Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAMINHO SANTO!

2 participantes

Ir para baixo

CAMINHO SANTO! Empty CAMINHO SANTO!

Mensagem  izaias Seg Ago 29, 2011 2:10 pm

CAMINHO SANTO.

Isaías 35 (8) - E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
Santidade é um atributo básico de Jeová. Isaias refere-se ao Senhor 26 vezes como o “Santo de Israel”, aqueles que compartilham a santidade de DEUS pela justificação através de Cristo andarão no caminho santo cheios de gozo e alegria.
Muitos se dizem cheios do Espírito, mas se fosse verdade, seriam capazes de compreender e interpretar as Escrituras (Salmos, Profetas e a Lei) do mesmo modo que o apóstolo Pedro, que após ser revestido de poder, anunciou Cristo aos seus compatriotas utilizando-se dos salmos.

Atos 2 (29) - Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. (30) - Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para assentá-lo sobre o seu trono, (31) - Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. (32) – DEUS ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. (33) - De sorte que, exaltado pela destra de DEUS, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. (34) - Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, (35) - Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Há uma onda crescente de cristão se autointitulando “loucos” por Cristo.
É coerente esta atitude à luz das escrituras?
O apóstolo Paulo argumentou que o mundo não conheceu a DEUS por sua própria sabedoria, João 1 (10) ; I Coríntios 1 (21 ), pois para os judeus Jesus era escândalo e, para os gregos, loucura, I Coríntios 1 (23). Porém, o fato é que Jesus é poder e sabedoria de DEUS, sendo que, o que os homens ignorantes denominam “loucura” é muito mais sábio que a sabedoria dos homens, I Coríntios 1 (25).
Para os que perecem a palavra da cruz de Cristo é loucura, mas para os que creem é poder de DEUS, I Coríntios 1 (18).
Diante do evangelho de Cristo, o sábio, o escriba e o inquiridor deste século, tiveram a sua sabedoria e inteligência destruídas, visto que DEUS salva os crentes pela pregação, a qual os sábios e escribas chamam de “loucura”.

I Coríntios 2 (14) - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (15) - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (16) - Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
As pessoas se encaixam em três categorias espirituais que esclarecem como a revelação da cruz pelo Espírito é recebida do lado humano. O homem natural, não regenerado e destituído do Espírito, não aprecia o evangelho pregado nas igrejas, o homem espiritual, regenerado e possuindo maturidade espiritual, como visto na liberdade da luta sectária, 3 (3-4), tem uma natureza que responde a verdade, e os descrentes acham difícil compreende-lo.
O homem carnal, regenerado, mas vivendo como não regenerado, é um crente com hábitos imaturos, como visto em um espírito ciumento e sectário, não tolera, que não admite opinião divergente, não aceita que outros (pastores) lhes ensinem o caminho da verdade. Um cristão imaturo vive mais pela sua própria opinião do que a de Cristo.
Certa feita o apóstolo Paulo disse que os apóstolos eram loucos por amor a Cristo, I Coríntios 4 (10), e de modo irônico, evidenciou como prova o fato de os apóstolos não serem sagazes como eram alguns dos seus interlocutores, visto que alguns cristão se diziam fortes, ilustres, nobres, enquanto os apóstolos eram fracos, vis, desprezíveis.
Diferente de muitos, os apóstolos sofriam fome, sede, nudez, injurias e não possuíam pousadas certas. Além de se deixarem gastar em prol do evangelho, se afadigavam no trabalho diário e, quando injuriados, bendiziam; se eram perseguidos, resignavam-se em sofrer; quando difamados, consolavam. Atitudes como estas ou é demonstração de amor por Cristo, ou desvairo, I Coríntios 4 (10-13).
O termo “loucura” foi utilizado para expressar o grau de comprometimento que os apóstolos tinham ao servir a DEUS, porém, apesar da aparente loucura para os que estavam de fora, eles conservavam o juízo em função dos cristãos, visto que o amor de Cristo os constrangia.

II Coríntios 5 (12) - Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damos-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. (13) - Porque, se enlouquecemos, é para DEUS; e, se conservamos o juízo, é para vós. (14) - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
Poucos querem sofrer as agruras que os apóstolos suportaram por causa do evangelho, porém, querem gloriar-se quando se apresentam como “loucos”. Paulo explica seus motivos aos coríntios para lhes dar uma resposta sobre seus caluniadores, que estão preocupados com julgamento superficial. Se seus críticos o chamam de irracional (enlouquecemos), Paulo sabe que está apenas tentando servir a DEUS. Se, por outro lado, Paulo conservar o Juízo, isso também é para beneficio de outros, especificamente aqui aos coríntios.
O amor de Cristo; seu amor por nós, que o motivou a morrer por nós. Constrange; obriga, limita, não deixa opção.
Cristo morreu como substituto por todos; portanto, ele morreu como e representante de todos e todos morreram nele. Embora a dor da morte fosse apenas de Cristo, o beneficio de sua morte é concedido aqueles que confiam nele. Romanos 6 (2~10), Gálatas 2 (20) e Colossenses 3 (3).
Os erros, as incoerências, as discrepâncias, as falsas doutrinas, etc., decorrem da má interpretação que fazem da Bíblia. E, tanto mais a passagem bíblica é citada, quanto mais é divorciada do seu contexto.
Há muitos que dispõe de uma facilidade sobrenatural em citar as escrituras fora do contexto, a exemplo do que fazem com as frases seguintes: “E um ao outro ajudou e ao seu companheiro diz esforça-te”; “maldito o homem que confia no homem”; “a letra mata, mas o espírito vivifica”, ou “nem os loucos errarão o caminho”, etc.
Quem são os loucos que não errarão o caminho? Qual é a loucura em questão? Que dizer da citação: Isaias 35 (8).
As respostas para estas questões devem ser fornecidas pela Bíblia, não podemos aquiescer no sentido de estar ou pôr-se de acordo; anuir de uma resposta fora das Escrituras.
O termo hebraico traduzido por “louco” no verso comentado diz de estultices, imprudência, daquele que é avesso à prudência, ao entendimento, ou seja, não diz do resultado da doença mental, a insânia. São renitentes os profetas de DEUS definir o povo de Israel de estultos por causa da teimosia e rebeldia.
Dentre eles, vaticinou o profeta Jeremias que havia loucura nos profetas, pois não foi enviado por DEUS, Jeremias 23 (21), os profetas falavam segundo a imaginação de suas mentes, Jeremias 23 (26), engendravam e anunciavam mentiras segundo os seus corações.

Jeremias 23 (13) - Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel. (14) - Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. (15) - Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra. (16) - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. (17) - Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz terá; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.
Comparados com os profetas de Samaria, considerados apóstatas, os profetas de Judá são ainda piores, pois pecam flagrantemente e, por suas ações, não desviam o povo da maldade. O povo é tão mau quanto as pessoas destruídas por DEUS em Sodoma e Gomorra.

O profeta Isaias demonstra que DEUS mesmo transtornava os inventores de mentiras, convertendo em loucura a sabedoria deles "Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles". Isaias 44 (25).

O salmista também fez referência aos loucos:

Salmos 53 (1) - DISSE o néscio no seu coração: Não há DEUS. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
Néscio; que não sabe nada; ignorante, que se revela incapaz; que não tem coerência. Sentido num primeiro momento poderia se imaginar que os néscios são os ateus, porém, o contexto diz de pessoas que se alimentavam do povo de DEUS como se fossem pão. Este salmo aponta como néscios os lideres de Israel, pois embora tivessem contato com a verdade, cometiam a loucura de negligenciá-la. Corompido é uma palavra que aparece pela primeira vez em Genesis 6 (5) para descrever a perversidade antes do dilúvio.

Salmos 53 (4) - Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a DEUS.
As pessoas más nunca fazem os próprios negócios na escuridão passivamente; elas também atacam as pessoas da luz. Mateus 12 (30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
O apóstolo Paulo após citar o Salmo 53 para demonstrar que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Romanos 3 (9) - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; (10) - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Concluiu dizendo que “tudo o que a lei diz, diz aos que estavam sob a lei”, para que os judaizantes entendessem que os judeus também se desviaram e não buscavam a DEUS. Romanos 3 (19) - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de DEUS.
Neste sentido, vários salmos protestavam contra o povo de Israel rotulando-os de loucos: Salmos 92 (6) - O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. Salmos 94 (8) - Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?
O profeta Jeremias não passou vontade de chamá-los de loucos: Jeremias 4 (22) - Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem. Jeremias 5 (4) - Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu DEUS. Jeremias 10 (8) - Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro.
Porém, em certas profecias DEUS promete que chagaria um tempo de refrigério para o povo de Israel. Neste dia “nem os loucos errarão o caminho”, ou seja, nem o povo que era cego e surdo, que era contumaz em desviar-se do caminho do Senhor, indo após os seus próprios pensamentos, hão de errar caminho! Isaias 65 (2); 59 (10).
A passagem bíblica de Isaías 35 faz referencia à restauração de Israel, tempo em que nem o povo que é de dura cerviz (firmeza de caráter, estoicismo, resistência a imposições, teimosia; se desviará do Senhor).
Os “loucos” que não errarão o caminho diz do povo de Israel.
O termo “louco” refere-se à estultice de Israel, das falsas esperanças dos imprudentes que não se firmavam em DEUS, pois tinham contato com a verdade, mas preferiam a mentira. Seguiam os desvarios dos seus corações e as instruções errôneas dos videntes e sacerdotes que também profetizavam segundo os seus corações corrompidos. Eles nunca mais errarão o caminho porque deixarão de ser guiados pelos seus profetas mentirosos.
Ezequiel 13 (3) - Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!
Eles usavam seu próprio intelecto e seguiam o seu próprio espírito, ao invés de ouvir a palavra de DEUS pregada nas igrejas. Oséias 9 (6) - Porque, eis que eles se foram por causa da destruição, mas o Egito os recolherá, Mênfis os sepultará; o desejável da sua prata as urtigas o possuirão por herança, espinhos crescerão nas suas tendas. (7) - Chegarão os dias da punição, chegarão os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniquidade também haverá grande ódio.
Mênfis estava localizada ao sul do Cairo, ao longo do Nilo; era notável por suas grandes áreas de sepultamento. A medida eu eles receberam a visitação, Israel irá perceber que os falsos profetas que predisseram vitória e prosperidade estavam enganados.
Dos videntes e dos sacerdotes DEUS sempre dizia: Jeremias 9 (23) - Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, (24) - Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
A “loucura dos loucos” de Israel estava em juntamente seguirem o que DEUS não ordenara e, anunciarem o que DEUS não dissera. Este era o adultério que DEUS condenava veementemente. Observe que a mulher estranha utiliza-se das suas palavras para fazer com que o povo se desviasse da aliança de DEUS. Provérbios 2 (15) - Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos; (16) - Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; (17) - Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu DEUS; (18) - Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.
Por interpretar estas passagens do ponto de vista moral e comportamental, o povo de Israel distinguia-se dos outros povos pela sua elevada religiosidade e moralidade, porém, honravam a DEUS só com mandamento de homem, mas estavam longe da sua palavra; Isaias 29 (13) e Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça. Isaías 46 (12).
Eles eram loucos porque estavam em um caminho que os conduzia à destruição. O caminho deles era segundo a estultícia deles, no sentido de que não tem discernimento; que se mostra insensato, tolo, estúpido; parvo; imbecil; néscio.
Porém, os filhos seguiam as palavras de seus pais e se sujeitavam ao mesmo caminho e perdição "Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras". Salmos 49 (13). Bastava dar ouvidos à palavra do Senhor, pregada nas igrejas que deixariam de ser loucos e alcançariam a salvação de DEUS "Escutarei o que DEUS, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura". Salmos 85 (8).
É por causa desta realidade que Jesus nomeia os fariseus, escribas, saduceus e o povo de loucos, néscios. "Loucos”! “Quem fez o exterior não fez também o interior?" Lucas 11 (40). Com esta atitude, além de repreender seus interlocutores, Cristo estava se identificando como a autoridade que falou por intermédio dos profetas. Pois enquanto os profetas falavam em nome do Senhor, Cristo diretamente nomeava os líderes religiosos de loucos "Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?". Mateus 23 (17).
Até mesmo os dois discípulos que estavam no caminho de Emaús, por não crerem em tudo o que os profetas disseram, foram chamados de loucos "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram"! Lucas 24 (25).
O apóstolo Paulo deixa claro que os líderes de Israel eram instrutores dos néscios e, que os cristãos não deviam portar como os judeus, que eram faltos de entendimento do Espírito "Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei". Romanos 2 (20); "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios". Efésios 5 (15).
Jesus também chamou o povo de raça de víboras: Mateus 12 (34) - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
Moisés chamou o povo de raça de víboras, devido ao vinho da qual era participante. “O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras”. Deuteronômio 32 (33). Como o caminho que estavam era de destruição, DEUS antecipadamente já os nomeava de Sodoma e de Gomorra, pois o juízo já estava estabelecido. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Mateus 11 (24); Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso DEUS, ó povo de Gomorra. Isaias 1 (10); Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. Jeremias 23 (14).
O erro persiste, pois muitos hoje se dizem cheios do Espírito, profetizam, operam sinais e maravilhas, orientam seus seguidores a serem cheios do Espírito, no entanto, não conseguem discernir que o vinho que o apóstolo Paulo veta aos cristãos diz do vinho profetizado por Moisés, vinho que um povo louco era participante: Recompensa assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? (...) Porque é gente falta de conselhos, e neles não há entendimento. Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim! (...) Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm. O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras. Deuteronômio 32 (6); (28-29) e (32-33).
Deste vinho também disse o profeta Isaias: Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo (...). Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte. Isaias 29 (7e9).
Não é possível estarem cheios do poder e desconhecer que o vinho da contenda diz da doutrina dos “loucos”. Efésios 5 (18 ). É impossível “nadar” no Espírito e desconhecer que os sensuais, carnais e que causam dissensão, contenta, são os que não têm o Espírito que vivifica. Judas 1 (19). Ou pior, desconhecer que a “letra” que mata diz da doutrina dos “loucos”, do vinho da contenda, da instrução dos carnais que se baseiam na velhice da antiga aliança e não no evangelho. II Coríntios 3 (6).

II Coríntios 3 (4) - E é por Cristo que temos tal confiança em DEUS; (5) - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de DEUS, (6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
A confiança de Paulo não é autoconfiança, mas uma confiança na capacidade do Espírito de DEUS, que dá poder à vida e ao ministério na realidade do Novo Testamento. A letra mata significa que o código externo do antigo concerto produz morte espiritual, pois a lei apenas nos mostra nossa necessidade, mas é incapaz de atender a essa necessidade, Romanos 7 (7). Apenas o Espírito vivifica a vantagem do novo concerto é que se trata de um poder interior que vem pelo próprio Espírito de DEUS, permitindo-nos obedecer à lei de DEUS.
O espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6 (63). Qualquer que não reconhece que o Espírito que vivifica diz de Cristo, o poder de DEUS, o Verbo encarnado, o Espírito de profecia, a palavra que procede da boca de DEUS, a fé foi manifesta, etc. Deuteronômio 8 (3); Habacuque 2 (4); Isaias 55 (3); Gálatas 3 (23); Apocalipse 19 (10), não é de Cristo, ainda que possua aparência de santidade, humildade e de culto aos anjos. Colossenses 2 (23).
Como alguém cheio do Espírito, visto que ser cheio (pleno) do Espírito é o mesmo que ter a palavra de DEUS habitando abundantemente o seu ser, Colossenses 3 (16); Efésios 5 (18-19); Efésios 3 (19), desconhece que as palavras de Cristo é o Espírito que vivifica? O espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6 (63). As pessoas que comparam comportamento com comportamento e pessoas com pessoas, desconhecem que comparar coisas espirituais com as espirituais significa comparar as palavras de Cristo, que é Espírito, com a palavra dos profetas, porque o Espírito de profecia, que é Cristo, falava através dos profetas. I Coríntios 2 (13); I Pedro 1 (11).
O que aprenderam do Espírito Santo? Com pode o Espírito de DEUS estar neles se não compreendem as escrituras?
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós, Mateus 10 (20); Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16 (13).
Será que aprenderam do Espírito Santo que o homem maldito não é o que confia no seu próximo, antes aquele que confia em si mesmo? Será que não percebem que o homem que confia na força do seu braço e rejeita a força, a salvação, do Senhor diz dos loucos de Israel? Jeremias 17 (5); Provérbios 6 (16 e 19).
Nada aprenderam do Espírito, visto que não seguem a recomendação de não ir além do que está escrito. I Coríntios 4 (6). Vão de mal a pior, pois segue o desvario, a imaginação incontrolável, grande devaneio ou fantasia de suas mentes carnais, uma vez que estão “inchados” em sua carnal compreensão. Colossenses 2 (18). Por causa destes erros é que o apóstolo João alertou: “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de DEUS, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. I João 4 (1).
Após observamos que o termo “louco” aplica-se aos judeus pela sua tolice em rejeitar a palavra de DEUS, conclui-se que não é coerente um cristão se autointitular louco, pois o apóstolo Paulo dá orientações aos cristãos para que evitassem comportamentos que levassem a tal impressão por partes dos não crentes.

I Coríntios 14 (23) - Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (24) - Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
Em um aspecto, o uso de Isaias 28 (11-12) por Paulo, observa como as línguas ásperas e desconhecidas de invasores estrangeiros era sinal de julgamento divino sobre Israel nos dias de Isaias, uma advertência da qual eles zombavam e rejeitavam completamente. Ele parece estar observando como as línguas na Igreja em Coríntios poderiam ter o mesmo efeito de endurecer os crentes que estavam presentes, cuja resposta ao sinal das línguas poderia ter sido que estais loucos (semelhante à reação acontecida em Pentecostes, Atos 2 (13).
A profecia, entretanto, é um sinal para os crentes de que DEUS está entre eles e traz uma convicção sobre os nãos crentes, levando-os ao arrependimento. Em um segundo aspecto, Paulo poderia ter uma compreensão dupla em mente, pois a passagem de Isaias também descreve um segundo aspecto de possível valor em “línguas”, que as pessoas receberiam um “descanso” e “um refresco”. No exercício particular, o beneficio “edificante” das línguas sem dúvida, incluía isso.
izaias
izaias

Mensagens : 165
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 72
Localização : Capital - São Paulo - SP

http://izanor@ig.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHO SANTO! Empty Re: CAMINHO SANTO!

Mensagem  TheuWinch Seg Ago 29, 2011 2:30 pm

Paz Izaias!
Esses textos que o irmão posta são ótimos, nos ajudam a pensar bastante...!
Abraço!
TheuWinch
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos