Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Seg Maio 21, 2012 5:34 pm


Saudações cristãs,

Amados...




A despeito do mito já consolidado, segundo o qual o pentecostalismo e formação intelectual se antepõem, pesquisas e levantamentos indicam-nos o oposto.

Conforme dados publicados pelo ISEB 2002, dentre as denominações ou segmentos tidos como de "base pentecostal", a Congregação Cristã desponta como aquela cuja membresia se insere entre os melhores índices educacionais contemplados.

Quanto ao nível superior o mesmo se constata. Se contraposta às demais demais vertentes, sua situação educacional formal apresenta-se em um grau sensivelmente distinto.





Verifica-se ainda, que desde meados de 2005, a ênfase à formação educacional laica tornou-se pauta comum em praticamente todas as Reuniões da Mocidade (RM) e mesmo Reuniões para Jovens e Menores (RJM). Deste modo, tem-se exortado a membresia regularmente alfabetizada ao aprendizado contínuo, e àqueles já graduados à atualização e aprimoramento.

Como reflexo imediato, tivemos um decréscimo no número de matrimônios precoces, priorizando-se a aquisição de uma estrutura socioecônomica minimamente compatível às necessidades e anelos acalentados pelo nubente.

No tocante ao critério sexo, verifica-se uma comedida equiparação, havendo - em algumas regiões - uma sobreposição feminina quanto ao ingresso e conclusão nas mais diversas áreas, predominando-se, todavia, àquelas voltadas ao ensino-aprendizagem e atividades paramédicas*.



O despontar literário... feminino


Dentre nossos potenciais talentos femininos, encontra-se na cidade de Alegrete - Rio Grande do Sul - a jovem musicista (organista) e escritora Kézia Lobo. Apesar de ainda iniciante na arte da composição escrita, já trai olhares de elevado calibre junto à crítica literária.

Sua obra "O Coração de Salatiel" já se encontra à disposição (Editora Dracaena). Tratando-se de uma ficção, discorre acerca das peripécias de Leonora e seu enigmático colar. Devido ao teor "magicalesco", alguns representantes mais ortodoxos (dos escalões ministeriais sulistas) sugerem uma redefinição temática.




De qualquer forma, a expressividade inerente ao gênero já tranpõe os limites regionais, aguardando-se o lançamento do épico "A Saga Anáriön", cujo inicial e polêmico epísódio intitula-se "Poder Oculto".

__________________
* Magistério (Pedagogia), Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, etc.





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Qua Maio 23, 2012 12:14 pm, editado 1 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  Benício em Seg Maio 21, 2012 11:54 pm

A Paz de Deus a todos.

Realmente, estudo em uma universidade estadual, pelo o que contei, temos cerca de 100 estudantes que são crentes da Congregação Crista, em termos de formação acadêmica nesta instituição de ensino, posso chutar que cerca de 10% possuem doutorado, uns 5% são doutorandos, 5% de mestres e mestrando e o resto são graduandos e licenciandos.

Somente em meu curso, temos 8 irmãos sendo 5 irmas todas organistas.

Quanto a enlace matrimonial, realmente, as mocas estão mais exigentes, preferindo um homem estável ou elas mesmo sendo estáveis, um dos dois ou ambos.

Mas de certa forma, nosso crescimento cultural é positivo. Agora, devemos ter mais conhecimento sobre a Bíblia também, pois de nada adianta, sermos críticos em nossas áreas de formação e não sabemos nada sobre nossa guia de fé.

Quanto ao livro, andei lendo algumas resenhas, achei um lixo, parece J. K. Rowling misturada com R. R. Tolkien, seguindo sempre o mesmo padrão de fantasia e universo paralelo.

Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Ter Maio 22, 2012 11:59 am


Saudações cristãs,

Benício, amado...




Realmente é uma constatação. A "castas graduadas" se expandem, e como consequência alterações internas já se fazem observáveis.

Quanto às ESCRITURAS (exame e manuseio) pode-se inferir o mesmo. Tópicos e circulares expedidos, sobretudo à partir da década de 2000, já se antepõem a alegada ausência de estimulo à leitura e exame bíblicos (ROLIM, 1987*).

E nada há de excepcional em tal processo, uma vez que com o refinamento cultural-cognitivo a "clientela" tende a tornar-se gradualmente mais seletiva no tocante àquilo que lhe é fornecido.

O conceito de "comum congregação" o ilustra. O critério "proximidade residencial" encontra-se praticamente fadado à extinção. Atualmente, nossos irmãos tem determinado suas respectivas "comuns congregações" em face de suas aspirações e/ou identificações litúrgico-homiléticas (1). Isso tem redundado numa considerável (e preocupante) migração "inter-congregações".

Cientes de tais oscilações e suas causas, nossos Anciãos tem proposto uma maior flexibilidade quanto ao seu tradicional "modus operandi litúrgico". Como consequência, a cantilena já estagnada cede lugar a um discurso mais amplo e contextualizado. Nossos ministros tem sido periodicamente admoestados (senão advertidos) a abdicarem de uma explanação de cunho estritamente emocional, atendo-se ao texto sugerido. Outrossim, exorta-se à variedade temática, em detrimento de uma reiteração contínua (repetitividade).

Isso tem impelido nossos ministros a uma ruptura com sua habitual "zona de conforto". Por essas e outras razões, deliberou-se como imperativo categórico que todos aqueles que exercem o "Ministério da Palavra" disponham de exemplares bíblicos devidamente providos de Concordância Bíblica e Dicionário, aplicando-se ao seu exame periódico.

Conclui-se, pois, que a correlação entre progressão sociocultural e "seletividade clientelista" constitui, hoje, uma realidade flagrante. Resistir à sua implacabilidade seria insano e autodestrutivo, disto dependendo nossa subsistência enquanto instituição.


"O Coração de Salatiel"

Conforme já mencionado, a obra se insere num gênero um tanto heterodoxo, daí resultando algumas sutis reprimendas. Quanto ao desfecho, aguardemos.

_________________
* ROLIM, Francisco Cartaxo.
(1) referentes à modalidade de "culto" e exposição discursiva.





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Ter Maio 22, 2012 1:51 pm, editado 2 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  cuxita em Ter Maio 22, 2012 12:11 pm

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." (Louis Pasteur).

cuxita

Mensagens : 65
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  Benício em Ter Maio 22, 2012 3:44 pm

cuxita escreveu:"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." (Louis Pasteur).

Belas palavras irmão Cuxita. Eu mesmo, como mencionado, sou da área dura, quanto mais você estuda as interações de partículas elementares como prótons, elétrons, nêutrons, e mais partículas sub-elementares, você vê que, se o determinado modelo científico funciona, onde a perfeição de Deus está.

É algo inigualável.

As vezes leio os artigos do grupo Answer in Genesis, que publica uma revista cientifica de cunho criacionista, é algo estrondoso, nos faz pensar que Deus é tremendo mesmo.

Quanto ao irmão Ednelson:

Olha irmão, eu entendo quanto à migração de pessoas que moram em um determinado bairro que tenha congregação e vai em outro, perfazendo assim sua vontade, mas o que noto é que nós estamos deixando a Bíblia de lado.
Muitos acham que, por ter anciãos, cooperadores, diáconos para lerem a Palavra, não precisamos de fazer nada, somos atores passivos para a nossa salvação.
Mas convém lembrar que nós fazemos um julgamento daquilo que sai do púlpito, ou seja, se o que estamos ouvindo condiz ou não com as Escrituras. Esqueci de avisar que todos somos cooperadores em Cristo, sendo obrigação nossa, saber de cada linha de nossa guia de fé e doutrina.

Quanto ao "modus operandi liturgico" citado por ti, comecei a pensar algumas besteiras.


Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Ter Maio 22, 2012 5:04 pm


Saudações cristãs,

Benício, amado...





Toda "besteira" é passível de exposição, desde que respaldada pelos princípios da decência e ordem.

Examinemos todas as coisas, e delas retenhamos aquilo cujo conteúdo nos seja salutar.

Em relação às Escrituras, devo objetar-lhe.

Particularmente em São Paulo (e, em nível estadual) tem-se verificado um elevado índice quanto ao exame particular e/ou coletivo das Sagradas Letras, despertando-se (conforme se haveria de supor) uma já visível inquietação por parte de nossos ministros.

Conforme mencionado pelo irmão, nossos "auditórios" hoje ponderam acerca daquilo que é proferido, e sem maiores cerimônias exprimem sua adesão ou desacordo pelas mais diversas vias.

Alguns, ao ouvir uma afirmativa biblicamente improcedente abaixam ou meneiam a cabeça. Outros levantam-se, dirigindo-se ao banheiro ou pátio e lá permanecem num silencioso gesto de inconformismo. Uma terceira e mais ousada parcela toma em mãos os seus pertences (bíblia, hinário...) e retira-se do recinto. Além disso, a recepção de cartas ou correspondências em caráter crítico aumenta diariamente em todas as Regionais paulistas.

Ademais, o registro de desligamentos individuais ou em grupo - formalmente comunicados à congregação local - atinge uma cifra inédita. Dentre as queixas, alega-se a inaptidão do(s) ministro(s) para com o exercício de suas respectivas funções.

Existem ainda dados ou informações de foro privado cuja publicação (por razões institucionalmente óbvias) não me são facultadas.

De qualquer maneira, nossa "clientela" demonstra-se ávida por um "cardápio" mais amplo e sofisticado, não mais se adequando ao "arroz com feijão" de outrora.





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Ter Maio 22, 2012 10:18 pm, editado 1 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  cuxita em Ter Maio 22, 2012 10:11 pm

Boas notícias, I. Ednelson. É muito bom nos interessarmos pelas santas escrituras, os tesouros precisam ser escavados, os que estavam na flor da terra já foram explorados.

cuxita

Mensagens : 65
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  cuxita em Ter Maio 22, 2012 10:15 pm

I. Benício, quanto mais estudamos mais conhecemos a excelência da Criação, vemos claramente que houve um projeto, mas há quem acredite que tudo o que existe aconteceu por acaso, evoluiu do nada no princípio primordial para o tudo altamente complexo. Desconhecem que tudo parte do organizado para o desorganizado. A glória do Criador se manifesta nas suas obras.

cuxita

Mensagens : 65
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  Benício em Ter Maio 22, 2012 11:04 pm

Entao irmao Ednelson, sobre o exame das Escrituras, transcreverei o que voce disse anteriormente:

"Cientes de tais oscilações e suas causas, nossos Anciãos tem proposto uma maior flexibilidade quanto ao seu tradicional "modus operandi litúrgico". Como consequência, a cantilena já estagnada cede lugar a um discurso mais amplo e contextualizado. Nossos ministros tem sido periodicamente admoestados (senão advertidos) a abdicarem de uma explanação de cunho estritamente emocional, atendo-se ao texto sugerido. Outrossim, exorta-se à variedade temática, em detrimento de uma reiteração contínua (repetitividade).

Isso tem impelido nossos ministros a uma ruptura com sua habitual "zona de conforto". Por essas e outras razões, deliberou-se como imperativo categórico que todos aqueles que exercem o "Ministério da Palavra" disponham de exemplares bíblicos devidamente providos de Concordância Bíblica e Dicionário, aplicando-se ao seu exame periódico."

Em outra parte voce diz:

"Particularmente em São Paulo (e, em nível estadual) tem-se verificado um elevado índice quanto ao exame particular e/ou coletivo das Sagradas Letras, despertando-se (conforme se haveria de supor) uma já visível inquietação por parte de nossos ministros.

Conforme mencionado pelo irmão, nossos "auditórios" hoje ponderam acerca daquilo que é proferido, e sem maiores cerimônias exprimem sua adesão ou desacordo pelas mais diversas vias.

Alguns, ao ouvir uma afirmativa biblicamente improcedente abaixam ou meneiam a cabeça. Outros levantam-se, dirigindo-se ao banheiro ou pátio e lá permanecem num silencioso gesto de inconformismo. Uma terceira e mais ousada parcela toma em mãos os seus pertences (bíblia, hinário...) e retira-se do recinto. Além disso, a recepção de cartas ou correspondências em caráter crítico aumenta diariamente em todas as Regionais paulistas.

Ademais, o registro de desligamentos individuais ou em grupo - formalmente comunicados à congregação local - atinge uma cifra inédita. Dentre as queixas, alega-se a inaptidão do(s) ministro(s) para com o exercício de suas respectivas funções. "

Agora vem a pergunta que classifiquei como "pensar besteira": o mistério da Palavra de Deus, de vez em quando nossos lideres pregam mediante sua ciencia nas Escrituras que Deus lhes deu conforme sua fé e exame da mesma?

Uma pergunta mais geral: o povo está questionando a Palavra, mas até onde está chegando este questionamento?

Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  MEIRA COURI em Qua Maio 23, 2012 7:38 am

IR EDNELSON..

A PAZ DE DEUS..

AQUI NA REGIÃO NOROESTE DO PARANA.... A SITUAÇÃO É MAIS CRITICA....

DIAS DESSES UM ANCIÃO ERROU NA PREGAÇÃO, E UM IRMÃO DE BANCO FOI FALAR COM ELE APOS O CULTO, O IRMÃO DE BANCO FOI CONSIDERADO UM ENDEMONIADO....

MAS TEM UM PARCELA(BEM PEQUENA DA IRMANDADE), QUE NÃO AGUENTA MAIS

TODO CULTO MESMA COISA.

DEUS VAI DAR, DEUS FAI FAZER,

LE UMA COISA E PREGA OUTRA E AINDA DIZ QUE DEUS TA MANDANDO. E O PIOR É QUE NÃO TEM QUEM PÕE ORDEM NA CASA.

DEUS ABENÇÕES

MEIRA COURI

Mensagens : 80
Data de inscrição : 16/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qua Maio 23, 2012 11:39 am

Saudações cristãs,

Benício, prezado...




Perdoe-me a ignorância, mas a primeira questão versa exatamente acerca de:

- inspiração / revelação (?)

Quanto à segunda, os fatos falam por si... a turba dos questionadores levanta-se insandecida. E isso nos tem redundado em qualitativas benesses.

Afinal (à guisa de ilustração) quem foi o maior agraciado com o advento da Reforma Protestante senão o próprio Catolicismo Romano? Reestruturou-se enquanto instituição, guarneceu-se teológica e doutrinariamente (sob seu enfoque), frustrando a seus oponentes naquilo que propunham (Lutero previa a imediata decadência romana).

O mesmo sucede para conosco. O episódio ocorrido no Jardim Guarani, São Paulo (capital) o demonstra - dentre diversos outros.

O "manifesto" - ainda que ignorado num primeiro momento - veio a ser posteriormente considerado sob as devidas ressalvas.

Deste modo, a fração apóstata veio a contribuir para com seu alvo de ataque, proporcionando-lhe um necessário "despertar".



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  MEIRA COURI em Qua Maio 23, 2012 12:11 pm

IRMÃO EDNELSON, A PAZ

O QUE OUVE NO JARDIM GUARANI?

DEUS ABENÇÕE

MEIRA COURI

Mensagens : 80
Data de inscrição : 16/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qua Maio 23, 2012 3:59 pm


Saudações cristãs,

Irmão Meira Couri, prezado...




Em relação ao Jardim Guarani, nada de extraordinário.

Um desligamento coletivo, relativamente recente, e formalmente comunicado junto à congregação local por via escrita (carta).



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

UM ACHISMINHO MEU! UMA OPINIÃOZINHA MINHA!

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Qua Maio 23, 2012 5:48 pm

A Paz de DEUS seja em nossos corações.

Aqui vai a iminha opinião, o meu achismo (como sempre ou quase sempre).
Só espero que não venha a magoar nenhum dos queridos Irmãos foristas em JESUS CRISTO, nosso Salvador.

Quem tem olhos, e olhos bons, e cultura, e finanças tranquilas, e tempo disponível, se sentir vontade de ler a Bíblia, de estudar a Bíblia, de ter mais conhecimento e mais cultura, boa coisa fazê-lo. Legal, bacana, maravilhoso.

Mas entre nós há aqueles que não têm essas condições: não têm olhos, ou seus olhos não são bons, ou não têm cultura, ou não têm finanças tranquilas, ou não têm tempo disponível, ou ... enfim ... não têm vontade.
Esses não devem nem podem ser criticados.
Assim como os primeiros, eles são sustentados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS em seus corações, com aquela fé que o próprio DEUS lhes deu.

A pregação da PALAVRA não pode ser atrapalhada pela cultura intelectual.
O próprio DEUS controla essa pregação, e muitos são salvos, são repreendidos e corrigidos, são consolados pela PALAVRA.

Para mim, é assim que penso. O que tem cultura e conhecimento não critique o que não tem essas partes.

..........................................................................................................................

E vou mais adiante nesse meu achismo, que pode até ser idiota (mas eu não penso que seja): o casamento pode perfeitamente entre um Irmão ou uma Irmã culta com uma Irmã ou Irmão inculto.
O que vale é que ambos sejam Servos de DEUS de coração sincero, alertados para a doutrina de DEUS, procurando levar seu casamento sob a total e completa guia de DEUS.
O que vale é a PAZ no casamento e ambos servindo a DEUS.

A vida é curta ( a minha até que está sendo longa: 70).
A vida eterna é longa.

Muita coisa espiritual edificante pode ser transmitida por um cônjuge inculto a um cônjuge culto.
E o que importa é o espiritual. O resto é resto, muito passageiro em relação à vida eterna.

Deve haver casos entre nós em que Irmão e Irmã tanto escolheram um ao outro olhando para manter seu próprio status, para manter o seu próprio nível de conhecimento, e hoje se separaram.

Mas garanto que há entre nós outros que se casaram em desnível social, financeiro ou cultural e que hoje vivem debaixo da misericórdia de DEUS, servindo a DEUS em espírito e verdade.

Não estou criticando os que procuram o cônjuge dentro de sua mesma situação.
Estou dizendo que isso é um detalhe pequeníssimo, que não será o responsável pela felicidade e paz no casamento.

DEUS preparou um culto, ou inculto, ou rico, ou pobre, ou preto, ou branco? Este deve ser o cônjuge escolhido para se casar.

Desculpem.

E.T.: Não existe pregação errada por qualquer dos Irmãos, quer sejam Anciãos, Cooperadores, Cooperadores de Jovens e Menores, Músicos, Porteiros, Diáconos ... ou mesmo Irmãos de banco (tudo com decência e ordem).

O que acontece é que alguns procuram com microscópio algum erro intelectual, quando na verdade o próprio DEUS preparou uma MONTANHA de verdade, de revelação, de zelo para os outros Irmãos presentes no culto.

Que DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qui Maio 24, 2012 8:45 pm



Saudações cristãs,

Benício, prezado...




Embora, tendo-o em estima e afeto, permita-me uma observação.

Recebemos via "MP" uma espécie de queixa quanto a uma colocação tida como precipitada e grosseira:


"Quanto ao livro, andei lendo algumas resenhas, achei um lixo..."


Particularmente, permito-me a reserva, em face do gênero abordado. Contudo, devo convir que a expressão empregada ("lixo") evoca menosprezo e depreciação desmedidos.

Outrossim, nossa irmã e autora Kézia Lôbo nos tem brindado com sua cordial visita (fórum - 23/05). Quanto às impressões causadas...

Haja em nós caridade e comedimento.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congregação Cristã e projeção no âmbito secular: literatura

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum