem como explicar com fundamentação bíblica...

e vale-se de um conceito, o conceito das "mascaras", um raciocínio carnal e divorciado do fundamento da nossa fé que são as Escrituras.

Porisso digo, a doutrina da Trindade deveria chamar-se: a doutrina do Respeito!

O respeito que devemos ter no trato das Escrituras.


.

O RESPEITO CONSISTE EM NÃO IRMOS ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO.

SE A BÍBLIA AFIRMA QUE O FILHO É YAHWEH E, MAIS ADIANTE DIZ QUE YAHWEH É O ESPÍRITO SANTO E,

DEPOIS, JESUS APRESENTA O ESPÍRITO COMO O PAI, E O PAI COMO YAHWEH E

COMO UMA OUTRA PESSOA DISTINTA DELE, E DISTINTA DO PAI...

E LEMOS TAMBÉM ESTAS PESSOAS SE APRESENTANDO COMO DISTINTAS E INDEPENDENTES,

EXECUTANDO AS MESMAS AÇÕES E POSSUIDAS DOS MESMOS ATRIBUTOS.

E AI DESDE OS TEMPOS ANTIGOS... ESTAMOS LENDO QUE YAHWEH É ÚNICO!


BEM, EU POSSO "PEGAR UMA PONTA E POLARIZAR"

DAI... VOU USAR UMA "TESOURINHA MÁGICA"


E "ZÁS"... CORTO FORA O VERSO QUE NÃO SE COADUNA COM AS MINHAS CRENÇAS...

OU FAÇO DIFERENTE... REESCREVO A BÍBLIA... E ALGUMAS PASSAGENS FORÇO UM POUCO MAIS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO,

OUTRAS PASSAGENS...

AJEITO EM ALGUNS LUGARES AS FRASES, INVERTO A SUA CONSTRUÇÃO,

MUDO O TEMPO VERBAL, OU SUBSTITUO ALGUMAS PALAVRAS POR OUTRAS EM OUTRAS PASSAGENS

E, PRONTO!

TENHO UM "FAC SÍMILE" DAS "ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS PARA O NOVO MUNDO"
.


Última edição por Jahyr em Sex Jun 10, 2011 1:04 pm, editado 2 vez(es)

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Jun 10, 2011 9:56 am

A doutrina trinitária especifica que há exatamente três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) em uma só, que é a Divindade em si.

Mas o que diz e o que professa o Senhor Jesus?

- Que toda a honra e glória sejam dadas ao Pai;
- Que tudo devemos pedir ao Pai; Ele (o Pai) é quem concederá.
- Que Ele e o Pai são um.
- Fomos feitos seus irmãos legitimados, e igualmente primogênitos com Ele.

Ora, se Ele e o Pai são um; E se somos um com Ele...
SIGNIFICA DE FORMA CLARA E INSOFISMÁVEL QUE EU, VOCÊ, E CADA UM DOS SANTOS DE DEUS SOMOS PELO SENHOR JESUS O CRISTO FEITOS PARTE INTEGRANTE DESSA DIVINDADE.

Então, muito embora realmente existam a figura do Pai, a figura do Filho e a figura do Espírito Santo, igualmente existem muitas outras figuras que fazem parte dessa mesma unidade, que ajudam a compor o "corpo" de Deus.
Tudo porém seria diferente se não fôssemos unos com o Filho que ao mesmo tempo é uno com o Pai.
Ora, se somos unos com o Filho, inevitavelmente somos o próprio Filho (se acreditarmos que o Filho e o Pai são a mesma coisa).
Ou pelo menos temos a obrigação de sê-lo.
Aí já é outra questão. Devemos ser seus imitadores, porém não seus arremedadores.
Porém, discutir é bem mais conveniente que aceitar, e por isso vivemos pisando nos mesmos rudimentos.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Edison em Sex Jun 10, 2011 12:58 pm

Jahyr escreveu:
Edison escreveu:Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios, são ministérios, que usam "personas" (máscaras - como bem lembrou o Sergio Teixeira) quando estão em serviço. Não são pessoas ou seres distintos que formam aquilo que estão chamando atualmente de "Cúpula Redentora Celestial" que é a mesma famigerada santíssíma trindade inventada no Vaticano.

Irmão Jahyr comenta:

De princípio, gostaria de saber onde está escrito que cada uma das pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo valeram-se de "mascaras" ocultando suas verdadeiras identidades.

E, ainda, os versos que você apresentou...

evidenciam apenas que você tomou "uma das pontas" e polarizou a questão.

Todos os versos que você trouxe, estão presentes nas 20 tabelas apresentadas, a tal da "farofa" conforme seu comentário...

Melhor ainda...

De uma maneira mais completa, aproximam-se a quase uma centena de versos...

Só que sobram mais de 200 outros que você não tem como explicar com fundamentação bíblica...

e vale-se de um conceito, o conceito das "mascaras", um raciocínio carnal e divorciado do fundamento da nossa fé que são as Escrituras.

Porisso digo, a doutrina da Trindade deveria chamar-se: a doutrina do Respeito!

O respeito que devemos ter no trato das Escrituras.


.

O RESPEITO CONSISTE EM NÃO IRMOS ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO.

SE A BÍBLIA AFIRMA QUE O FILHO É YAHWEH E, MAIS ADIANTE DIZ QUE YAHWEH É O ESPÍRITO SANTO E,

DEPOIS, JESUS APRESENTA O ESPÍRITO COMO O PAI, E O PAI COMO YAHWEH E

COMO UMA OUTRA PESSOA DISTINTA DELE, E DISTINTA DO PAI...

E LEMOS TAMBÉM ESTAS PESSOAS SE APRESENTANDO COMO DISTINTAS E INDEPENDENTES,

EXECUTANDO AS MESMAS AÇÕES E POSSUIDAS DOS MESMOS ATRIBUTOS.

E AI DESDE OS TEMPOS ANTIGOS... ESTAMOS LENDO QUE YAHWEH É ÚNICO!


BEM, EU POSSO "PEGAR UMA PONTA E POLARIZAR"

DAI... VOU USAR UMA "TESOURINHA MÁGICA"


E "ZÁS"... CORTO FORA O VERSO QUE NÃO SE COADUNA COM AS MINHAS CRENÇAS...

OU FAÇO DIFERENTE... REESCREVO A BÍBLIA... E ALGUMAS PASSAGENS FORÇO UM POUCO MAIS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO,

OUTRAS PASSAGENS...

AJEITO EM ALGUNS LUGARES AS FRASES, INVERTO A SUA CONSTRUÇÃO,

MUDO O TEMPO VERBAL, OU SUBSTITUO ALGUMAS PALAVRAS POR OUTRAS EM OUTRAS PASSAGENS

E, PRONTO!

TENHO UM "FAC SÍMILE" DAS "ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS PARA O NOVO MUNDO"
.

Irmão Jahyr,

Eu tomei versos da sua "tabela" e contestei dando o real entendimento deles.

Não é a quantidade de Escrituras colocadas que faz a tese verdadeira.

É o Espírito das "tabelas" e das Escrituras que validam ou não a tese.

Você pode tomar a Bíblia inteira que o espírito trinitariano pode faze-lo crer que Deus é composto de três pessoas.

Satanás é craque nisso. Ele sempre usou a Palavra de Deus para criar suas mentiras. Desde o Edem ele usa desse artifício. Mas sempre haverá um NÃO no "certamente morrerás". Estava tudo correto quando ele falou a Palavra para Eva. Ele simplesmente introduziu um NÃO. 99,999% estava correto. Ele alterou apenas 0,001% e aquilo trouxe um Caim assassino.

Quem faz a diferença é a revelação, é a fé (fé é revelação - Heb. 11:1).

Da mesma janela do palácio que Faraó olhava e via Israel como um bando de escravos desprezíveis, Moisés também olhava e via Israel como a menina dos olhos de Deus.

Da mesma Bíblia Sagrada que uns vêem três pessoas distintas na Divindade, outros vêem uma Unica só.

Eu gostaria que você contestasse minhas réplicas (com Bíblia, é claro), para isto ficar com "cara" de fórum.

Essa contestação da doutrina trinitariana é sinal do tempo do fim. É sinal de que realmente tem havido Luz no tempo da tarde conforme profetizou o profeta.

É inegável que Deus "trabalha" com o número três. Ele Se completa em três e se aperfeiçoa em sete.
Deus tem Sua trindade, porem não de pessoas, mas sim de ofícios, de atributos.

Eu já lhe disse isso e vou repetir, porque a Bíblia diz que a natureza nos prega o Evangelho, para que fiquemos inexcusáveis diante de Deus (Rom. 1:20).

Tomemos o Jahyr um homem criado à imagem e semelhança de Deus. Veja SEMELHANÇA de Deus.

O Jahyr é PAI (creio eu)

O Jahyr é FILHO (certeza absoluta)

O Jahyr é ESPÍRITO (como toda a alma vivente)

Mas o Jahyr não é três pessoas distintas. Ele age como pai, como filho, como uma pessoa comum, mas é sempre ele. Ele até muda sua maneira de agir dependendo do ofício que está exercendo, ma é sempre ele mesmo o tempo todo.

O problema é que tropeçam no tabernáculo (Luc. 2:34). Deus estava no tabernáculo. Deus estava em Cristo. O tabernáculo foi gerado. O tabernáculo teve um princípio. O tabernáculo é Filho. O Pai habitava no Filho. "O Pai que está em mim é quem faz as obras" (Jo 14:10). O tabernáculo era limitado, dependente do Pai (Jo 5:19).

Entender a trindade de ofícios de Deus não significa "ir além do que está escrito", mas sim significa entender o que está escrito, o que está por detrás das letras, nas entrelinhas. E quem faz isso é o Autor das letras.
Jesus pode fazer isso. Ele fez isso um dia para os discípulos (LUc. 27:45) e continua fazendo.
Ninguem pode interpretar as Escrituras a não ser o Seu próprio Escritor.

Agora, entender a Divindade é o nosso a-é-i-o-u do Evangelho.
A Bíblia diz que até o diabo sabe que há Um só Deus e estremece (Tiago 2:19).

Desculpa se estou sendo um pouco rude, mas as vezes temos de beliscar nossas consciências.
Além disso essa questão de trindade é um assunto tão consolidado e sedimentado na igreja, que quando questionamos essa fé, nos traz estranheza.

Edison




Edison

Mensagens : 78
Data de inscrição : 23/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

EDISON... ESTOU CONSCIENTE QUE SOMOS UM GRUPO QUE ATIROU NO LIXO AS ESCRITURAS... ASSIM... OUÇO MUITOS DISCURSOS... O SEU É UM DISCURSO... FILHO, DE DISCURSOS.... ANDO CHEIO... QUERO FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA...

Mensagem  Jahyr em Sex Jun 10, 2011 1:42 pm

Edison escreveu:
Jahyr escreveu:
Edison escreveu:Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios, são ministérios, que usam "personas" (máscaras - como bem lembrou o Sergio Teixeira) quando estão em serviço. Não são pessoas ou seres distintos que formam aquilo que estão chamando atualmente de "Cúpula Redentora Celestial" que é a mesma famigerada santíssíma trindade inventada no Vaticano.

Irmão Jahyr comenta:

De princípio, gostaria de saber onde está escrito que cada uma das pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo valeram-se de "mascaras" ocultando suas verdadeiras identidades.

E, ainda, os versos que você apresentou...

evidenciam apenas que você tomou "uma das pontas" e polarizou a questão.

Todos os versos que você trouxe, estão presentes nas 20 tabelas apresentadas, a tal da "farofa" conforme seu comentário...

Melhor ainda...

De uma maneira mais completa, aproximam-se a quase uma centena de versos...

Só que sobram mais de 200 outros que você não tem como explicar com fundamentação bíblica...

e vale-se de um conceito, o conceito das "mascaras", um raciocínio carnal e divorciado do fundamento da nossa fé que são as Escrituras.

Porisso digo, a doutrina da Trindade deveria chamar-se: a doutrina do Respeito!

O respeito que devemos ter no trato das Escrituras.


.

O RESPEITO CONSISTE EM NÃO IRMOS ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO.

SE A BÍBLIA AFIRMA QUE O FILHO É YAHWEH E, MAIS ADIANTE DIZ QUE YAHWEH É O ESPÍRITO SANTO E,

DEPOIS, JESUS APRESENTA O ESPÍRITO COMO O PAI, E O PAI COMO YAHWEH E

COMO UMA OUTRA PESSOA DISTINTA DELE, E DISTINTA DO PAI...

E LEMOS TAMBÉM ESTAS PESSOAS SE APRESENTANDO COMO DISTINTAS E INDEPENDENTES,

EXECUTANDO AS MESMAS AÇÕES E POSSUIDAS DOS MESMOS ATRIBUTOS.

E AI DESDE OS TEMPOS ANTIGOS... ESTAMOS LENDO QUE YAHWEH É ÚNICO!


BEM, EU POSSO "PEGAR UMA PONTA E POLARIZAR"

DAI... VOU USAR UMA "TESOURINHA MÁGICA"


E "ZÁS"... CORTO FORA O VERSO QUE NÃO SE COADUNA COM AS MINHAS CRENÇAS...

OU FAÇO DIFERENTE... REESCREVO A BÍBLIA... E ALGUMAS PASSAGENS FORÇO UM POUCO MAIS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO,

OUTRAS PASSAGENS...

AJEITO EM ALGUNS LUGARES AS FRASES, INVERTO A SUA CONSTRUÇÃO,

MUDO O TEMPO VERBAL, OU SUBSTITUO ALGUMAS PALAVRAS POR OUTRAS EM OUTRAS PASSAGENS

E, PRONTO!

TENHO UM "FAC SÍMILE" DAS "ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS PARA O NOVO MUNDO"
.

Irmão Jahyr,

Eu tomei versos da sua "tabela" e contestei dando o real entendimento deles.

Não é a quantidade de Escrituras colocadas que faz a tese verdadeira.

É o Espírito das "tabelas" e das Escrituras que validam ou não a tese.

Você pode tomar a Bíblia inteira que o espírito trinitariano pode faze-lo crer que Deus é composto de três pessoas.

Satanás é craque nisso. Ele sempre usou a Palavra de Deus para criar suas mentiras. Desde o Edem ele usa desse artifício. Mas sempre haverá um NÃO no "certamente morrerás". Estava tudo correto quando ele falou a Palavra para Eva. Ele simplesmente introduziu um NÃO. 99,999% estava correto. Ele alterou apenas 0,001% e aquilo trouxe um Caim assassino.

Quem faz a diferença é a revelação, é a fé (fé é revelação - Heb. 11:1).

Da mesma janela do palácio que Faraó olhava e via Israel como um bando de escravos desprezíveis, Moisés também olhava e via Israel como a menina dos olhos de Deus.

Da mesma Bíblia Sagrada que uns vêem três pessoas distintas na Divindade, outros vêem uma Unica só.

Eu gostaria que você contestasse minhas réplicas (com Bíblia, é claro), para isto ficar com "cara" de fórum.

Essa contestação da doutrina trinitariana é sinal do tempo do fim. É sinal de que realmente tem havido Luz no tempo da tarde conforme profetizou o profeta.

É inegável que Deus "trabalha" com o número três. Ele Se completa em três e se aperfeiçoa em sete.
Deus tem Sua trindade, porem não de pessoas, mas sim de ofícios, de atributos.

Eu já lhe disse isso e vou repetir, porque a Bíblia diz que a natureza nos prega o Evangelho, para que fiquemos inexcusáveis diante de Deus (Rom. 1:20).

Tomemos o Jahyr um homem criado à imagem e semelhança de Deus. Veja SEMELHANÇA de Deus.

O Jahyr é PAI (creio eu)

O Jahyr é FILHO (certeza absoluta)

O Jahyr é ESPÍRITO (como toda a alma vivente)

Mas o Jahyr não é três pessoas distintas. Ele age como pai, como filho, como uma pessoa comum, mas é sempre ele. Ele até muda sua maneira de agir dependendo do ofício que está exercendo, ma é sempre ele mesmo o tempo todo.

O problema é que tropeçam no tabernáculo (Luc. 2:34). Deus estava no tabernáculo. Deus estava em Cristo. O tabernáculo foi gerado. O tabernáculo teve um princípio. O tabernáculo é Filho. O Pai habitava no Filho. "O Pai que está em mim é quem faz as obras" (Jo 14:10). O tabernáculo era limitado, dependente do Pai (Jo 5:19).

Entender a trindade de ofícios de Deus não significa "ir além do que está escrito", mas sim significa entender o que está escrito, o que está por detrás das letras, nas entrelinhas. E quem faz isso é o Autor das letras.
Jesus pode fazer isso. Ele fez isso um dia para os discípulos (LUc. 27:45) e continua fazendo.
Ninguem pode interpretar as Escrituras a não ser o Seu próprio Escritor.

Agora, entender a Divindade é o nosso a-é-i-o-u do Evangelho.
A Bíblia diz que até o diabo sabe que há Um só Deus e estremece (Tiago 2:19).

Desculpa se estou sendo um pouco rude, mas as vezes temos de beliscar nossas consciências.
Além disso essa questão de trindade é um assunto tão consolidado e sedimentado na igreja, que quando questionamos essa fé, nos traz estranheza.

Edison




Irmão Jahyr comenta:

Quero fundamentação biblica para as suas afirmações.

Não quero raciocínios humanos, considerações, imaginações, devaneios, viagens siderais...

As doutrinas bíblicas são reveladas e não são concebidas pela razão humana.

Assim, esse negócio de "máscara" para esconder a verdadeira identidade...

de princípio não combina com o caráter de nosso Deus.

Esta mesmo, combinando com Satanás, personagem central lá no seu último comentário.

Deus não é concebido por raciocínios lógicos como você fez ao comparar a minha pessoa como pai e como filho (sou também avô)

ou fórmulas matemáticas.

Temos uma revelação. E por ela é que devemos compreender a personalidade de Deus.

E o caminho estabelecido para chegarmos a esse conhecimento é pela fé. Unicamente pela fé!

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (He 11:1-3)

A sua incredulidade tem origem a fatos que você não consegue compreender... o que não é novidade em termos de revelação pois você mesmo acredita em fatos apresentados pela Bíblia e que você também não compreende.

O que você viu acima é apenas um preâmbulo do que se segue na afirmação de que a definição de Deus como pessoas distintas e contudo uma mesma pessoa...

Há também as palavras das Escrituras, no hebraico... a língua na qual originalmente foi escrito o Velho Testamento.

Veja, por exemplo, o "schema"

"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6:4)

אחדשמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה

אחד (echad) quer dizer “um”.

Mas é uma unidade composta. Como nós dizemos ao compramos uma dúzia de ovos, um par de sapatos ou uma dúzia de maçãs.

Mas para unidade há também um outro vocábulo.

O outro vocábulo é יחיד (yachid) isto é, uma unidade absoluta. (caiu apenas um ovo da minha cesta, não sei onde foi parar o outro sapato, eu comi uma só maçã).

O "schema" hebraico usa a palavra "echad" para "único" mostrando que o Deus de Israel é uma unidade composta.

Fosse como você acredita, estaria expresso usando a palavra "yachid" que é uma unidade absoluta.

A mesma que foi usado em Gênesis 22:2, quando Deus diz a Abraão: "Toma agora o teu filho, o teu único [yachid] filho, Isaque...".

"echad" é uma unidade composta, a mesma usada também em Gênesis 2:24, quando Deus diz: "Deixará, pois, o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma [echad] só carne"

E os exemplos disso não param por ai...


Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Edison em Sab Jun 11, 2011 7:31 pm



Irmão Jahyr comenta:

Quero fundamentação biblica para as suas afirmações.

Não quero raciocínios humanos, considerações, imaginações, devaneios, viagens siderais...

As doutrinas bíblicas são reveladas e não são concebidas pela razão humana.

Assim, esse negócio de "máscara" para esconder a verdadeira identidade...

de princípio não combina com o caráter de nosso Deus.

A força de expressão "máscara" é o que os trinitarianos chamam de "pessoa".

A máscara não tem o objetivo de esconder a verdadeira idenidade. A máscara no caso de Deus tem o objetivo de se revelar, de se identificar, para a humanidade.

O Filho faz esse papel. Ele é o tabernáculo (Jo 2:21), a imagem do Invisível (Col. 1:15, I Tim. 1:17), a "máscara" que revelou o Pai para nós (Luc. 10:22).
Jesus disse para o Felipe: "Quem vê a mim vê ao Pai, como dizes tu mostra-nos o Pai?" (Jo 14:7-9).
A "máscara" não estava escondendo a identidade, a "máscara" estava revelando a identidade.
Quer ver a Deus, quer entender a Deus, quer conhecer a Deus? O faça através do Filho.

Esta mesmo, combinando com Satanás, personagem central lá no seu último comentário.

Deus não é concebido por raciocínios lógicos como você fez ao comparar a minha pessoa como pai e como filho (sou também avô)

ou fórmulas matemáticas.

Fórmulas matemáticas????
Que fórmulas matemáticas???
Eu apliquei Romanos 1;20. Você leu Romanos 1;20?
A natureza prega irmão. E prega para inexcusar.
A sua natureza está lhe pregando que você não é três, apesar de agir como três.
E tem mais um detalhe que não te falei. Você não é três pessoas distintas e nem o seu nome é Pai, Filho ou Espírito. Pai não é nome. Filho não é nome. Espírito não é nome. Você tem UM nome que é Jahyr.
Pai, filho e espírito é aquilo o que você é. São ofícios seus. São atributos seus.

Agora vá lá para Mat. 28:19 e entenda porque alguns dias depois, no dia de pentecostes (At. 2:38), quando foram realizados os primeiros batismos e depois deles todos os outros nunca foram efetuados invocando os títulos pai, filho e espírito santo.

Essa é mais uma falácia católica romana.

Aliás, há inclusive suspeitas de que Mat. 28:19 é um versículo inserido, igualmente a I João 5:7 que acabaram eliminando os colchetes das traduções mais antigas.

Os apóstolos sabiam qual é o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Eles sabiam que há UM só Nome dado, no céu e na terra, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).

Eu sei que o seu nome não é pai, nem filho, nem espírito e nem avô. O seu nome é Jahyr, um homem trino, ou múltiplo em ofícios, criado à imagem semelhança de Deus.



Temos uma revelação. E por ela é que devemos compreender a personalidade de Deus.

E o caminho estabelecido para chegarmos a esse conhecimento é pela fé. Unicamente pela fé!

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (He 11:1-3)

A nossa fé tem de ser a mesma fé que estava em Jesus Cristo e nos apóstolos.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gal. 2:20).

Notou? Paulo vivia a fé DO Filho de Deus. Isso siginifica que ele vivia a mesma qualidade de fé que viveu Jesus, que estava dentro de Jesus.
Não era fé NO Filho de Deus. Fé NO Filho de Deus existem muitas. Os TJs tem a deles. Os budistas tem a deles. Os espíritas tem a deles. Os unicistas tem a deles. E, os católicos e demais trinitarianos tem a dele.



A sua incredulidade tem origem a fatos que você não consegue compreender... o que não é novidade em termos de revelação pois você mesmo acredita em fatos apresentados pela Bíblia e que você também não compreende.

??????????????????????????


O que você viu acima é apenas um preâmbulo do que se segue na afirmação de que a definição de Deus como pessoas distintas e contudo uma mesma pessoa...

Há também as palavras das Escrituras, no hebraico... a língua na qual originalmente foi escrito o Velho Testamento.

Veja, por exemplo, o "schema"

"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6:4)

אחדשמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה

אחד (echad) quer dizer “um”.

Mas é uma unidade composta. Como nós dizemos ao compramos uma dúzia de ovos, um par de sapatos ou uma dúzia de maçãs.

Veja Jahyr para não cair na lábia da serpente.
Você toma a Escritura e interpreta com base num a fé, numa revelação, errada.
Quando você diz que "UM" é uma unidade composta, você está interpretando a Escritura induzindo a Igreja ao erro, exatamente com a serpente fêz induzindo a Igreja-Eva ao erro.

Eu sei que você buscou essas informações e sites trinitarianos. Existem dezenas deles, inclusive os exemplos são os mesmos.


Mas para unidade há também um outro vocábulo.

O outro vocábulo é יחיד (yachid) isto é, uma unidade absoluta. (caiu apenas um ovo da minha cesta, não sei onde foi parar o outro sapato, eu comi uma só maçã).

O "schema" hebraico usa a palavra "echad" para "único" mostrando que o Deus de Israel é uma unidade composta.

Fosse como você acredita, estaria expresso usando a palavra "yachid" que é uma unidade absoluta.

A mesma que foi usado em Gênesis 22:2, quando Deus diz a Abraão: "Toma agora o teu filho, o teu único [yachid] filho, Isaque...".

"echad" é uma unidade composta, a mesma usada também em Gênesis 2:24, quando Deus diz: "Deixará, pois, o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma [echad] só carne"

E os exemplos disso não param por ai...



Eu também tomo a liberdade de mostrar a defesa dos judeus messiânicos (creio eu), que crêem em Jesus como Messias, mas estão fóra do sofisma trinitariano.
É uma explicação bem mais plausível das palavras ECHAD e YACHID.

ECHAD
Shalom,

Tenho visto ultimamente algumas pessoas que, na ânsia de provar doutrinas que são inexistentes na Bíblia, até mesmo "inventarem" significados para palavra do idioma hebraico que não correspondem aos verdadeiros significados. É o caso da palavra אחד - 'echad - um, que essas pessoas afirmam significar que múltiplos elementos formam "um", para justificar que existe a indicação de uma "unidade composta" no texto de Devarim (Deuteronômio) 6.4 que diz:

שמע ישראל הי אלקינו הי אחד*

Shemá Isra'el 'Ad-nai 'Eloqeinu 'Ad-nai 'Echad

Ouve Israel, Ad-nai é nosso D-us, Ad-nai é UM.


*As palavras em hebraico foram adaptadas para que o mandamento de não utilizar o Nome do Eterno em vão fosse cumprido

A palavra "echad" em hebraico significa apenas "um", tal qual no português. Quando contamos de um a dez no hebraico de forma masculina, dizemos:

"echad, shnayim, shelosha, arba'a, chamisha, shisha, shiv'a, shmona, tish'a, assara"

Como pode haver "unidade composta" no número "um" ? Então vemos que existe algo errado aí, vamos ver outros exemplos bíblicos:

ויהי ארב ויהי בוקר יום אחד

vayhi 'erev vayhi voqer yom echad

"E foi tarde, e foi manhã, um dia" - Bere'shit (Gênesis) 1.5b

Como podemos ver, a palavra "echad" aqui não significa "unidade composta", está se referindo a "um dia", e na palavra "dia" não há unidade composta. Vejamos mais um exemplo bíblico:

ויומר אלקים יקוו המים מתחת השמים אל מקום אחד

Vayomer 'Eloqim yqavu hamaim mitachat hashamaim 'el maqom echad

"E disse D-us: Ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar..." Bere'shit (Gênesis) 1.9

Mais uma vez temos a palavra "echad" no texto bíblico original em hebraico e mais uma vez não vemos nenhuma "unidade composta", pelo contrário, o tradutor "Almeida" traduziu "echad" como "um só", tirando qualquer dúvida sobre o verdadeiro significado da palavra "echad".

Existe outra palavra hebraica que eles gostam de mudar o significado também, é a palavra יחיד - yachid - "único", a qual eles atribuem o significado de "unidade absoluta", afirmando que se D-us quisesse dizer que é um só, teria usado essa palavra em Devarim 6.4 ao invés de "echad". Vejamos o uso comum das palavras "echad" e "yachid":

ויהי איש אחד שהיה לו בן יחיד

Vayhi 'ish 'echad shehayah lo ben yachid

"havia um homem que tinha um único filho"

Esta frase mostra bem a diferença entre "echad" e "yachid", mas não da forma como esses "inventores" ensinam ("unidade composta" e "unidade absoluta"), mas sim como existe a diferença no português entre "um" e "único", enquanto o primeiro é "número", o segundo é "adjetivo". Por isso nós vemos que esse argumento de "unidade composta" e "unidade absoluta" só enganam aqueles que não têm nenhum conhecimento de hebraico. Concluindo, e para que não haja mais dúvidas, segue o significado de cada palavra:

אחד - 'echad - um - número
יחיד - yachid - único - adjetivo
יחד - yachad - unido - adjetivo
יחידה - yechidah - unidade - substantivo

Recomendo a todos que quando alguém vier explicando alguma coisa e utilizar o idioma hebraico, pesquise, pergunte para professores se está correto, não aceite simplesmente porque não sabe.

Fonte: http://toratyeshua.blogspot.com/2007/12/echad.html

Edison

Edison

Mensagens : 78
Data de inscrição : 23/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ARGUMENTOS BÍBLICOS EDISON... POR FAVOR, ARGUMENTOS BÍBLICOS...

Mensagem  Jahyr em Dom Jun 12, 2011 8:23 am

Edison escreveu:

Irmão Jahyr comenta:

Quero fundamentação biblica para as suas afirmações.

Não quero raciocínios humanos, considerações, imaginações, devaneios, viagens siderais...

As doutrinas bíblicas são reveladas e não são concebidas pela razão humana.

Assim, esse negócio de "máscara" para esconder a verdadeira identidade...

de princípio não combina com o caráter de nosso Deus.

A força de expressão "máscara" é o que os trinitarianos chamam de "pessoa".

A máscara não tem o objetivo de esconder a verdadeira idenidade. A máscara no caso de Deus tem o objetivo de se revelar, de se identificar, para a humanidade.

O Filho faz esse papel. Ele é o tabernáculo (Jo 2:21), a imagem do Invisível (Col. 1:15, I Tim. 1:17), a "máscara" que revelou o Pai para nós (Luc. 10:22).
Jesus disse para o Felipe: "Quem vê a mim vê ao Pai, como dizes tu mostra-nos o Pai?" (Jo 14:7-9).
A "máscara" não estava escondendo a identidade, a "máscara" estava revelando a identidade.
Quer ver a Deus, quer entender a Deus, quer conhecer a Deus? O faça através do Filho.

Esta mesmo, combinando com Satanás, personagem central lá no seu último comentário.

Deus não é concebido por raciocínios lógicos como você fez ao comparar a minha pessoa como pai e como filho (sou também avô)

ou fórmulas matemáticas.

Fórmulas matemáticas????
Que fórmulas matemáticas???
Eu apliquei Romanos 1;20. Você leu Romanos 1;20?
A natureza prega irmão. E prega para inexcusar.
A sua natureza está lhe pregando que você não é três, apesar de agir como três.
E tem mais um detalhe que não te falei. Você não é três pessoas distintas e nem o seu nome é Pai, Filho ou Espírito. Pai não é nome. Filho não é nome. Espírito não é nome. Você tem UM nome que é Jahyr.
Pai, filho e espírito é aquilo o que você é. São ofícios seus. São atributos seus.

Agora vá lá para Mat. 28:19 e entenda porque alguns dias depois, no dia de pentecostes (At. 2:38), quando foram realizados os primeiros batismos e depois deles todos os outros nunca foram efetuados invocando os títulos pai, filho e espírito santo.

Essa é mais uma falácia católica romana.

Aliás, há inclusive suspeitas de que Mat. 28:19 é um versículo inserido, igualmente a I João 5:7 que acabaram eliminando os colchetes das traduções mais antigas.

Os apóstolos sabiam qual é o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Eles sabiam que há UM só Nome dado, no céu e na terra, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).

Eu sei que o seu nome não é pai, nem filho, nem espírito e nem avô. O seu nome é Jahyr, um homem trino, ou múltiplo em ofícios, criado à imagem semelhança de Deus.



Temos uma revelação. E por ela é que devemos compreender a personalidade de Deus.

E o caminho estabelecido para chegarmos a esse conhecimento é pela fé. Unicamente pela fé!

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (He 11:1-3)

A nossa fé tem de ser a mesma fé que estava em Jesus Cristo e nos apóstolos.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gal. 2:20).

Notou? Paulo vivia a fé DO Filho de Deus. Isso siginifica que ele vivia a mesma qualidade de fé que viveu Jesus, que estava dentro de Jesus.
Não era fé NO Filho de Deus. Fé NO Filho de Deus existem muitas. Os TJs tem a deles. Os budistas tem a deles. Os espíritas tem a deles. Os unicistas tem a deles. E, os católicos e demais trinitarianos tem a dele.



A sua incredulidade tem origem a fatos que você não consegue compreender... o que não é novidade em termos de revelação pois você mesmo acredita em fatos apresentados pela Bíblia e que você também não compreende.

??????????????????????????

Ir. Jahyr comenta:

Se você acha que sabe tudo... vai bem, você vai muito bem...

O que você viu acima é apenas um preâmbulo do que se segue na afirmação de que a definição de Deus como pessoas distintas e contudo uma mesma pessoa...

Há também as palavras das Escrituras, no hebraico... a língua na qual originalmente foi escrito o Velho Testamento.

Veja, por exemplo, o "schema"

"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6:4)

אחדשמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה

אחד (echad) quer dizer “um”.

Mas é uma unidade composta. Como nós dizemos ao compramos uma dúzia de ovos, um par de sapatos ou uma dúzia de maçãs.

Veja Jahyr para não cair na lábia da serpente.
Você toma a Escritura e interpreta com base num a fé, numa revelação, errada.
Quando você diz que "UM" é uma unidade composta, você está interpretando a Escritura induzindo a Igreja ao erro, exatamente com a serpente fêz induzindo a Igreja-Eva ao erro.

Eu sei que você buscou essas informações e sites trinitarianos. Existem dezenas deles, inclusive os exemplos são os mesmos.


Mas para unidade há também um outro vocábulo.

O outro vocábulo é יחיד (yachid) isto é, uma unidade absoluta. (caiu apenas um ovo da minha cesta, não sei onde foi parar o outro sapato, eu comi uma só maçã).

O "schema" hebraico usa a palavra "echad" para "único" mostrando que o Deus de Israel é uma unidade composta.

Fosse como você acredita, estaria expresso usando a palavra "yachid" que é uma unidade absoluta.

A mesma que foi usado em Gênesis 22:2, quando Deus diz a Abraão: "Toma agora o teu filho, o teu único [yachid] filho, Isaque...".

"echad" é uma unidade composta, a mesma usada também em Gênesis 2:24, quando Deus diz: "Deixará, pois, o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma [echad] só carne"

E os exemplos disso não param por ai...



Eu também tomo a liberdade de mostrar a defesa dos judeus messiânicos (creio eu), que crêem em Jesus como Messias, mas estão fóra do sofisma trinitariano.
É uma explicação bem mais plausível das palavras ECHAD e YACHID.

ECHAD
Shalom,

Tenho visto ultimamente algumas pessoas que, na ânsia de provar doutrinas que são inexistentes na Bíblia, até mesmo "inventarem" significados para palavra do idioma hebraico que não correspondem aos verdadeiros significados. É o caso da palavra אחד - 'echad - um, que essas pessoas afirmam significar que múltiplos elementos formam "um", para justificar que existe a indicação de uma "unidade composta" no texto de Devarim (Deuteronômio) 6.4 que diz:

שמע ישראל הי אלקינו הי אחד*

Shemá Isra'el 'Ad-nai 'Eloqeinu 'Ad-nai 'Echad

Ouve Israel, Ad-nai é nosso D-us, Ad-nai é UM.


*As palavras em hebraico foram adaptadas para que o mandamento de não utilizar o Nome do Eterno em vão fosse cumprido

A palavra "echad" em hebraico significa apenas "um", tal qual no português. Quando contamos de um a dez no hebraico de forma masculina, dizemos:

"echad, shnayim, shelosha, arba'a, chamisha, shisha, shiv'a, shmona, tish'a, assara"

Como pode haver "unidade composta" no número "um" ? Então vemos que existe algo errado aí, vamos ver outros exemplos bíblicos:

ויהי ארב ויהי בוקר יום אחד

vayhi 'erev vayhi voqer yom echad

"E foi tarde, e foi manhã, um dia" - Bere'shit (Gênesis) 1.5b

Como podemos ver, a palavra "echad" aqui não significa "unidade composta", está se referindo a "um dia", e na palavra "dia" não há unidade composta. Vejamos mais um exemplo bíblico:

ויומר אלקים יקוו המים מתחת השמים אל מקום אחד

Vayomer 'Eloqim yqavu hamaim mitachat hashamaim 'el maqom echad

"E disse D-us: Ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar..." Bere'shit (Gênesis) 1.9

Mais uma vez temos a palavra "echad" no texto bíblico original em hebraico e mais uma vez não vemos nenhuma "unidade composta", pelo contrário, o tradutor "Almeida" traduziu "echad" como "um só", tirando qualquer dúvida sobre o verdadeiro significado da palavra "echad".

Existe outra palavra hebraica que eles gostam de mudar o significado também, é a palavra יחיד - yachid - "único", a qual eles atribuem o significado de "unidade absoluta", afirmando que se D-us quisesse dizer que é um só, teria usado essa palavra em Devarim 6.4 ao invés de "echad". Vejamos o uso comum das palavras "echad" e "yachid":

ויהי איש אחד שהיה לו בן יחיד

Vayhi 'ish 'echad shehayah lo ben yachid

"havia um homem que tinha um único filho"

Esta frase mostra bem a diferença entre "echad" e "yachid", mas não da forma como esses "inventores" ensinam ("unidade composta" e "unidade absoluta"), mas sim como existe a diferença no português entre "um" e "único", enquanto o primeiro é "número", o segundo é "adjetivo". Por isso nós vemos que esse argumento de "unidade composta" e "unidade absoluta" só enganam aqueles que não têm nenhum conhecimento de hebraico. Concluindo, e para que não haja mais dúvidas, segue o significado de cada palavra:

אחד - 'echad - um - número
יחיד - yachid - único - adjetivo
יחד - yachad - unido - adjetivo
יחידה - yechidah - unidade - substantivo

Recomendo a todos que quando alguém vier explicando alguma coisa e utilizar o idioma hebraico, pesquise, pergunte para professores se está correto, não aceite simplesmente porque não sabe.

Fonte: http://toratyeshua.blogspot.com/2007/12/echad.html

Edison


Edison escreveu:Como pode haver "unidade composta" no número "um" ? Então vemos que existe algo errado aí, vamos ver outros exemplos bíblicos:

ויהי ארב ויהי בוקר יום אחד

vayhi 'erev vayhi voqer yom echad

"E foi tarde, e foi manhã, um dia" - Bere'shit (Gênesis) 1.5b

Irmão Jahyr comenta:

Este "um dia", foi um único dia... dos muitos que se seguiram?

Edison escreveu:

ויומר אלקים יקוו המים מתחת השמים אל מקום אחד

Vayomer 'Eloqim yqavu hamaim mitachat hashamaim 'el maqom echad

"E disse D-us: Ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar..." Bere'shit (Gênesis) 1.9

Irmão Jahyr comenta:

Dá uma olhada no mapa mundi. E vai achar os mares abertos, os mares interiores e os mares fechados, por exemplo: o mar morto.

Edison escreveu:Existe outra palavra hebraica que eles gostam de mudar o significado também, é a palavra יחיד - yachid - "único", a qual eles atribuem o significado de "unidade absoluta", afirmando que se D-us quisesse dizer que é um só, teria usado essa palavra em Devarim 6.4 ao invés de "echad". Vejamos o uso comum das palavras "echad" e "yachid":

ויהי איש אחד שהיה לו בן יחיד

Vayhi 'ish 'echad shehayah lo ben yachid

"havia um homem que tinha um único filho"

Irmão Jahyr comenta:

Devarim 6:4 é onde encontramos o "schemá" hebraico.

Não encontrei a frase citada: "havia um homem que tinha um único filho"

Edison escreveu:Esta frase mostra bem a diferença entre "echad" e "yachid", mas não da forma como esses "inventores" ensinam ("unidade composta" e "unidade absoluta")

Irmão Jahyr comenta:

Encontrei esta anotação sobre "unidade composta" nas palavras do rabino Shimeon Ben Joachi:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Observai o mistério da palavra Elohim: encerra três graus, três partes: cada uma destas partes é distinta, e é uma por si mesma, e não obstante são inseparáveis uma da outra: estão unidas untamente e formam um todo." (LAMBERT. C. H. "Dicionário de Paralelos, Concordâncias y Analogias Bíblicas", Casda Unida de Publicaciones Editorial "La Aurora", México, 1956, p. 319")

O valor desta declaração reside no fato de ser esse rabino o mais famoso de Israel, depois de Akiva, e por se tratar de uma autoridade de uma religião absolutamente monoteísta, que defende o monoteísmo absoluto, e sobretudo contrário aos apóstolos e a toda a forma de cristianismo, além de ser do primeiro século do cistianismo. O rabino revela uma realidade natural sobre a palavra Elohim. (Pr. Esequias Soares da Silva)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edison escreveu:Deus não é concebido por raciocínios lógicos como você fez ao comparar a minha pessoa como pai e como filho (sou também avô) ou fórmulas matemáticas.


Edison escreveu:Fórmulas matemáticas????
Que fórmulas matemáticas???
Eu apliquei Romanos 1;20. Você leu Romanos 1;20?
A natureza prega irmão. E prega para inexcusar.
A sua natureza está lhe pregando que você não é três, apesar de agir como três.

Irmão Jahyr comenta:

É óbvio que o fato de minha pessoa ser pai e também filho... NÃO SERVEM COMO EXEMPLO PARA EXEMPLIFICAR QUE DEUS É UM SÓ.

A sua citação em Romanos 1:20 é totalmente fora do contexto.

O contexto está tratando da consciência que devemos ter de que Ele existe pelas coisas que foram criadas.

Não trata da constituição da pessoa de Deus; de como Ele é, se é um ou uma trindade.

Pega leve... vai, Edilson!

Edison escreveu:Agora vá lá para Mat. 28:19 e entenda porque alguns dias depois, no dia de pentecostes (At. 2:38), quando foram realizados os primeiros batismos e depois deles todos os outros nunca foram efetuados invocando os títulos pai, filho e espírito santo.

Irmão Jahyr comenta:

Acho que voce deveria identificar para mim quais são realmente suas crenças.

Observo no seu comentário a palavra Filho e Espírito Santo com letras minúsculas.

Contudo, você afirma que Jesus e o Deus encarnado e que o Espírito Santo é o próprio Deus.

Sua observação sobre Mateus 28:19 e At. 2:38 não procedem.

Em Atos 2:38 Pedro não estava batizando.

Pedro estava respondendo a uma pergunta: "Que faremos, Irmãos"

"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? "

Ao que Pedro respondeu, mostrando a eles que deveriam se submeter ao batismo debaixo da autoridade e da ordem de Jesus Cristo:

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."

Ao batizar, Pedro, efetivamente, deve ter usado a fórmula batismal que ouvira no momento da ascensão gloriosa do Senhor Jesus... que diz:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; " (Mt 28:19)

Edison escreveu:Essa é mais uma falácia católica romana.

Aliás, há inclusive suspeitas de que Mat. 28:19 é um versículo inserido, igualmente a I João 5:7 que acabaram eliminando os colchetes das traduções mais antigas.

Irmão Jahyr comenta:

Essa é mais uma falácia católica romana.

Que absurdo!

Você está falando em "falácia católica romana" nos albores do cristianismo do primeiro século??

Sem noção... sabia??? Completamente sem noção.

O Catolicismo romano ao que você se refere só encontramos depois de mais de 500 anos.

Pega leve, vai...

Aliás, há inclusive suspeitas de que Mat. 28:19 é um versículo inserido

Tenho um documento histórico, do primeiro século e que é prova testemunhal que a igreja primitiva praticava a fórmula trinitária de Mateus 28:19.

A grande maioria dos entendidos reputam que este documento histórico, conhecido como a "Didaqué", um livreto compilado por volta do anos 95 d.C., mesma época em que foi escrito o livro do Apocalipse.

Veja:

CAPÍTULO VII
1Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.2Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente.
3Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
4Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias
Para saber mais (CLIQUE AQUI!)

Além do que,

É evidente e perfeitamente compreensível que nos primeiros anos do cristianismo, muitos batismos fossem feitos apenas no nome de Jesus.

Evidente e facilmente compreensível pois não existia nem os evangelhos e nem tampouco as cartas. Eram enormes as distâncias, não havia a facilidade dos livros, imprensa, rádio, teve, informática para disseminar a informação..

e a informação caminhava debaixo de imenso sacrifício.

E as quatro passagens que encontramos, usados frequentemente como fórmula batismal por alguns grupos...

não representam uma fórmula batismal, pois são diferentes uma das outras.

E QUE PODEM SIGNIFICAR BATISMOS FEITOS DEBAIXO DA AUTORIDADE E ORDEM DE JESUS CRISTO (Portanto, a fórmula batismal foi a de Mateus 28:19 mesmo)

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,."(Atos 2:38)

"mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus." (Atos 8:16)

"E mandou que fossem batizados em nome do Senhor." (Atos 10:48)

"Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus." (Atos 19:5)

Edison escreveu:Eu sei que você buscou essas informações e sites trinitarianos. Existem dezenas deles, inclusive os exemplos são os mesmos.

Irmão Jahyr comenta:

Não me ocorre estar consultando sites trinitarianos.

Realmente, muito estranho é que você venha valer-se de argumentos judáicos para negar a divindade de Jesus Cristo. Muito embora você afirme Jesus como Deus e o Espírito Santo como Deus, nota-se no seu texto que não é bem assim.

Além do que, muito estranho você estar negando as próprias doutrinas da sua igreja (suponho você crente da Congregação Cristã que é uma igreja trinitarista.)

Edison escreveu:igualmente a I João 5:7 que acabaram eliminando os colchetes das traduções mais antigas.

Irmão Jahyr comenta:

Se você observar...

em momento algum faço a citação da glosa de 1ª Jo 5:7.

Se formos tratar das suas origens e da sua autenticidade, escreveríamos um livro a respeito.

E não é este o meu objetivo neste tópico.

Por esta razão ela não está mencionada. Em nenhuma das tabelas apresentadas... ha uma citação sequer.

Mas, de maneira alguma a glosa de 1ª João 5:7-8 pode ser considerada uma tentativa de alterar a Palavra de Deus, como supõe você e mais as Testemunhas de Jeová, porquanto a doutrina da Trindade é uma realidade bíblica.

As Escrituras ensinam que existe um só Deus e que Deus é um só.

Elas, contudo, ensinam de maneira clara e insofismável (a tal da "máscara" é uma sofisma) que o Filho é Deus

"6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. "(Is 9:6)

comparando com

"E acontecerá naquele dia que o resto de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes se estribarão lealmente sobre o Senhor, o Santo de Israel. Um resto voltará; sim, o resto de Jacó voltará para o Deus forte."(Is 10:20-21)

"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Je 23:5-6)

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus" (Jo 1:1)

"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1ª Jo 5:20)

e que o Espírito Santo é Deus,

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto." (At 5:3-5)

"São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz a homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel. Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.
"
(2ª Sm 23:1-2)

Conclusão lógica:

Se Deus é um, e essas pessoas são apresentadas como Deus, não ha como fugir disso: A unidade de Deus é composta!

Trata-se de três pessoas numa só unidade, e não três deuses.

No que concorda você, ao discordar usando a palavra "mascaras".

Você escreveu: "A máscara não tem o objetivo de esconder a verdadeira idenidade. A máscara no caso de Deus tem o objetivo de se revelar, de se identificar, para a humanidade." QUE EU COMPLETO: SE REVELAR, SE IDENTIFICAR COMO PESSOAS PARA A HUMANIDADE.


Última edição por Jahyr em Dom Jun 12, 2011 9:46 am, editado 1 vez(es)

Jahyr

Mensagens : 178
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Japão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Jun 12, 2011 8:49 am

Se Deus é um, e essas pessoas são apresentadas como Deus, não ha como fugir disso: A unidade de Deus é composta!

Trata-se de três pessoas numa só unidade, e não três deuses.

No que concorda você, ao discordar usando a palavra "mascaras".

Você escreveu: "A máscara não tem o objetivo de esconder a verdadeira idenidade. A máscara no caso de Deus tem o objetivo de se revelar, de se identificar, para a humanidade." QUE EU COMPLETO: SE REVELAR, SE IDENTIFICAR COMO PESSOAS PARA A HUMANIDADE.

Jahyr
E com isso eu aprendi a aceitar esse conceito das personas não mais como uma coisa pejorativa, porém vinculada aos diferentes aspectos que o mesmo Deus possa tomar em relação a nós.
Antes eu achava que o conceito de máscaras remeteria ao conceito de falsidade, de algo sob um disfarce.

Outro assunto:
Ainda me falta entender a figura do cherubim (plural de cherub), que é definido como sendo "um ser coletivo". Como assim?
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A DOUTRINA DA TRINDADE - 2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum