Os Alicerces.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Alicerces.

Mensagem  izaias em Dom Set 11, 2011 12:32 pm

Alicerce.



No sentido figurado: aquilo em que algo se apoia; aquilo que dá firmeza, segurança, solidez; base; fundamento.



Mateus 7 (24) - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (25) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (26) - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; (27) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.



Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lucas 6 (47~49).



Aqui nós percebemos a parábola do homem prudente e do insensato que serve tanto como uma conclusão ao Sermão da Montanha como uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de DEUS (isto é, o que DEUS nos disse para fazer).

O homem prudente na qualidade de encarar situações com cuidado e moderação, age com cautela. “- Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata”! Provérbios 16 (16).

Contrariamente o “insensato” (imprudente) aquele que é desprovido de bom senso, de razão que revela insensatez (gesto insensato); não se encontra em seu juízo perfeito; doido; insano; jamais se preocupa em estar de acordo com a palavra de DEUS, não ouve os conselhos. Então edifica sua casa em terrenos frágeis e na areia na faz um alicerce profundo para edificar as colunas na rocha. Não tem prudência, não é cauteloso é descuidado.



Efésios 5 (17) - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
avatar
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 66
Localização : Capital - São Paulo - SP

Ver perfil do usuário http://izanor@ig.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum