Abrão no Egito.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Abrão no Egito.

Mensagem  izaias em Qui Fev 23, 2012 8:45 am

Abrão no Egito.
Gênesis 12 (10-20).
Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher: — Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem. Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei. Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Mas, por causa de Sarai, o SENHOR Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou: — Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela! Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.

Gostaria que os prezados irmãos (as) em geral se delineassem em comentar este fato.
izaias

Ver perfil do usuário http://izanor@ig.com.br

Re: Abrão no Egito.

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sex Fev 24, 2012 5:33 am

A Paz de DEUS seja conosco.

Por um acaso, eu já sabia que fato semelhante, muito parecido, aconteceu depois de novo com Abrão, agora já com o nome Abraão. (Gênesis 20). E depois aconteceu fato semelhante também com Izaque (Genesis 26).
Fui até a Bíblia ler essas três partes, para saber exatamente o que aconteceu.
Só para registro: não fui a nenhum outro livro, porque prefiro ficar sem resposta do que achar que outros são os donos da verdade. Eu não sou, eles também não são.
A Bíblia por si só me responderá (ou não) às minhas dúvidas.

1. Antes de entrar no Egito, e depois que entrou. (Gênesis 12)
Abrão pediu a Sarai que mentisse.
A mentira seria por omissão, já que Sarai realmente era mesmo irmã de Abrão, por parte de pai.
Ele pediu isso com medo de morrer nas mãos dos egípcios, para tomarem Sarai dele.
A Bíblia disse que o próprio Abrão é que mentiu. Não fala se Sarai confirmou ou não a mentira.
Por Sarai ter sido contaminada por Faraó, foi ele castigado por DEUS com grandes pragas.
Por puro achismo meu (por isso não prestem atenção ao que vou falar), eu pergunto: pelo que se lê na Bíblia, nessa passagem, poderá haver possibilidade de o Faraó ter tomado Sarai na marra, antes que Abrão ou Sarai mentissem, e por isso tenha sido considerado culpado por DEUS, e castigado? E ele, Faraó, realmente pecou.
É só uma pergunta, viu?.

2. Em Gerar (Gênesis 20)
O próprio Abraão (nome novo dado por DEUS a Abrão) mentiu (omissão) ao rei Abimeleque.
Só depois dessa mentira (omissão) é que Abimeleque tomou Sara (nome novo dado por DEUS a Sarai).
Por puro achismo meu(por isso não prestem atenção ao que vou falar), eu pergunto: Não terá sido por isso (porque Abimeleque tomou a Sara sem culpa, achando que Sara era só irmã de Abraão) que DEUS não permitiu que o rei Abimeleque pecasse com Sara? E ainda retirou dele o castigo que infringira a Abimeleque, já que Abimeleque se tinha arrependido e devolvido a Sara a Abraão?
É só uma pergunta, viu?

3. Izaque (Gênesis 26).
Leia-se a passagem.

Só isso tenho a comentar, pelo menos por enquanto.

Não afirmei nem neguei nada.
Bom ... se o fiz em alguma parte foi baseado exclusivamente no que está na Bíblia.

Conforme já disse, não consultei nenhum outro livro.
Não gosto de que outros livros venham a se colocar de mestre em relação a mim.
Ainda mais que eles próprios não têm nenhuma certeza do que dizem. São tudo suposições. Tanto é que existem informações diferentes e às vezes contraditórias entre alguns muitos livros.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Ver perfil do usuário

Mensagem  vasco em Sex Fev 24, 2012 10:25 am

Bem Abraao nao mentiu ele omitiu parte do fato. Tudo indica que Abrao fraqueijou na fé uma vez que ele temeu o Rei e ai ele deixou de contar os fatos na integridade. Antes ele deveria acreditar por sua fé em pratica e contar toda a verdade ao Rei, no entanto ao meu ver essa omissao dele Deus nao olhou para isso. Eu acredito que essa foi a permissao de Deus para nos mostrar qual fragio é o ser humano por mais que ele seja Crente e fiel a Deus ele terá suas fraquezas e cujas fraquezas Deus a perdoará.

vasco

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Fev 24, 2012 6:54 pm

Não vou entrar muito no mérito da questão (que envolve uma grande obra ao final), mas foi Abráo quem instruiu Sarai a mentir, portanto a mentira partiu da parte dele. Não se trata de "simples omissão".
Ele foi o mentor daquela inverdade.
Sergio Teixeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: