Barulho na igreja

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Barulho na igreja

Mensagem  freitas em Sex Jan 11, 2013 5:31 pm

Queria ouvir a opinião dos irmãos a respeito de alguns movimentos dentro da igreja, mormente na hora da pregação da palavra de Deus. Aqui no Paraná, existem diversos servos que se exaltam, gritam, pulam, batem na tribuna, na bíblia, na perna, com promessas e mais promessas, o povo se alegra e é aquela festa. Muito bem, o certo é que, muito pouco se ouve de cumprimento de tais promessas, a vizinhança das igrejas, estão até entrando na justiça por causa do barulho, pasmem.
E aqueles que pregam dentro da ordem, com profunda inspiração, a doutrina, o conselho, a preparação, estão muitas das vezes sendo desprezados.
Não digo que o dom de Deus não deve ser manifestado, ou que o se manifesta não é de Deus, pode ser sim de Deus, mas lembrando que o Espirito Santo não erra, nem traz tristeza, nem contendas e muito menos mentiras,
no amor de Deus, comentem.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  BadMix em Sab Jan 12, 2013 5:52 am

Ouvi recentemente da boca de um Cristão o seguinte:
O pecado que não tem desculpa é atribuir ao Diabo as obras do Espirito Santo, hoje em dia nas nossas igrejas (as de origem Pentecostal) atribui-se ao Espirito Santo as obras do Diabo.

Que terrível ironia e perversão aos ensinamentos Bíblicos contidos na sã Palavra.
Oremos pela nossa Igreja, que há muito se desviou do lugar onde deveria estar e para sempre permanecer: Na humildade possível, a honrar a Deus pelas escrituras.

Deus a todos abençoe, bem precisamos da sua diariamente renovada luz,
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  Aldo em Qui Mar 07, 2013 8:29 am

APDD

Irmão com relação ao seu pedido de opinião segue abaixo o Link neste mesmo Forum da Circular expedida na época, sobre o assunto em epígrafe. Não deixe de ler esta Circular que concerteza o Ministério de sua região conhece muito bem!.

http://ccbsemcensuras.forumeiros.com/t525-congregacao-crista-e-circulares-oficiais-ao-ministerio-em-geral-2005-liturgia-e-ordem-reiteracao#4586

APDD
avatar
Aldo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Frutal - Minas gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  luigi Calegari em Sab Mar 09, 2013 6:21 am

freitas escreveu:Queria ouvir a opinião dos irmãos a respeito de alguns movimentos dentro da igreja, mormente na hora da pregação da palavra de Deus. Aqui no Paraná, existem diversos servos que se exaltam, gritam, pulam, batem na tribuna, na bíblia, na perna, com promessas e mais promessas, o povo se alegra e é aquela festa. Muito bem, o certo é que, muito pouco se ouve de cumprimento de tais promessas, a vizinhança das igrejas, estão até entrando na justiça por causa do barulho, pasmem.
E aqueles que pregam dentro da ordem, com profunda inspiração, a doutrina, o conselho, a preparação, estão muitas das vezes sendo desprezados.
Não digo que o dom de Deus não deve ser manifestado, ou que o se manifesta não é de Deus, pode ser sim de Deus, mas lembrando que o Espirito Santo não erra, nem traz tristeza, nem contendas e muito menos mentiras,
no amor de Deus, comentem.

Irmao,

Como voce pediu a opiniao de cada um eu lhe darei a minha e lhe direi com a maior sinceridade possivel.
Pois bem, eu acredito que este tema e' bastante ambiguo, porque realmente existem cultos que irmaos extrapolam, se exaltando em suas pregacoes onde ocorre um alarido e passa-se a nao entender nada do que esta' se pregando e realmente ocorrem inumeras promessas, etc... Enfim, ocorre de tudo nos cultos, mas, por outro lado voce deve considerar que as pessoas que estao ali estao recebendo doses de esperança, confiança, amor.... se promessas cumprem ou nao, para mim isso e' uma questao, e tenho certeza que ninguem esta aprendendo ali a matar, a roubar,se prostituir, etc... mesmo com uma certa extrapolaçao o que se aprende ali e' coisa boa e o importante e' estarmos nos cultos com a nossa familia crendo sempre.
Vejo que muitos se escandalizam de um irmao pregar saltitando, com emoçao, mas, nao se escandalizam de aceitar coisas mundanas em sua vida oculta.
Quanto a vizinhos entrar na justiça por barulho nos cultos, eu acredito que na realidade o que ocorre e' uma perseguiçao generalizada de pessoas que nao gostam de crentes, pois, uma hora e meia de culto em horarios ate dez horas, duas ou tres vezes na semana nao podem incomodar tanto assim, engraçado que em minha cidade existem bailes funk que viram a noite e ninguem fala nada, sera que nao falam e' porque "a bala come", e no nosso caso eles tem certeza de nossa atitude "humilde" e conciliadora?
Quanto aos que pregam diante da ordem como voce disse, infelizmente o que posso dizer que realmente eles estao com igrejas vazias porque o que falta na maioria deles e' dom e amor para agregar os irmaos, e a maioria destes, nao digo todos, foram colocados no ministerio por nepotismo, amizade com anciao, e isso tem "matado" suas igrejas e cultos, ou seja, pessoas que tem o titulo dado pelo homem e sao submissas primeiramente ao homem e nao a DEus, e sem o dom de pregacao que para mim e' um sinal de confirmacao de Deus, mas, com relacao ao desprezo eu acredito que a irmandade busca congregar em lugares onde elas se sintam bem, onde sao recebidas com amor, esperança, dignidade.... e tais coisas so' pode dar quem as tem, e muitos desses "desprezados" nao tem isso, realizando cultos onde a pretexto de estar pregando doutrina ofendem o povo, agridem com palavras um ou outro e isso realmente afasta o povo de tais lugares, pois, queremos ir em cultos onde possamos ser edificados e nao maltratados, e desses lugares saimos com vontade de nao voltar, e depois tais pregadores se colocam sobre uma capa de "coitadinhos", "desprezados", mas se esquecem que o que lhes falta e' amor para cuidar do povo do Senhor, muitos destes se enchem de ciume dos que tem dom e passam a combate-los violentamente, e tomam atitudes odiosas e imorais, como a de qualquer pequeno deslize do irmao que prega com dom, tais ciumentos passam a comunicar (entregar) para o anciao, buscando assim derrubar o homem que tem o dom de Deus!! Quantos homens de Deus ja' nao foram perseguidos assim por esses Judas?.
Olhe irmao, eu sei que buscamos a verdade, mas, como ser humano necessitamos estar em lugares que nos sentimos bem com o Senhor, onde mesmo sendo de certa forma ludibriados positivamente, mas, com a esperança da vida eterna e com força para continarmos a jornada, para ilustrar isso cito o texto de Paulo, que entendeu isso a muito tempo atras, constando em Filipenses 1 versiculo 18 que diz assim: "MAS QUE ME IMPORTA, CONTANDO QUE CRISTO SEJA ANUNCIADO DE TODA A MANEIRA, COM FINGIMENTO OU EM VERDADE, NISTO ME REGOZIJO, E ME REGOZIJAREI AINDA".
Por incrivel que pareça, ha' algum tempo atras ouvi uma pregaçao que se encaixa no tema em que estamos debatendo e dizia assim: "EXISTEM IRMAOS QUE GOSTAM DE IGREJAS ONDE O PREGADOR PULA, SAPATEIA E EXISTEM IRMAOS QUE GOSTAM DAQUELAS IGREJAS ONDE O PREGADOR E' PARADO, FALA BAIXINHO.... NAO IMPORTA!!! VA' ONDE VOCE GOSTE, NA QUE SAPATEIA, NA QUE FALA BAIXINHO, SO' NAO DEIXE DE IR A IGREJA".
Para mim esse e' o espirito, que cada um se encaixe no seu perfil, tem pregador para todo o gosto, so' nao deixe de ir na igreja.

luigi Calegari

Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  freitas em Dom Mar 10, 2013 2:59 pm

Deus abençoe irmãos pelos comentários, e se possível o irmão Luigi, que comentou com muita sabedoria, me ajudasse a esclarecer com base biblica sobre o manifestar do dom de pular, bater, enfim a exaltação que alguns manifestam, ora com edificação, ora com escandalo. E por fim, aos que pregam de forma simples sem grandes exaltações, o que justifica falta de dom? Me preocupo que pode estar ocorrendo, o que ocorre em algumas igrejas como Mundial, Internacional da Graça, Universal, casa cheia, onde a multidão corre atras da cura de enfermidades, resolução de problemas financeiros e familiar, e o assunto salvação nem é tratado. Estou errado? Me ajudem, nunca vi os saudosos João Vieira, Antonio Valerio, e muitos anciães ainda vivos com esse estilo. Claro que tem muitos anciães com dons divinais, mas seus cultos acabam no horario, o povo recebe os dons do céu, e não causam escandalos. Comentem

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  luigi Calegari em Seg Mar 11, 2013 1:57 pm

freitas escreveu:Deus abençoe irmãos pelos comentários, e se possível o irmão Luigi, que comentou com muita sabedoria, me ajudasse a esclarecer com base biblica sobre o manifestar do dom de pular, bater, enfim a exaltação que alguns manifestam, ora com edificação, ora com escandalo. E por fim, aos que pregam de forma simples sem grandes exaltações, o que justifica falta de dom? Me preocupo que pode estar ocorrendo, o que ocorre em algumas igrejas como Mundial, Internacional da Graça, Universal, casa cheia, onde a multidão corre atras da cura de enfermidades, resolução de problemas financeiros e familiar, e o assunto salvação nem é tratado. Estou errado? Me ajudem, nunca vi os saudosos João Vieira, Antonio Valerio, e muitos anciães ainda vivos com esse estilo. Claro que tem muitos anciães com dons divinais, mas seus cultos acabam no horario, o povo recebe os dons do céu, e não causam escandalos. Comentem

Irmão Freitas,

Eu sabia que meus comentários "mexeriam" um pouco com nossos irmãos e com muito amor gostaria de esclarecer com mais propriedade os meus comentários. Inicialmente, esclareço que não sei se sou a favor de nossos irmãos pularem, saltitarem, etc... eu só entendo que se alguém faz isso diante da emoção ou da presença do Senhor para mim e´seu direito, ou não está escrito "FAÇA-SE TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS", tentar indicar textos que apoiam esses comportamentos para mim e´desnecessário porque quando os apóstolos estavam manifestando dons de linguas, muitos os chamaram de loucos e abusavam deles. Enfim, eu sei que alguns comportamentos são estranhos, mas, quem sou eu para repreende-los? Eu particularmente gosto de cultos onde se possa entender o que se diz e que tenha ordem, mas, se alguem resolver pular ou sapatear, eu não tenho condições de dizer se aquilo ali e´manifestação do espírito santo ou não e acho até temerário alguém julgar nossos irmãos que manifestam dessa forma. Essa é minha posição.
Quanto a irmãos que pregam baixo, esse não é o problema, muitos pregam baixo, mas a presença de Deus se manifesta grandiosamente em nosso meio, essa para mim e´a chave, o que questionei são pregadores que não tem dom no sentido de terem amor e pregarem com amor, sendo que muitos tem pregado baixinho, mas, com ira no coração, falando mal dos outros e isso tem afastado o povo de seus cultos, poderia dar diversos exemplos disso, mas, isso não nos acrescentaria em nada.
Quanto ao que ocorre nessas igrejas que comercializam a fé, você percebe que a fé é dom de Deus e não é exclusividade de nossa igreja e acredito que o Senhor opera conforme a fé da pessoa e não tão somente do pregador, sendo que isso não é mérito deles, apesar de tais pregadores "incharem" a sua carne e acreditarem que eles estão operando, mas, o Senhor opera conforme a sua vontade e por misericórdia e é isso que eu acredito.
Quanto á saudosos irmãos, acredito que todos eles tiveram a sua importancia e agiram conforme a sua consciência e por isso são lembrados até hoje e acredito na ordem do culto, como temos que ter ordem em nossa vida, contudo, acredito que devemos respeitar aqueles que são um pouco diferentes de nós e não condena-los por se manifestarem, quando acabar um culto 10 minutos mais tarde e covardes correrem para entregaren ao ancião, no intuito de derruba-los, isso para mim é mais feio do que irmãos pulando igual pipoca na igreja, pois, estes pulam para o Senhor e esses covardes fazem isso com maldade no coração objetivando a queda um do outro.

luigi Calegari

Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fervor ou exaltação....

Mensagem  poliester.silva em Seg Mar 11, 2013 4:53 pm

Vejo com bons olhos que, dentro da Congregação, existem "irmãos" e "irmãos".
Existem aqueles que tiveram condições de estudar mais, com mais recursos, o que diz a Bíblia.
Existem aqueles que não tiveram tais condições.
Existem os tradicionalistas ao extremo... existem os mais "liberais".
Assim como existem diversos tipos de "irmãos", existem diversos gostos auditivos.
No meu caso, por exemplo, não gosto muito de sapateados, gritarias, microfone estourando as caixas, irmão com a testa vermelha e suando feito um louco em cima do púlpito.
Por ser músico desde muito novo, aprendi a domar o meu ouvido e a refiná-lo, por ter tido maiores condições de estudar e aprender mais sobre a Bíblia e o que ela nos diz acabo ouvindo coisas que fogem diretamente ao cenário no qual a passagem lida foi escrita.
Isso não me desencoraja, de maneira nenhuma, de continuar ali, tentando... sei que o importa, aos olhos e ouvidos de Deus, são as minhas obras e aquilo que sai de minha boca!
Portanto, achegai-vos ao nosso Senhor e eles vos será próximo por consequencia!
Uma opinião própria: "Penso que Deus tem o ouvido muito afiado pra ficar escutando gritaria! Se ele gostasse disso, a Congregação teria no lugar da orquestra uma banda com Guitarras e Baterias e um povo doido pulando!" - Mas isso é opinião própria e não está posta em discussão assim como respeito a dos demais!
avatar
poliester.silva

Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 33
Localização : Goiania

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  Jovem Musico em Ter Mar 12, 2013 7:41 am

Explicação em modo técnico
Esta questão poderia ser resolvido de forma simples, usando um medidor de decibéis exemplo:
para android: https://play.google.com/store/apps/details?id=cn.menue.decibelmeter&hl=pt_PT
Mercado livre: http://lista.mercadolivre.com.br/decibelimetro

Lembrando-se que usar o medidor de decibéis na boca do instrumento ele sempre vai acusar que está ultrapassando o limite de 80dB. O decibelímetro deve ser usado em pontos de referência, ou seja de diversos pontos da igreja e principalmente analisar como está chegando o som fora da igreja, ou seja, nos vizinhos. O valor resultante deverá ser com base na média dos valores entre os pontos analisados. Existem pontos que ficará próximo da faixa limite, porém você deverá reparar se este é o ponto mais próximo da caixa de som (por exemplo).

Explicação em modo espiritual
Para seguir com esta explicação leia primeiro 14 de I Corintios, onde no versículo 9 diz:

9 Assim, também vós, se, com a língua, não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar.

Lendo o capítulo inteiro você perceberá que a palavra é útil e edificadora se quem está ouvindo puder interpreta-la bem! Sendo assim, se você gritar ou falar próximo demais do microfone, este aparelho vai atingir suas faixas de limite de captação e produzirá apenas ruídos ao invés de sons.

Concluímos então que a palavra pregada com gritaria não edifica a igreja.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Contradiz a Ti Mesmo

Mensagem  will_ em Ter Abr 09, 2013 5:50 pm

poliester.silva escreveu:Vejo com bons olhos que, dentro da Congregação, existem "irmãos" e "irmãos".
Existem aqueles que tiveram condições de estudar mais, com mais recursos, o que diz a Bíblia.
Existem aqueles que não tiveram tais condições.
Existem os tradicionalistas ao extremo... existem os mais "liberais".
Assim como existem diversos tipos de "irmãos", existem diversos gostos auditivos.
No meu caso, por exemplo, não gosto muito de sapateados, gritarias, microfone estourando as caixas, irmão com a testa vermelha e suando feito um louco em cima do púlpito.
Por ser músico desde muito novo, aprendi a domar o meu ouvido e a refiná-lo, por ter tido maiores condições de estudar e aprender mais sobre a Bíblia e o que ela nos diz acabo ouvindo coisas que fogem diretamente ao cenário no qual a passagem lida foi escrita.
Isso não me desencoraja, de maneira nenhuma, de continuar ali, tentando... sei que o importa, aos olhos e ouvidos de Deus, são as minhas obras e aquilo que sai de minha boca!
Portanto, achegai-vos ao nosso Senhor e eles vos será próximo por consequencia!
Uma opinião própria: "Penso que Deus tem o ouvido muito afiado pra ficar escutando gritaria! Se ele gostasse disso, a Congregação teria no lugar da orquestra uma banda com Guitarras e Baterias e um povo doido pulando!" - Mas isso é opinião própria e não está posta em discussão assim como respeito a dos demais!




Caros Irmãos, tantas divergências nas celebraçoes dos cultos principalmente pelos "anciaes e cooperadores" de certas regioes, são porcausa de Contradiçoes entre a doutrina escrita(formal) da CCB, e sua pratica de fato nos Cultos e Igrejas(informal). È comum em certas regiões se ouvir "Ancião" e "cooperador de Jovens", pregar sua própria palavra e dar orientaçoes completamente fora do ensino Biblico, Anciao que faz criticas aos seus iguais de outras regioes, dando a entender que os demais estão fora da Palavra, e que somente ele tem o "leitinho e pãozinho quente, descido do céus na sua comum". Repare que nos pontos de doutrina escritos:" Carne Sufocada" O ancionato prega e induz á " comermos de tudo sem perguntar por causa da consciência " sei que isso está escrito também !! mas qual tá certo ? - doutrina sobre" ressuscitaremos fisicamente para novo julgamento" tem ancião que acha isso coisa TJ, e induz e prega " ressuscitaremos em espirito" (?) o que está certo o formal ou informal?. O "Povo zeloso e boas obras" o ancionato diz : Os abandonados, orfãos ,viciados, asilados, causas politicas e sociais humanitárias, Não são problemas nossos, "é coisa das autoridades do MUNdo" (?) o que é ser zeloso de boas obras, sal da terra..etc.? È só prestar atenção em algumas igrejas, não em todas é claro. Parte do povo não lê as escrituras nem teologia a respeito,Não é Evangelizado pelas Escrituras, portanto não sabe extrair do texto, e alguns acabam sucumbindo a falta de cultura Evangélica, baseados nos ensinamentos orais de "anciãos e cooperadores" que não apreenderam também.. e pregam que : " a letra mata ","só Deus dá entendimento", "Nois já tem tudo que precisa aqui" "Não precisa lê Deus dá pra nóis", e por ai vai..!

"Todo homem sábio deve ensinar o que sabe."
"Todo homem que ensina deve praticar o que ensina."

Queridos irmãos, desculpas nos erros de português etc.

Saudaçoes a todos;

will
V.gerty-SCSul

will_

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Contradiz a ti mesmo....

Mensagem  poliester.silva em Qua Abr 10, 2013 8:16 am

Prezado,
will_

O que você disse em seu tópico é algo de fato muito verdadeiro, já ouvi em diversos locais, sair da boca de ancião e cooperador as palavras ditas em seu post.
Esse é um tema complexo pois, de posse do ensinamento, e sabendo como deve ser (de acordo com o que foi escrito) o desenvolver de um culto, como um de nossos congregados chegará em seu cooperador e mostrará isso à ele sem ser entendido como uma afronta?
É como se fosse "pisar em ovos".
avatar
poliester.silva

Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 33
Localização : Goiania

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  will_ em Qua Abr 10, 2013 9:54 am

poliester.silva escreveu:Prezado,
will_

O que você disse em seu tópico é algo de fato muito verdadeiro, já ouvi em diversos locais, sair da boca de ancião e cooperador as palavras ditas em seu post.
Esse é um tema complexo pois, de posse do ensinamento, e sabendo como deve ser (de acordo com o que foi escrito) o desenvolver de um culto, como um de nossos congregados chegará em seu cooperador e mostrará isso à ele sem ser entendido como uma afronta?
É como se fosse "pisar em ovos".


Sim o irmão está coberto de razão, sobre "pisar em ovos", algum tempo passado um irmão recém convertido me perguntou se poderia congregar em uma Casa Oração da ()-SP, por ser MJandira, tentei descobrir isso, fui perguntar para alguns do ministério..alguns disseram que desconheciam o assunto..outros empalideceram em silencio, sem nada responder. Portanto tentei através do Site Oficial da CCB resolver essa duvida..eles confirmam recebimento do email e depois disso.. NUNCA RESPONDEM NADA. O que sei é MJ já são centenas de Igrejas pelo Brasil,mesma Doutrina e Costume, mesmos irmãos do MInistério ex Brasil, só com os Hinarios diferentes agora(Não sei se eles podem usar os novos hinários CCB). Então a CCB não tem Comunhão com a CCMJ ? Não são os mesmos mais !! porque a CCB esconde essa realidade e não explicam o que está acontecendo de fato ? permitem que isso seja mais uma contradição , é dificil ir adiante assim, é Contradição em toda Parte, sera que tudo não tem inicio exatamente nesse ponto(contradição) e vai se transformando em Gritaria no Culto, Dança do sapatinho de fogo, exaltação do Ministério, Testemunhos Fantasticos, falta de cultura evangélica..etc.

Saudaçoes;
will

will_

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  Mourão em Qui Jun 13, 2013 10:29 am

A maneira correta de usar o Decibelímetro é a um metro de distância da fonte sonora.
Certa vez uma vizinha de nossa congregação Central conseguiu com que uma sua parente, que trabalha na Prefeitura, multasse a CCB.
E no auto, constava que o nivel de pressão sonora, mesmo a mais de 5 metros de distância de um muro de 3 metros de altura, dentro de um apartamento, e com o som de violinos da escolinha de música era de 130dB.
O absurdo era tão grande que a própria Prefeitura desconsiderou a tal multa...
Esse nivel sonoro seria fatal para o ser humano, desde a fonte sonora até o lugar de onde se diz haver feito a "medição".
avatar
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  Mourão em Qui Jun 13, 2013 10:33 am

Essa minha postagem anterior foi em resposta ao Jovem Músico.
É que apareceu uma mensagem proibindo de usar "links externos" e não pude usar o "quote".
Mas isso tem solução, que pretendo usar nas próximas postagens.
Deve tratar-se de algum aperfeiçoamento dos Forumeiros e que ainda não deu certo.
avatar
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho na igreja

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum