Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

4 participantes

Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Sex Fev 17, 2012 1:47 pm


Saudações cristãs,

Prezados...





Os denominados "testemunhos"* ainda se apresentam como uma via de mão dupla, trazendo não poucos prejuízos quando conduzidos de maneira imprópria.


Retrospecto


Segundo se depreende da coletânea neotestamentaria canônica e apócrifa, os relatos acerca dos feitos e miraculosas proezas consistia numa prática comum tanto aos apóstolos (e colaboradores adjuntos) como a membresia em seu todo (Atos 15, 3 e 12 e diversos) .

Sabe-se, pois, que ao congregar-se, a primitiva "ekklésia" se comprazia em tais narrativas, encorajando-se frente aos inúmeros desafios e assolações próprios dos seus dias.

Uma reminiscência, talvez, do período veterotestamentário, em que a memória de "IHVH" e suas históricas façanhas deveriam fazer-se ininterruptamente notórias, sendo sucessiva e oralmente transmitidas às gerações subsequentes. Disto atestam, entre outros, os salmos.

Atente-se ainda ao fato de que semelhante metodologia (reconstituição oral) fez-se aplicar ao longo de séculos entre as unidades comunais valdenses-alpinas (pré-reformadas).


Congregação Cristã e testemunhos


Os “testemunhos” conforme compreendidos e tradicionalmente empregados pela Congregação Cristã, revestem-se de uma dupla e concisa finalidade: relato e ação de graças.

Tanto o relato quanto a gratidão (expressos) devem ater-se a objetividade e espiritual coerência, evitando-se a digressão e o oportunismo deletério (Convenção de 1936 - “Ordem dos Serviços Espirituais e Conselhos Diversos”; “Tentações e Fracos na Fé” – parag. IV). A transmissão de saudações e correlatos** é facultada, desde que sobriamente pautada.

Gradualmente, contudo, funções secundárias foram-lhe extraoficialmente acrescidas, descaracterizando-o e comprometendo-o em sua originalidade e propósitos.

Solicitações de preces, descrição de infortúnios, estágio pregresso (pré-conversão) moralmente ilícito, lamúrias ou lamentos, depreciações, infâmia ou menosprezo (para com indivíduos ou coletividades)...

De igual modo, assevera-se a que evitemos o relato de supostos fatos ou ocorrências que não tenhamos efetivamente experienciado - o que não nos qualifica como testemunhas (em sua acepção precisa).


Excessos e dispêndios


Conforme já mencionado (Convenção de 1936) o momento franqueado à manifestação pública encontra-se sob os cuidados do respectivo presidente, competindo a este administrá-lo. Excessos e dispêndios devem estar sob contínua vigilância, advertindo-se, interrompendo-se ou estringindo-se (em caráter terminal) aquele que delinque***. Muitos de nossos ministros já dispõem de material especifico em suas tribunas, para anotações e/ou observações referentes às explanações efetuadas.

As derradeiras edições de nossas Assembleias Ministeriais Anuais (RGE) tem atribuído especial ênfase à temática, sobretudo, no que concerne à extensão e conteúdo.

Apesar de eventualmente redundar em dissabores e pesarosos desfalques, o período destinado aos testemunhos ainda desfruta de uma posição de realce em nossa tradicional configuração “litúrgica”, devendo, por essa mesma razão adequar-se aos irrevogáveis ditames da decência e ordem (II Corintios, 14:40).


__________________________________
* O italianismo "testemunhança" (it.: "testemonianza") encontra-se terminantemente banido, segundo parecer oficialmente expresso - Assembleia Ministerial / 2010 - Tópico Interno XXVI.
** Excepcionalmente comunicados, convites.
*** Tal qual sucedeu para com o apóstata Marcelo Ferreira. As iniciais observações acerca de seu desvario e posteriores heresias deu-se a partir do conteúdo inerente aos seus testemunhos.





Atenciosamente,

“Em Caridade”

Irmão Ednelson


Última edição por "Ekklésia Christiana" em Ter maio 08, 2012 11:09 pm, editado 1 vez(es)

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Ter maio 08, 2012 11:07 pm



Saudações cristãs,

Prezados...




Com respeito aos testemunhos e seus muitos inconvenientes, temos verificado uma maior e mais rigorosa vigilância (por parte daquele que preside) em relação ao conteúdo, seus excessos e habituais digressões.

Assim ocorreu, por exemplo, durante o tradicional ''culto solene - Assembleia Ministerial'' (sexta-feira - 06/04). Ao exceder-se em sua entonação e pormenores narrativos, um ministro de origem espanhola teve seu testemunho subitamente interrompido, sendo convidado à sentar-se*.

A regra, portanto, tem-se feito indistintamente aplicável, quer a "'gregos'' ou ''troianos''.

____________________
* Serviço presidido por Ancião Gerbes Oliva.



Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  Sergio Teixeira Qua maio 09, 2012 7:06 pm

Tem sido um tanto comum verificarmos essa ocupação inadequada dos microfones da Congregação, e isso tem sido um "pesadelo vivo", uma constante provação para alguns servos que presidem o santo culto.
Alguns de nossos irmãos, apesar de constantemente exortados em contrário, e independentemente de sua idade na Graça, ainda vêm metodicamente falando mal da mídia, de internet, dos televisores, da natureza (mar, praia, cachoeira), de denominações religiosas, etc.
Como o servo presidente não pode simplesmente "deixar passar", fica bastante difícil admoestar ao recalcitrante sem que este ainda venha a "se sentir ofendido"...

Cheguei pessoalmente à conclusão que se cada um de nós indistintamente apenas tivesse um pouco de bom senso, alguns tópicos de ensinamentos simplesmente não seriam necessários.
Ora, todo tópico de ensinamento é resultado de um fato gerador. Não havendo fatos geradores, não mais haveriam em tese os ensinamentos de natureza corretiva, mas apenas os de natureza preventiva.

Tenhamos em mente que, quanto maior a nossa "idade", ou mais específica a nossa "função" no meio do povo, maior a nossa ascendência sobre as pessoas, e portanto muito maior a nossa responsabilidade.
E isso é inevitável, ocorrendo indistintamente de nossa própria vontade.
Dessa forma, as afirmações dos "mais antigos" e dos "de ministério" têm pesos inevitavelmente maiores, sendo geralmente aceitos como "verdades irrevogáveis".
Então, quando tais afirmações levianas partem de pessoas que exerçam alguma ascendência, o problema se torna ainda mais grave. E um dos instrumentos que têm servido a esse fenômeno é sem dúvida alguma a tribuna da "testemunhança".

Apesar de todas as instruções locais e dos ensinamentos gerais, a "testemunhança" ainda tem sido usada para pedir orações, para fazer lamentações pessoais, e até mesmo para contar feitos de nosso adversário comum.
E tudo isso com direito a "prefixo" e "sufixo" (que todos já sabemos de cor) e que culmina com a fantástica afirmação de que "nas minhas fracas orações não esquecerei de nenhum de vós"...
Algo portanto precisa ser mudado, e já que não temos controle algum sobre as demais pessoas, cuidemos de mudá-las em nós mesmos, sempre em busca da perfeição. Talvez não consigamos atingí-la durante o nosso peregrinar na terra, mas pelo menos teremos tentado, teremos feito o máximo de nós mesmos, sob a guia do Espírito Santo consolador.

Que Deus nos abençoe a todos.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Sáb Jul 14, 2012 8:29 am

A Paz de DEUS seja em nossos corações e de nossas famílias.

É verdade,tem de haver muita prudência de nossa parte até nos testemunhos que contamos.
Porque há muitos testemunhos de fatos tão milagrosos e misteriosos que muitos não acreditarão.
Esses só poderão ser contados na igreja se houver certeza absoluta da guia de DEUS para aquele momento, caso contrário poderão até fazer alguém pecar por desconfiança e incredulidade.

Por incrível que possa parecer, aconteceram alguns desses fatos milagrosos na minha vida.
Naquele tempo, cheguei a testemunhar sobre alguns.
Hoje me bate uma tremenda timidez para fazê-lo na igreja, pois sei que haverá os que não acreditarão.

Por outro lado, porque fatos "incríveis" aconteceram comigo e eu sei que são verdadeiros, acredito totalmente em todos os testemunhos que são contados no culto.

DEUS nos abençoe a nós todos e a nossas famílias, sempre.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Jul 15, 2012 5:12 am

O Senhor já fez coisas maravilhosas em minha vida e também à minha volta.
Porém nem todos estão preparados para receber testemunhos de tal monta, pois soariam "fantásticos demais".
Nesses casos tenho por hábito testemunhar de forma bastante suscinta para a irmandade, apenas sugerindo que houve uma causa, uma dificuldade, e que Deus no momento certo teve a solução perfeita.
As minúcias deixo para as santas conversações, onde os corações estão sempre preparados.
Até mesmo por uma questão de zelo, pois quem zomba de um testemunho estará zombando do próprio Espírito de Deus.
E se de alguma forma desastrosa induzirmos alguém ao erro, seremos duplamente errados.

"Quem conta um conto aumenta um ponto". Esse é um ditado que existe por aí, e que acabamos transportando para dentro das igrejas.
Muitas vezes na intenção de reforçar o valor da obra alcançada, tende-se a exagerar em certas ênfases, e a narrativa passa a soar como falsa, maçante, ou até mesmo cômica, como o caso do porquinho que "o Senhor recolheu para o reino de Sua glória" ou do burro o qual parecia ter dito "vai em paz, meu irmão"...
São testemunhos sérios, porém em tais casos a comicidade tem falado mais alto que a obra em si.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  BELLO Dom Jul 15, 2012 6:28 am

Luiz Flavio N. Facci escreveu:A Paz de DEUS seja em nossos corações e de nossas famílias.

É verdade,tem de haver muita prudência de nossa parte até nos testemunhos que contamos.
Porque há muitos testemunhos de fatos tão milagrosos e misteriosos que muitos não acreditarão.
Esses só poderão ser contados na igreja se houver certeza absoluta da guia de DEUS para aquele momento, caso contrário poderão até fazer alguém pecar por desconfiança e incredulidade.

Por incrível que possa parecer, aconteceram alguns desses fatos milagrosos na minha vida.
Naquele tempo, cheguei a testemunhar sobre alguns.
Hoje me bate uma tremenda timidez para fazê-lo na igreja, pois sei que haverá os que não acreditarão.

Por outro lado, porque fatos "incríveis" aconteceram comigo e eu sei que são verdadeiros, acredito totalmente em todos os testemunhos que são contados no culto.

DEUS nos abençoe a nós todos e a nossas famílias, sempre.
Luiz Flavio.

Irmão Facci,

Eu sei que temos que ter prudencia em nosso proceder nesta terra e aos olhos da irmandade, mas, desde que seu testemunho expresse a total verdade e não ofenda ninguém, eu acredito que você deixa de fazer a coisa certa ao não compartilhar obras maravilhosas que o Senhor operou em sua vida, ou você serve ao homem?
Acredito que a nossa gratidão junto ao Senhor tem que ser maior do que os possíveis julgamentos que alguém possa ter de nossas palavras, critique quem quiser, maior é o Senhor para nos justificar.
Eu e a maioria da irmandade gostamos de ouvir obras, principalmente de pessoas simples que estão cheias do Senhor e quando elas contam o que lhes foi feito o Senhor invade o nosso coração com Sua presença, é isso para mim é uma das maiores confirmações que o testemunho é verdadeiro, se não for ou se a pessoa enfeita ao testemunho, isso é responsabilidade dela, observamos que isso ocorreu com Paulo quando ao falarem de suas prisões, os irmãos acrescentavam coisas enganosas, mas, Paulo concluiu dizendo: QUE ME IMPORTA ISSO, DESDE QUE O EVANGELHO SEJA PROCLAMADO EM TODA A TERRA.
Percebo que muitas de nossas igrejas tem caminhado para o formalismo danoso que existe em demais igrejas seculares, onde se é tolhido ao testemunhar, ao orar e até na exortação da palavra, onde o pregador tem que agir como um autômato e a frieza toma conta de tais lugares, pois, a irmandade pela aflição do dia a dia, necessita de um culto que aproxime do Senhor e permita sentir a sua presença e não só ouvir testemunhos frios que possam ser explicados pela ciência, queremos ouvir também a cura de um cancer terminal, a exaltação de uma família que estava perecendo e o Senhor chegou com sua providência e milhares de outras obras que o Senhor tem feito e muitos estão como você, temerosos de serem apedrejados, e como fica a nossa gratidão para com Deus? .
Sei dos exageros e de pessoas que causam dano ao andamento do culto, não é disso que falo, tais pessoas devem ser aconselhadas pelo ministério a agirem da forma correta, contudo, deixarmos de testemunhar as obras do Senhor por serem milagrosas e espetaculares, no meu modo de pensar já vai contra o objetivo de sermos crentes, pois, o crente deve acreditar no impossível, que servimos a um Senhor que pode tudo e faz o que lhe apraz, limitar o poder de Deus é incoerente com nossa fé.

BELLO

Mensagens : 29
Data de inscrição : 03/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Dom Jul 15, 2012 11:12 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossas famílias, sempre.

DEUS o abençoe por sua mensagem de orientação.
Concordo plenamente.
Estou pedindo força a DEUS para colocá-la em prática.

DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã e Testemunhos: panorama Empty Re: Congregação Cristã e Testemunhos: panorama

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos