SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  SANDERSON NEIVA BRITO em Sex Nov 18, 2011 11:25 am

A paz de Deus, irmandade saudações a todos , irmãos sou novo na ccb , 2 anos de batismo e a primeira vez que tomei a santa ceia foi ano passado., e a minha pergunta é sobre o tema do assunto aqui em pauta., a pergunta qure faço é : não seria falta de higiene , no momento da santa ceia todos beberem no mesmo cáliçe? e por que a ccb não muda essa parte distribuindos copinhos plásticos para os irmãos e irmãs beberem , por que a ccb não muda a posição com relação a isso? desculpe a minha ignorancia , a guardo resposta a paz de Deus

SANDERSON NEIVA BRITO

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Nov 18, 2011 4:18 pm

Essa é uma questão delicada.

"Errado" não é, pois o Senhor Jesus induziu ele mesmo os seus discípulos a fazê-lo, embora as enfermidades transmissíveis já existissem.
Até aqui não há dúvida alguma.

O que possivelmente levanta essa questão por parte de alguns (a maioria de nós efetivamente não se preocupa com isso) é que hoje em dia somos milhares e não apenas doze, e sob um ponto de vista externo à nossa Fé comum a possibilidade de transmissão de doenças seria muito maior que naqueles tempos.
É realmente algo a ser considerado.

No entanto, temos a nosso favor o fato de que pela Fé, o Senhor nosso Deus tem sido conosco por todos esses 100 anos de existência da CCB, jamais se registrando um único caso de contaminação por esse meio que é antes de tudo Santo.
Fazendo uma "estatística apressada" onde tomaríamos 13.000 congregações onde é realizada a Santa Ceia, e considerando uma média de 200 fiéis por congregação (uma pela outra, entre muito pequenas e muito grandes), teríamos nesse período algo em volta de 260.000.000 (duzentos e sessenta milhões) de pessoas tomando a Santa Ceia e compartilhando o cálice.
Ora, a ciência se baseia primariamente em dados estatísticos, aferidos e comprovados, e nesse caso tal estatística - quem sabe pela primeira vez - está por força de sólidos argumentos ao lado da Fé.

Por outro lado, se formos considerar certos aspectos com todo o rigor, copos plásticos não seriam um meio 100% seguro para evitar doenças.
Ou seja, evitariam algumas (transmissíveis pelo ar, pela saliva ou pelo contato), mas poderiam introduzir outras, de ordem alergênica e toxicológica, como vem sendo observado por alguns grupos de ambientalistas já há alguns anos.

Resta dúvida se as autoridades sanitárias poderiam eventualmente tomar alguma atitude contra a CCB por termos o hábito doutrinário de compartilharmos o cálice.
Meu palpite é que não, visto que esta é uma prática de ordem doutrinária-religiosa, e que a lei nos permite e dá plena liberdade de adotar tal prática (por fazer parte explícita e fundamental de nossa Fé), desde que não ultrapasse os "limites técnicos" da igreja.
Ou seja, não poderíamos descartar esse material ao ar livre, ou fazer qualquer coisa que pusesse em risco a segurança, o conforto ou a saúde da sociedade ao nosso redor.

Então, o assunto continua sob determinação dos Anciães, e pelo que conhecemos da CCB, a possibilidade de mudar seja um tanto remota, pois a maioria de nós - da mesma forma que o Ministério - prima pelos valores espirituais contidos na Palavra a nós transmitida.
Contudo, se o Ministério assim o desejar, há como fazer essa modificação sem precisar "mexer" na doutrina.
Isso porém é da alçada deles, e não nossa.

Apenas a titulo de ilustração:
Há muitos anos atrás havia uma salinha de oração no bairro de Irajá onde durante as chuvas o rio próximo transbordava, trazendo de volta o esgoto sanitário.
Em tais condições, a irmandade praticamente congregava com água de esgoto até a altura da canela, estando portanto sujeita a seríssimas contaminações.
Eu mesmo congreguei ali por várias vezes.
No entanto, jamais se teve notícia de que algum dos irmãos tenha pego alguma virose sequer.
Posteriormente, o Senhor deu sabedoria a alguém para instalar uma válvula de 7 1/2 polegadas na saída do esgoto, e quando começava a chover, fechava-se tal válvula, isentando a salinha de ser invadida pelo refluxo daquelas águas.
E na congregação do Acari, a água das chuvas já chegou a 80cm de altura.
O combustível deste povo é a Fé.
Sem Fé é impossível agradar a Deus.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Valder em Sex Nov 18, 2011 6:23 pm

prezado irmão, no dia-dia estamos sujeitos a diversas situações onde corremos risco de contaminação, desde o ar que respiramos, o transporte que utilizamos, banheiros, lugares que frequentamos, alimentos, e até pessoas que comprimentamos. Seria então, muito dificil provar que alguém foi contaminado por uma doênça ao participar do cálice único da Santa Ceia. Além disso, algumas técnicas são empregadas pelas igrejas para diminuir a possibilidade de contaminação, como girar o cálice e limpar a borda com um pano.

participo na Ceia do Senhor há 32 anos e nunca me preocupei com isso, mas sim, em estar em comunhão com o Senhor naquele momento, lembrando do sacrifício na cruz.



Irmão Sérgio, sua conta está errada no resultado: o correto é 2,6 milhões!!!

Valder

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Nov 18, 2011 8:28 pm

É, o número 260.000.000 é realmente assustador, e bem maior que a população do país.
Mas ele projeta o resultado aproximado das Santas Ceias nesse período de 100 anos, e não de apenas 1.

Seriam:
13000 congregações x 200 membros x 100 anos = 260.000.000

Quanto ao risco de contaminação por fatores diversos, temos de considerar, entre muitos outros:
Corrimões de escadas, alças de ônibus, trens, metrô (contaminação por contato direto); O ar que respiramos nesses ambientes (contaminação pelo ar); Alimentos ingeridos na rua (contaminação por ingestão), etc.
Esses são riscos que corremos todos os 365 dias do ano, enquanto as Santas Ceias são tomadas uma vez ao ano, portanto com um risco 1/365 menor.
E se considerarmos que o período de exposição diário é de 8 horas, então esse "risco" na Santa Ceia diminuiria para 1/2920.
E individualizando cada um desses itens, teríamos algo por volta de 1/17520...
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Sex Nov 18, 2011 9:38 pm

Irmãos,

Não há nada na bíblia dizendo que na santa ceia somos obrigados a beberem todos no mesmo cálice. Não há nenhuma instrução para isso, portanto "biblicamente" não somos obrigados a fazer isso.

Isso sem falar que as vezes causa certos constrangimentos. Já teve casos de cabelos das irmãs cairem dentro do cálice, isso sem falar que tem irmãos que costumam babar no cálice, o que causa um certo desconforto (para não dizer nojo em alguns). Já ouvi muitos irmãos e irmãs reclamarem. Conheço até irmã que se esforça para chegar primeiro e ir no primeiro grupo, de modo a tomar no cálice logo no começo.

Quanto a falar que nunca ninguém pegou algum tipo de doença por compartilhar o cálice, é muito estranho. É impossível afirmar isso. Se por exemplo alguém adquire herpes labial, nunca poderá provar e dificilmente sairá espalhando isso para irmandade. Aliás, nem poderá ter certeza de ter adquirido assim.

Conheço um ancião dos mais antigos, que é favorável a utilizar copos descartáveis pequenos e individuais.

Falam de fé, porém quando a gripe suína se espalhou no mundo há alguns anos, pelo menos aqui na capital os irmãos leram uma circular dizendo que as janelas das igrejas deveriam ficar sempre abertas e com os ventiladores ligados. Lembro que na época passávamos um frio enorme. Teve algumas comuns que colocaram alcool em gel para a irmandade logo na entrada utilizar. Ora, se temos fé que não vamos adquirir doenças compartilhando o mesmo cálice, não deveríamos ter fé e acreditar que a gripe suína não iria se disseminar em nosso meio durante os cultos de louvor? Para que a circular então? Dois pesos e duas medidas?

Realmente, encostamos em corrimões todos os dias, na maçaneta da porta de banheiro, no trem e em diversos outros lugares. Mas, acredito que a maioria das pessoas por aqui, no dia-a-dia não costuma compartilhar o mesmo copo com outras pessoas? Estou certo? Então esse outro argumento não vale... É assim que penso...

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sab Nov 19, 2011 4:51 am

SANDERSON NEIVA BRITO escreveu:A paz de Deus, irmandade saudações a todos , irmãos sou novo na ccb , 2 anos de batismo e a primeira vez que tomei a santa ceia foi ano passado., e a minha pergunta é sobre o tema do assunto aqui em pauta., a pergunta qure faço é : não seria falta de higiene , no momento da santa ceia todos beberem no mesmo cáliçe? e por que a ccb não muda essa parte distribuindos copinhos plásticos para os irmãos e irmãs beberem , por que a ccb não muda a posição com relação a isso? desculpe a minha ignorancia , a guardo resposta a paz de Deus
A Paz de DEUS esteja com todos nós.
Está muito, mas muito mesmo, bem explicado nas respostas dos Irmãos sobre o infinitesimal
risco de se pegar uma doença por meio do cálice único na Santa Ceia.
Sendo esse risco, então, tendente a zero, acho que devemos nos manter como sempre foi: um cálice só.
Quem ainda está em dúvida, por favor releia todos os posts acima.
Não precisaria eu acrescentar mais nada, mas vou fazê-lo só para participar.

Esse assunto só apareceu de uns tempos para cá, pela internet.
E isso porque de uns tempos para cá, criaram-se vários movimentos cuja finalidade é tão somente combater tudo que a Congregação Cristã no Brasil faz. (Irmão Sanderson, não estou me referindo a você. Você apenas fez uma pergunta, e é válida sua pergunta, diante de tantas coisas que estão falando por aí).

Se participássemos da Santa Ceia em copinhos plásticos, haveria a crítica que o Irmão que distribui o pãozinho teria de usar luvas!

Também não visitaremos nossos queridos Irmãos doentes em suas casas ou nos hospitais para não correr risco de adoecermos?

Também evitaremos saudar com o ósculo santo nossos Irmãos, porque eles podem ter alguma doença?


É tudo combate contra a nossa Igreja.

Nós da nossa Igreja sempre fomos muito felizes em nossa simplicidade, participando da Santa em um cálice único.
Se um dia os Servos de DEUS do Ministério mudarem para copinhos descartáveis, claro que eu me adaptarei, mas ... se dependesse de minha opinião ... prefiro um milhão de vezes que tudo permaneça como é: um cálice único.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Sab Nov 19, 2011 7:12 am

Em caso de dúvida, ninguém melhor para esclarecê-las que o próprio Senhor Jesus o Cristo:
"Ouvi e entendei. Não é o que entra, mas o que sai da boca do homem que o torna imundo.”
Se não tivermos Fé (com letra maiúscula mesmo) de nada nos servirá dizer que somos "cristãos".
Seremos apenas carregadores-de-bíblia como tantos outros que povoam as igrejas em busca de mero convívio social.
E a parte mais importante desse ensinamento é justamente o "ouvi e entendei".

Amados irmãos:
Com tantos escarnecedores à nossa volta, será que "ninguém" teria se aproveitado se houvesse um único caso de contaminação em nosso meio por causa da metodologia adotada no rito da Santa Ceia?
Não precisaria ser comprovado, mas apenas sugerido, ou seja, lançada a semente maligna...
Ora, se esses tais se aproveitam até mesmo da adição de uma palavra no Estatuto, quanto mais uma coisa assim, que não passaria despercebida de forma alguma!
Eles, os servidores do diabo, iriam desprezar os 259.999.999 casos de absoluto sucesso e se prender a esse suposto e hipotético "1" como se a Congregação fosse "o antro mais imundo jamais conhecido ou imaginado"...
Felizmente tais sementes malignas não encontram terreno fértil para elas em nossos corações.

Perseveremos pois em orações e em vigilância.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  THEODORO em Sab Nov 19, 2011 12:15 pm

SANDERSON NEIVA BRITO escreveu:A paz de Deus, irmandade saudações a todos , irmãos sou novo na ccb , 2 anos de batismo e a primeira vez que tomei a santa ceia foi ano passado., e a minha pergunta é sobre o tema do assunto aqui em pauta., a pergunta qure faço é : não seria falta de higiene , no momento da santa ceia todos beberem no mesmo cáliçe? e por que a ccb não muda essa parte distribuindos copinhos plásticos para os irmãos e irmãs beberem , por que a ccb não muda a posição com relação a isso? desculpe a minha ignorancia , a guardo resposta a paz de Deus

Caro irmão,

Não acho que seja falta de higiene compartilhar de um mesmo cálice, ao contrário, devemos ter a fé de que ali estamos verdadeiramente compartilhando do sangue de Cristo, e isso é o mais importante. Fazer diferente, com você disse, servir com copinhos, não seria a mesma coisa nunca. Não devemos ter nenhum sentimento de repugnância com relação aos nossos irmãos, afinal, quantos alimentos que nós ingerimos pela rua e em restaurantes que nós não sabemos nem a origem e nem a forma que são preparados? Deus lhe abençoe!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sab Nov 19, 2011 4:44 pm

A Paz de DEUS.

THEODORO escreveu:Caro irmão, Não acho que seja falta de higiene compartilhar de um mesmo cálice, ao contrário, devemos ter a fé de que ali estamos verdadeiramente compartilhando do sangue de Cristo, e isso é o mais importante. Fazer diferente, com você disse, servir com copinhos, não seria a mesma coisa nunca. Não devemos ter nenhum sentimento de repugnância com relação aos nossos irmãos, afinal, quantos alimentos que nós ingerimos pela rua e em restaurantes que nós não sabemos nem a origem e nem a forma que são preparados? Deus lhe abençoe!!!
Mais uma ótima resposta, Irmão Sanderson.

DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Sab Nov 19, 2011 8:24 pm

Falam de saudar com o ósculo... Mas na maioria das vezes (pelo menos aqui na capital) não é nada de ósculo... Um encosta o rosto no outro, ou então dá orelhada no rosto... A maioria (principalmente na mocidade) encosta o rosto, mas o ósculo em si (beijo), é difícil viu...

E não é nenhum combate contra a congregação irmão Luis. Estamos em um espaço para debater... Não vai doer e nem arrancar pedaço como o irmão Jahyr disse...

O que acontece é que o povo começou a questionar... Não aceita tudo o que ouve calado como gado... Estão começando a seguir os conselhos do apóstolo... Examinar tudo e reter o que é bom... Tem ANCIÃO que pensa assim...

Então quer dizer que quando eu digo que a CCB não é a graça e que a graça é o favor imerecido que recebemos com o sacrifício de nosso Senhor Jesus estou sendo rebelde e fazendo campanha contra a CCB?

Quem prejudica a CCB, são aqueles que jogam os erros para debaixo do tapete, e não criticam o que há de errado... Temos muito a melhorar...

A quem servimos, a Jesus ou a CCB?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Nov 20, 2011 6:36 am

Falam de saudar com o ósculo... Mas na maioria das vezes (pelo menos aqui na capital) não é nada de ósculo... Um encosta o rosto no outro, ou então dá orelhada no rosto... A maioria (principalmente na mocidade) encosta o rosto, mas o ósculo em si (beijo), é difícil viu...

E não é nenhum combate contra a congregação irmão Luis. Estamos em um espaço para debater... Não vai doer e nem arrancar pedaço como o irmão Jahyr disse...

O que acontece é que o povo começou a questionar... Não aceita tudo o que ouve calado como gado... Estão começando a seguir os conselhos do apóstolo... Examinar tudo e reter o que é bom... Tem ANCIÃO que pensa assim...

Então quer dizer que quando eu digo que a CCB não é a graça e que a graça é o favor imerecido que recebemos com o sacrifício de nosso Senhor Jesus estou sendo rebelde e fazendo campanha contra a CCB?

Quem prejudica a CCB, são aqueles que jogam os erros para debaixo do tapete, e não criticam o que há de errado... Temos muito a melhorar...

A quem servimos, a Jesus ou a CCB?

Uma pequena correção, não como combatimento, mas para colocar as coisas do Pai em seus devidos lugares:

1- Não servimos "a Jesus" (Jesus filho de José), mas ao Cristo (o Mesias)

2- Para saudar com Ósculo Santo (chamado por Pedro "ósculo da caridade"), em primeiro lugar tem de haver santidade, ou seja, o ósculo tem de ter uma natureza santa.
De outra forma, seria preferivel nem saudar, e passar direto, ou fazer como no mundo "Falaí, ô cara!"...(????)

A CCB não vê o ósculo como "um mero costume daquela época" - como o pretendem alguns contenciosos - e o vê, isto sim, com a santidade com que foi apontada, sugerida e recomendada pelos apóstolos.
Não apenas uma nem duas vezes, por sinal.

Quem tiver medo de ser considerado como "beijoqueiro", então que se esquive do òsculo.
Porém, beijar "no ar" é gesto típico de mulheres que adotam os costumes e "modas" do mundo, e também daqueles que insistem em imitá-las nesses trejeitos.

Os judeus ortodoxos entretanto se agarram pelas barbas para se oscularem, e fazem isso em público.

Devemos portanto ter cuidado com nossos pensamentos e procurar saber de onde eles vieram.

Quando fiz um Concerto com o Senhor, o fiz segundo a doutrina primitiva da Congregação, apesar de ter vindo de outros caminhos mais largos e de ter a condição de fundar "a minha própria" igreja, se assim bem o desejasse.
Porém se aqui permaneço é porque na CCB existe algo de muito especial, que não se encontra na maioria de outros apriscos, e onde paradoxalmente se tem real liberdade de servir a Deus em vez de perder tempo com ritos, adereços ou "acontecimentos festivos"..
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Nov 20, 2011 7:44 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.
Gurgel escreveu:Falam de saudar com o ósculo... Mas na maioria das vezes (pelo menos aqui na capital) não é nada de ósculo... Um encosta o rosto no outro, ou então dá orelhada no rosto... A maioria (principalmente na mocidade) encosta o rosto, mas o ósculo em si (beijo), é difícil viu...
Bom ...
Falam? Quem "falam"?
A Palavra de DEUS fala! (Rm 16:16; I Cor 16:20; I Tess 5:26; I Pe 5:14) e também Lc 7:45

(É bom que se leia sempre o capítulo todo quando algum versículo a Bíblia é citado.,
Para citar os versículos acima, fiz uma pesquisa numa Bíblia eletrônica.
)

Eu procuro dar o ósculo como acho que deve ser dado, mas nunca me preocupei se o Irmão que dá em mim faz de acordo com o que eu acho.
Muito menos, nunca me preocupei em ficar "de olho", fiscalizando, como os outros Irmãos se osculam entre si.
Se algum erro há nessa parte nos meus Irmãos, o Amor não me deixa vê-los, louvado seja DEUS.

Gurgel escreveu:E não é nenhum combate contra a congregação irmão Luis. Estamos em um espaço para debater... Não vai doer e nem arrancar pedaço como o irmão Jahyr disse...
Acho que é combate, sim.
Debate é debate. Combate é combate.
Um dos meios de distinguirmos um do outro são as fontes.
As minhas fontes são a Palavra de DEUS na Bíblia, os ensinamentos da Igreja e os conselhos dos Irmãos que me cercam, tanto pessoalmente como aqui mesmo no Forum. Os bons conselhos, que me edificam, que aumentam o meu Amor, a minha Paz.

Gurgel escreveu:O que acontece é que o povo começou a questionar... Não aceita tudo o que ouve calado como gado... Estão começando a seguir os conselhos do apóstolo... Examinar tudo e reter o que é bom... Tem ANCIÃO que pensa assim...
A Palavra de DEUS nos diz de modo muito claro, em algum lugar da Bíblia, que devemos obedecer aos nossos guias espirituais, a nossos líderes, a nossos pastores.
Em algum lugar também está escrito JESUS dizendo a algum guia que apascente as ovelhas Dele, de JESUS.
As ovelhas podem questionar as ordens dos pastores das ovelhas do SENHOR JESUS?

Isso instalará o regime anárquico no aprisco do DONO das ovelhas.

Gurgel escreveu:Então quer dizer que quando eu digo que a CCB não é a graça e que a graça é o favor imerecido que recebemos com o sacrifício de nosso Senhor Jesus estou sendo rebelde e fazendo campanha contra a CCB?
Meu Irmão, você tem o direito de dizer o que quiser (desde que não ofenda ninguém).
E eu também tenho o direito de dizer o que quiser (desde que não ofenda ninguém).
E todos temos o direito de dizermos o que quisermos (desde que não ofendamos ninguém).

Mas eu tenho de usar o meu direito de dizer o que quiser sempre me lembrando que a minha intenção me julgará para mim mesmo.
Se a minha intenção for boa, eu serei feliz (mesmo que diga algo errado).
Mas se a minha intenção for má, eu serei infeliz, atormentado, atribulado (mesmo que diga algo certo).

Gurgel escreveu:Quem prejudica a CCB, são aqueles que jogam os erros para debaixo do tapete, e não criticam o que há de errado...
Não, meu Irmão querido em JESUS.
Não e não!
Ninguém prejudica a Congregação Cristã no Brasil.
Essa bendita Igreja permanecerá até a volta do SENHOR JESUS.
A doutrina da Congregação Cristã no Brasil é perfeita, porque ela é fiel à PALAVRA DE DEUS.

O que existe não são erros da Igreja, mas sim pessoas que, por algum motivo, querem ver erros na Igreja para combatê-la.

Combatem, mas não vencem.

Um desabafo: Quantas e quantas vezes, eu fico pensando sobre os rebeldes contra a Congregação Cristã no Brasil. Sempre com muita pena, sempre com muito amor. Por quê, meu DEUS, por que essas pessoas estão perdendo seu tempo nesse combate? São infelizes, atribulados e mesmo atormentados em sua própria mente, porque estão desobedecendo o maior ensinamento do SENHOR JESUS, que é amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo quanto a si mesmo. Estão maltratando suas próprias mãos, cavando no cimento à procura de minhocas.

Gurgel escreveu:Temos muito a melhorar...
Como indivíduo, pessoalmente, eu preciso melhorar, e muuuuuuito.
Não sei quanto aos outros Irmãos.
O mais fraco não procura defeito nos mais fortes.

Gurgel escreveu:A quem servimos, a Jesus ou a CCB?
Servimos ao Nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO, na Congregação Cristã no Brasil.
Por isso que procuramos com a ajuda de DEUS fazer o bem, buscar a Paz de DEUS sempre em nossos corações, muitas vezes errando, mas sempre tendo em nossos corações uma boa intenção, a bondade, o Amor e a Misericórdia de DEUS.

DEUS nos abençoe a todos.
DEUS nos dê a Sua Paz.

Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Dom Nov 20, 2011 9:57 am

Irmão Luis,

Leia denovo meu post e verá que eu não disse que o ósculo é errado ou não bíblico. Apenas digo que os irmãos não dão o devido valor ao mesmo. Sinto constrangimento em muitos, pois percebo que na maioria dos casos não é ósculo... É "rostada", é "orelhada" e até narigada... Fazer o que... Quer que eu minta e diga que isso não ocorre? O que a bíblia diz sobre mentira?

E outra, o irmão tem uma dificuldade enorme em saber diferenciar igreja de Cristo e denominação evangélica com CNPJ. A igreja de Cristo é formada por todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e seguem sua doutrina. Ela é composta por membros da CCB, da Assembléia de Deus, da Igreja Batista, da Igreja Presbiteriana e etc... Caso o irmão pense o contrário, estará classificando a CCB como o único caminho para a salvação como muitos de nossos ministros e irmandade fazem. Isso implica em dizer que na Finlândia (onde não existe Congregação) não tem igreja de Cristo, mesmo que uma pessoa por lá creia em Jesus Cristo...

Sempre confira suas "fontes" com o que está nas escrituras, porque na maioria dos seus comentário, o irmão só repete o que ouviu no pulpito. É sempre bom conferir com as escrituras, porque se o homem falhar, temos como não cair no mesmo erro, pois conferimos tudo... Igual o irmão fez com o ósculo santo. Citou as escrituras.

Veja um exemplo, no tópico falando da televisão, que eu concordo que causa um estrago enorme na irmandade quando mal usada (muito menos que a internet), o irmão defendeu o ministério que condena a televisão, mesmo não havendo proibição na bíblia. Agora quando falaram de bebida alcoólica que causa um estrago ainda maior quando mal usado e que dá um péssimo testemunho em nosso meio, o irmão defendeu o ministério por não condenar o uso, pois a bíblia não proibe. Isso são dois pesos e duas medidas...

Sinceramente tenho pena daqueles que seguem cegamente o conselho de seus "guias", sem conferir com as escrituras... É um milhão de vezes pior do que "cavar no cimento"... São esses os tipos que ouvem no pulpito que a CCB é o único caminho para o céu, e único lugar para se salvar e acreditam, mesmo Jesus dizendo que Ele é o Caminho a Verdade e a Vida... São esses aqueles que acham normal ESMAGAR espiritualmente um casal de jovens no qual a moça ficou grávida antes de casar com um monte de humilhações e condenações, afinal eles pecaram e se for de Deus permanece... Fazem isso porque o guia deles disse isso, não importa o que o Mestre Jesus disse... Criticam um pastor por receber salário (existem pastores sérios que recebem salário justo e não ficam milionários), mas ficam todos bravinhos quando criticamos gente do ministério da CCB faturando em cima da irmandade com uso de sua influência (uns ficam ricos) vendendo bugingangas, pirâmides com produtos (Herbalife, Forever Living, Hoken, Amyway) e colchões magnéticos caríssimos.

Não estou dizendo que o irmão faça essas coisas. Mas tem muitos em nosso meio que fazem isso... E não adianta negar... Quando mostrei ao irmão que muitos em nosso meio ficam ofendendo membros de outras denominações e dissidências. O irmão desconversou e não quis admitir que existe isso em nosso meio...

Se eu ouvir um ancião falando algo que contraria o que Jesus Cristo disse, eu sou obrigado a seguir cegamente o homem? Misericórdia. Eu NUNCA aceitarei algo desse tipo.

Eu sirvo a Deus na CCB (sou crente em Jesus Cristo), que acho ser a melhor denominação para servi-Lo. Mas temos erros (somos humanos) que poderiam ser facilmente resolvidos se deixássemos o fanatismo de lado e seguíssemos as escrituras. Denominação evangélica não é time de futebol irmão, mas pelo jeito que dá briga quando criticamos a denominação, parece futebol.

Mas está tudo bem... Vou parar de "COMBATER" a CCB. Esse é meu último post nesse fórum. Estou fora... Não estou falando isso porque quero confete. É que cansei. Cada um que fique com sua opinião.

Procurei sempre não ofender ninguém e nem citar nomes. NUNCA critiquei a Igreja de Cristo. Critiquei pessoas.. Prefiro discutir idéias e erros que são inerentes ao ser humano. Só isso.

Que Deus abençoe a todos...

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

resposta do irmão sanderson

Mensagem  SANDERSON NEIVA BRITO em Dom Nov 20, 2011 10:19 am

açho que a ccb,. como é uma igreja abençoada, deveria mudar esse costume antigo de todos tomarem no mesmo cáliçe., mais quanto a isso cabe a Deus , fazer a obra e abrir o entedimento e a mente de nosssos irmãos mais antigos no caso anções ., VIM egresso da igreja ass. de Deus e lá eles usam copinhos plásticos na santa ceia , açho que na ccb., como é uma igreja séria , deveria rever isso., obrigado pelas respostas dos abençoados irmãos ., irmãos sérgio, e demais a paz de Deus

SANDERSON NEIVA BRITO

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Nov 20, 2011 12:05 pm

A Paz de DEUS permaneça em nossos corações.
Gurgel escreveu:Irmão Luis, Leia denovo meu post e verá que eu não disse que o ósculo é errado ou não bíblico. Apenas digo que os irmãos não dão o devido valor ao mesmo. Sinto constrangimento em muitos, pois percebo que na maioria dos casos não é ósculo... É "rostada", é "orelhada" e até narigada... Fazer o que... Quer que eu minta e diga que isso não ocorre? O que a bíblia diz sobre mentira?
Eta, Irmão Gurgel, dei mancada (mais uma!).
Realmente eu tinha entendido que quando o Irmão escreveu "falam" você estava significando que nós "falávamos", mas que não estava na Palavra de DEUS.
Me perdoe essa, vá! E tantas outras que dou. DEUS te abençoe.
Sou meio falto de entendimento, mas procuro servir a DEUS.
Considero-nos, a você e a mim, como dois irmãos rusgando, mas o Amor continua existindo.

Gurgel escreveu:E outra, o irmão tem uma dificuldade enorme em saber diferenciar igreja de Cristo e denominação evangélica com CNPJ. A igreja de Cristo é formada por todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e seguem sua doutrina. Ela é composta por membros da CCB, da Assembléia de Deus, da Igreja Batista, da Igreja Presbiteriana e etc... Caso o irmão pense o contrário, estará classificando a CCB como o único caminho para a salvação como muitos de nossos ministros e irmandade fazem. Isso implica em dizer que na Finlândia (onde não existe Congregação) não tem igreja de Cristo, mesmo que uma pessoa por lá creia em Jesus Cristo...
Tenho a certeza absoluta de que a Congregação Cristã no Brasil tem a doutrina perfeita que está na Palavra de DEUS.
Tenho certeza de que por isso, com a ajuda de DEUS, morrerei nessa Igreja.
Tenho certeza de que todos os crentes em JESUS CRISTO são meus Irmãos queridos.
Tenho certeza de que há milhões e milhões de Irmãos que são muito melhores do que eu, que servem a DEUs com mais força, com mais entendimento.
Tenho certeza de que não existem Irmãos mais sinceros do que eu. O máximo que todos chegam nessa parte é igual a mim. Melhor, na sinceridade, não existem. Existem iguais. Mas nas atitudes, no servir a DEUS, existem milhões melhores.
Irmão Gurgel, eu tenho filhos, filhas, genros, noras, sobrinhos, cunhados, cunhadas, amicíssimos e amicíssimas servindo a DEUS em outras Igrejas. E muitos mais.

Gurgel escreveu:Sempre confira suas "fontes" com o que está nas escrituras, porque na maioria dos seus comentário, o irmão só repete o que ouviu no pulpito. É sempre bom conferir com as escrituras, porque se o homem falhar, temos como não cair no mesmo erro, pois conferimos tudo... Igual o irmão fez com o ósculo santo. Citou as escrituras.
Não é verdade, Gurgel, não é verdade.
Peço a DEUS que seja minha testemunha dentro do seu coração.

Gurgel escreveu:Veja um exemplo, no tópico falando da televisão, que eu concordo que causa um estrago enorme na irmandade quando mal usada (muito menos que a internet), o irmão defendeu o ministério que condena a televisão, mesmo não havendo proibição na bíblia. Agora quando falaram de bebida alcoólica que causa um estrago ainda maior quando mal usado e que dá um péssimo testemunho em nosso meio, o irmão defendeu o ministério por não condenar o uso, pois a bíblia não proibe. Isso são dois pesos e duas medidas...
Pode ser que eu tenha feito, isso; pode ser que não tenha. Não sei.
Você se importaria de colocar o acima no tópico respectivo, para que eu possa analisar?

Gurgel escreveu:Sinceramente tenho pena daqueles que seguem cegamente o conselho de seus "guias", sem conferir com as escrituras... É um milhão de vezes pior do que "cavar no cimento"... São esses os tipos que ouvem no pulpito que a CCB é o único caminho para o céu, e único lugar para se salvar e acreditam, mesmo Jesus dizendo que Ele é o Caminho a Verdade e a Vida...
Se isso acontece, como você diz, seria então para ter pena, mesmo.

Gurgel escreveu:São esses aqueles que acham normal ESMAGAR espiritualmente um casal de jovens no qual a moça ficou grávida antes de casar com um monte de humilhações e condenações, afinal eles pecaram e se for de Deus permanece... Fazem isso porque o guia deles disse isso, não importa o que o Mestre Jesus disse...
Meu Irmão, de onde você tirou essa ideia de "esmagar"? Eu nunca vi isso em meus 36 anos de servir a DEUS na Congregação Cristã.
Mas ... supondo ... para não duvidar de sua palavra ... algum Irmão que tenha feito esse "esmago", errou.
Mas trata-se de erro pessoal, que não pode ser generalizado para se dizer mal da Igreja. Mesmo que tenham sido muitos os que assim fizeram.

No dia em que eu souber realmente dum caso desses, lhe garanto que não deixarei passar em branco (embora eu não seja nada na Obra de DEUS). Falarei com o Durão, discutirei e brigarei (sempre no Amor do SENHOR), mas procurarei fazê-lo enxergar melhor, embora eu seja um nada.

Mas em hipótese alguma, repito: em hipótese alguma farei críticas à Obra de DEUS aqui na internet mundial.
Gurgel escreveu:Criticam um pastor por receber salário (existem pastores sérios que recebem salário justo e não ficam milionários), mas ficam todos bravinhos quando criticamos gente do ministério da CCB faturando em cima da irmandade com uso de sua influência (uns ficam ricos) vendendo bugingangas, pirâmides com produtos (Herbalife, Forever Living, Hoken, Amyway) e colchões magnéticos caríssimos.
Criticar um pastor - grave erro, aliás, criticar qualquer pessoa já é um erro em si.
Criticar (no bom sentido, sem maldade, sem ódio) a doutrina que leva esse pastor a receber salário, acho válido; mostrando nas escrituras o erro, mais válido ainda.
Vender "bugingangas" - meu DEUS! Vamos ter Amor e misericórdia por esses Irmãos. É o ganha-pão deles. É o pão para a família deles. Como posso eu, que tenho a minha casa, muita fartura, carros, e até muitos excessos, criticar um Irmãozinho por vender as bugigangazinhas dele? Eu tenho mais é que comprar, e dando a entender que aquelas bugingangas são muito bacanas, e que eu realmente quero elas.
Colchões magnéticos - esses colchões são caríssimos, compre eu onde comprar. Claro que se eu comprar mais na fábrica sairão mais baratos para mim, porque o Irmão tem de ter o seu lucrinho em cima do preço já caríssimo. Mas, se eu posso e quero e tenho necessidade de um, por que não comprar na mão de um Irmão para ajudá-lo? Só por que ele é um Servo de DEUS?
Só compra quem quer, e quem pode.
Embora isso não interesse a ninguém, eu mesmo já comprei produtos na mão de Irmãos.
Como também já comprei (e muito) na mão de pastores e pastoras, que eu sei (pelo menos com meus limitados olhos) que são Servos de DEUS sinceros, e ótimos cristãos.
Quanto a essas pirâmides, já vi um Irmão e sua esposa descerem financeiramente da abundância até o ponto de necessidade. Comprei dele alguns produtos para ajudá-lo enquanto o aconselhava insistentemente para voltar à profissão que ele tinha, que lhe tinha sido dada por DEUS.
Depois de muita compra por mim (ajudando e ganhando tempo), e muitos conselhos, o casal de Irmãos abandonou a pirâmide (e a vontade de ficarem ricos rapidinho) evoltou ao que DEUS lhes tinha dado como profissão.
Vi-os descer e vi-os subir.
Com seu trabalho, com seu esforço, DEUS lhes restituiu totalmente a grande abundância que tinham antes de entrarem para a pirâmide.
Pode ser até que os meus conselhos tenham ajudado o casal de Irmãos. Mas isso não vem ao caso. O que interessa é que DEUS os abençoou.

Gurgel escreveu:Não estou dizendo que o irmão faça essas coisas. Mas tem muitos em nosso meio que fazem isso... E não adianta negar... Quando mostrei ao irmão que muitos em nosso meio ficam ofendendo membros de outras denominações e dissidências. O irmão desconversou e não quis admitir que existe isso em nosso meio...
Eu, o fake Luiz Flavio aqui, desconversei?
Vá ao tópico em que isso aconteceu e faça as críticas aqui.
Quero aprender, não ensinar.

Se eu ouvir um ancião falando algo que contraria o que Jesus Cristo disse, eu sou obrigado a seguir cegamente o homem? Misericórdia. Eu NUNCA aceitarei algo desse tipo.

Gurgel escreveu:Eu sirvo a Deus na CCB (sou crente em Jesus Cristo), que acho ser a melhor denominação para servi-Lo. Mas temos erros (somos humanos) que poderiam ser facilmente resolvidos se deixássemos o fanatismo de lado e seguíssemos as escrituras. Denominação evangélica não é time de futebol irmão, mas pelo jeito que dá briga quando criticamos a denominação, parece futebol.
Toda discussão leva "pinta" de futebol. Qualquer discussão.
Só que as "discussões" (no bom sentido) espirituais devem ser feitas sempre conservando a consciência de que somos Irmãos espirituais, que devemos ter dentro de nós o Amor do SENHOR em nossos corações.
Vamos falar, vamos discutir, vamos rusgar, vamos brigar, mas vamos permanecer unidos em JESUS.

Gurgel escreveu:Mas está tudo bem... Vou parar de "COMBATER" a CCB. Esse é meu último post nesse fórum. Estou fora... Não estou falando isso porque quero confete. É que cansei. Cada um que fique com sua opinião.
Eu também às vezes canso.
Mas no momento não vou abandonar o Forum (a menos que seja "deletado" pelo Administrador).
Vou ficar aqui para aprender, como tenho aprendido, até nas rusgas e brigas.

Gurgel escreveu:Procurei sempre não ofender ninguém e nem citar nomes. NUNCA critiquei a Igreja de Cristo. Critiquei pessoas.. Prefiro discutir idéias e erros que são inerentes ao ser humano. Só isso.
Sempre que me passa pela cabeça criticar alguém, eu me lembro de mim mesmo.
Aí me desvio, começo a criticar a mim mesmo, e são tantas críticas contra mim mesmo, que depois até esqueço que eu estava querendo é criticar os outros.

Que DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flaviol

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Benício em Dom Nov 20, 2011 1:17 pm

Quanto a doencas, quem se sentir desconfortado sobre o cálice único, pode mandar uma queixa no Ministerio da Saude.

O problema é que, este só intervém em caso de doenca que se pode provar, fora disso, o ritual de santa ceia é protegido pela Constituicao de 88.

Benício

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Dom Nov 20, 2011 8:47 pm

Irmão Luis,

Antes de sair do fórum, peço perdão ao irmão pelo tom ácido do meu comentário. Eu de vez em quando chuto o balde. Eu também tenho a certeza que Deus está na CCB e dela eu não saio até morrer.

Quando eu critico pessoas, sei que tenho um milhão de erros, porém não personifico em alguém (não cito nomes e localidades). Falo em uma forma geral para exemplificar um problema em nosso meio (pessoas). Criticar idéias é diferente de criticar pessoas, como esses sites sensacionalistas fazem.

Quando critico quem vende bugingangas, não é com relação ao trabalho. Digo com relação a pessoas que se aproveitam de sua posição na igreja para vender coisas a irmandade. Vendem bem mais caro e a irmandade compra por se sentir constrangida de negar, ou então para puxar saco. Isso é fato. Por exemplo, se eu (zé do banco) vendo colchões magnéticos e ofereço a 50 irmãos. Se eu conseguir vender 3, um ministro vende 15 no mínimo. Isso é fato meu irmão. Seria mentira da minha parte dizer que isso não ocorre em nosso meio. Eu mesmo vi um ministro vendendo ternos mais caros que na Garbo e de qualidade inferior (não trabalho na Garbo, mas gosto da qualidade dos ternos de lá). A mocidade inteira comprava terno nele. E um dia eu perguntei, mas como??? No shopping (na Garbo) um terno de bem melhor qualidade é mais barato... Quando falava isso tomava uma enchurrada de críticas. Vai eu vender um terno para vc ver. Esse ministro que eu falei, abriu uma loja enorme de roupas, e 90% de sua clientela era irmandade. Hoje ele é rico. NÃO ESTOU MENTINDO. Um outro ministro tinha um comércio que vendia frios em geral. Vivia lotado de irmandade. Tinha uma irmã que andava 4 kilômetros a pé para comprar presunto e mussarela nessa loja do ministro que era mais caro que o supermercado que era mais próximo. Até aí tudo bem. Entao esse irmão ministro vendeu essa loja para uma outra irmã. O movimento caiu uns 80% (a irmandade sumiu, mesmo a nova dona sendo uma irmã, mas o marido dela era zé do banco). Essa irmã que andava quilometros para comprar na loja do ministro, sem saber que ele tinha vendido, foi na loja e perguntou do cooperador. A irmã disse que era dela agora. Ela virou as costas e não comprou nada, sendo que no caminho ela disse "não é mais do irmão fulano a loja". NÃO ESTOU MENTINDO...

Só quero criticar incoerências que eu acredito haver. Por exemplo, quando realizam batismo especial na igreja por causa dos enfermos, há instrução clara que por último batizamos o enfermo, pois como ele pode ter alguma doença infecto contagiosa, é coerente que ele seja o ultimo. Existe ensinamento para isso. Ora, o batismo é o sacramento mais importante na CCB, então onde está a fé para acreditar que nesse batismo ninguém pegará a doença do enfermo? Se na Santa Ceia temos essa fé, por que no batismo especial não?

É uma incoerência, só isso. Somos homens e estamos sujeitos a isso. Não quer dizer que eu esteja combatendo a CCB ou dizendo que Deus não está nela por apontar uma incoerência ou outra. Da mesma forma apontamos incoerências de outras denominações, como por exemplo o título de pastor, o dízimo, autos salários de pastores, mercado gospel mercenário, casamentos realizados em igrejas e etc.

Irmão Luis, você é meu irmão na fé e tenho consideração por você, mesmo não o conhecendo. Sei que é um irmão honrado, de boa índole e boas intenções. Lamento pelo debate ácido que nos envolvemos. Deus te abençoe grandemente!!!

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Nov 20, 2011 8:58 pm

Acho que tanto a irmandade quanto o ministério deveriam vigiar mais no sentido de detectar por que certos valores antigos que sempre foram bem aceitos - e santificados - em nossos corações parecem nos "incomodar" nos dias atuais, bem como qual seria a razão de surgirem tantas "novidades" desprovidas de qualquer sentido em nosso meio.

Se algo não edifica, se não alegra a Alma, se não "bate" com a Paz que um dia nos foi dada, podemos desconfiar que não tenha uma boa procedência.

E se há problemas, devemos procurá-los em nós mesmos, e não nos outros.
Pecamos pela falta de vigilância e fidelidade à doutrina original, aquela que provém do Cristo e dos apóstolos.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Dom Nov 20, 2011 9:18 pm

Sergio Teixeira escreveu:Acho que tanto a irmandade quanto o ministério deveriam vigiar mais no sentido de detectar por que certos valores antigos que sempre foram bem aceitos - e santificados - em nossos corações parecem nos "incomodar" nos dias atuais, bem como qual seria a razão de surgirem tantas "novidades" desprovidas de qualquer sentido em nosso meio.

Se algo não edifica, se não alegra a Alma, se não "bate" com a Paz que um dia nos foi dada, podemos desconfiar que não tenha uma boa procedência.

E se há problemas, devemos procurá-los em nós mesmos, e não nos outros.
Pecamos pela falta de vigilância e fidelidade à doutrina original, aquela que provém do Cristo e dos apóstolos.

Irmão Sergio,

Lembro que na minha comum na década de 90, no banheiro havia uma toalha de pano e duas canecas de metal. Todos os irmãos bebiam na mesma caneca e secavam as mãos e rosto na mesma toalha. Hoje em dia DÚVIDO que os irmão aceitariam isso. Tem que ter copo descartável e toalha de papel que mesmo que não sejam 100% seguro, acredito ser melhor que as canecas metálicas e a toalha de pano.

Pelo menos aqui na capital, nos serviços de funeral, a irmandade tem que orar em pé. Prezamos muito por orar joelhados, porém a vigilância sanitária proibiu isso. Então acatamos a decisão e oramos em pé no serviço de funeral. Não sei se na sua região é assim.

Pode até demorar, mas algum dia o outro, vão baixar uma portaria na vigilância sanitária e então seremos obrigados a utilizar copinhos descartáveis individuais. Tem ancião que concorda com isso e não acha que seja errado tal prática, afinal não há instrução na bíblia dizendo ser obrigatório beber todos no mesmo cálice. Devemos beber do cálice. Eu por exemplo, não tomo santa ceia no mesmo cálice do irmão no Rio de Janeiro, e isso não significa que não temos comunhão um com o outro. Não vai diminuir em nada o valor e importância desse momento. Na minha opinião seria melhor fazer isso agora do que ser obrigado pela agência de saúde depois e evitaria certos constrangimentos. Já fazem essa separação nos batismos especiais para enfermos, e ninguem critica dizendo que isso é falta de fé.

Só isso que quero dizer. Acho que desta vez esse é meu ultimo post...

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Seg Nov 21, 2011 7:01 am

A Paz de DEUS. esteja conosco e com nossas famílias.
Gurgel escreveu:Irmão Luis, Antes de sair do fórum, peço perdão ao irmão pelo tom ácido do meu comentário. Eu de vez em quando chuto o balde. Eu também tenho a certeza que Deus está na CCB e dela eu não saio até morrer.
Nada, absolutamente nada a perdoar.
Se tivéssemos mais ou menos a mesma idade, e se nós morássemos perto um do outro ou fôssemos amigos, sabe o que teria acontecido?
Teríamos tido essa mesma rusga, essa mesma discussão, mas na primeira oportunidade um telefonaria para o outro: "Ê, Irmão, tem um culto ali na congregação X. Vamos congregar?"
A rusga, a discussão, a briga teria ido pro espaço.

E tem mais, querido Irmão em JESUS: todo mundo chuta o balde, de vez em quando.
Quanto mais jovem, mais chuta o balde.
Faz parte da vida, acho eu.
Eu só não chuto porque se eu chutar, eu fico sem o pé, por causa da idade (69 anos e meio). Mas bem que gostaria de vez em quando de fazê-lo (e às vezes faço).

Irmão Gurgel diz: Quando critico quem vende bugingangas, não é com relação ao trabalho. Digo com relação a pessoas que se aproveitam de sua posição na igreja para vender coisas a irmandade. Vendem bem mais caro e a irmandade compra por se sentir constrangida de negar, ou então para puxar saco. Isso é fato. Luiz Flavio comenta: Você se esqueceu de outra hipótese, que é a de haver grande amor e misericórdia pelo Ancião, por saber que esse homem, que eventualmente pode estar até vendendo mais caro, é um homem da mais alta responsabilidade na Igreja, que sai para cumprir a sua missão, o seu ministério, muitas vezes enfermo, cansado, com enfermidade na família, às vezes até com preguiça (como qualquer ser humano). Resumindo: é um verdadeiro servo de DEUS. Por exemplo, se eu (zé do banco) vendo colchões magnéticos e ofereço a 50 irmãos. Se eu conseguir vender 3, um ministro vende 15 no mínimo. Luiz Flavio comenta: Louvado seja DEUS por o Irmão vender 50. Louvado seja DEUS por você (eu, que fosse) vender os meus 3. Isso é fato meu irmão. Seria mentira da minha parte dizer que isso não ocorre em nosso meio. Eu mesmo vi um ministro vendendo ternos mais caros que na Garbo e de qualidade inferior (não trabalho na Garbo, mas gosto da qualidade dos ternos de lá). A mocidade inteira comprava terno nele. E um dia eu perguntei, mas como??? No shopping (na Garbo) um terno de bem melhor qualidade é mais barato... Quando falava isso tomava uma enchurrada de críticas. Vai eu vender um terno para vc ver. Esse ministro que eu falei, abriu uma loja enorme de roupas, e 90% de sua clientela era irmandade. Hoje ele é rico. Luiz Flavio comenta: Louvado seja DEUS! Mais tranquilidade para o Irmão servir a DEUS. Menos uma preocupação para ele. NÃO ESTOU MENTINDO. Um outro ministro tinha um comércio que vendia frios em geral. Vivia lotado de irmandade. Tinha uma irmã que andava 4 kilômetros a pé para comprar presunto e mussarela nessa loja do ministro que era mais caro que o supermercado que era mais próximo. Até aí tudo bem. Entao esse irmão ministro vendeu essa loja para uma outra irmã. O movimento caiu uns 80% (a irmandade sumiu, mesmo a nova dona sendo uma irmã, mas o marido dela era zé do banco). Essa irmã que andava quilometros para comprar na loja do ministro, sem saber que ele tinha vendido, foi na loja e perguntou do cooperador. A irmã disse que era dela agora. Ela virou as costas e não comprou nada, sendo que no caminho ela disse "não é mais do irmão fulano a loja". NÃO ESTOU MENTINDO...Luiz Flavio comenta: Claro que não está mentindo. Nós somos proibidos de mentir. Mas repare que muitas vezes nós compramos alguma coisa não porque queremos ou precisamos. Compramos para ajudar a pessoa que nos está vendendo, porque essa pessoa está em necessidade, ou porque a pessoa é nossa amiga, ou porque simplesmente queremos ajudar. E não falamos, nem devemos falar: "Olha, não estou querendo nem precisando. Só vou comprar para te ajudar." Ora, isso humilharia o vendedor amigo ou necessitado."

Gurgel escreveu:Só quero criticar incoerências que eu acredito haver. Por exemplo, quando realizam batismo especial na igreja por causa dos enfermos, há instrução clara que por último batizamos o enfermo, pois como ele pode ter alguma doença infecto contagiosa, é coerente que ele seja o ultimo. Existe ensinamento para isso. Ora, o batismo é o sacramento mais importante na CCB, então onde está a fé para acreditar que nesse batismo ninguém pegará a doença do enfermo? Se na Santa Ceia temos essa fé, por que no batismo especial não?
Porque no batismo há a certeza da enfermidade, enquanto que na Santa Ceia há uma probabilidade (e podemos falar pequeníssima) dessa enfermidade.
Posso garantir que se algum Irmão comunicar ao Ministério: "Irmão, devo tomar a Santa Ceia, sei disso, mas acontece que tenho uma enfermidade contagiosa", DEUS guiará Seus servos a, discretamente, orientar o Irmão doente a tomar a Santa Ceia por último.

Gurgel escreveu:É uma incoerência, só isso. Somos homens e estamos sujeitos a isso. Não quer dizer que eu esteja combatendo a CCB ou dizendo que Deus não está nela por apontar uma incoerência ou outra. Da mesma forma apontamos incoerências de outras denominações, como por exemplo o título de pastor, o dízimo, autos salários de pastores, mercado gospel mercenário, casamentos realizados em igrejas e etc.
Confesso ao Irmão que a minha primeira impressão foi a de que você era um rebelde contra a Congrega. Sei agora que não é e peço perdão-lhe perdão pelo erro.

Quanto à segunda parte do que você disse, Irmão, não é justamente isso que estamos fazendo aqui? Discutindo sobre um ponto de vista em relação à Congregação?
Então acredito que há coerência, sim, neste Forum.

Irmão Gurgel diz: Irmão Luis, você é meu irmão na fé Luiz Flavio comenta: Sou, louvado seja DEUS! e tenho consideração por você, mesmo não o conhecendo.Luiz Flavio comenta: DEUS nos abençoe sempre Sei que é um irmão honrado,Luiz Flavio comenta: tento ser com a força e a ajuda de DEUS de boa índole e boas intenções.Luiz Flavio comenta: isso sim, louvado seja DEUS! Lamento pelo debate ácido que nos envolvemos.Luiz Flavio comenta: não lamente. Fique certo de que, com nossas diferenças, aprendi muito.

Gurgel escreveu:Deus te abençoe grandemente!!!
Amém, Irmão, a todos nós com nossas famílias.

Opa! Quase me esqueci: NÃO ABANDONE O FORUM.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Continuando sobre o Tópico

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Seg Nov 21, 2011 7:07 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Todos sabemos que existem Irmãozinhos extremamente pobres, e por isso sem a higiene a que estamos acostumados. E sem cuidados com a saúde, por falta de condições.

Sabemos que se formos visitar esses Irmãozinhos, estaremos sujeitos a nos servirem um suco, um cafezinho, um doce, etc.

Deixaríamos de visitá-los? Quando nos oferecessem alguma coisa recusaríamos, por nojo?

Teríamos nojo de nossos Irmãos, ou mesmo que não fossem nossos Irmãos?

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Seg Nov 21, 2011 7:36 am

Eu me lembro que havia realmente apenas uma toalha e um copo, e que muitas vezes nem mesmo havia água gelada, quando muito filtrada.
Ou havia aqueles duvidosos bebedouros de jato inclinado, que ainda hoje existem por toda parte (cinemas, teatros, asilos, parques públicos, etc.), e que conforme o uso, não são nada higiênicos.
Ou simplesmente torneiras, que ainda vemos em muitos lugares públicos como parques e jardins, por sobre os quais sobrevoam pombos e outros pássaros, e por onde não se pode impedir o concurso de insetos e até de animais como cães, gatos, e até mesmo de roedores.

Quanto a orar de joelhos, é terminantemente proibido por lei fazê-lo em cemitérios e enfermarias, e por extensão em quaisquer lugares públicos onde há enfermos (asilos, etc.).
Isso é coisa de âmbito nacional, e a proibição é para todos sem exceção, não se limitando a grupos religiosos.
Teoricamente, se aparecerem o próprio Bento XVI e o Barack Obama por aqui, terão de orar de pé em tais logradouros, a fim de honrar a legislação local.
A propósito, o Papa quando visita outros países, tem o hábito de beijar o chão logo ao chegar.
Na verdade ele beija o tapete, mas é praticamente a mesma coisa.
E pelo que eu saiba, até hoje não apareceu nenhum Cardeal contestando esse hábito...

Quanto ao uso de descartáveis, hoje em dia há bebedouros bem mais higiênicos, com reservatórios de água gelada bem maiores, e se faz uso dos copos de plástico descartáveis, que devem sempre ser amassados antes de serem jogados no lixo.

Talvez a Vigilância Sanitária um dia nos obrigasse a usar descartáveis nos bebedouros porque eles são para serventia também do público que nos visita.
Porém nós nos antecipamos voluntariamente ao que seria uma "obrigação".

No tocante ao rito da Santa Ceia, é muito pouco provável que a V.S. tome alguma providência a respeito, pois isso faz parte de nossa liberdade religiosa, a qual é inviolável e amparada pela Constituição, onde o Estado não pode intervir.
Por exemplo, sabemos que os Testemunhas de Jeová não doam nem aceitam transfusão de sangue. Mas devido à liberdade religiosa eles têm constitucionalmente o direito de agir dessa forma, pois isso faz parte de sua fé e credo.

Digo "muito pouco provável" porque, caso comprovada alguma grande epidemia de qualquer enfermidade transmissível pela saliva, pelo contato ou mesmo pelo ar e que pudesse nos atingir, eles certamente ver-se-iam obrigados a tomar providências mais severas.
Somente em tal caso haveria justificativa para interferir - parcial e provisoriamente - na prática do credo religioso que, de outra forma, é inviolável e conforme já foi dito, amparado pela Carta Magna de nosso país, que é a Constituição.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Seg Nov 21, 2011 8:50 am

A Paz de DEUS esteja conosco.
Benício escreveu:Quanto a doencas, quem se sentir desconfortado sobre o cálice único, pode mandar uma queixa no Ministerio da Saude. O problema é que, este só intervém em caso de doenca que se pode provar, fora disso, o ritual de santa ceia é protegido pela Constituicao de 88.
Meu DEUS do céu, Irmão Benício!
Não seria mais bacana quem se sentir desconfortado não participar da Santa Ceia?
Essa de se queixar de nossa Igreja na justiça é de lascar.
Não tenho muita certeza, mas parece que a Palavra de DEUS na Bíblia manda resolver os problemas entre nós mesmos.
Eu não conheço muito a Bíblia, nem tenho tempo para pesquisar, mas vá lá e procure essa parte.

DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Sergio Teixeira em Seg Nov 21, 2011 11:08 am

Se eu hipoteticamente fosse partidário dessa história de "multiplicar os copos" na Santa Ceia, não tenham dúvidas que eu estaria incomodando bastante o Ministério nesse sentido.
Mas não vejo necessidade alguma disso.

Além do que, considero o Batismo e a Santa Ceia os dois ritos fundamentais de nossa doutrina, sendo portanto "imexíveis", como diria o ex-ministro Magri.

Outras coisas que defendo de unhas e dentes são o ósculo santo e o uso do véu, que a meu ver e após exame das Escrituras, não me parecem ser apenas "costumes locais de povos antigos", porém têm um conteúdo espiritual muitíssimo elevado para nós da CCB.

E em um forum de internet, seria um dos últimos lugares onde eu exerceria alguma "pressão" sobre qualquer assunto.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Gurgel em Seg Nov 21, 2011 3:01 pm

Irmão Gurgel diz: Quando critico quem vende bugingangas, não é com relação ao trabalho. Digo com relação a pessoas que se aproveitam de sua posição na igreja para vender coisas a irmandade. Vendem bem mais caro e a irmandade compra por se sentir constrangida de negar, ou então para puxar saco. Isso é fato. Luiz Flavio comenta: Você se esqueceu de outra hipótese, que é a de haver grande amor e misericórdia pelo Ancião, por saber que esse homem, que eventualmente pode estar até vendendo mais caro, é um homem da mais alta responsabilidade na Igreja, que sai para cumprir a sua missão, o seu ministério, muitas vezes enfermo, cansado, com enfermidade na família, às vezes até com preguiça (como qualquer ser humano). Resumindo: é um verdadeiro servo de DEUS. Por exemplo, se eu (zé do banco) vendo colchões magnéticos e ofereço a 50 irmãos. Se eu conseguir vender 3, um ministro vende 15 no mínimo. Luiz Flavio comenta: Louvado seja DEUS por o Irmão vender 50. Louvado seja DEUS por você (eu, que fosse) vender os meus 3. Isso é fato meu irmão. Seria mentira da minha parte dizer que isso não ocorre em nosso meio. Eu mesmo vi um ministro vendendo ternos mais caros que na Garbo e de qualidade inferior (não trabalho na Garbo, mas gosto da qualidade dos ternos de lá). A mocidade inteira comprava terno nele. E um dia eu perguntei, mas como??? No shopping (na Garbo) um terno de bem melhor qualidade é mais barato... Quando falava isso tomava uma enchurrada de críticas. Vai eu vender um terno para vc ver. Esse ministro que eu falei, abriu uma loja enorme de roupas, e 90% de sua clientela era irmandade. Hoje ele é rico. Luiz Flavio comenta: Louvado seja DEUS! Mais tranquilidade para o Irmão servir a DEUS. Menos uma preocupação para ele. NÃO ESTOU MENTINDO. Um outro ministro tinha um comércio que vendia frios em geral. Vivia lotado de irmandade. Tinha uma irmã que andava 4 kilômetros a pé para comprar presunto e mussarela nessa loja do ministro que era mais caro que o supermercado que era mais próximo. Até aí tudo bem. Entao esse irmão ministro vendeu essa loja para uma outra irmã. O movimento caiu uns 80% (a irmandade sumiu, mesmo a nova dona sendo uma irmã, mas o marido dela era zé do banco). Essa irmã que andava quilometros para comprar na loja do ministro, sem saber que ele tinha vendido, foi na loja e perguntou do cooperador. A irmã disse que era dela agora. Ela virou as costas e não comprou nada, sendo que no caminho ela disse "não é mais do irmão fulano a loja". NÃO ESTOU MENTINDO...Luiz Flavio comenta: Claro que não está mentindo. Nós somos proibidos de mentir. Mas repare que muitas vezes nós compramos alguma coisa não porque queremos ou precisamos. Compramos para ajudar a pessoa que nos está vendendo, porque essa pessoa está em necessidade, ou porque a pessoa é nossa amiga, ou porque simplesmente queremos ajudar. E não falamos, nem devemos falar: "Olha, não estou querendo nem precisando. Só vou comprar para te ajudar." Ora, isso humilharia o vendedor amigo ou necessitado."

Irmão Luis,

Baseando nisso que o irmão escreveu, então da mesma maneira não está errado os pastores de outras denominações serem assalariados, não é mesmo? Louvado seja Deus pelo ministro receber um salário digno pago pela irmandade como ocorre em outras denominações, assim o servo terá tempo livre e menos preocupação para trabalhar na obra. Está correto. Há grande amor e misericórdia dos irmãos de outras denominações por seus pastores, pois querem ajudá-los, e consequentemente eles tem mais tempo para trabalhar pela irmandade naquela denominação.

Pergunto essas coisas, porque quando se trata de outras denominações, a MAIORIA dos irmãos da CCB adoram criticar pastores assalariados, dizendo que eles são exploradores e vivem da lã da ovelha. Agora MUITOS de nossos ministros também vivem sustentados pela irmandade que compra "bugingangas" deles que na maioria das vezes não precisam, e se fosse um irmão zé de banco, com certeza não comprariam.

Não seria dizer algo do tipo, os ministros de outras denominações que são sustentados pelos membros da igreja são exploradores e vivem da lã da ovelha, e os nossos ministros (não todos) que são sustentados pela irmandade, apenas provam do amor e carinho da irmandade pelo bom trabalho realizado e louvado seja Deus por isso. O irmão não acha essas coisas injustas? Dois pesos e duas medidas?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SANTA CEIA, SERIA ERRADO TODOS BEBEREM NO MESMO CÀLIÇE?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum