Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir a um casamento católico

+2
Neófito
Jovem Musico
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Dom Out 30, 2011 10:12 am

Irmão Sergio,

O irmão aparenta ter bastante conhecimento histórico, falo isso sem querer bajular. Então pergunto, na opinião do irmão, o que significa "coisas sacrificadas aos ídolos" conforme mencionado na bíblia, e como podemos transferir para os dias de hoje?
Uma coisa pode ser "sacrificada a um ídolo" tanto de forma objetiva quanto subjetiva.
E como aprendemos do Mestre, a oportunidade para o erro não se apresenta a nós de uma forma visível, previsível ou mesmo metrificável, podendo (ou devendo) em algumas vezes ser presumida.

Historicamente as coisas sacrificadas aos ídolos eram em geral manjares dedicados, oferecidos ou apresentados a semideuses, a falsos-deuses, aos seres dévicos, aos elementais ou elementares da natureza, aos anjos-da-guarda, aos santos, enfim, a qualquer ser verdadeiro ou não que pudesse eventualmente ser colocado indevidamente no lugar do próprio Deus Vivo.
Hoje em dia, pode-se idolatrar até mesmo um padre, um pastor, um diácono, um pregador, um evangelista, uma irmã que profetiza, etc.
E nesse caso, o objeto do tal sacrifício pode nem mesmo ser algo palpável como um alimento, mas um simples sentimento pode ser de natureza idólatra, e dessa forma configurar em si só uma idolatria.

Então, as coisas que são idolatrias e que podem ser vistas pelo seu lado objetivo são facilmente vistas e detectáveis. Se dependêssemos apenas da história, tudo seria muito fácil.

O problema são as idolatrias de natureza subjetiva, oculta, onde cada caso é um caso diferente.
Aí é terreno pantanoso, espécie de "areia movediça", onde todo cuidado é pouco para não cedermos ao erro, e igualmente para não sermos injustos.

Cito um exemplo pessoal:
Houve uma época em que estava precisando muito de um emprego, um trabalho, isso no mês de agosto de um determinado ano.
Foi-me finalmente oferecido um emprego para vender doces, e eu já ia - todo contente - começar a vender, quando o Senhor me fez saber em meu coração que todos os doces produzidos nesse mês e que serão vendidos até o mês de outubro são infalivelmente apresentados idolatricamente a "Cosme e Damião" para que tenham sucesso nas vendas.
Como sabemos, esses dois santos católicos são igualmente duas "entidades" do espiritismo.
Entrando no ciclo daquelas vendas, eu estaria também praticando idolatria.
Esse mesmo tipo de apresentação de alimentos ocorre em relação aos acarajés vendidos por aquelas folclóricas "baianas" que encontramos nas ruas oferecendo aquela comida típica.

Também houve o caso de alguns de nossos irmãos da região sudeste - inclusive anciães - que vendiam um certo produto, onde a empresa fazia treinamento de vendas praticando idolatria sob o disfarce de "valorização do ser humano" e inclusive praticando aquilo que se chama de "regressão astral" sob a regência de espíritos...
Os irmãos estranharam aquilo, e sentiram em seus corações de sair daquela empresa.

Mas também, há muitos anos atrás, uma de minhas sobrinhas se casou em uma igreja católica.
O padre, percebendo a presença de muitos evangélicos e num gesto bastante simpático, absteve-se de falar de qualquer outra coisa que não fosse Deus e seu filho Jesus o Cristo.
Então, acho que ali, especificamente naquela ocasião, não se praticou idolatria alguma, e nem mesmo um falso ecumenismo.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Dom Out 30, 2011 11:21 am

A Paz de DEUS.
Gurgel escreveu:Irmão Sergio, O irmão aparenta ter bastante conhecimento histórico, falo isso sem querer bajular. Então pergunto, na opinião do irmão, o que significa "coisas sacrificadas aos ídolos" conforme mencionado na bíblia, e como podemos transferir para os dias de hoje?
A pergunta foi feita ao Irmão Sergio, mas vou dar a minha opinião (perdoe-me se foi intromissão).

Antes mesmo de chegar a mensagem do Irmão Sergio, eu já tinha pensado em falar sobre os acarajés.

Gosto demais de acarajé (pena que aqui onde moro, realmente, não haja acarajés verdadeiros, baianos, bem feitos).
Chego numa banca e dou uma rápida passada de olhos. Se houver qualquer imagem, passo adiante e vou procurar outra banca. Está, para mim, sacrificado a ídolos.

Se não houver nenhuma imagem, peço o meu acarajé. Se perceber qualquer sinalização de idolatria, pago (quando não é obrigado a já ter pago antecipadamente), invento uma "pressa", uma outra desculpa qualquer, e me mando, sem ao menos ter pegado no acarajé. Está sacrificado a ídolos.

Se já estou comendo o acarajé, e é feito qualquer comentário pela baiana a respeito de religião, disfarço, me afasto, jogo fora o que não foi comido ainda e vou procurar outra banca. Está sacrificado aos ídolos.

Se não noto nada dos citados anteriormente, como o meu acarajé com a maior consciência tranquila, numa boa.

Isso eu que faço assim. Não estou dizendo como os Irmãos devem fazer.

Aconteceu comigo: Um dia, há muitos anos, minha mãe (hoje falecida) macumbeira da pesada, me convidou pra almoçar na casa dela. Serviu o almoço e colocou uma garrafa de cerveja. Quando fomos almoçar, ela disse: "Meu filho, vamos brindar." Mas ... fez uns sinais e umas palavras de macumba na cerveja.
Eu respondi, fingindo-me de brabo com a minha mãe: "Ô mãe, a senhora sabe que sou crente, por que a senhora foi fazer isso em cima da cerveja? Agora eu não posso tomar."
Ela ficou fula, levantou-se resmungando alto (com raiva, de verdade): "Você é um idiota, mesmo." Voltou com outra garrafa, fechada, e disse, ironicamente: "E desta aqui, meu filhinho, pode tomar?"
Eu respondi: "Sim, desta aí eu posso." Brindamos (com palavras materiais, sem referências religiosas) e tivemos um belo e alegre almoço.


Claro que só falei assim por ser minha mãe, e minha amiga mutíssimo íntima.

Acho que se fosse em outra casa, e uma outra pessoa, eu teria dito simplesmente: "É, só que eu vou brindar com água, porque estou com um início de dor de cabeça (ou entao: cerveja me dá dor de cabeça".)

Feitos os gestos e palavras na cerveja, a cerveja passou para mim a estar sacrificada aos ídolos.

Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Gurgel Dom Out 30, 2011 1:27 pm

Concordo plenamente com os irmãos Luiz Flavio e irmão Sergio.

Por isso que jamais frequento ou como algo proveniente de festas de são joão e inclusive essas festas italianas do bairro do bexiga em São Paulo que são dedicadas a ídolos.

No caso do casamento católico no qual o alimento é preparado em um local separado (buffet) de maneira convencional e correta e não é feito nenhum tipo de "reza" para o alimento que não é ao menos mencionado durante a cerimônia religiosa, então não considero esse alimento sacrificado aos ídolos e nem contaminado.

Como os irmãos Jovem Musico e Sergio disseram, isso não passa de uma lenda do povo que só repete o que ouviu sem saber porque e nem ao menos questiona. O que o ministério fala é lei e somos obrigados a seguir, mesmo que não esteja na bíblia.

Ou seja, no passado o padre benzia a comida do casamento e então proibiram (nesse caso com razão). Porem a proibição continuou mesmo o procedimento tendo sido completamente modificado, não tendo mais motivo para proibir, porém como ninguem questiona nada continuam proibindo sem saber porque.

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Neófito Seg Out 31, 2011 7:43 am

Sou obrigado a discordar de você, ir Gurgel.
A festa tem, por finalidade, a comemoração da cerimônia religiosa.
Imaginando que não haja quaisquer reza em cima da comida:
-Você vai em festa de batizado católico?
-Você comeria numa festa onde alguém "formou-se" pai-de-santo?

A contaminação não depende exclusivamente de que haja reza em cima da comida.
Acontece que no caso do casamento católico, misturam-se o civil com o religioso, por isso algumas pessoas lhes auto concedem a liberdade para ir na festa (a revelia de nossas doutrinas).

Mas, se querem saber mesmo, numa festa de casamento católico, só se comemora o casamento religioso mesmo, pois é com o papel da igreja que os noivos dão entrada no cartório
(No casamento religioso com efeito civil, os noivos não saem com a certidão de casamento em mãos)

E outra coisa, desmerecer os que seguem a nossa doutrina não fará de você mais esperto.

Neófito

Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  THEODORO Seg Out 31, 2011 3:55 pm

Luiz Flavio N. Facci escreveu:A Paz de DEUS.
Gurgel escreveu:Irmão Sergio, O irmão aparenta ter bastante conhecimento histórico, falo isso sem querer bajular. Então pergunto, na opinião do irmão, o que significa "coisas sacrificadas aos ídolos" conforme mencionado na bíblia, e como podemos transferir para os dias de hoje?
A pergunta foi feita ao Irmão Sergio, mas vou dar a minha opinião (perdoe-me se foi intromissão).

Antes mesmo de chegar a mensagem do Irmão Sergio, eu já tinha pensado em falar sobre os acarajés.

Gosto demais de acarajé (pena que aqui onde moro, realmente, não haja acarajés verdadeiros, baianos, bem feitos).
Chego numa banca e dou uma rápida passada de olhos. Se houver qualquer imagem, passo adiante e vou procurar outra banca. Está, para mim, sacrificado a ídolos.

Se não houver nenhuma imagem, peço o meu acarajé. Se perceber qualquer sinalização de idolatria, pago (quando não é obrigado a já ter pago antecipadamente), invento uma "pressa", uma outra desculpa qualquer, e me mando, sem ao menos ter pegado no acarajé. Está sacrificado a ídolos.

Se já estou comendo o acarajé, e é feito qualquer comentário pela baiana a respeito de religião, disfarço, me afasto, jogo fora o que não foi comido ainda e vou procurar outra banca. Está sacrificado aos ídolos.

Se não noto nada dos citados anteriormente, como o meu acarajé com a maior consciência tranquila, numa boa.

Isso eu que faço assim. Não estou dizendo como os Irmãos devem fazer.

Aconteceu comigo: Um dia, há muitos anos, minha mãe (hoje falecida) macumbeira da pesada, me convidou pra almoçar na casa dela. Serviu o almoço e colocou uma garrafa de cerveja. Quando fomos almoçar, ela disse: "Meu filho, vamos brindar." Mas ... fez uns sinais e umas palavras de macumba na cerveja.
Eu respondi, fingindo-me de brabo com a minha mãe: "Ô mãe, a senhora sabe que sou crente, por que a senhora foi fazer isso em cima da cerveja? Agora eu não posso tomar."
Ela ficou fula, levantou-se resmungando alto (com raiva, de verdade): "Você é um idiota, mesmo." Voltou com outra garrafa, fechada, e disse, ironicamente: "E desta aqui, meu filhinho, pode tomar?"
Eu respondi: "Sim, desta aí eu posso." Brindamos (com palavras materiais, sem referências religiosas) e tivemos um belo e alegre almoço.


Claro que só falei assim por ser minha mãe, e minha amiga mutíssimo íntima.

Acho que se fosse em outra casa, e uma outra pessoa, eu teria dito simplesmente: "É, só que eu vou brindar com água, porque estou com um início de dor de cabeça (ou entao: cerveja me dá dor de cabeça".)

Feitos os gestos e palavras na cerveja, a cerveja passou para mim a estar sacrificada aos ídolos.

Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Caro irmão,

Me perdoe, mas, "TÔ DOIDO"!!!! Você fala de tomar cerveja como se fosse a coisa mais normal do mundo. Lhe pergunto, o que é o ídolo? O ídolo nada é!! Já a cachaça com certeza lhe fará grandes males, aí sim contaminando todo o seu corpo. Me desculpe, mas, essa é a minha opinião!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Out 31, 2011 4:54 pm

A Paz de DEUS esteja conosco.
THEODORO escreveu:Caro irmão, Me perdoe, mas, "TÔ DOIDO"!!!! Você fala de tomar cerveja como se fosse a coisa mais normal do mundo. Lhe pergunto, o que é o ídolo? O ídolo nada é!! Já a cachaça com certeza lhe fará grandes males, aí sim contaminando todo o seu corpo. Me desculpe, mas, essa é a minha opinião!!!
O assunto é sério, mas não pude conter uma risada com esse "TÕ DOIDO" aí em cima

Vou dar uma opinião abaixo, mas é só achismo.
Posso estar certo, mas posso estar errado.

Realmente, o ídolo nada é. Não pode me fazer mal nenhum, nem também bem nenhum.
Mas a idolatria, essa sim, pode me fazer um grande mal. O cometimento de um pecado, já que somos ensinados por DEUS a fugir da idolatria. Já que a idolatria é abominação a DEUS.

Quanto a tomar cerveja, existe um tópico neste Forum exclusivo sobre isso, onde o assunto é muito bem discutido, com muitas mensagens e opiniões.
Peço ao Irmão que reavive esse tópico também com uma mensagem sua.

Não acho legal falar sobre isso aqui, porque desviará o assunto original do tópico.

Só para adiantar (está no tópico específico): tenho quase certeza de que a nós, cristãos, é permitido o uso de bebidas alcoólicas, sendo vedado apenas o abuso e a embriaguês.

No meu caso, até que me seja demonstrado biblicamente que somos proibidos de qualquer gota, continuarei fazendo como faço: tomarei uma ou duas latinhas aos sábados e/ou domingos e/ou feriados, a menos que me esqueça ou que tenha de trabalhar.

Se houvesse ensinamento da Igreja proibindo, eu também não faria como faço. Não beberia nada.
Ou melhor, se fizesse como faço, não criticaria o ensinamento, nem procuraria desculpas ou justificativas. Simplesmente assumiria como errro meu, como desobediência à Igreja.

Uma coisa é certa: eu não me faço de exemplo para ninguém.
Se algum Irmão acha errado, mesmo uma latinha ou duas, não beba nada.

Que DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Seg Out 31, 2011 6:36 pm

Amados irmãos, "cerveja" é uma coisa, "cachaça" é outra, pois esta última é considerada "bebida forte".
A cerveja e o vinho também têm álcool, porém em graduação bem menor.

Vamos fazer uma comparação, sempre em graus Gay-Lussac, para que sejamos justos e coerentes em tal comparação:

Cerveja artesanal: 6 graus
Cerveja industrializada: 10 graus
Vinho artesanal (seco): 10 graus
Vinho industrializado (seco): 12 graus
Vinho industrializado (suave): 18 graus
Vinhos licorosos (jeropigas): 18 graus
Aguardente artesanal: 17 graus
Aguardente industrializada: 54 graus

Com isso não pretendo de forma alguma justificar e muito menos incentivar o uso de bebidas alcoólicas.
Lembro porém que até mesmo o sumo das frutas frescas tem a capacidade de embebedar, bastando que o acúmulo de álcool no sangue ultrapasse algumas poucas partes por milhão (toda e qualquer fruta produz açúcar, álcool e vinagre; algumas com mais facilidade, outras nem tanto).

Portanto, todo cuidado é pouco, tanto "tomando cerveja" quanto "chupando jaboticabas".
Ultrapassado aquele limite sanguíneo - cuja tolerância varia de pessoa para pessoa e de uma ocasião para outra - os efeitos da embriaguês serão rigorosamente os mesmos.
É na embriaguês que vai o mau testemunho, e não no uso moderado e eventual de uma bebida.
Uma das primeiras coisas que aprendemos com nosso Mestre, e parafraseando Isaías, é que não tentarás o Senhor teu Deus.

Jamais nos imaginemos "mais fortes" do que realmente somos.
Pode ser que estejamos enganados, e os resultados serão certamente desastrosos.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Gurgel Qua Nov 02, 2011 12:01 pm

Neófito escreveu:Sou obrigado a discordar de você, ir Gurgel.
A festa tem, por finalidade, a comemoração da cerimônia religiosa.
Imaginando que não haja quaisquer reza em cima da comida:
-Você vai em festa de batizado católico?
-Você comeria numa festa onde alguém "formou-se" pai-de-santo?

A contaminação não depende exclusivamente de que haja reza em cima da comida.
Acontece que no caso do casamento católico, misturam-se o civil com o religioso, por isso algumas pessoas lhes auto concedem a liberdade para ir na festa (a revelia de nossas doutrinas).

Mas, se querem saber mesmo, numa festa de casamento católico, só se comemora o casamento religioso mesmo, pois é com o papel da igreja que os noivos dão entrada no cartório
(No casamento religioso com efeito civil, os noivos não saem com a certidão de casamento em mãos)

E outra coisa, desmerecer os que seguem a nossa doutrina não fará de você mais esperto.

Não vou a batizado de católico pois essa é uma comemoração da "conversão" do bebê (ou em alguns casos de pessoas já adultas) ao catolicismo, e eu como evangélico não seria correto estar ali. Eu NUNCA iria.

NUNCA iria a uma festa de formação de pai de santo porque ali se comemora a "ordenação" de um ministro de religião espírita.

Agora no caso mencionado (na minha opinião), é a comemoração de uma união civil entre duas pessoas, que por tradição muitas das vezes utiliza-se de "procedimentos" adotados de sua religião. Nos casamentos de evangélicos (no qual não somos proibidos de participar) com festa religiosa, os recém casados não saem de lá com a certidão de casamento também.
A festa em momento algum comemora o fato deles serem católicos e nem há dedicação alguma aos "santos" católicos. Comemora-se a o casamento e isto é fato.

A bíblia nos ensina que o ídolo nada é, então aquelas estátuas e altar são apenas gesso, concreto e metal. O problema maior é a idolatria que está nas próprias pessoas, inclusive em irmãos nosso por um time de futebol, irmãos que frequentam a maçonaria, irmãos que idolatram pregadores e/ou sua denominação e etc.

Se uma festa for dedicada a um "santo" ou em comemoração/homenagem a essa estátua, NUNCA deveremos participar. Na empresa que trabalho todos os anos fazem uma festa junina e uma vez meu chefe me disse que seria bacana eu participar pelo fato de interagir mais com as pessoas e em especial dos outros departamentos. Recusei na hora e mesmo que fosse demitido NUNCA iria, pois prefiro passar fome a ir nessa festa idólatra.

E foi como falei, se não posso comer na recepção dos noivos que casaram na ICAR, não deveria também ganhar dinheiro com essa comida "contaminada". Então deveria haver uma doutrina proibindo irmãos donos de buffet de prestar serviços a católicos (ser fornecedor de comida contaminada pela idolatria é lícito?). Também deveriam nos proibir de almoçar em casa de católicos praticantes. Como disse, minha vó católica tem estátuas em casa. Acorda cedo todos os dias e reza para estátua, cozinha e logo depois reza para estátua agradecendo o alimento. Teve uma época que almoçava uma vez por mês na casa dela. Nunca me ensinaram que esse alimento era contaminado e não ensinam até hoje, de forma que acho hipocrisia proibir de comer em casamento de católicos.

E mais, não quis ser mais esperto que ninguem por não seguir nossas doutrinas. Aliás, você disse em outro tópico que congregou no Jardim Paulista, pois bem, o ancião de lá se enquadra na mesma categoria que eu, pois diz (e eu concordo com ele) que cabelos crescidos não significa nunca ter cortado o cabelo, bastando estar apenas aproximadamente na metade das costas para diferenciar. Ele disse isso várias vezes. Entretanto na minha comum e em diversas outras comuns da capital (diria uns 95%), todos são unânimes em dizer que não se deve nem cortar as pontas do cabelo, mesmo que chegue a arrastar no chão. No Jardim Paulista é possível ver irmãs com cabelo pintado até de azul (quando fui lá vi isso), um monte de jóias, músicos com cabelo comprido e em momento algum são criticados pelo ministério. É diferente de 90% das congregações da capital e 100% diferente das congregações do interior.

Por acaso no Jardim Paulista os nossos irmãos estão a revelia de nossa doutrina? Você congrega em um lugar rebelde desses? Lá no Jd. Paulista eles se acham mais espertos do que o resto da irmandade que segue a risca a doutrina bastante rígida da congregação?

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Nov 02, 2011 12:22 pm

Nossa doutrina deveria estar devida e necessariamente definida e codificada, isto é, registrada por escrito para consulta e conhecimento de toda irmandade.

Enquanto isso não acontece, não temos a minima condição de saber com nitidez onde fica o limite entre "doutrina rígida" e "rigor excessivo", visto que há por parte do próprio Ministério diversos entendimentos visivelmente diferenciados sobre um mesmo assunto.

No dia em que Deus fizer saber aos irmãos anciães a tremenda importância de tal procedimento, e de tal definição, eles certamente adotarão as medidas necessárias para suprir tal necessidade.
Aguardemos pois.



Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  THEODORO Qua Nov 02, 2011 7:09 pm

Caro irmão,

Você com essa humildade desconcerta a gente. Não quero lhe colocar peso excessivo, nem lhe condenar ou julgar, me perdoe!!! Realmente na bíblia não menciona nada sobre a cerveja, contudo, faz menção á bebidas fortes, de forma que nos orienta a evita-las. Sejamos sinceros, na realidade fazer bem a bebida (seja cerveja, uísque, pinga, etc...) não faz, a bebida hoje é infelizmente a maior causadora de males de nossa sociedade, juntamente com as drogas, isso não é meu pensamento, é fato, é pesquisa comprovada. Como disse, eu não posso lhe apontar e nem é esse o meu desejo, mas, também não posso deixar de expressar o meu pensamento. Nossa amizade muda por isso? Nem um pouco!!! Lhe considero da mesma forma e lhe respeito do mesmo jeito. Deus lhe abençoe!!!

OBS: O termo "CACHAÇA" hoje se tornou um termo pejorativo que se relaciona a bebidas alcoólicas em geral

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Nov 02, 2011 8:06 pm

Irmão Theodoro:

Existem bebidas que - dentro de determinadas condições - são verdadeiros alimentos.
Tudo depende da forma como tais bebidas estão sendo utilizadas.

A cerveja e o chopp artesanais, feitos em casa, são uma fonte riquíssima de vitaminas do complexo B e de outros nutrientes.
Já quando sofrem industrialização, a coisa muda de figura.

Curioso é que a Bíblia não faz uma única menção à cerveja ou ao chopp, que já eram largamente produzidos pelos egípcios e outros povos. Sem fabricar a cerveja, não haveria como conseguir o fermento biológico para fabricar o pão.
O microorganismo responsável pelo fermento-de-pão é na realidade um fungo e tem o nome científico de "Saccharomyces cerevisiae" exatamente por ser proveniente da cerveja.
Existem pessoas totalmente abstêmias, mas que consomem levedo de cerveja em pó, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

O vinho artesanal, feito em casa, também tem propriedades antioxidantes e entre outros benefícios, combate os radicais livres.
Foi inclusive recomendado - com moderação - por Paulo a Timóteo por causa de uma enfermidade estomacal.
Também, quando um vinho é industrializado, perde essas características favoráveis, permanecendo porém as que não interessam à conservação de nossa saúde e ao nosso bom testemunho...

Quando sob frio muito intenso, um pequeno gole de bagaceira (aguardente produzida a partir do bagaço das uvas das quais se fez o vinho) é capaz de aquecer convenientemente uma pessoa, evitando que ela sofra hipotermia.

Portanto, errar ou acertar no uso de bebidas, depende estritamente do grau de comunhão que tenhamos com Deus, segundo a porção individual que Ele determinou para cada um de nós.

Não seria certo medirmos outras pessoas pela nossa medida individual, ou jogarmos sobre elas doutrinas destinadas especificamente para nós.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Jovem Musico Qui Nov 03, 2011 6:29 am

Neófito escreveu:Sou obrigado a discordar de você, ir Gurgel.
A festa tem, por finalidade, a comemoração da cerimônia religiosa.
Imaginando que não haja quaisquer reza em cima da comida:
-Você vai em festa de batizado católico?
-Você comeria numa festa onde alguém "formou-se" pai-de-santo?

A contaminação não depende exclusivamente de que haja reza em cima da comida.
Acontece que no caso do casamento católico, misturam-se o civil com o religioso, por isso algumas pessoas lhes auto concedem a liberdade para ir na festa (a revelia de nossas doutrinas).

Mas, se querem saber mesmo, numa festa de casamento católico, só se comemora o casamento religioso mesmo, pois é com o papel da igreja que os noivos dão entrada no cartório
(No casamento religioso com efeito civil, os noivos não saem com a certidão de casamento em mãos)

E outra coisa, desmerecer os que seguem a nossa doutrina não fará de você mais esperto.

Segundo sua resposta então não pode porque houve uma contaminação!
Sendo assim, não poderíamos ir a qualquer festa de católicos mesmo que fosse um aniversário. E se um parente seu fosse católico devoto que te presenteasse no seu aniversário com um bolo e como ele é devoto que quer que a festa fosse bem ele em sua fé apresentaria aquela festa surpresa e o bolo para seus santos. Isto também estaria contaminado?

Eu era coordenador de uma fábrica e na sala onde eu trabalhava aviam imagens e no refeitório também e como meu chefe era um velho muito católico ele sempre fazia uma rápida oração no refeitório porque segundo a fé dele tudo ali estaria "abençoado". E neste caso eu não poderia comer pois tudo foi "contaminado". Ou deveria falar a ele, não faça isto pois está contaminando a comida, sendo que a intenção dele era boa. Sem dizer que seria um desrespeito a outra denominação.

Aliás não encontrei na bíblia esta tal contaminação. Eu sei apenas dos seguintes trechos:

(Atos 15:29) Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

(I Corintios 8:4) Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

(I Corintios 8:7) Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.

(I Corintios 8:10) Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

(I Corintios 10:28) Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.


Veja que todos os trechos falam de não comer "coisas sacrificadas aos ídolos" ou seja, coisas que foram feitas para homenagear um ídolo.

Sendo assim eu não iria a uma ordenação de um padre, mas também não iria a uma ordenação de um pastor, pois do contrário seria um ato discriminatório.

Não vou a nenhuma festa religiosa como junina, pascoa, natal, ou para qualquer outro santo. Mas vou a festas de casamento, aniversário, formatura etc independente da religião da pessoa, pois não discrimino ninguém.

Obs.: Nunca vou ou nunca fui a uma festa de casamento que seja apenas religioso, pois para mim o casal não se casou, apenas se amigou e como não concordo com esta atitude eu não vou. Como estamos falando de parentes é fácil saber se este se casou mesmo ou só se amigou fazendo uma celebração ao casamento. Independente de qual religião for! Mas normalmente situações assim não se tem festa mesmo, pois se não tiveram dinheiro para casar-se no civil também não terão para fazer a festa. Mas se tiver festa eu não vou pois assim estarei dando realmente um exemplo.

Se existe na bíblia esta tal "contaminação" então gostaria de saber onde está.


Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  THEODORO Qui Nov 03, 2011 10:23 am

Sergio Teixeira escreveu:Irmão Theodoro:

Existem bebidas que - dentro de determinadas condições - são verdadeiros alimentos.
Tudo depende da forma como tais bebidas estão sendo utilizadas.

A cerveja e o chopp artesanais, feitos em casa, são uma fonte riquíssima de vitaminas do complexo B e de outros nutrientes.
Já quando sofrem industrialização, a coisa muda de figura.

Curioso é que a Bíblia não faz uma única menção à cerveja ou ao chopp, que já eram largamente produzidos pelos egípcios e outros povos. Sem fabricar a cerveja, não haveria como conseguir o fermento biológico para fabricar o pão.
O microorganismo responsável pelo fermento-de-pão é na realidade um fungo e tem o nome científico de "Saccharomyces cerevisiae" exatamente por ser proveniente da cerveja.
Existem pessoas totalmente abstêmias, mas que consomem levedo de cerveja em pó, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

O vinho artesanal, feito em casa, também tem propriedades antioxidantes e entre outros benefícios, combate os radicais livres.
Foi inclusive recomendado - com moderação - por Paulo a Timóteo por causa de uma enfermidade estomacal.
Também, quando um vinho é industrializado, perde essas características favoráveis, permanecendo porém as que não interessam à conservação de nossa saúde e ao nosso bom testemunho...

Quando sob frio muito intenso, um pequeno gole de bagaceira (aguardente produzida a partir do bagaço das uvas das quais se fez o vinho) é capaz de aquecer convenientemente uma pessoa, evitando que ela sofra hipotermia.

Portanto, errar ou acertar no uso de bebidas, depende estritamente do grau de comunhão que tenhamos com Deus, segundo a porção individual que Ele determinou para cada um de nós.

Não seria certo medirmos outras pessoas pela nossa medida individual, ou jogarmos sobre elas doutrinas destinadas especificamente para nós.

Caro irmão,

Mais uma vez o irmão uso argumentos extremamente convincentes. Deus lhe abençoe!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Jovem Musico Qui Nov 03, 2011 3:41 pm

Sergio Teixeira escreveu: ... Não seria certo medirmos outras pessoas pela nossa medida individual ...

Achei fantástico o trecho acima pois para cada pessoa ha uma medida diferente e sabemos que alguns são "fracos" para até pequenas doses de alcool.
Não sou contra por exemplo a :
- bebida alcoólica.
- cortes de cabelos para as irmãs.
- Amigas no trabalho.
- Assistir TV.
- Praticar esportes.

Porém sempre procuro advertir que cada irmão saiba a doze certa destas coisas. Pois a doze errada pode levarmos ao pecado exemplo:
- bebida alcoólica: Pode levar a embriagues, então se puder evitar é melhor. Porém não considero já um pecado se experimentar por educação um gole, ou aqueles que tomam socialmente(mesmo que eu não faça assim).
- cortes de cabelos para as irmãs: Já expliquei em outros post que a bíblia apenas adverte em que as irmãs tenham cabelo longo (conforme sua interpretação), mas se puder evitar cortes ousados é melhor.
- Amigas no trabalho: Não existe nada de mal ter amigos ou amigas no trabalho, porém alimentar ou permitir "conversinhas" no msn pode levar ao adultério. Cada um deve saber o limite "respeitoso" e "profissional" da conversa.
- Assistir TV: Mesmo eu não tendo antena em casa (tenho uma TV LCD como monitor do PC), não acho errado este veículo de comunicação. Aliás trabalho com o computador e sei que este pode ser até mais perigoso que a TV. Mas acho errado, as pessoas deixarem de ir a igreja ou adotarem costumes mundanos devido este aparelho. Tudo tem o seu limite.
- Praticar esportes: Não torço para time nenhum, mas sou completamente a favor a prática de esportes e gosto também. Claro, desde que não abandone sua casa, compromissos e igrejas por causa de um jogo com os amigos. Sou a favor da prática de esportes, e exercícios físicos, mas contra a idolatria a times ou jogadores. Aliás minha esposa gosta de praticar comigo exercícios, natação e voley.

Complementando o que o Irm. Teixeira disse: Cada um deve saber qual é sua medida e o seu limite.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Neófito Qui Nov 03, 2011 3:47 pm

Jovem Musico escreveu:

Segundo sua resposta então não pode porque houve uma contaminação!
Sendo assim, não poderíamos ir a qualquer festa de católicos mesmo que fosse um aniversário. E se um parente seu fosse católico devoto que te presenteasse no seu aniversário com um bolo e como ele é devoto que quer que a festa fosse bem ele em sua fé apresentaria aquela festa surpresa e o bolo para seus santos. Isto também estaria contaminado?


Meu caro irmão, eu realmente não te entendo...
Você abriu este tópico para pedir opinião... alguns escreveram o que você queria ler, e eu escrevi o que você não gostaria de ler... mas são opiniões.
Por aqui, tudo sempre girará em torno de opiniões (por mais que possam haver disputas acaloradas - como esta- não passa de opiniões particulares, e não devemos calar ninguém)... até pedi para que você consultasse a opinião do seu ancião, mas você rejeita fazê-lo porque sabe a resposta... aparentemente você quer incentivo para o seu modo de pensar.

Mas vamos discorrer um pouco mais sobre o tema:

Pergunta1: Em uma festa de aniversário de um católico comemora-se o quê?
Resposta1: Comemora-se o natalício daquele indivíduo.
Nascer, não envolve a Igreja Católica em nada.

Pergunta2: Na festa do casamento católico de alguém, comemora-se o que ?
Resposta2: Comemora-se o casamento católico deste alguém.
Ou seja, é algo que envolve a Igreja Católica já na sua concepção.

Simples assim!
Só existe a festa, porque houve a cerimônia religiosa.
O matrimônio civil (o único que a Congregação Cristã reconhece) ainda NÃO ocorreu, pois os noivos precisarão levar os papéis da igreja ao cartório.

Tendo em vista que os casamentos comumente são à noite, e em finais de semana, tornando praticamente impossível de alguém registrar seu casamento religioso, pela lei as pessoas ainda não são civilmente casadas quando se faz a comemoração.

Podemos dizer, portanto, que efetivamente comemora-se a cerimônia religiosa.
E é a coisa mais óbvia do mundo... responda para si mesmo:
Por que a festa não pode ocorrer antes da cerimônia religiosa?

Se você não aceita esse ponto da nossa doutrina, fica sob sua consciência... quem sou eu para acusá-lo, se nem a tua consciência o faz?

Irmão Gurgel:
Estamos discutindo sobre casamentos na idolatria, se você quiser discutir sobre cabelo crescido, abra um outro tópico, e com o maior prazer darei a minha particular opinião sobre o tema.

Neófito

Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Qui Nov 03, 2011 5:37 pm

A melhor maneira dos servos de Deus contrairem matrimônio será comparecer normalmente ao Cartório e ali obterem ao final da cerimônia a sua Certidão de Casamento. Aí sim estarão casados perante a lei.
No tal "casamento religioso com validade civil" a documentação deverá ser retornada ao Cartório para o competente lançamento no livro próprio e emissão da Certidão.
Como o irmão afirmou, antes disso o casal ainda não estará legalmente casado.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Neófito Qui Nov 03, 2011 6:49 pm

Sergio Teixeira escreveu:A melhor maneira dos servos de Deus contrairem matrimônio será comparecer normalmente ao Cartório e ali obterem ao final da cerimônia a sua Certidão de Casamento. Aí sim estarão casados perante a lei.
No tal "casamento religioso com validade civil" a documentação deverá ser retornada ao Cartório para o competente lançamento no livro próprio e emissão da Certidão.
Como o irmão afirmou, antes disso o casal ainda não estará legalmente casado.

Pois então, caro irmão Sérgio...

Qual o objetivo da festa senão comemorar a cerimônia religiosa?
Não há sequer um fato civil a ser comemorado...

Se os noivos pegarem o papel da igreja e jogarem no lixo, permanecerão solteiros, e livres para contraírem matrimônio com outras pessoas.

Neófito

Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Jovem Musico Qui Nov 03, 2011 7:56 pm

Neófito escreveu:
Meu caro irmão, eu realmente não te entendo...
Você abriu este tópico para pedir opinião... alguns escreveram o que você queria ler, e eu escrevi o que você não gostaria de ler... mas são opiniões.
Por aqui, tudo sempre girará em torno de opiniões (por mais que possam haver disputas acaloradas - como esta- não passa de opiniões particulares, e não devemos calar ninguém)... até pedi para que você consultasse a opinião do seu ancião, mas você rejeita fazê-lo porque sabe a resposta... aparentemente você quer incentivo para o seu modo de pensar.

Me perdoe irmão Neófito, mas a forma que me expressei pareceu que eu estava rejeitando sua opinião. Mas sua opinião é muito válida para mim. Não vou dizer que concordo, mas já posso dizer que entendi e que faz sentido. Mudar de opinião não é um processo rápido, mas que posso dizer é que um fórum como este é extremamente rico de informações pois as opiniões não são unilaterais.

Gostei muito de suas explicações e são muito válidas. Independente do que concordo ou discordo, eu sei que "procurar evitar" algumas ocasiões já farão grande resultado.

Evitar é diferente de negar tudo, mas também é diferente de apoiar tudo. Então o que nos resta é deixar nas mão de Deus para que nos guie da melhor forma.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Gurgel Sex Nov 04, 2011 7:44 am

Ir Neófito

O próprio nome diz que é casamento religioso com efeito cívil e está previsto nas leis de nosso país a sua validade. Basta apenas levar os documentos ao cartório.

Eu particularmente acho que o mais correto é ir direto ao cartório ou contratar o juiz de paz.

É a mesma coisa quando comemoramos um aniversário alguns dias antes porque é final de semana, e seria impraticável fazer uma festa nos dias úteis da semana. O aniversário ainda não ocorreu, mas estamos comemorando o aniversário.

Porém, tenho plena certeza que os noivos no casamento católico, estão comemorando seu casamento (mesmo que tenha validade perante a lei apenas após alguns dias) e não algum "santo" católico e /ou a ICAR.

Aliás, isso é uma discussão sem fim, pois minha interpretação será sempre uma e a sua será sempre outra.Você vai achar que os noivos estarão comemorando a religião católica e eu acharei que eles estarão comemorando seu casamento.

Outra coisa, não acho que alguém que pede uma opinião é obrigado a aceitar as que recebe e nem ao menos questionar. O irmão requisitou a opinião e não concordou. Esse é um direito dele.

Aliás, tenho apenas algumas décadas a mais de membro da igreja que você (não que isso me faça melhor como cristão) e nunca vi o ministério dar explicações como a sua. É sempre a mesma coisa, falam que não pode porque é idolatria e não dão explicações e ainda contam tristemunhos que dão a impressão que algumas sombras irão te buscar e levar ao inferno.

Me perdoe, mas percebo que o que está em jogo aqui é a defesa de denominação evangélica, tanto que você aparentemente ficou contrariado quando o irmão Jovem não concordou com as opiniões iguais a sua. Ou seja, se eu questiono alguma doutrina (incluo aqui costumes e tradições), sou rebelde e estou a revelia de nossas doutrinas, sou um espertão. Por isso usei o exemplo de uma comum que você disse que foi ao culto e que está em muitos aspectos a revelia de nossas doutrinas. Mas vou criar um tópico para discutir esse assunto.

Para provar isso tem o fato que mencionei de almoçar na casa de um católico que tem estátuas na casa e agradece o alimento para um "santo católico". Se isso não for contaminado é uma HIPOCRISIA enorme dizer que os alimentos servidos no casamento de católicos é contaminado. Nossa denominação não passa nenhuma instrução a respeito disso e por isso você foge do assunto. O mesmo ocorre por serviços de buffet de irmãos que fornecem alimentos contaminados para idolatria e não há proibição alguma. Enquanto os anciães não falarem não tem problema.

É assim que penso e minha participação nesse tópico está encerrada.

Irmão Jovem Músico,

Você já teve várias opiniões diferentes postadas. Siga sua consciência e tome sua decisão sem se sentir pressionado. Vivemos em uma democracia. Se você não se sentir confortável em ir, fique tranquilo e não vá. Se se sentir livre para ir, vá. Você não será o primeiro e nem o único a "desobedecer" uma doutrina de sua denominação. E essa doutrina muda com o tempo. Lembro que há algum tempo, se uma irmã organista cortasse as pontas do cabelo, perdia a liberdade de tocar. Hoje usam brincos, maquiagem e cortam não só as pontas como uma boa parte do cabelo. Não acho isso errado, mas é um exemplo de como essa doutrina muda com o tempo. Antigamente proibiam até de comer carne de jacaré...

Gurgel

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Jovem Musico Sex Nov 04, 2011 8:09 am

Gurgel escreveu: ...

"tristemunhos": infelizmente isto existe e não edificam nada. Não acredito em tristemunhos e quem conta não está contando algo para glorificar a Deus.
Aliás casamentos para mim, só existe se for civil, se alguém também o considera como religioso, para mim tanto faz, o que importa é como eu o considero.
Obs:
- Ficar fugindo de superstições é o mesmo que acreditar em superstições
- Ter medo de água benta é o mesmo que acreditar no poder dela. Para mim não passa de simplesmente água.
- Ter medo de praga é o mesmo que acreditar nelas.
- Ter medo de trabalhar ou ficar em um lugar que tenham estátuas é o mesmo que acreditar que elas podem fazer alguma coisa. Para mim estátuas são simplesmente estátuas, aliás se me perguntarem a minha opinião sobre elas falarei sobre se aprecio ou não o trabalho artístico. Existem algumas que até vale apenas elogiar pois dá para perceber que deu bastante trabalho sua confecção, mas digo apenas em observação ao trabalho "artístico".
- Ficar selecionando uma festa de casamento por ser religioso ou não, já é sinal que você acredita que "existem" casamentos religiosos. Para mim só existem casamentos civis e uma festa de casamento "não civil" não é uma festa de casamento pois para mim o casamento "não houve" ou "não haverá".

O trecho: "já é sinal que você acredita que 'existem' casamentos religiosos" , a palavra "você" não estou me referindo ao irmão Gurgel mas qualquer um que leia este post.

Contar tristemunhos é um perigo pois a pessoa que conta pode estar passando um parecer de que acredita no poder de coisas mortas ou inanimadas, e isto também é uma forma de idolatria. Devemos saber apenas que acontecimentos são da parte de Deus ou não são da parte de Deus. E se não forem já sabemos da onde vem, mas cosias inanimadas não tem qualquer poder.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Sex Nov 04, 2011 9:37 am

Se eu hipoteticamente fundasse uma denominação religiosa a qualquer título, uma das coisas que eu recomendaria seria exatamente o casamento em cartório antes da união de corpos.
Mas isso a CCB já faz, ao reconhecer somente o casamento civil.

Mas - apenas para ilustração - existem casos em que a cerimônia católica é feita somente após o casamento em cartório ter sido concretizado (existem muitos padres exigentes quanto a isso).
Não são todos os noivos que preferem aquela outra modalidade, mesmo porque dá mais trabalho e maior número de deslocamentos por parte dos interessados.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Nov 29, 2011 1:48 pm

No tocante à idolatria, em "algum lugar por aí" se faz um teste (eu acho que é mais uma "pegadinha" do que um "teste") onde uma pessoa que se diga "atéia" é colocada sozinha em uma sala de espera onde há duas enormes esculturas antepostas, sendo uma delas representativa de "Maria" e outra representativa daquele que supostamente tem "pele vermelha, chifre, rabo e tridente".
Nessa sala está estratégicamente instalada uma câmera de video.
Pois a grande maioria das pessoas "fica religiosa" de repente e vai para o lado da estátua feminina...

Considero para mim que isso é manifestação de "idolatria induzida" (embora não se acredite em Deus, se acredita em alguma "influência" de tais estátuas)...
E considero também que se tal idolatria é pecado, o fato de alguém elaborar uma situação em que outrem seja induzido ao erro é também pecado, talvez mais grave ainda.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir a um casamento católico - Página 2 Empty Re: Ir a um casamento católico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos