A famosa frase "Estou passando uma prova".

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  TheuWinch em Qui Set 08, 2011 5:59 pm

Então irmãos, vemos isso constantemente no meio da nossa irmandade, irmãos falando "Estou passando uma prova financeira", "Estou passando uma prova de Enfermidade", etc
Irmãos, A maioria deles acham que é Deus quem está os provando... Está correto isso?
Deus "prova" os seus filhos?
Analisando o caso de Jó, não foi Deus quem tocou nele, mas foi Satanás, ele pediu a permissão á Deus e assim foi concedido!
Agora quero saber dos irmãos, Deus "prova" os seus filhos?
Tem versículos bíblicos falando sobre isso?
A Paz de Deus!
avatar
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 22
Localização : Ilhéus- Bahia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Qui Set 08, 2011 7:00 pm


Saudações cristãs,

Theuwinch, bravo mancebo!





As Escrituras parecem-nos favoráveis à pauta proposta... pelo menos no que concerne ao Antigo Pacto. A exemplo, temos Deuteronômio 13:3:



"... porquanto "IHVH" vosso Deus vos prova, para saber se amais "IHVH" vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma". (acerca dos oráculos).



Outras menções veterotestamentárias como "Abraão e a oferenda de Isaque" ou "Gideão e o novelo de lã"* poderiam ser ainda citadas, não se fazendo, todavia, mister.


Sabido é, que a resistência à tentação é caracterizada como prova, não obstante, não se possa atribuir a divindade o ato de tentar (Tiago 1, 12-14).


Quanto às expressões reportadas ("provas financeiras", "provas por enfermidades"...) tratar-se-ia mais de um construto oralmente condicionado que uma referência à provação propriamente dita (tribulações e/ou aflições - vide I Pedro 1, 6-7 / 4, 12-13 e referências correlatas).


No mais, meu irmão... Desde que aderimos às milícias de Cristo, preparados estejamos para um cotidiano e árduo combate... Afinal, o Reino é obtido "à força" (gr.: "por peleja", "por embate bélico").


__________________________________________________________________________________________

* Nesse contexto, Gideão propõe a prova para fins de validação da confiança a ser depositada.





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  THEODORO em Sex Set 09, 2011 5:55 am

Caro irmão,

Eu acredito que o Senhor verdadeiramente permite que nós passamos algum tipo de dificuldade ou aflição, contudo, tais "provas" tem que ser encaradas como uma oportunidade para o nosso crescimento espiritual, devemos enfrenta-las com tranquilidade e como uma forma de nos achegarmos a Deus. Mas, não posso deixar de dizer que verdadeiramente 80% das "provas" são fruto de nossa própria maledicência ou má gestão dos dons que o Senhor nos deu, dou-lhe o exemplo da "prova financeira", muita das vezes algum irmão não busca saber gerir o fruto do seu trabalho e não consegue para de comprar coisas desnecessárias e entra em dívidas e ainda existem aqueles que não são muito dados ao trabalho e começam a dizer: "O Senhor está me provando" ; "Ëstou na prova", eu acho isso um absurdo e até uma blasfêmia contra Deus. Se buscamos males com a nossa próprias mãos, como podemos culpar a Deus? E ainda se achar digno de ser provado por Ele? Agora, pedir a Deus misericórdia para nosso erros e aprender com eles, isso sim é louvável e acredito que o Senhor agrada. Não discordo que existem pessoas provadas mesmo, irmãos que estão gemendo com enfermidades incuráveis, irmãos que não tem o que comer por estarem desempregados injustamente, mas, que estão na luta atrás de emprego e muita das vezes necessitam de uma obra do Senhor, como o atendimento com mantimentos, o que me referi é que a maioria das provas são verdadeiramente criadas por nós, principalmente geradas pela nossa própria iniquidade, ex: quando falamos mal de alguém, quando gastamos demais, quando comemos demais, quando não obedecemos as leis de trânsito e por aí vai.... Deus abençoe!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sex Set 09, 2011 6:48 am

A Paz de DEUS esteja conosco e com nossas famílias.

Há os enfermos, com graves enfermidades, clamando e chorando.
Há os necessitados, realmente necessitados, clamando e chorando.
Nós que estamos bem temos de estar sempre orando por esses todos.

Quando não estivermos orando propriamente dito, temos de estar nos lembrando deles, e enviando nossa lembrança ao SENHOR.
Mas não é só isso, só nos lembrarmos. Os Irmãos entendem o que eu quero dizer, sem dizer.
............................

Mas há aqueles que dizem que estão em prova mas que não tem o necessário respeito por seu trabalho.
Autônomos que trabalham quando querem, e deixam sua família em necessidade.
Esses devem ser amados e respeitados, mas também aconselhados por outros Irmãos íntimos.

Agora peço a opinião dos Irmãos foristas: E quando tem aqueles Irmãos, autônomos, que embora com família, às vezes grande, deixam de ganhar o pão para sua família (pão, vestuário, colégio) porque saem para trabalhar na obra de DEUS em outras cidades (visitar, ajudar em construções de casas de oração) na 6ª feira e voltam no domingo à noite ou na segunda de manhã?

Já tentei aconselhar um Irmão assim, mas depois me retraí, porque senão ele acaba dizendo que eu estou querendo atrapalhar a Obra.

Que situação, heim?
O que os Irmãos acham?

Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.


Última edição por Luiz Flavio N. Facci em Sex Set 09, 2011 10:56 am, editado 1 vez(es) (Razão : Só mudei a ordem das palavras na citação que começa em negrito.)

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Set 09, 2011 10:22 am

Algumas ponderações:

- Um autônomo é por definição aquele que trabalha por conta própria, ou seja, tem uma profissão e nela trabalha sem ter um vínculo empregatício.
Geralmente os que trabalham dessa forma costumam não saber gerenciar seu próprio tempo, e trabalham até mesmo aos sábados, domingos e feriados, ao contrário do que foi afirmado que "autônomos trabalham quando querem".
Eu entendi o que o irmão quis dizer, mas senti de fazer esse comentário no intuito de esclarecer melhor para outras pessoas.
Para muitas atividades, o governo abriu recentemente a oportunidade de o trabalhador autônomo tornar-se um "Micro Empreendedor Individual" (MEI), o que em tese abre ao trabalhador autônomo maiores oportunidades e dignidade profissional (e para aprender a gerenciar o tempo, fazer preços, etc. o SEBRAE tem ótimos cursos, alguns gratuitos).
É necessário distinguir um trabalhador autônomo de verdade de um "biscateiro oportunista", aquele que somente trabalha quando o trabalho praticamente chove sobre sua cabeça...

- Estamos constantemente sob provas, algumas das quais nem mesmo chegam de imediato ao nosso conhecimento.
E se temos muitas provas da parte de Deus é para que sejamos aprovados, e não reprovados.
Uma prova quando vem de Deus tem sempre uma razão de ser, e a vitória subsequente terá um sabor muito especial.
Uma prova quando vem da parte de nosso inimigo, basta que clamemos ao Deus que tudo pode, e tal prova também cessará no momento oportuno.
Existe porém um terceiro tipo, que são as provas "cavadas" por nós mesmos, com nossas próprias mãos.
Eu mesmo já me meti nesse tipo de prova, e se não fosse pela grande misericórdia do Pai Eterno, eu teria ficado confundido e envergonhado.
Em resumo, tive pressa e desejei "agilizar" as coisas a meu favor...
No dia em que reclamei com o Senhor "por estar provado" e fui congregar para buscar uma resposta, a Palavra me admoestou duramente e eu pude entender com clareza a razão de meus sofrimentos.
E se entrei na prova por meus próprios pés, também com os próprios pés empreendi o caminho de volta.
A diferença é que desta vez eu estava sob a orientação da Palavra, e antes não.

- É complicado aconselhar a um irmão que, mesmo estando sem emprego, vai trabalhar na obra de Deus, seja evangelizando, seja trabalhando nas construções, etc.
Pode ser que ele tenha sido realmente mandado por Deus para fazer essa parte, e pode ser que não.
Como não temos realmente como saber, acho melhor - tendo em vista uma porção de casos a que tenho assistido ou que chegaram de alguma forma ao meu conhecimento - ficarmos calados.
O mais prudente é deixarmos de lado a nossa própria ansiedade (tem hora que isso é muito difícil) e fazermos tudo sob a guia de Deus, o Pai Altíssimo. Se for o caso, dar conselhos - ou deixar de dá-los.


avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  izaias em Sex Set 09, 2011 11:18 am

... TheuWinch Ontem à(s) 6:59 pm
Então irmãos, vemos isso constantemente no meio da nossa irmandade, irmãos falando "Estou passando uma prova financeira", "Estou passando uma prova de Enfermidade", etc

Primeiramente vamos analisar sobre “prova”; segundo o dicionário da língua portuguesa significa: aquilo que serve como evidência de algo, que atesta a veracidade ou a autenticidade de alguma coisa; que atesta ou garante uma intenção, um sentimento; indício; testemunho.
Na Bíblia Sagrada tem o significado de mostrar a alguém que (algo) é verdade; demonstrar; testar, experimentar, vivenciar. Podemos confirmar em:

Salmos 11 (5) - O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.

Para o justo, é uma prova para sua paciência e fé ver o ímpio cometendo injustiças. O Senhor DEUS espera momentaneamente para ver quem irá permanecer fiel aos caminhos retos.

I Pedro 4 (12) - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; (13) - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
A fé na pessoa de Cristo e na obra completa da cruz permite que um cristão suporte a rejeição pelo mundo.
Essa rejeição pode até levar à morte (o que hoje chamamos de depressão). O cristão cheio de fé glorifica a DEUS e pode considerar uma benção representar seu Senhor. Uma posição assim perante Cristo é precedida pela negação do desejo carnal, de modo que o Espirito esteja no controle.
O maior espelho e que serve como parâmetro para a nossa fé em DEUS é sobre Jó principalmente no capitulo 2 que fala sobre a adversidade e a cruel aflição pela qual passou. E a sua afirmação de fé no Criador: - E disse: Nu, saí do ventre de minha mãe e nu, tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Jó 1 (21).
Quando DEUS chamou meus pais nesta doutrina Santa; já passados quase cinquenta anos, os novos “cristãos” com certeza passavam certas provas inclusive a da falta de alimentos, então os irmãos do ministério diziam que era para os mais antigos ir visitar e orar pedindo a DEUS misericórdia e força para ajudar na passagem da “prova”. Nunca se levava gêneros alimentícios ou dinheiro para atendimento, o que se fazia era levar a comida já pronta ou se convidava a família provada para almoçar ou jantar. Eles diziam que DEUS estava “provando” a família para ficarem firmes, se conseguissem passar então estavam aprovados e DEUS permanecia com eles permanentemente.
Isto aconteceu com meus pais e conheço outras famílias da época que também passaram por isto!
Sempre achei este procedimento de real importância, já que o povo de DEUS tem que ser fiel.
No entanto hoje em dia (questão de 20 anos) o que se faz é levar cestas de alimentos, dinheiro, roupas e etc., para as famílias “provadas” e muitas vezes não precisam nem se batizar e sendo somente “testemunhadas” já recebem benefícios diversos. Sei muito bem disto, pois DEUS já me deu a “graça” de atender inúmeras vezes!
Por várias vezes questionei o nosso DEUS a respeito destes atendimentos, no meu entender acho errado e por muitas vezes fui corrigido pela palavra de DEUS.
Em uma destas correções houve a seguinte pregação; na referencia de quando Jesus batizado foi tentado pelo diabo no deserto: - “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”. Mateus 4 (11).
Então na exortação DEUS disse: - “Ora se eu mesmo mandei os anjos servir ao meu filho que já estava quarenta dias sem comer ou beber e então teve fome porque não posso servir aos meus servos que estão sendo humilhados pelo tentador”?
Compreendi então que os caminhos de DEUS são diferentes e ele escreve certo por linhas tortas.
Apesar de que existe em nosso meio, muitos “bracinhos curtos” que ficam esperando no atendimento da piedade, o nosso dever é nos deixar guiar pelo dom do discernimento e obedecer aos mandados do eterno.
Apesar de tudo, hoje quando um irmão não tem um carro “zero”, dizem que estão na prova.
avatar
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 65
Localização : Capital - São Paulo - SP

Ver perfil do usuário http://izanor@ig.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  TheuWinch em Sex Set 09, 2011 5:20 pm

Ótimos esclarecimentos!
E quanto á "Prova espiritual"?
Fé pequena, pouca oração durante certos momentos de vida, isso é uma "Prova"?
É Deus quem "Prova espiritualmente"?
Creio que seja Satanás tentando tirar nossa Fé, essas coisas, mas estou apto a esclarecimentos sobre "Provas espirituais"
Paz de Deus
avatar
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 22
Localização : Ilhéus- Bahia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Sergio Teixeira em Sab Set 10, 2011 10:21 am

Amado irmão, existe de tudo um pouco.
Há provas que vêm de Deus (para nos treinar e aprovar), e outras que são colocadas por nosso inimigo, seja direta ou indiretamente.
Em todas elas Deus nos concede vitória.

A fraqueza espiritual é um tipo de prova que, quando vencida, nos dá subsídios para vencer tudo o mais que nos venha à frente.
É como se aprendêssemos a matar a ursa, o leão, e finalmente ter de enfrentar um gigante.
A "prova do gigante" certamente será terrível, porém, a prática obtida ao enfrentar aquelas duas feras já agora nos dá condições perfeitas para empreender esse tipo de batalha.

Veja que uma fera tem a seu favor a grande força e uma motivação imediata.
O gigante porém é um ser pensante, que além de forte, hábil e também motivado, ainda faz por onde abater nossa moral e nossa Fé com palavras de ofensa e blasfêmia.
Por isso é mais difícil de ser enfrentado.

Contudo, a Palavra nos mostra que o jovem David ajuntou cinco pedras no riacho, e apenas com uma delas derrubou Golias, o campeão dos Filisteus.
E uma vez derrubado o adversário, isso não era suficiente: O mal tinha de ser cortado pela raiz.
O mal não era propriamente o gigante em si, mas todo um exército e tudo aquilo que ele representava.
Portanto David, com a espada do próprio gigante, cortou a sua cabeça e a exibiu para o exército Filisteu, que fugiu apavorado.
Essa história embora literal tem em sua interpretação espiritual muitos ensinamentos para nós.

Provas são portanto necessárias para a construção de nossa Alma.

Considerações:

- David era o menor na casa de seu pai, e não foi ali com a finalidade de combater o inimigo, mas apenas levar bolos e queijos para seus irmãos e para os capitães.

- O rei Saul fora coroado por causa da solicitação do povo, tendo em vista sua força e grande estatura. No entanto, mesmo sendo forte e valente, Saul não ousava enfrentar o tal gigante.

- Os Filisteus tinham um dos exércitos mais treinados e eficientes da antiguidade.
Eram praticamente imbatíveis nos combates terrestres e também marítimos, já que eram também exímios navegadores. Em virtude disso, eram muito temidos.

- Na segunda guerra mundial, havia uma mulher chamada Lili Marlène, cuja função era de, com sua voz meiga e suave, alentar as tropas nazistas e ao mesmo tempo dirigir palavras de desânimo aos soldados aliados. Essa técnica de sedução é muito eficaz e está em uso - embora sutilmente - até os dias de hoje.

- "Se tu és o filho de Deus"... Quem se lembra de tais palavras e quem as pronunciou?
Essas palavras tentavam trazer desânimo e quebrantar a Fé de nosso próprio Mestre Jesus.

Prova espiritual não é mérito ou demérito exclusivamente nosso: O Senhor Jesus passou por isso.
A Palavra nos diz que em determinada ocasião sua angústia foi tão grande que seu suor chegou a transformar-se em sangue (a medicina explica isso afirmando que as glândulas sudoríparas são forçadas a trabalhar tanto, que se tornam incapazes de atender a uma demanda de produção de suor maior do que o normal, e portanto deixam passar o próprio sangue através de si).

- O Senhor Jesus veio, foi provado, venceu todas as provas, e sobretudo nos ensinou a também vencer.
Se formos obedientes e simplesmente nos deixarmos guiar pela Palavra, seremos igualmente vencedores.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Set 11, 2011 9:50 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossas famílias.

TheuWinch escreveu:E quanto á "Prova espiritual"? Fé pequena, pouca oração durante certos momentos de vida, isso é uma "Prova"? É Deus quem "Prova espiritualmente"? Creio que seja Satanás tentando tirar nossa Fé, essas coisas, mas estou apto a esclarecimentos sobre "Provas espirituais" Paz de Deus

Irmãos, peço-lhes que critiquem o que vou falar abaixo, porque pode conter muita bobagem, muita coisa errada.

"Fé pequena" - é realmente uma prova espiritual, mas, tendo a Fé Grande em DEUS, por nosso SENHOR JESUS, temos o dínamo que gerará e dará reforço às outras fés, que porventura vierem a diminuir.
Entretanto, se alguém estiver sentindo que está perdendo essa Fé Grande, em si ou em alguém de sua família, aí sim, cuidado! Não é prova espiritual, mas sim doença espiritual, e se não procurar socorro, poderá morrer.
Não falo da morte eterna, porque esse julgamento só por DEUS, mas me refiro a perder muitas bênçãos, muitas alegrias espirituais, ainda aqui na terra.

"Pouca oração" - cada um julgue a si mesmo no que se refere a esse assunto. O pouco é relativo.
Acho (mas não tenho certeza) que DEUS não exige tudo de todos.
A cada um uma cota diferente em modos de servir a DEUS diferentes.

  • uns oram pela Obra de DEUS, pelos Irmãos,
  • outros visitam os necessitados,
  • outros dedicam dias de descanso a construções ,
  • outros dão ofertas financeiras
E dentro de cada uma dessas missões, passamos momentos de fraqueza, de diminuição no cumprimento de nossas missões.
Às vezes pensamos até ser fraqueza e não é.
É determinação de DEUS, por razões que só nos serão reveladas posteriormente.

Agora acho importante que não percamos nunca a nossa comunhão com DEUS, porque no dia em que isso acontecer, estaremos sob ataque à nossa Grande Fé, e isso é perigosíssimo, podendo até causar a nossa "morte".

Quantas vezes um Irmão não ora, não visita, não trabalha em construções, não dá oferta, mas passa o dia todo em comunhão com DEUS?

Não estou dizendo que está certo não orar, não visitar, etc. e ficar apenas na comunhão com DEUS. Não estou dizendo isso. O que estou dizendo é que isso acontece

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Set 11, 2011 10:19 am

Considero para mim que a comunhão permanente com o Espírito Santo tem um valor superior ao da oração que não seja pura e simples.
Digo isto porque o simples "hábito de orar"* poderá facilmente tornar-se algo "comum" e/ou "corriqueiro", enquanto a verdadeira e constante Comunhão é algo sólido e imutável.

* - Tenho observado casos assim e por isso coloco minhas próprias barbas de molho...
Tem gente que ora sob qualquer pretexto, em qualquer lugar e a qualquer tempo, com palavras repetitivas, e até mesmo para... orar! (Ora para fazer uma outra oração logo em seguida).
Aí, "orar' e "rezar" passam a ser exatamente a mesma coisa.

Certo é que devemos orar sem cessar, mas tudo tem de ser feito ponderadamente.

Como sempre, cada caso é um caso.
Não julgo, apenas procuro "me vacinar" contra as ações que o Espírito indique que eu não pratique.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A famosa frase "Estou passando uma prova".

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum