Posição CCB sobre Bebidas Alcoólicas e Cigarros

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Posição CCB sobre Bebidas Alcoólicas e Cigarros

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Set 04, 2011 8:20 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

POST INICIAL escreveu:Que a Paz de DEUS esteja em nossos corações.Qual a posição da igreja perante que faz o uso de bebidas alcoólicas e o cigarro ????

O que vou propor abaixo não é armadilha para os Irmãos. Eu não posso fazer isso nunca, de acordo com a nossa fé no SENHOR JESUS.
Á intenção é que, resumidas as respostas dos Irmãos, eu possa analisá-las e tomar uma decisão pessoal, de modo a servir a DEUS melhor. Não quero mais "discutir" esse assunto aqui no Forum. Está muito complexo para o meu cérebro velho.

Proposta: gostaria que nosso estudo aqui fosse resumido com resposta às seguintes perguntas.

O uso de bebidas alcoólicas (comedidamente, é claro)

1. Segundo a Bíblia , que é a nossa guia de fé e doutrina

.- a) é pecado.
.- b) não é pecado

2. Segundo a Congregação Cristã no Brasil, que é a nossa Igreja, e cujos ensinamentos devemos seguir

.- a) é pecado.
. b) não é pecado

E peço aos Irmãos perdão, se errei em fazer a proposta.

Que DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Set 04, 2011 10:19 am

O que vou propor abaixo não é armadilha para os Irmãos. Eu não posso fazer isso nunca, de acordo com a nossa fé no SENHOR JESUS.
Á intenção é que, resumidas as respostas dos Irmãos, eu possa analisá-las e tomar uma decisão pessoal, de modo a servir a DEUS melhor. Não quero mais "discutir" esse assunto aqui no Forum. Está muito complexo para o meu cérebro velho.

Proposta: gostaria que nosso estudo aqui fosse resumido com resposta às seguintes perguntas.

O uso de bebidas alcoólicas (comedidamente, é claro)

1. Segundo a Bíblia , que é a nossa guia de fé e doutrina

.- a) é pecado.
.- b) não é pecado

2. Segundo a Congregação Cristã no Brasil, que é a nossa Igreja, e cujos ensinamentos devemos seguir

.- a) é pecado.
. b) não é pecado

Que DEUS nos abençoe a todos.
Luiz Flavio.
Amado irmão Luiz Flavio e demais debatedores:
Devo lembrar que não sou portavoz da Congregação ou de seu Ministério.
Mas pelo que tenho lido, ouvido e depreendido durante todos estes anos em que tenho sido membro assíduo da CCB - inclusive tendo a oportunidade de congregar em muitas localidades diferentes (em virtude de minha função na Obra), me arrisco a afirmar que:

1- Segundo a Bíblia, beber com a necessária moderação NÃO é pecado. O pecado está em deixar-se dominar pela bebida.

2- Segundo a doutrina da Congregação, beber com a necessária moderação NÃO é pecado. O pecado está em deixar-se embriagar.

Entretanto, não podemos ter essas respostas, embora coincidentes, como conclusivas (como se fosse uma "receita de bolo"), pois existem ainda outros fatores envolvidos.

Até onde vai a resistência de alguém ao desejo de mostrar-se resistente à bebida?
Ninguém o sabe, e essa resistência muda de uma hora para outra, de um dia para outro.
Aprendemos com o Mestre que não se deve tentar o Senhor nosso Deus.

Há muitos servos do Ministério que pensam e exortam diferentemente, ou seja, são mais rígidos quanto a isso, no intuito de que o uso da bebida não venha a ser "incentivado" apenas pelo fato de "não ser pecado" (tipo "Obaa! Não é pecadooo!")...

Há determinadas localidades em São Paulo onde pessoas contenciosas chegam ao cúmulo de chamar a CCB de "congregação cristã do barril" apenas por causa do mau péssimo testemunho de uma meia-dúzia de beberrões inveterados e até mesmo pelo costume salutar que temos de celebrar a Santa Ceia com vinho de verdade e não com "refresco de pacotinho" ou suco de uvas industrializado conforme se faz muito "por aí".

( Em minha consideração particular, acho que em caso de dúvida seria muito mais honesto celebrar a ceia com água pura que com outros líquidos, liquidos esses apenas fundamentados em mentiras, pois a mentira não condiz com o ato solene de uma Ceia.

Felizmente na Congregação não temos esse tipo de dúvida e sempre fazemos as coisas com o máximo de zelo para com as coisas de Deus ).

E pelo que tenho ouvido dos irmãos anciães, também temos que ter muito cuidado para com a consciência alheia.
Queiramos ou não, e mesmo sem o sabermos, somos todos espelhos para alguém no meio da irmandade.
Portanto, alguma coisa que façamos será observada, imitada, levada em consideração, criticada, censurada, e poderá ser motivo de glorificação ao Deus Todo Poderoso - ou por outro, motivo de escândalo no seio da mesma Obra de Deus.
Então, se porventura tivermos o costume de bebermos habitualmente, mesmo que seja um só gole ao dia, esse gesto poderá provocar pensamentos e ações os mais diversos.
Uns acharão que, se o irmão Fulano faz e não sente acusação, também poderá fazê-lo.
Outros porém se escandalizarão, e terão o irmão Fulano como um pecador "inveterado".
Outros ainda farão julgamentos como "se o irmão Fulano bebe, por que os demais irmãos não podem beber?"

Considero esta última parte a mais importante da questão, pois o uso abusivo da bebida em primeiro lugar afetaria ao próprio homem natural, e progressivamente à sua família, à sua vizinhança e finalmente à sociedade como um todo. Seria um estorvo, porém sem outras complicações maiores (quer mais do que isso?!!)
No entanto, um servo de Deus ao adquirir o costume da bebida, ou simplesmente ao beber em público, afeta imediatamente a sua família e a própria irmandade, pois logo surgirão dúvidas a seu respeito, sobre o Ministério (que "teria consentido com isso"), sobre a doutrina da igreja, e até sobre o cristianismo em si.

E mais ainda: Como o assunto é polêmico por natureza, poderemos nós mesmos eventualmente não estar pecando por nos servirmos da bebida, porém induzindo aos nossos irmãozinhos a pecar por pensamentos, palavras e/ou obras em virtude de haverem exercido julgamento sobre nossos atos.
E nisso estaremos pecando.

Portanto, qualquer que seja a resposta teórica, nesse caso específico uma resposta relativa se torna mais importante.

Inclusive sugiro que nossas respostas aqui fiquem guardadas entre nós, pois o assunto é polêmico e sua discussão no meio do povo não seria edificante.
Talvez a resposta mais conveniente para o povo deva ser que "o uso de bebidas deve ser evitado".

Os irmãos deverão estar se perguntando se estou fazendo distinção entre "nós" e "o povo".
A resposta é sim, mas apenas no sentido de preservar a consciência dos irmãozinhos de banco, e não de colocá-los em um "patamar inferior".
Eles são em maioria "seguidores", não "buscadores", e portanto não podemos jogar certas verdades "a frio" sobre eles, pois isso apenas causaria confusão.
Um dia certamente chegará a sua vez de receber alimento mais forte.
Isso quando o Deus Misericordioso assim o determinar na vida de cada um.

E certamente os irmãos estranharão minha proposta de "guardar em sigilo" algo que está sendo publicado pela internet afora, para o mundo inteiro.
Acontece que a maioria de nós não tem acesso a internet nem usa computador.
E no dia em que usarem, possivelmente já estarão aptos a compreender a profundidade desse assunto.

Que Deus abençoe a todos nós.
Sergio Teixeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  izaias em Dom Set 04, 2011 10:32 am

... Luiz Flavio N. Facci Hoje à(s) 9:20 am O uso de bebidas alcoólicas (comedidamente, é claro) 1. Segundo a Bíblia , que é a nossa guia de fé e doutrina .- a) é pecado. .- b) não é pecado

Resposta (a) é pecado.
Explico: Vejamos sobre o primeiro pecado.
Gênesis 4 (6) - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (7) - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (8) - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

Ao analisarmos o pecado na essência da palavra segundo o dicionário da língua portuguesa existem várias versões, entretanto vamos colocar a seguinte: violação de preceito religioso; e por extensão falta, erro, transgressão.
Segundo a Bíblia Sagrada; falta de conformidade com a lei de DEUS, em estado, disposição ou conduta. Para indicar isso, a Bíblia usa vários termos, tais como pecado, Salmos 51 (2); Romanos 6 (2), desobediência, Hebreus 2 (2), transgressão, Salmos 51 (1); Hebreus 2 (2); iniquidade, Salmos 51 (2); Mateus 7 (23); mal, maldade, malignidade, Provérbios 17 (11); Romanos 1 (29); perversidade, Provérbios 6 (14); Atos 3 (26), rebelião, rebeldia, I Samuel 15 (23); Jeremias 14 (7), engano, Sofonias 1 (9); II Tessalonicenses 2 (10), injustiça, Jeremias 22 (13); Romanos 1 (18), erro, falta, Salmos 19 (12); Romanos 1 (27), impiedade, Provérbios 8 (7); Romanos 1 (18), concupiscência, Isaias 57 (5); I João 2 (16), depravar, depravação, Ezequiel 16 (27,43,58).
O pecado atinge toda a raça humana, a partir de Adão e Eva, Genesis 3; Romanos 5 (12).
O castigo do pecado é a morte física, espiritual e eterna, Romanos 6 (23).
Da morte espiritual e eterna escapam aqueles que se chegam a Cristo, o Salvador, Romanos 3 (21), 8 (39).
O pecado sem perdão é a incredulidade, Mateus 12 (31-32).
Diz ainda: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de DEUS se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de DEUS não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de DEUS. I João 3 (8-9).

.- a) é pecado. . b) não é pecado
Resposta (!-?).
Explicação contida no tópico de ensinamentos mais recente.
70ª assembleia 2005 item 12. Moderação. Está escrito na Palavra de DEUS que os comilões e beberrões não entrarão no céu. A Palavra de DEUS condena a embriaguez e a glutonaria. Nas festas, sem perceber a pessoa pode exagerar. Os servos de DEUS são continuamente observados. Aos filhos de DEUS convém a sobriedade e a moderação. Os que exagerarem deverá ser advertido pelo ministério.
Possivelmente tomaram como base o seguinte: Romanos 13 (13); Gálatas 5 (21) e I Pedro 4 (3); onde diz que se adverte sobre bebidas e outras coisas.

Quanto a cigarro, tabaco ou fumar não existe nenhuma advertência na Bíblia Sagrada, pelo menos numa rápida pesquisa, embora saibam que a nicotina que é produzida pelo tabaco é totalmente prejudicial à nossa saúde. E a palavra de DEUS a Bíblia Sagrada nos ensina que devemos ter um corpo são porque ele é o templo de DEUS na Terra.
izaias

Ver perfil do usuário http://izanor@ig.com.br

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Dom Set 04, 2011 11:01 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

DEUS abençoe os Irmãos Sergio e Izaias que, até agora, responderam às minhas "dúvidas".

Aprendi muito muito muito com tudo o que vocês colocaram aqui no Forum.
Mesmo nas opiniões que divergem às vezes em alguns pontos, eu aprendo muito nos argumentos.

Tenho mais parâmetros agora para analisar, e tomar a decisão.

Graças a DEUS por vocês e por todos os que procuram agradar a DEUS aqui neste Forum.
Meu coração está alegre, louvado seja DEUS!

Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Ver perfil do usuário

Mensagem  rchiozzini em Dom Set 04, 2011 12:14 pm

Meu caríssimo Ir Josafá Agra a Santa Paz de Deus a Você e todos o leitores e colaboradores desse fórum.

Vou entender a forma que se refere a minha pessoa "Rapazinho" como um elogio.

E quanto a sua colocação de que em todo lugar existem os dois tipos de pessoas, eu acho correto, porem meu caro Ir, quem somos nós para fazer essa seleção. Agora me responda uma coisa essa doutrina foi deixada por nosso senhor Jesus Cristo ou foi escrita pelos homens, e como diferenciar esse quando essa doutrina foi escrita, quem a escreveu foi o Joio ou o Trigo?

Pois estudando essas doutrinas mais antigas vejo que elas passaram por muitas modificações, vou citar apenas uma.

Não me lembro agora a passagem bíblica que fala que a mulher não de seve vestir com roupa de homem, e essa doutrina ela levada ao pé da letra, até algum tempo, porem no mundo moderno que estamos vivendo ela já foi modificada e permite que as Irmãs utilizem calça caso o motivo seja de trabalho.

.... A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta e a ela nada pode se acrescentar ou d'Ela diminuir" ....

Fiquem todos na Santa Paz do nosso querido e amado Deus.
Uma ótima semana a todos e estou muito satisfeito com o conteúdo do fórum, pois vejo aqui muitas pessoas cheias dos Espirito Santo de Deus
rchiozzini

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sergio Teixeira em Dom Set 04, 2011 10:05 pm

Percebamos que nos tempos bíblicos as roupas dos homens e das mulheres eram - segundo nosso ponto de vista ocidental moderno - bastante parecidas, ficando - para nós - bastante difícil saber a que se refere esse dizer "traje de homem" e "traje de mulher".

Vamos portanto na essência do mandamento:

As mulheres não devem usar roupa de homens de tal forma com que se pareçam com homens ou sejam confundidas com eles.
E agora transportemos o mandamento ao nosso tempo: Existem calças compridas tipicamente masculinas e também calças compridas tipicamente femininas.
Em algumas vezes, uma calça comprida pode ser mais decente que certas saias.
Então tudo depende muito de uma série de fatores.

Tanto as mulheres quanto os homens devem trajar-se com modéstia e santidade, de forma a não expor demais o próprio corpo, ou pelo contrário, enrolar-se de tanto pano que isso chegue a escandalizar.

Tomemos por exemplo uma figura pública e notória, a da ex-governadora Rosinha Garotinho, que sempre se apresentou vestida de conjuntinhos formados por calças compridas e casaquinho, tudo com bastante decência, sem apelar para a sensualidade e sem perder a feminilidade de forma alguma.
Não se pode em sã consciência afirmar que ela usa "trajes de homem", pois a quilômetros de distância pode-se perceber que se trata de uma mulher e não um homem.

No entanto, as mulheres devem evitar usar calças compridas na igreja.
E se tiverern ministério ou função, nesse caso deverão restringir-se ao uso de saias ou vestidos, para que a irmandade ao vê-las não tenha alguma dúvida e venha a pecar por fazer julgamentos indevidos.

Sergio Teixeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  Irmão CCB em Ter Set 06, 2011 12:43 am

rchiozzini escreveu:Meu caríssimo Ir Josafá Agra a Santa Paz de Deus a Você e todos o leitores e colaboradores desse fórum.

Vou entender a forma que se refere a minha pessoa "Rapazinho" como um elogio.

E quanto a sua colocação de que em todo lugar existem os dois tipos de pessoas, eu acho correto, porem meu caro Ir, quem somos nós para fazer essa seleção. Agora me responda uma coisa essa doutrina foi deixada por nosso senhor Jesus Cristo ou foi escrita pelos homens, e como diferenciar esse quando essa doutrina foi escrita, quem a escreveu foi o Joio ou o Trigo?

Pois estudando essas doutrinas mais antigas vejo que elas passaram por muitas modificações, vou citar apenas uma.

Não me lembro agora a passagem bíblica que fala que a mulher não de seve vestir com roupa de homem, e essa doutrina ela levada ao pé da letra, até algum tempo, porem no mundo moderno que estamos vivendo ela já foi modificada e permite que as Irmãs utilizem calça caso o motivo seja de trabalho.

.... A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta e a ela nada pode se acrescentar ou d'Ela diminuir" ....

Fiquem todos na Santa Paz do nosso querido e amado Deus.
Uma ótima semana a todos e estou muito satisfeito com o conteúdo do fórum, pois vejo aqui muitas pessoas cheias dos Espirito Santo de Deus

Quanto ao rapazinho, não foi um elogio, e sim uma forma de tratamento, até porque você se diz ter pouca idade.
Agora, se você está apto para repartir a Bíblia em varios pedaços ( multilando-a ) dizendo isto foi DEUS e aquilo foi os homens ( na Bíblia ) por que faz perguntas tão vil como está deste tópico ?
Quanto ao joio e o trigo, digo a você que, ( embora você saiba e por sinal sabe muito ) aquele que eu tenho por mestre, a saber, Jesus Cristo, foi quem disse haver trigo e joios na mesma obra, ele também nos ensina que por suas obras serão conhecidos e muitas outras coisas ele disse sobre este assunto.
Mas só para reforçar, eu creio que tudo o que está escrito na Bíblia é de Inspiração Divina, selada por DEUS, e sua infalivel Palavra, poderosa para discernir os pensamento e intenções dos corações.

"Quando o homem deseja esquadrinhar a obra de DEUS e pontuar seus passos, ai se dá o inicio de sua ignorância e o primeiro passo na direção oposta do Céu."

Somente creia.
Irmão CCB

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: