saudação na rua é licito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

saudação na rua é licito

Mensagem  BRASIL2011 em Sex Fev 03, 2012 11:37 am

MUITOS DOS NOSSOS IRMÃOS DEPOIS DE UM CURTO ABENÇOADO, ONDE AS ALMAS FICAM MANIFESTANDO DONS DE NOVAS LINGUÁS, QUANDO CHEGA NA RUA NA CALÇADA TEM IRMÃOS QUE QUEREM ABRAÇAR E SAUDAR COM O ÓSCULO SANTO, IRMÃOS ENTRE AS IRMÃS ATÉ PASSA ,MAS ENTRE NÓS IRMÃOS NÃO PEGA BEM, MUITOS IRMÃOS FICA CONSTRANGIDO QUANDO A GENTE RECUSA A SAUDAÇÃO, MAS ESTAMOS DENTRO DA DOUTRINA
OQUE OS IRMÃOS ACHA, DE NÓS RECUSARMOS SAUDAÇÃO NA RUA
avatar
BRASIL2011

Mensagens : 63
Data de inscrição : 13/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Fev 03, 2012 7:00 pm

Minha opinião é a seguinte:
A orientação apostólica original (segundo Paulo e Pedro) era a de que nos saudássemos indistintamente entre varões e varoas.
O ósculo era assim descrito como "ósculo santo" ou "ósculo da caridade", que difere do beijo meramente carnal.
É um ato (e não um rito) de amor fraternal e que deve conter em si essencialmente a santidade que lhe confere esse nome.
Com o passar do tempo, outras igrejas evangélicas foram se adaptando aos costumes do mundo e dispensaram o uso do véu e do ósculo, sob as mais diversas alegações.
A Congregação prosseguiu guardando fidelidade a essas instruções (não apenas "mandamentos" ou "ordenanças", mas "instruções" de fato).
Entre os judeus ortodoxos, é comum - mas apenas entre os varões - eles literalmente se agarrarem pelas barbas no meio da rua, sob uma temperatura de 40 graus, e darem " aquele beijo de estalo" na bochecha de seu irmão.
As pessoas estranhas ao judaísmo podem eventualmente achar isso um tanto esquisito (especialmente por causa da veemência com que eles o fazem), mas não se escandalizam de forma alguma.
Digo isso porque o "temor de escândalo" tem sido um dos principais argumentos que levaram as outras igrejas a abandonar essa instrução apostólica.

Na prática, vemos que pessoas que nada têm a ver com a obra apostólica se beijam na face em público e isso não causa nem jamais causou espécie em ninguém.
Meus irmãos - que somente agora são evangélicos - sempre me beijaram no meio da rua.
Agora beijam mais ainda, porque sou o mais velho. E agora tem também os sobrinhos e sobrinhas.

"Estar dentro da doutrina" é uma faca de dois gumes. Existem certos detalhes com referência ao ósculo que nossa doutrina prefere deixar como que velados (evitando-se "mexer muito"), para que não haja contendas, mas em geral o ósculo é exigível essencialmente nas despedidas.
Quanto ao nos esquivarmos de dá-lo ou recebê-lo, eu não saberia dizer se isso estaria de acordo com a verdadeira Doutrina.
Creio que o sentimento da literalidade textual nos prejudica bastante nessa parte, pois o Crente não deve ter "duas caras", uma para dentro da igreja, outra para fora da igreja.
Num acontecimento assemelhado, como bem sabemos, Paulo admoestou duramente a Pedro.

Um caso prático:
Aqui na Baixa do Sapateiro (uma comunidade) havia uma salinha que vivia apinhada de gente e onde se tinha dificuldade até mesmo de respirar.
Ao final do Santo Culto a irmandade se saudava efusivamente do lado de fora, com Ósculo Santo, e isso nunca serviu de escândalo para ninguém.
Todas as pessoas viam isso com bastante naturalidade e sabiam reconhecer a santificação daquela irmandade.
Um conhecido e temido traficante da localidade assistia diariamente a isso tudo e um dia teve seu coração convertido ao Senhor. Com o tempo, era ele mesmo quem osculava e era osculado na porta da salinha.
E depois, tornou-se Cooperador de Jovens.

Tivemos aqui também um irmão bastante rude, que foi segurança de várias celebridades, e que era o maior "bicho do mato". Quando o Senhor o converteu, tirou-lhe toda a rudeza, e amansou-lhe o coração de tal forma, que ele tinha prazer no convívio com os santos de Deus, e não tinha o menor problema com o ósculo santo.
A Obra em sua vida foi tão grande, que sua casa foi transformada em salinha, que até hoje vive cheia e continua dando bastante fruto, apesar de O Senhor já o ter recolhido. Seus ex-colegas e seus vizinhos simplesmente duvidavam que ele tivesse "se tornado crente"...

Detalhe: A Congregação é conhecida como a "igreja do véu" e não como a "igreja do beijo", embora ainda haja outras igrejas que adotam o uso do véu.

Portanto, fica a pergunta, para respondermos em nosso próprio íntimo:
Devemos oscular e seguir a instrução apostólica* ou não oscular por medo, machismo**, ou qualquer outra desculpa?


* A qual incide em aplicarmos na prática a demonstração do Amor Fraternal e da Caridade.
** "Medo" de sermos confundidos com homossexuais. Na prática, ninguém confunde um homem de fato (hétero), com um homossexual. Precisaria ter trejeitos de homossexual para tal.
Esse medo portanto não se justifica, exceto se já houver em nós algum pendor para a homossexualidade e que esteja eventualmente como que "fugindo ao controle", "querendo sair do armário".
Fora isso, não.
Macho é macho "até debaixo d'água", pelo menos até que se prove em contrário...

A propósito, na Índia é bastante comum os homens saírem de mãos dadas com os amigos pelas ruas afora.
Isso aqui poderia ser visto de forma maliciosa, mas entre eles é perfeitamente normal.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  THEODORO em Dom Fev 05, 2012 6:17 am

BRASIL2011 escreveu: MUITOS DOS NOSSOS IRMÃOS DEPOIS DE UM CURTO ABENÇOADO, ONDE AS ALMAS FICAM MANIFESTANDO DONS DE NOVAS LINGUÁS, QUANDO CHEGA NA RUA NA CALÇADA TEM IRMÃOS QUE QUEREM ABRAÇAR E SAUDAR COM O ÓSCULO SANTO, IRMÃOS ENTRE AS IRMÃS ATÉ PASSA ,MAS ENTRE NÓS IRMÃOS NÃO PEGA BEM, MUITOS IRMÃOS FICA CONSTRANGIDO QUANDO A GENTE RECUSA A SAUDAÇÃO, MAS ESTAMOS DENTRO DA DOUTRINA
OQUE OS IRMÃOS ACHA, DE NÓS RECUSARMOS SAUDAÇÃO NA RUA

Caro irmao,

acredito que nao devemos nos saudar com osculo santo na rua e tão somente nos saudar com a Paz de Deus de forma harmoniosa e não com escandalo desnecessario. Tudo deve ser feito com entendimento, contudo, isso nao significa que nos envergonhamos do Senhor, ao contrãrio, agindo com entendimento nós o glorificamos dando um bom testemunho. Deus lhe abençoe!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  sil em Dom Fev 05, 2012 11:15 am

É a primeira vez que participo desse forum. E a paz de Deus a todos.

Bela resposta do Ir. Ségio. Por morarmos no país eu que o marchismo é prepoderante, é de bom tom evitarmos nos saudarmos em praça pública, para que não venhamos da margem a interpretação maliciosas. Embora que a coisa já bastante mudada, já somos um povo evoluído. Por outro lado o ósculo como diz a escritura é santo, é um símbolo da caridade fraternal não algo comum e feito para ser visto pelos homens. Paulo disse todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém. Devemos utilizar de prudência em tudo.

sil

Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/02/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Fev 05, 2012 4:47 pm

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.
Há mais de uma passagem na Bíblia em que é dito
Mesmo que só houvesse uma passagem dizendo que nos saudemos uns aos outros com ósculo santo já teríamos de obedecer. Há mais de uma.

Em minha opinião (achismo meu), sobre esse assunto há duas partes a serem analisadas:

1) A quem oscular? A qualquer crente? Ou só Irmão com Irmão e Irmã com Irmã?
Do modo como está na Bíblia, não há essa diferenciação, portanto o ósculo seria entre todos, de um modo geral.
Sob um modo rigoroso de obedecer ao que está na Bíblia, teria de ser assim.

Não sei se é ensinamento da Congregação Cristã no Brasil, mas os Irmãos homens só se osculam entre si, e as Irmãs mulheres só se osculam entre si.
Alguém pode me responder se é ensinamento oficial da nossa Igreja, ou se se trata de uma tradição?

Como já disse, a rigor, todos deveriam se saudar com ósculo santo.

Entretanto, acho o ensinamento da Congregação Cristã (ou nossa tradiçao, não sei), mesmo que fosse apenas uma "meia obediência" ao que está na Bíblia, acho muito certo, prudente, aconselhável.
Um homem não crente, ou crente da Igreja, que não compreendesse a santidade e pureza do ósculo, poderia perfeitamente impedir que sua esposa de congregar, sob a razão (ou pretexto) de que não queria sua esposa sendo "beijada" por outros homens.
E do jeito que a nossa Igreja respeita as famílias, teria de dar razão ao homem ciumento.
(o que falei acima vale para ambos os sexos).

E temos de considerar também que há muitas pessoas que nos visitam, que ainda não compreenderam o Amor de DEUS, e poderiam se aproveitar, mesmo que ligeiramente, para fins não espirituais.

Resumindo: por um lado, temos de obedecer inteira e rigorosamente a Bíblia; por outro, o ensinamento (ou tradição) que seguimos é corretíssima, prudentíssima, aconselhabílissima.

Quem me ajudar a analisar esse dilema?

2) A outra parte a ser analisada é onde oscular. Só na Igreja? Só na Igreja ou em casa, mesmo com Irmãos não da família? Também na rua, em público?
Na minha opinião (no meu achismo), só na Igreja e em casa. Em casa, podendo ser, sim, entre Irmãos e Irmãs, porém com muito cuidado e prudência.

..........................................
Mas se eu perceber uma intenção de ósculo na rua ou em público (e isso não é nada comum nem frequente), de modo algum me esquivarei. Prefiro "escandalizar" o mundo inteiro que magoar um Irmão.

Afinal, o mundo não se escandaliza com as barbaridades que há por aí, vai se escandalizar com o ósculo santo?
Na verdade nem vai se escandalizar, o que vai acontecer é que vai dizer que se escandaliza só para encher a nossa paciência, dos Irmãos da Congregação Cristã no Brasil.

Tá! E se for um dos meus filhos, uma das minhas filhas, um dos meus sobrinhos ou uma das minhas sobrinhas que estou beijando ou deles recebendo beijo? Vai dizer que se escandalizou também?

Ninguém tem nada como o meu modo de agir, nem eu sirvo de exemplo pra ninguém, mas a verdade é que se sair de casa 100 vezes, 100 vezes me despeço com a "Paz de DEUS. DEUS abençoe." Na ida e na volta.

Reconheço que sou um chato, mas acho que devo agir assim.
Minha esposa e meu filho que ainda mora conosco também fazem assim.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  Nas pegadas do Mestre em Dom Fev 05, 2012 6:32 pm

A paz de Deus !!

Sobre esta pergunta de saudar na rua eu vou focar ,mais na saudação recomendada por Jesus ,pois eu entendo que está saudação cheia de regras ,com o osculo santo ,e a recomendação de saudar uns aos outros não é plena-mente obedecidas nas liturgias Cristãs da denominação CCB ,não importa a explicações ai em cima ,o que importa que ela na pratica não é cumprida a risca , ou seja é pela metade ,não se saudando mutuamente entre homens e mulheres cristãs ,eu entendo que seja a saudação com osculo santo , mais entre os domestico na Fé ,com pureza de alma que tinha nos dias apostólicos ,como os cultos da Congregação Cristã no Brasil é publico ,ou seja é permitida a entrada de todos ,visitantes estranho a fé ,colocar em pratica a saudação como osculo santo ,pode ferir algum costume do visitante e acabando ,em criar um clima de escândalo aos olhos dele visita e também se sentir escandalizado com uma saudação da visita ,tem os dois lados , se fosse uma decisão pessoal minha esta saudação ficaria mais no aperto de mão ,pois seria mais apropriada ,mas se tornou um habito ,pois se fosse cumprir como um mandamento ,teria que ser em cima da risca as recomendações sobre saudar com o osculo ,mas veja Jesus fala de nós saudarmos a todos independente de ser da fé ou não Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

avatar
Nas pegadas do Mestre

Mensagens : 45
Data de inscrição : 26/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Seg Fev 06, 2012 4:41 am

A Paz de DEUS seja conosco e com nossas famílias.
É isso mesmo.
Saudar um estranho à fé com ósculo (e às vezes mesmo com a Paz de DEUS) pode gerar constrangimento dele, sim.
Por isso, é bom tomar cuidado, para que isso não aconteça.

Mesmo um Irmão de outra Igreja, pode não se achar à vontade com esses tipos de saudação.
Olhem o que aconteceu comigo, há muitos e muitos anos:

Uma senhora muito idosa, servindo a DEUS em outra Igreja, um dia me reclamou (relato de memória, podendo haver falhas na exatidão das palavras):

- "Luiz" (fake), eu gosto muito da Conregação, mas tem uma coisa de que não gosto: esse negócio de vocês não saudarem crentes de outras Igrejas com a Paz de DEUS.

- É porque nem todos recebem ou querem receber a nossa saudação, por uma questão de entendimento. - respondi.

- Não é nada disso, é porque vocês são exclusivistas, mesmo.

- A senhora está fazendo questão que nós da Congregação os saudemos com a Paz de DEUS, mas na verdade nem vocês entre si se saudam com a Paz do Senhor. A senhora não saúda seus filhos, suas filhas, seus Irmãos da Igreja íntimos com a Paz do SenhorA senhora só saúda assim Irmãos com quem não tem intimidade. E quer agora nos obrigar a saudá-los?

(meio zangada) - Ah! Você quer saber de uma coisa? Eu acho a maior bobagem esse negócio de Paz do Senhor, Paz de DEUS, tá?


..........................................................................................................................................
Quanto à passagem citada:
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.,

Temos de observar que JESUS falou apenas em "saudação". Não falou em "saudação com a paz de DEUS" nem em saudação "com ósculo santo".
Seria um absurdo, realmente, e uma grande falta de educação, não saudarmos a todos.
É como se, materialmente falando, chegássemos numa sala e só cumprimentássemos alguns.
Que horror!

Meu DEUS, não quero que pensem que estou querendo ser metido a bacana, nem que alguém faça como eu faço.
Cada um faz do jeito que pensa, do jeito que quer.

Mas aqui em casa, se eu chegar e vir Irmãos da nossa Igreja, e Irmãos de outras Igrejas, e até pessoas não crente, eu faço uma saudação bem alta e clara: "A Paz de DEUS para todos".

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  CRISTÃODACCB em Ter Nov 06, 2012 4:46 pm

Amados.

O osculo é uma saudação ordenada nas cartas apostolicas, o santo osculo e um beijo na face do irmão, dado na chegada ou despedida de coração, nos da congregação cristã damos o osculo de per si, para evitar segundas itenções de corações impuros, pois se o irmão é casado e está em comunhão com sua esposa, ao saudarmos ele , estremos saudando ela pois ambos são uma so carne, e vice versa, no demais estamos ligado em Cristo o cabeça da igreja, uma vez me perguntaram voces da CCB irmão nao sauda irmã por causa da malicia, e os homosexuais como fica se estiverem no meio de vós, Deus me trouxe a resposta porque o homem sentir atração pela mulher e a mulher pelo homem, É NATURAL, por isso não devemos deixar a Malicia entrar, devemos freiar nossa carne, porém, o desejo pelo mesmo sexo é CONTRA A PROPRIA NATUREZA é abominação qualquer que cair neste pecado nunca mais se levantará.

CRISTÃODACCB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: saudação na rua é licito

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum