Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qua Nov 28, 2012 5:07 pm


Saudações cristãs,

Prezados...




Com a proximidade das celebrações relativas ao Solstício, nossos Anciãos reiteram suas admoestações quanto à uma eventual co-participação (deliberada ou induzida).

Conforme expresso em tópico oficialmente expedido (Septuagésima Quarta Assembleia Ministerial Geral / 2009 - Tópico II) reputamos a celebração mencionada como espúria, seja sob a ótica histórica ou escriturística.

Ademais, compete-nos uma integral abstinência para com tudo quanto - direta ou indiretamente - se lhe faça alusão, incluindo-se a ingestão alimentar e simbolismos peculiares a ocasião* (Sexagésima Sétima Assembleia Ministerial Geral / 2002 - Tópico I - "Feriados Religiosos - Comemorações").


As Celebrações Natalinas e suas origens

Sabemos - segundo a narrativa neotestamentária e dados historicamente respaldados - que o natalício de nosso Senhor não ocorreu no período suposto (solstício) ou sequer em seu entorno, o que reveste a presente celebração de uma conotação flagrantemente inverídica.

Com a introdução do Mitraismo** em território romano, o mítico nascimento de sua divindade-tutora (Mitra - "Sol Invictus") veio a tornar-se parte do calendário anual vigente. A 25 de dezembro - em meio as festividades próprias do solstício de inverno (Hemisfério Norte) - celebra-se o "Natalis Sol Invictus". Tratando-se de uma prática já comum à coletividade romana, passou a caracterizar-se como uma natural oponente ao cristianismo então em expansão...

Ora, uma significatica parcela da população cristã, concomitantemente, recalcitrava em co-participar das celebrações alusivas ao nascimento de Mitra, não obstante, admoestada quanto a sua irregularidade. Deste modo, aprouve ao Corpo Sacerdotal "cristão" em exercício*** deliberar pela aglutinação entre o natalício de Cristo (o "Sol da Justiça") e a divindade gentio-pagã (Sol Invictus)...

Desta forma, por volta de 440 E.C, efetivou-se a supressão do festim pagão ("Natalis Sol Invictus") pelo então denominado "Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo" (malgrado sua data e particularidades litúrgicas permanecessem relativamente inalterados).

Assim sendo, a divindade solar (Mitra) passa a subsistir ilesa em sua anual celebração, apesar de um "verniz cristão" lhe conferir distintos traços.


Escrituras Neotestamentárias e o Natalício de Cristo

Segundo se depreende de uma meticulosa averiguação neotestamentária, nenhum autor arrolado entre os canônicos - ou mesmo apócrifos - sugere que a primitiva "ekklésia" atentasse para tal prática. A Literatura Patrística aponta-nos Orígenes de Alexandria (185-253 E.C.) como absolutamente averso à sua observância, recorrendo-se, ainda, a paralelos metafóricos veterotestamentários (1).

Ademais, nenhuma determinação oficial ou solene se faz emitir à primitiva "ekklésia" quanto a uma observância formal-ritualistica, além do Memorial Anual da Paixão e Morte de nosso Senhor.


25 de dezembro... 7 de janeiro...

Mesmo entre aqueles que acatam as celebrações natalinas como liturgicamente aplicáveis a Nova Dispensação, inúmeras divergências se fazem verificar, sobretudo, no que concerne a DATA.

Assim, se opõem as vertentes Ortodoxas Orientais ao Calendário Litúrgico Católico (Romano) propondo-se a data de 7 de janeiro como mais adequada ao contexto.

Por seu turno, algumas agremiações protestantes norte-americanas destituem a ambas as datas (25 de dezembro / 7 de janeiro), elegendo-se datas alternativas.


Natalício de Cristo: período provável

Em conformidade com os mais atuais levantamentos hermenêuticos-históricos, a data ou período mais prováveis encontram-se comprendidos entre os meses hebraicos de Adar (março) e Nisã-Abibe (Abril). A exatidão, contudo, é unanimemente descartada.

Quanto ao mês de dezembro, as próprias condições climático-ambientais o revogam, uma vez que a narrativa relativa aos pastores belenitas (Lucas 2 7-20) encontrar-se-ia fadada à contradição (2).


Deste modo, estando côncios acerca do gentilismo e seus desdobramentos, preservemo-nos de tudo quanto lhe é próprio.

_________________________________________________________________________________________
* Decorações, assessórios e adereços temáticos. Praticamente toda a tradicional ornamentação e adornos correlatos apresentam antecedentes ou protótipos gentio-pagãos. As guirlandas, por exemplo, remontam ao paganismo celta / norte-europeu. O mesmo aplicando-se aos pinheiros e luzes (vide "asseras" / Ninrode, etc).
** Culto de origem indo-persa implantado em Roma em meados do Período Helenístico. Sua divindade-mór (Mitra) veio a fundir-se às demais divindades solares milenarmente reverenciadas em todo o Oriente.
*** Já sob o regime Episcopal-monárquico.
(1) a correlação entre o natalício de Faraó e a morte de seus serviçais: copeiro-mór e padeiro-mór (Gênesis 40:20-22), além do epísódio neotestamentário relativo ao nascimento de Herodes e o suplício de João, o Batista (Marcos 6:21-28).
(2) as baixas temperaturas e a consequente precipitação de neve inviabilizam o apascentar noturno nesse período.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  BadMix em Qui Nov 29, 2012 8:58 am

Irmão Ednelson, tenha a bondade de me esclarecer:
O irmão escreve isso para informar ou para instruir?

Nunca percebi muito bem se o irmão faz estas comunicações a pedido do ministério ou se de sua própria iniciativa, e se o faz com o intuito de informar ou ao invés, para impor a prática institucional da Igreja à qual (quase todos) pertencemos.

Grato pela sua atenção, Deus o abençoe.
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qui Nov 29, 2012 5:37 pm


Saudações cristãs,

Irmão Vítor, prezado...




Respondendo-lhe a questão:

- ambas as coisas (uma vez que informação e instrução encontram-se em posições correlatas).



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  BadMix em Sex Nov 30, 2012 5:46 am

Caro irmão Ednelson,

Lá fora está sol
ou
Lá fora está sol, o irmão tem de levar um chapéu na cabeça se sair de casa

São coisas bem distintas. Uma informa, a outra instrui. A minha pergunta era nesse sentido: Se este é um fórum não oficial, porquê essa postura de passar instrução sobre o posicionamento do membro da CC sobre o acontecimento conhecido por "Natal"?

Já agora, e numa semelhante abordagem, vou-lhe perguntar a sua opinião sobre o seguinte:
Faço anos a 13 de Maio. Nesse mesmo dia, milhões de Portugueses celebram o dia da aparição de "nossa senhora de Fátima".

Devo festejar o meu aniversário? Sim ou Não?

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  freitas em Sex Nov 30, 2012 9:42 am

Me sinto muito bem, em relação aos assuntos abordados, bem como as explicações que aqui encontro, como esta sobre o natal, tudo com fundamento e base em pesquisas e conhecimentos. Deus abençoe o irmão, pelo extremo zelo em relação a nossa fé cristã.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  BadMix em Sex Nov 30, 2012 9:48 am

freitas escreveu:Me sinto muito bem, em relação aos assuntos abordados, bem como as explicações que aqui encontro, como esta sobre o natal, tudo com fundamento e base em pesquisas e conhecimentos. Deus abençoe o irmão, pelo extremo zelo em relação a nossa fé cristã.

Se o caro irmão Freitas mo permite, vou partilhar consigo a minha maneira de lidar com assuntos de fé Cristã:
Quando em dúvida, pego na Bíblia e procuro na Palavra de Deus as respostas que Deus nos dá aos vários assuntos pertinentes da nossa vida!

Em fóruns, principalmente não oficiais, e demais "sítios" na Internet conte sempre com boas doses de "besteira" e de desinformação... basta olhar para as minhas mensagens para o perceber.

Deus o abençoe meu querido.
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  freitas em Sex Nov 30, 2012 4:15 pm

Amado irmão Badmix, fico contente com mais um que tem a biblia como infalível palavra de Deus, só quis manifestar que assuntos como datas santificadas, ritos religiosos, nem sempre são citadas nas Sagradas Escrituras, e sim pela história, aí requer pesquisa, coisa que muito pouco de nós fazemos. Outro dia fiquei sabendo como surgiu as indulgencias da igreja católica romana, foram criadas para levantarem dinheiro ao clero, que passava por dificuldades financeiras. Está certo que a própria Palavra de Deus nos exorta a não envolvermos em genealogias, mas por causa dos incrédulos, precisamos nos preparar para eventuais perguntas no momento de uma evangelização. No demais, não acho que o irmão (Badmix) escreve besteiras, Deus ama os sinceros, importa agradar a Deus, mesmo que para isso seja necessário aborrecer aos homens. De que região o irmão é? Se puder responder, é claro. Deus abençoe a todos. E na minha opinião, comemore muito o seu aniversário, afinal , nunca sabemos qual vai ser o último, ou ainda , qual vai ser o último, gozando de saúde, felicidade e paz.

freitas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  luigi Calegari em Dom Dez 02, 2012 4:32 pm


Irmão,

Há algum tempo atrás, pelo meu interesse no que se refere ao Senhor, eu assisti uma parte de um programa onde alguns judeus que hoje tem criado uma religião onde acreditam em Jesus como messias, mas, impõe que se cumpra também a torá, ou seja, a lei de moisés, argumentando contra a liberdade que o Senhor tem oferecido aos que estão na graça e fizeram várias considerações sobre esse assunto.
Enfim, neste programa eles debatiam justamente este tema e apontavam o erro do cristianismo que tem se apropriado de comemorações pagãs, inclusive eles afirmaram que a própria figura do papai noel é idolatria.
Eles acrescentaram ainda que também o culto á passagem do ano também é idolatria, pois, nesta época era feita uma festa a um deus pagão chamado Janus (de onde deriva o nome do mês de janeiro) que tinha duas faces, uma olhava para o passado e outra para o futuro.
Com isso tudo, o irmão não acredita que já que devemos nos abster de comemorar o natal e seus costumes, não está faltando também uma posição mais clara do ministério com relação a datas como o ano novo, pois, é comum até membros do ministério se reunirem para longas orações na passagem do ano e inclusive até no culto quase toda irmandade agradece pelas benção que obtiveram naquele ano.
Fico em dúvida se realmente quem comemora tais datas está desagradando ao Senhor, pois, na realidade está escrito que o ídolo nada é, para mim ele é algo para quem o venera ou presta culto a eles, para nós que pomos o nosso coração só no Senhor acredito que somos livres, ou senão, que se faça claro para que nos abstenhamos de tudo e não só disso e daquilo.
O que o irmão acha?


luigi Calegari

Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  BadMix em Seg Dez 03, 2012 9:17 am

freitas escreveu:(...) De que região o irmão é? Se puder responder, é claro.
A Paz de Deus caro irmão Freitas,
Escrevo do outro lado do Oceano Atlântico, de Porto, Portugal.

freitas escreveu:
Deus abençoe a todos. (...)
Amém!

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qua Dez 05, 2012 3:34 pm


Saudações cristãs,

Irmão Freitas, amado...




De fato, as atuais comunidades autodenominadas "judaico-cristãs" ou "messianistas"* se atém à temática como uma pauta recorrente, acautelando-se quanto ao ocorrido em meados do século IV, com o advento da apostasia romana (ou constantiniana).

Paulo categoricamente declara que o ídolo nada é (I corintios 8:4), mas por outro lado reconhece, por detrás de sua estrutura material ou física (e aparentemente inanimada), um ente espiritualmente ativo:


"Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (I coríntios 10:20-21)


Já no Antigo Pacto o mesmo parecer é expresso:


"Porque todos os ídolos dos gentios são demônios..." (Salmo 96:5 / Versis Vulgata)


Daí, a milenar recusa judaica no tocante à co-participação (direta ou indireta) para com a idolatria e suas variadas modalidades.

João arremata sua primeira e universal epístola em caráter imperativo:


"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" ( I João 5:21).


Entre os referidos ídolos, encontrava-se Mitra ou "Solis Invictus" cujo festival e natalício (25 de dezembro) se sobressaíam como prática comum à toda a população greco-romana (contemporânea a João).

No entanto, e apesar das reiteradas admoestações apostólicas, aprouve à "Igreja Constantiniana" adequar o festim gentio-pagão em conformidade com as suas particulares convenções e intentos...

De qualquer modo, pondere cada qual - quanto ao celebrar, e ao comer, e ao beber - conforme aquilo que lhe testifica a sua própria consciência, não incorrendo, todavia, em juízo alheio (Romanos 14, 1-23).




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e festividades pagãs: celebrações natalinas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum