Periodo Apostólico e regiões célebres: Galácia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Periodo Apostólico e regiões célebres: Galácia

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qui Maio 17, 2012 10:57 am




Periodo Apostólico e regiões célebres:

GALÁCIA



Província romana (não uma cidade, ressalte-se) ocupando-se a região central da denominada Ásia Menor, limitando-se com o demais territórios romanos aí situados: em parte pela Capadócia, ao Leste, pela Bitínia e Ponto, ao Norte, pela Ásia Menor, ao Oeste, e pela Panfília, ao Sul. Localiza-se no planalto entre os Montes Tauro, ao Sul, e os Montes da Paflagônia, ao Norte. Na sua parte norte-central, ficava a cidade de Ancira, atual Ancara, capital turca. Atravessada pelo curso médio do Rio Hális (em turco: Kızılırmak) e a parte superior do Rio Sangarius (Sakarya), que desembocavam no Mar Negro. Seus habitantes são conhecidos como gálatas[1] e o adjetivo relacionado à Galácia é o galático.[2]





Icônio - atual Konya


Relatos históricos, a partir do século III a.C., mostram que houve muitas mudanças nas fronteiras e nas afiliações políticas desta região estratégica. Parece que, por volta de 278-277 a.C., um grande número de celtas da Gália ou gauleses, que os gregos chamavam de Galátai (daí o nome desta região), atravessaram o Estreito do Bósforo e se estabeleceram nesta região. Trouxeram consigo suas esposas e seus filhos, e evidentemente evitavam casar-se com o povo já existente ali, perpetuando assim suas características raciais durante séculos. Ainda falavam o idioma gálata (de origem celta) nos dias de Jerônimo (347–420 d.C.), o qual descreveu que os gálatas de Ancara e o povo de Trier (localizada no que é hoje a Renânia alemã) falavam uma língua muito semelhante. Seu último rei, Amintas, morreu em 25 a.C., e foi durante o seu reinado como títere do Império Romano, e posteriormente, que a região denominada Galácia foi ampliada para incluir partes da Licaónia, da Pisídia, da Paflagónia, de Ponto e da Frígia.





Sítio arqueológico em Listra (ruínas)


Quanto ao cristianismo nascente, constituiu um dos seu epicentros, sendo diversas de suas cidades mencionadas ao longo dos escritos canônicos e apócrifos. Dentre elas, destacam-se Icônio, Listra e Derbe. A epístola de Paulo endereçada aos Gálatas, faz-se, portanto, extensiva a todo o território abrangido.





sítio arqueológico em Derbe (ruínas)



_____________
Referências

1.↑ http://www.dicio.com.br/galata/
2.↑ http://bemfalar.com/significado/galatico.html
_______________________________________________________________________________________

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum