Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hinário - Edição V: "Projeto piloto"

2 participantes

Ir para baixo

Hinário - Edição V: "Projeto piloto" Empty Hinário - Edição V: "Projeto piloto"

Mensagem  "Ekklésia Christiana" Qua Set 07, 2011 9:40 pm


Saudações cristãs,

Prezados...




Em caráter ainda probatório ou experimental, foi recentemente lançada pela Distribuidora Central (Brás) os primeiros exemplares de nosso hinário em sua edição de número 5.

Trata-se de uma reduzida tiragem, dirigindo-se, sobretudo, a uma restrita parcela e sua apreciação técnico-especializada (músicos e afins).


Panorama geral


A denominada "publicação piloto" nada apresenta de inusitada quanto a sua estrutura e/ou diagramação. No tocante ao número de hinos, foram-lhe acrescentados 30, havendo probabilidades de uma posterior ampliação (cerca de 20). Remete-se a tradicional hinódia ítalo-americana, tendo sido pontualmente rejeitada toda e qualquer menção às popularescas composições comumente designadas como "avulsas".


Mais que alterações ou supressões em nossas habituais poesias, faz-se notar algumas sensiveis adequações no âmbito melódico (a despeito do que, objetam alguns).


Quanto aos textos-adjuntos (introdução-apresentação / Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santos) julgou-se temporariamente oportuno manter-se sua atual disposição e conteúdo.


Após o período descrito, e considerando-se a receptividade/resistência para com o material impresso, proceder-se-á a sua final aprovação.





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hinário - Edição V: "Projeto piloto" Empty Re: Hinário - Edição V: "Projeto piloto"

Mensagem  Sergio Teixeira Qui Set 08, 2011 9:03 am

No tocante às "adequações no âmbito melódico", tenho a comentar que alguns de nossos hinos são peças tomadas emprestadas do acervo musical internacional sob domínio público, e que algumas ao serem adotadas por nós sofreram leves modificações métricas e/ou melódicas, quase imperceptíveis e a meu ver totalmente desnecessárias, pois tais modificações em nada facilitaram para os irmãos músicos.
Talvez se esteja apenas procurando resgatar o seu formato original.
De qualquer forma, não tive contato com o referido hinário, e não sei até que ponto vão esses ajustes a que o irmão Ednelson se refere.
Mas se é para melhor louvarmos e engrandecermos o nosso Deus, então que seja benvindo.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos