Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  Lourival em Dom Maio 22, 2011 7:41 am

Usos e costumes - Vestes

PauloTARSO em Qua Jul 15, 2009 4:53 pm

Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos.

No que se sustenta nossos ensinamentos sobre as vestes? A atual conjultura, principalmente das mulheres, permite que a igreja diga qual roupa ela deve vestir?

Desculpa brincadeira, mas acho que se Francescon e os demais fundadores da CCB tivessem vindo do Havaí nossas vestes seriam bem diferentes das que usamos hoje.

ESTUDO: SOBRE AS VESTES

Antes de abordar este assunto é necessário que entendermos o que siginifica: cultura, doutrina e tradições.
.
a) CULTURA: existem mais de trezentas definições criadas por antropólogos para cultura, o que demonstra que é um assunto bastante complexo.
.
"Cultura, tomada em em seu amplo sentido etnográfico, é todo o complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou habitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" Edward Taylor.
.
Pela exposição acima, a palavra etnográfica deixa claro que fatores culturais de um povo dependem de sua etnia e posição geográfica, logo, povos diferentes e distantes podem ter costumes totalmente diferentes.
.
Exemplo: O churrasco com carne de vaca é bastante apreciado pelos brasileiros, já para os indianos a vaca é considerada um animal sagrado.
.
b) DOUTRINA pela definição:
"Conjunto de princípios que servem de base para um sistema filosófico, científico; Catequese cristã; Ensinamento" Dicionário Aurélio.
.
c) TRADIÇÃO pela definição:
"Conhecimento ou prática resultante da transmissão oral ou de hábitos recorrentes" Dicionário Aurélio.
Uma doutrina para ser considerada ensinamento do próprio Deus deve estar contida na Bíblia, qual aceitamos por infálivel palavra de Deus, em um ou mais textos com a finalidade de instruir sobre o assunto em específico, jamais versículos isolados e/ou fora de contexto podem ser utilizados para justificar a doutrinas como sendo ditadas por Deus.

Quando Jesus disse "ide por todo mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15) ficou claro àqueles a quem Jesus recomendou anunciar o evangelho da graça que eles iriam se deparar com povos de diferentes culturas e costumes. Cristo ordenou pregar o evangelho, que em sua essência é a fé redentora e salvífica que existe em Jesus e é possível a todos os povos, portanto tem aplicabilidade universal e são verdades que jamais mudarão, pois, à Bíblia nada devemos acrescentar ou excluir (Ap. 22:18), já a questão dos costumes como vimos acima é algo local e relacionados a fatores étnicos e geográficos, portanto, muda de lugar para lugar, de povo para povo.

Existem mais de 80 citações da palavra vestes/roupa na Bíblia (Almeida edição contemporânea), no Velho Testamento e no Novo Testamento, porém, nenhuma das citações se permitem ser utilizadas para justificar a imposição das vestes como doutrina. E se forem utilizadas para tal coisa, trata-se de distorção da verdade para justificação de ensinamentos humanos.

Os usos e costumes é algo que sempre esteve presente no círculo pentecostal, algumas denominações por muito tempo, erroneamente, adotaram os costumes como doutrina, devido a insustentabilidade bíblica, e a mudança de pensamento do própio povo, aos poucos, a questão das vestes e dos costumes foi sendo deixada de lado por alguns grupos, porém, algumas se mantém fiéis a imposições humanas presentes desde o ínicio da igreja.
.
Bíblicamente não há nada que condene a adoção de usos e costumes, porém, não há nada que dê sutentação de que eles servem para santificação ou condenação de um crente.
.
É tremendamente absurda a constante citação do versículo isolado de Deuterônomio 22:5 pelos nossos ministros para a justificação da imposição das vestes, porque a própria Bíblia não especifica o que vem a ser vestes masculinas e o que vem a ser vestes femininas, eles também ignoram a cultura daquele povo naquela época, pois, tanto homens como mulheres trajavam túnicas, que é uma espécie de vestido. Não podemos nos esquecer que o livro de Deteronômio, escrito por Moisés, era dirigido ao povo de Israel em sua transição pelo deserto.
O ministério também ignora o atual contexto social, onde cada vez mais as mulheres exercem atividades profissionais antes realizadas apenas por homens e que são incompativeis com o uso de saias. Há a exceção para que nesses casos a mulher utilize calças, mas como é bem sabido nossas irmãs muitas vezes nem são saudadas na rua por estarem de calças, bom seria eliminarmos os rótulos que nos identificam externamente e ensinar o povo a valorizar o que está dentro do coração, a experiência íntima de cada um para com Deus. Do que nos adianta ter as "vestes ideais" (consenso de um grupo) se temos um coração corrompido?
.
A justificação que a CCB dá para não se arrecadar dízimos é simplesmente a alegação que não estamos na lei, mas que estamos debaixo da graça, portanto, o mesmo deveria ser aplicado para questão das vestes, concorda?
.
As Escrituras Sagradas são claras quanto a salvação ser pela graça e não por obras, portanto, não é uma mulher usar calças e um homem usar shorts que fará com que ambos deixem de ser herdeiros da salavação como favor imerecido. Se alguém fizer esta afirmação deve ser chamado de mentiroso(a).
.
"para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eternana" Tito 3:7.
.
"sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" Romanos 3:24 .
.
Devemos tomar cuidados para que os usos e costumes não se tornem o farisaísmo tão combatido por Jesus e pelos apóstolos.
.
"Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e amam as saudações nas praça, e as principais cadeiras na sinagoga, e os primeiros lugares nos banquetes" Lucas 20:13

avatar
Lourival

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 60
Localização : São paulo capital

Ver perfil do usuário http://oulorivallanforumeir.77forum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

A MINHA OPINIÃO (mas posso estar errado)

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Maio 22, 2011 7:05 pm

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossas famílias.

Há mais de 30 anos que tenho um pensamento igual ao seu, Irmão Lourival, de que as Igrejas não podem criar mandamentos ou ensinamentos alegando que são obrigatórios pelo Antigo Testamento.
Antigo Testamento é para os judeus. Novo Testamento é para os cristãos.

Eu acharia errado haver um ensinamento sobre vestes, alegando-se que esse ensinamento está no Antigo Testamento, mais especificamente em Deuteronômio.
Aí nós seríamos obrigados a todos os mandamentos do A.T.: circuncisão, sábado, holocaustos, dízimo, e outros.

Faço um parênteses para contar: sou um velho de 69 anos de idade, e que quando era menino e adolescente morava no Rio de Janeiro.
Na época de menino só quem usava calça comprida eram prostitutas; quando adolescente, o costume tinha "evoluído": não só as prostitutas mas as mulheres livres (separadas, desquitadas, "a fim") também passaram a usar.
Isso foi uma ótima e justa razão para ter sido criado o ensinamento da Congregação Cristã no Brasil e em outras Igrejas. Veja-se que é uma razão muito boa e muito justa.

Atualmente a calça comprida é usada por todas, inclusive mulheres de respeito, moças de bom comportamento, todas de família.

Nunca vi durante toda a minha vida, uma Irmã reclamar desse ensinamento.
Mas já vi Irmãs muito queridas em JESUS usando calças compridas.
Nunca deixei de saudá-las com a Paz de DEUS, com toda a sinceridade do meu coração.

Mas esse ensinamento existe em outras Igrejas também. Só que eu nunca vi até hoje, nenhum Irmão ou Irmã de outras Igrejas criticarem esse ensinamento, nem pessoalmente nem pela internet.
Por que só nós da Congregação Cristã temos de ter essa atitude, de murmúrio, de crítica, de revolta? Ainda mais pela internet mundial?

Bem, acho que o conselho principal que tenho visto é de que haja muita prudência no vestir das Irmãs e também dos Irmãos: evitar shorts, bermudas, vestidos transparentes, saias e blusas muito justas, etc.
É um bom conselho.

Agora vai um conselho muito sério para todos os crentes (e me perdoem a arrogância): a Bíblia, como Palavra de DEUS é eterna e universal.

Esses argumentos que negam essas condições da Palavra de DEUS provêm do inimigo de nossas almas.

Os críticos e os destruidores podem criticar a Congregação Cristã no Brasil, porque os Irmãos se sentam nos cultos separados das Irmãs, que o culto só deve ter 1 hora e meia de duração, que as mulheres não usem calça comprida, que os Irmãos não usem shorts.
Realmente são ensinamentos que nao estão na Bíblia, embora a razão para eles seja justa e boa.
Mas ... querem criticar, que critiquem; querem tentar destruir, que tentem.

Mas cuidado, Irmãos, quando tentarem vos seduzir falando que o véu e a Irmã não poder pregar na Igreja são doutrinas da Congregação Cristã.
Esses não são ensinamentos da Congregação; são mandamentos da Palavra de DEUS.

Reparem que para negar esses ensinamentos, os negadores são obrigados a negar a Bíblia, ou então dizer que ela não vale para o ocidente, nem para os dias de hoje. Estão dizendo, então, que a Bíblia não é eterna (a Palavra de DEUS não é eterna?!!!) e que a Palavra de DEUS não é universal (a Palavra de DEUS não é universal?!!!).

Queridos Irmãos da Congregação Cristã, não caiam nessa armadilha.

DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

USO E COSTUMES

Mensagem  BRASIL2011 em Seg Maio 23, 2011 6:55 am

irmão tarço no meu entender muitas coisas que paulo escreveu era apropriado para aquela época, veja bem na carta de paulo diz que a mulher deve ter o cabelo comprido, mas as nossas irmãs da africa tem os cabelos carapinha grudado na cabeça, e ai não vão se salvar por causa disso, os judeus usam barba comprida são costumes dos judeus sera que DEUS vai virar o rosto para eles por causa disso, tem igreja aqui no brasil que mulher não pode depilar as pernas e outras partes do corpo, segundo eles vão arder no fogo eterno, e os homens não pode deixar o bigode, irmãos meu bigodão eu não tiro, não tiro , não tiro tem uma igreja aqui no itaim paulista que o irmãos tem que tomar banho de roupa, para não ficar nu segundo conversei com um irmão dessa denominação o sexos é feito com roupa e com as luzes apagada são tudo invensão , irmão as vezes alguns irmãos pode pensar que eu estou enjagerando mas é a pura verdade é só conferir, tambem em nosso meio ccb tem irmão que inventam cada costumes que agente perde até a fala DEUS ABENÇOE A TODOS
avatar
BRASIL2011

Mensagens : 63
Data de inscrição : 13/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  T.PASSOS em Seg Maio 23, 2011 10:07 am

CREIO QUE DEUS NOS JULGARA PELA A SINCERIDADE DE NOSSOS CORAÇÕES POIS ESTA ESCRITO QUE DEVEMOS SER LUZ DO MUNDO E SAL DA TERRA, E TAMBEM ESTA ESCRITO QUE DEVEMOS SER LIMPOS DE MAO E PURO DE CORAÇÃO E ESSA PUREZA QUE DEUS PROCURA



DEUSA ABENÇOE A TODOS!!!!

T.PASSOS

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  Sergio Teixeira em Ter Maio 24, 2011 11:06 am

Antigo Testamento é para os judeus. E o Novo Testamento é para os cristãos
O livro da Lei dos judeus é a Torah e não o Velho Testamento, o qual lhes serve apenas como uma leitura ilustrativa, sem que tenha o mesmo valor da Torah.
Por seu lado, o Novo Testamento trouxe um novo sacerdócio e com ele não a destruição da Lei de Deus mas da lei de ordenanças, esta contaminada seriamente pela mão do homem.
Prevalece tudo que Deus manifestou com sendo a sua Vontade, agora explicado de forma insofismável.
Deus instituiu uma lei perfeita, que no entanto foi sendo modificada, burlada e transgredida pela ação dos homens.
Deus disse "não matarás", e o homem inventou todos os "exceto se".
Deus teve todo o cuidado com os órfãos, as viúvas e os estrangeiros. O homem porém os deprezou, e por fim já encontraram motivo para não se comunicarem mais com os samartitanos, mesmo sendo Samaria a terra de dois de seus maiores profetas - e não uma terra estrangeira.
Deus sempre disse "misericórdia quero". E onde foi que o homem alguma vez manifestou misericórdia?
Deus determinou que ninguém poderia levar mais de 40 chibatadas, para que se não aviltasse a carne. Mas Jesus era levado para um lugar, sofria 39 chibatadas, depois para outro onde levava mais 39 depois para outro e mais 39. Achavam "porque achavam" que estavam cumprindo rigorosamente a lei. Sabiam intimamente que não.
Se era blasfemo, e isso fosse provado em julgamento simples com duas testemunhas, ele teria de morrer apedrejado.
Mas não, Eles queriam simplesmente se livrar daquele que se dizia o Messias.
O povo judeu? De forma alguma: Os líderes religiosos.
E queriam covardemente colocar a culpa em outrem.
Toda a Lei de Deus agora é expressa dessa forma:
Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.
Agora não dá para "dar jeitinho" e distorcer a palavra. A responsabilidade é de cada um.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  Cristão em Ter Maio 24, 2011 7:24 pm

Amados, Nós Cristãos verdadeiros, reconhecemos toda a biblia sagrada como regra de fé e vida, conforme estatudo, a ccb etá fundamentada no novo testamento da biblia, Paulo e Pedro exorta, a modéstia nas vestes, devemos ser diferentes dos mundanos, véu é mandamento a igreja, pois no primeiro cap de coritios a carta é endereçada a igreja de cristo, independente de tempo epoca e lugar, e em outro ponto diz quem cuida ser profeta e espiritual reconheça que eu vos escrevo são mandamentos do senhor, osculo e véu é mandamento;

Cristão

Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  Sergio Teixeira em Qui Jun 02, 2011 12:03 pm

Doutrinas religiosas têm o péssimo costume de colocar indevidamente e por conta própria, mais peso nos Estatutos do Senhor.
Veja-se que atualmente mesmo os judeus ditos "ortodoxos" trajam-se de forma demasiado pesada, e que não foi exatamente daquela forma que Deus instituiu, com sobretudo de feltro, chapéu, tudo na cor preta.
Ora "ortodoxia" vem de "orthos" (correto). Onde está a alegada "correção" naquela maneira de vestir?
De onde vem portanto tal "correção"?
E onde está a tal franja azul da qual fala a lei mosaica? Sim, porque Deus instituiu para os judeus COMO LEI o uso de uma franja azul nas vestes para que, olhando um para o outro e vendo essa franja, se lembrassem para sempre de Seus Estatutos.
Um verdadeiro cristão sabe intuitivamente como deve trajar-se, e não precisa de palpites oficiais ou oficiosos da parte de quem quer que seja.

O Senhor Jesus não veio revogar a Lei, mas certamente acabou em definitivo com o sistema de ordenanças.
Por que então as doutrinas religiosas reavivam tais ordenanças (e ainda acrescentam outras), em vez de seguir os mesmos métodos utilizados pelo Senhor Jesus para o Santo Evangelismo?
Afinal somos igrejas cristãs, e não paulinas ou pedrinas ou marianas.
Porventura o Cristo teria deixado de ser a pedra fundamental desta Obra?
Claro que não.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usos e costumes - Vestes Vi este estuda na internet, gostaria de saber a opinão dos irmãos. "PauloTARSO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum