Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

3 participantes

Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Seg Out 22, 2012 5:44 pm


Saudações cristãs,

Prezados




Após reiteradas denúncias e meticulosa análise nosso Corpo Ministerial tem finalmente deliberado pela suspensão e/ou erradicação das denominadas "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" até então realizadas em caráter quinzenal e sob respaldo local na cidade Catanduva (São Paulo).

Semelhantemente alguns irmãos ditos "bereanos" (interpretação equívoca acerca do núcleo judaico-helênico situado na cidade de Beréia - Atos 17, 10-12) encontram-se devidamente admoestados quanto ao caráter irregular e/ou espúrio de suas reuniões esporádicas (Sorocaba - S.P).

Não se trata, contudo, de um procedimento inédito (conforme nô-lo demonstra o ocorrido há alguns anos na cidade de Itaí - São Paulo*).

Deste modo, as reuniões mencionadas encontram-se proscritas ou sob regime clandestino.

Ressalta-se ainda que o genuíno apreço para com as Sagradas Letras - como contendo a infálivel Palavra de Deus - consiste, entre outras coisas, em não fazer da coletânea bíblica um "canteiro de obras".

_____________________
*com a implantação experimental e extraoficial de uma modalidade metodológico-didática então em voga na América do Norte.




Atenciosamente,

Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  BadMix Seg Out 29, 2012 5:58 am

Alguma explicação para o sucedido irmão Ednelson?

Por si só, a prática de ""Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" não me parece ser motivo para tal desfecho, certamente haveria algo por detrás que levasse a tão séria decisão. Esse motivo foi-lhe comunicado ou chegou ao seu conhecimento na medida em que possa com todos partilhar?

É que dito estritamente dessa forma passa a ideia que Ler a Bíblia de uma forma mais sistemática com o intuito de aprofundar o conhecimento da Teologia nela contida é algo que vai contra a doutrina Apostólica onde baseamos a nossa fé, o que é errado.

Obrigado e que Deus o abençoe.
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Seg Out 29, 2012 3:54 pm


Saudações cristãs,

Irmão Vitor, prezado...




Duas das expressões contidas em seu próprio comentário elucidam - sem maiores delongas - à indagação proposta:


- "Sistemática"

- "Teologia"



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  BadMix Ter Out 30, 2012 8:07 am

É portanto uma tomada de posição oficial por parte da Igreja contra o estudo Bíblico que levou a esse desfecho?
Considera que o mesmo poderá acontecer em qualquer Igreja da CC no mundo, se algum dos seus membros desejar aprofundar de uma forma sistemática os seus conhecimentos Bíblicos?

Escrevo isto de forma incrédula, confesso. Que nós como Igreja não desenvolvamos esse método, compreendo apesar de não concordar, agora forçar essa posição sobre os membros que desejem aprofundar os seus conhecimentos bíblicos... não estava à espera de ouvir/ler algo semelhante.

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Ter Out 30, 2012 5:06 pm


Saudações cristãs,

Irmão Vitor, prezado




Perdoe-me a franqueza... Mas a impressão que me passa é que estou a dialogar com membro ainda "neófito" na Fé Comum (o que não procede... segundo me consta).

Um dos traços distintivos da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL (e congêneres) é a categórica recusa à metodologia teológico-sistemática e demais recursos por ela aplicados no tocante às Escrituras e seu manuseio.

Aliás, é fato notório ao protestantismo brasileiro - e mesmo ao catolicismo romano - que a "Congregação Cristã no Brasil não lê a Bíblia". Com isso aludem não propriamente à leitura, mas ao fato de não nos atermos à Teologia Sistemática e instrumentos correlatos como parâmetros norteadores do nosso habitual "modus operandi".

De Francescon "O Pioneiro" a Jorge Couri (atual "primus interpares") a postura cautelar e reticente para com a Teologia Sistemática e seus instrumentos mantêm-se inalterada...


Vejamos um fragmento de amplo acesso:


"Eis como o Benigno Senhor começou Sua Obra: Pelo Batismo da água, segundo o mandamento do Senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias*; pelo dom do Espírito Santo Ela foi animada e engrandecida, nada mais havendo necessidade de acrescentar..." (1)


E, em seguida, ilustra:


"Todas as vezes que eu voltava à América do Norte, encontrava sempre novidades no meio dos irmãos; coisas diferentes daquilo que tinham aprendido no começo. Agradeço a Deus, porém, que sempre me iluminou e me fez discernir o bem do mal, mantendo-me firme no Seu conselho e na Sua verdade." (2)


À guisa de exemplo - quanto à sua posição terminantemente anti-teológica - temos a ruptura entre Francescon e seu conservo Giuseppe Petrelli. Eminente teólogo, Petrelli veio a desenvolver concepções ou pareceres ligeiramente diversos daqueles em voga. Em oposição a Petrelli cunhou-se o tradicional lema: "Outras luzes não precisamos, nem queremos" (Reuniões e Ensinamentos, 1948, pág. 26 - edição unificada).

A propósito, a presente inclusão do CONCISO DICIONÁRIO BÍBLICO, CONCORDÂNCIA e SUPLEMENTO CARTOGRÁFICO em nossos exemplares ainda se depara com uma relativa resistência, sendo classificada por alguns como contraditória e escusa...

Já no que concerne às livres-discussões (parte integrante de todo circulo de estudos bíblicos - tais como as "Escolas Bíblicas Dominicais") manifestam-se as Reuniões e Ensinamentos (1948) de forma inequívoca:


"A Palavra de Deus ensinada à Sua Igreja não é para ser discutida, porém, obedecida; só assim se honra ao Senhor." (3)

Enfim, amado... Essa é a abordagem própria da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL no que se refere à Teologia e afins. Não posso responder por Portugal... No entanto, estive na Itália e a conduta em vigor apresenta-se, em tudo, similar.

_______________
* referindo-se às conjecturações de cunho teológico-sistemático então comuns ao protestantismo histórico e/ou convencional.
(1) Histórico, pág. 47 (edição unificada).
(2) idem.
(3) Reuniões e Ensinamentos, 1948, pág. 27, edição unificada.




Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  BadMix Qua Out 31, 2012 8:15 am

"Ekklésia Christiana" escreveu:
(...)
Perdoe-me a franqueza... Mas a impressão que me passa é que estou a dialogar com membro ainda "neófito" na Fé Comum (o que não procede... segundo me consta).

Irmão Ednelson
Não tem que pedir perdão pois a sua observação é justificada.
De facto é um hábito meu, por vezes questionar usando de alguma inocência, para que com isso possa provocar uma resposta sincera com quem dialogo.

Quanto ao assunto em discussão neste tópico, só achei estranho a admoestação a que os irmãos participantes do(s) referido(s) estudo(s) foram alvo, dado que, sendo por demais evidente que na Igreja este tipo de práticas não são bem aceites, já fora dela a autoridade dita eclesiástica não deveria ser exercida porque não estamos a falar de algo que viole ou ainda que levemente vá contra os preciosos ensinamentos daquela que "é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta", conforme ponto 1º dos nossos Pontos de Doutrina e Fé.

Ou eu, porque também exerço conscientemente essa prática de forma reservada (nunca o afirmei ou fiz publicidade disso a nenhum membro da Igreja), posso também ser admoestado se assim o corpo presbiteral entender?

Ainda bem que a referida prática só deixou de ser "popular" tantos anos após a Bíblia ser escrita, senão Gamaliel teria ficado sem alunos, e nós sem metade no Novo Testamento.

Fica o desabafo. Vou-me remeter (novamente) à oração: está mais do que visto que precisamos de orar mais e falar menos, e nesse aspecto sou o mais incumpridor dos que amam ao Senhor.

Deus nos abençoe,
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  CRISTÃODACCB Ter Nov 06, 2012 2:29 pm

A paz de Deus.

Primeiramente gostaria, de aqui expor que anos atrás já participei no antigo forum CCB sem Censuras como Cristão, defendendo nossas santas tradições apostolicas, o genuino Cristianianimo e os verdadeiros ministros da CCB, após algum tempo ausente por não concordar com os " Pedreiros" que rejeitaram a Pedra Principal de Esquina, me ausentei, e agora com um pouco de tempo disponivél que tiver estarei dando minha coolaboração aos internautas que acesam o nobre forum.

Concernente ao assunto em Pauta, acredito que os santos de Deus conforme Ensinamento antigo de nossas primeiras convenções " outras luzes não precisamos nem queremos" cada um de nós devemos examinar a Biblia individualmente e pedir a guia do espirito santo de Deus para entende-la, nos cultos acompanhamos a leitura ,e Deus nos envia os seus conselhos, todo aquele que se apartar da simplicidade do Evangelho se torna prepotente e soberbo impedindo o Espirito Santo de agir em sua vida, a deliberação do Conselho a respeito de suprimir essa reuniões de exame coletivo da escritura, se faz necessário pois, diz a Palavra que na dispensação da graça ninguém mais ensinaria seu irmão mas o espirito santo ensinaria a todos. devemos permanecer no sabio conselho de nosso primaz Ancião Louis Francescon, Na Biblia contém tudo que precisamos para sermos salvos, qualquer assunto extra biblico torna-se um empecilho na nossa caminhada terrena.

CRISTÃODACCB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  BadMix Qua Nov 07, 2012 7:33 am

Caro irmão CRISTÃODACCB, permita-me só comentar o seguinte.

Há no meu entender uma distinção clara entre:
-não ler a Bíblia e esperar que seja Deus o Espirito Santo a inspirar a pregação da Palavra
e
-ler a Bíblia e nela "navegar" à vontade, e esperar que seja Deus o Espírito Santo a inspirar a pregação da Palavra

O que se passa é que ao longo dos anos esse folclore do "pão quentinho servido pelo Espírito" levou a que se dissipasse entre a irmandade a ideia que a leitura assídua e a interpretação individual das escrituras fosse algo pecaminoso e com isso ganhou-se alguma aversão a todo aquele que fala com um conhecimento mais aprimorado sobre o que está, de facto, escrito.

Eu já disse e repito, ainda bem que Paulo se ajoelhava aos pés do grande Rabi Gamaliel para dele beber toda a sorte de vastos conhecimentos, não acontecesse o caso de hoje estarmos privados de metade do Novo Testamento. Nisto Deus nos mostra que há ministério para todos, os humildes pescadores e os fervorosos doutores da Lei. Deus o Espírito Santo opera a conversão onde bem quer, e como bem quer, para honra do Pai e para alegria de todos nós.

A preocupação do querido irmão sobre "assuntos extra bíblicos que se tornam um empecilho na nossa caminhada terrena" vão contra a minha preocupação por ter irmãos na fé de há muitos anos que não saibam o que é a Trindade, que Jesus é Deus, que o batismo não limpa pecados e que a Bíblia é inerrante, conceitos esses que não foram devidamente explicados pelos seus Anciães quando questionados solicitando esclarecimento.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, como diz um ditado deste lado do Atlântico, mas considero fundamental para o futuro sucesso da CC no mundo que os seus membros constituintes tenham uma prática saudável de enriquecimento espiritual pela leitura da palavra e não só pelo ouvir as respectivas pregações.

Deus nos abençoe,
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  CRISTÃODACCB Qua Nov 07, 2012 12:45 pm

Somos exortados a examinar as escrituras individualmente, a salvação é pela fé, e o que nós precisamos Deus envia através da palavra pregada nas Congregações, não temos necessidade de saber o que é trindade etc... estes assuntos é necessário aqueles que são eleitos ao Presbitério que frequentando as reuniões Regionais, irao aprendendo como lidar com toda a especie de assunto, Deus tem seus caminhos, Se Paulo não tivesse sido criado aos pés de gamaliel, Teriamos a o novo testamento, pois pedro era indouto e Deus lhe proveu meio de ficar registrado as palavras que ele falou, devemos ter conhecimento secular das coisas desta vida para nosso bem profissional e na sociedade, porém as coisas espirituais somente o espirito santo de Deus é o nosso guia. Bem aventurado são aqueles que só tem a Sagradas escrituras como regra de fé e vida, sem buscar outros meios para entende-la.

CRISTÃODACCB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  BadMix Qua Nov 07, 2012 1:03 pm

Perdoe-me Irmão CCB: Não temos necessidade de saber o que é a Trindade, que Jesus é Deus, que o batismo não salva nem limpa pecados e que a Bíblia é inerrante?
Meu caro irmão, isto que acabei de falar é a base, o sustento da nossa fé!

Então o irmão está a dizer que se alguém chegar à sua beira e perguntar: "Querido, diga-me por favor em que consiste a sua fé, no que acredita a sua Igreja"
O irmão vai dizer o quê? "Não sei, mas venha comigo à Igreja ouvir a Palavra" ?!

O irmão falou e bem em conhecimento secular, vivemos em pleno 2012 onde quase todas as pessoas têm acesso à Internet/Televisão/Jornais/Revistas e sabe coisas de Jesus (erradas muitas vezes) que convém que nós, os Cristãos, possamos desmistificar ou corrigir. Esta é a nossa obrigação, contender na Paz pela Fé que nos liga a Deus, por Jesus Cristo.

Que evangelismo podemos nós executar se não soubermos responder de uma forma teologicamente sã a perguntas que qualquer miúdo de 15 anos certamente fará se por nós for abordado?

Deus nos abençoe,
Vitor

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  CRISTÃODACCB Qua Nov 07, 2012 1:14 pm

"Querido, diga-me por favor em que consiste a sua fé, no que acredita a sua Igreja"
O irmão vai dizer o quê? "Não sei, mas venha comigo à Igreja ouvir a Palavra" ?!


A MELHOR COISAS A FAZER É ESSA, levar na Casa de Oração onde a Igreja está Reunida, e ali o Senhor esclarecerá todas duvidas, a CCB tem ensinamento se alguém quiser conhecer nossa Doutrina terá de comparecer nos seus cultos nas casas de orações presente em todo território Nacional. caso se formos questionados não devemos nos preocupar o espirito santo trará para nós a resposta, o Importante é CRERMOS, muito mais do que o SABER é o CRER, Jesus não disse que os sinais seguiriam os que Sabem maos os que CREM, conheço muitos irmãos simples com pouca escolaridade, Deus tomando ele pelo espirito santo deixou maçons, pastores, padres, seminarista, abismado, pois as palvras ainda que simples entravam no coração; A PALVRA ERA PARA SER OBEDECIA E NÃO DISCUTIDA.




CRISTÃODACCB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão) Empty Re: Congregação Cristã e Escrituras - "Reuniões para Leitura e Compreensão Bíblica" (suspensão)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos