"Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qua Maio 30, 2012 5:58 pm



Saudações cristãs,

Prezados...




Como o conteúdo em pauta se faz extensivo a CONGREGAÇÃO CRISTÃ em sua original acepção, pareceu-me oportuno publicá-lo provisoriamente na presente área, sendo posteriormente transferido (Congregação Cristã e Movimentos Paralelos).



"Congregação Cristã do Sétimo Dia" (CCSD)


A ala espúria de base legalista-sabatista assim designada encontra-se (segundo informantes locais) num estágio de relativa estagnação.

Após seu formal estabelecimento, por iniciativa do apóstata Luiz Bento Machado (1993) e um aparente impeto, atualmente demonstra indícios de acomodamento.

Como reflexo, temos o prédio de sua sede-administrativa central (Itajaí - Santa Catarina). Segundo as previsões de Luiz Bento a adesão às suas fileiras dar-se-ia em elevada escala, razão pela qual o projeto inicial excedeu-se em relação as proporções. Como consequência, a construção permaneceu suspensa por mais de uma década, sendo retomada em finais de 2011.






"Congregação Cristã do Sétimo Dia" e sua Sede Administrativa Central

(período inicial de construção, tendo Luiz Bento ao lado - 1993)



Embora sob triplo assédio - Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Adventista do Tempo da Reforma e Igreja Adventista da Promessa - Luiz Bento recusa-se ao estabelecimento de um oficial tratado ou incorporação denominacional. Alguns interpretam sua hesitação como uma espécie de lapso. Desse modo, apesar de haver incorrido em deserção, ainda manteria para com a Congregação Cristã - e seu legado - um inconsciente débito.

Princípios elementares à constituição hermenêutico-exegética preconizada pela Congregação Cristã permanecem inalterados em seu código regulamentar, dentre eles o Batismo. Em seu artigo VII o Batismo é categorizado como sacramento regeneratório, além da habitual fórmula precedida pela "evocatio autoritatis" ("Em nome de Jesus Cristo").

Outrossim, sua postura para com a Torá e sua integral observância encontram-se sob revisão. Mesmo no tocante ao "sabbath" já emite ressalvas nem um pouco "ortodoxas" a um sabatista professo (conforme se depreende de suas periódicas "homilias"*).

Mesmo que sobressaltado por seus dilemas e inquietações de ordem teológico-doutrinária, o octagenário Luiz Bento ainda figura como o tutor-mór do referido movimento, cujos núcleos restringem-se a Itajaí, Blumenau, Criciúma e São Joaquim (Santa Catarina), Poções e Boa Nova (Bahia) e Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul).

Por ocasião da abertura de sua Sede Administrativa Central (Itajaí) pretende-se, finalmente, determinar o seu distintivo denominacional regular. Até então, prevalece o aplicativo permutável "Congregação Cristã do Sétimo Dia" e "Igreja Cristã do Sétimo Dia".

(já se registram - em seus anais - rupturas internas, algumas redundando no eventual regresso de seus integrantes à Congregação Cristã em sua versão histórica).

____________________
* Explanação ou discurso.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Qui Maio 31, 2012 9:47 am, editado 1 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Mensagem  Sergio Teixeira em Qui Maio 31, 2012 8:53 am

Não paro de matutar a esse respeito: Na minha concepção uma igreja "cristã" tem de seguir obviamente a Cristo - Seus ensinamentos, Seu "modus pensandi" - e não a outras filosofias "mescladas" de forma a parecer-se com uma colcha de retalhos toscamente remendada.
O Senhor Jesus é também senhor do sábado, assim como de qualquer outro dia na semana.
O conceito do Sabbath é muito mais que "um simples dia na semana", é em síntese o espaço reservado especificamente para manifestação de respeito, louvor e adoração a Deus, o que no caso dos cristãos seria um ato contínuo e incessante, sem que se precisasse separar ou determinar uma ocasião determinada para tal.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sab Jun 02, 2012 6:19 am

A Paz de DEUS seja sempre em nossos corações.

Fico admirado como pode acontecer de alguém, que já conhece a Graça de DEUS, já conhece a diferença entre a aliança que DEUS fez com os judeus (Antigo Testamento) e a nova aliança que DEUS fez por meio do SENHOR JESUS CRISTO (Novo Testamento), consegue ainda se confundir e confundir a tantos outros que venham a lhe dar ouvidos.

Bom ... fazer o quê?

DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Jun 03, 2012 9:35 pm

Isso é algo difícil de entendermos ou mesmo aceitarmos, porém tudo pode acontecer.
Conheço um ex-teólogo evangélico (bacharel) que se tornou kardecista fervoroso, e também um ex-sacerdote brahmane que largou o sacerdócio para dedicar-se à ufologia (?!!!).
Igualmente uma irmã nossa, da CCB, me surpreendeu bastante ao afirmar toda contente que "nosso Deus é maravilhoso" (até aí tudo bem) mas arrematou: "é como se fosse assim um pai-de-santo..."
Essa estranha comparação porém deve ser relevada por ser a irmã bastante idosa, ainda nova na Graça, e por haver sofrido um severo AVC. Acho que estava querendo louvar a Deus, à sua maneira, dentro de todo o seu entendimento.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Congregações Cristãs Alternativas": CCSD (atualização)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum