banco do ministério

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

banco do ministério

Mensagem  THEODORO em Ter Ago 23, 2011 5:50 am

acredito que não devemos amar os primeiros lugares nas igrejas e muitos tem feito isso.


Última edição por THEODORO em Qua Ago 24, 2011 5:36 am, editado 1 vez(es)

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: banco do ministério

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Ter Ago 23, 2011 7:08 am

A Paz de DEUS!
Eu pessoalmente acho que o banco do Ministério realmente é para o Ministério, mesmo que a igreja esteja cheia.
Isso para evitar de o banco ser ocupado por Irmão não do Ministério e depois chegar atrasado (ou muito atrasado) algum Irmão do Ministério e não ter onde sentar.
E nós sabemos pela Bíblia que os Servos de DEUS que pregam a Palavra são dignos de duplicada honra. Não seria o caso de se usar essa duplicada honra para dar preferência no banco para eles?
Repare também que a diferença seria apenas de alguns pouquíssimos Irmãos não do Ministério, e que a Igreja continuaria lotada.
E Irmãs continuariam em pé. Coitadas, né?

Não acho bacana também o Irmão do Ministério olhar pra trás e convidar um ou outro para se sentar lá.
Mas Irmão, todos nós erramos, não é?
Vamos perdoar, e não nos deixar abalar, ficarmos chateados com essas pequenas coisas.
Tanto sofrimento no mundo, tanta tristeza, tanta angústia, e nós vamos nos preocupar com esse miniminho?

Quanto ao Irmão ficar chateado, não fique não, Irmão querido em JESUS. É muito pouco para nós perdermos a comunhão e acabarmos nem conseguindo participar direito do culto.
Eu não estou criticando você por ficar chateado. Estou dizendo apenas pra não ficar não.

Para mim, a não ser que tenha sido brincadeira do Cooperador, acho que ele deu mancada.
Mas, poxa, Irmão, vamos perdoar essa também?

Que DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: banco do ministério

Mensagem  Jovem Musico em Ter Ago 23, 2011 7:33 am

THEODORO escreveu:Caros irmãos, é um assunto constrangedor, mas, há muito tempo tenho notado em nossa igreja uma prática que me deixa chateado, muitas das vezes a igreja está lotada e o dito "banco do "ministério" está vazio com uma ou duas pessoas, mas, ninguém que está em pé por todo o culto tem coragem de sentar-se nele, sendo que ainda ocorre algo que eu acho odioso, os irmãos que são do ministério e estão sentados olham para trás e começam a escolher pessoas chamando-as para sentar-se ali, certamente pessoas de sua amizade, fazendo assim acepção de pessoas. Uma vez eu comentei com um cooperador que achava essa prática irregular, mas, ele deixou claro que sentar naquele banco era um privilégio do ministério, achando que o que eu queria era isso, me orientou a estudar a música porque assim eu teria um "lugarzinho" garantido entre os músicos. O que acham disso?

Quando li o post pensei que você ia comentar de coisa pior. O que você viu pode ser que você tenha interpretado mal os irmãos pois dentro da igreja existe uma organização. Veja que desde a antiguidade houve-se a necessidade de ter uma organização no culto (Corintios 14 e Ezequiel 41).

Sendo assim o banco do ministério é reservado aos irmãos do ministério, então eles olham para trás procurando verificar se tem algum irmão de ministério no meio da irmandade, pois muitos vem visitar a comum e ficam no meio da irmandade.

Repare que a igreja inteira é dividida, lado dos irmãos e lado das irmãs, e entre os músicos também é divido e organizado por instrumentos e normalmente você não verá um violino entre os baixos ou os trompetes.

Não significa que é proibido irmão que não tem ministério sentarem em bancos de músicos ou no banco do ministério. Mas estes bancos são reservados. Imagine um dia entrar na congregação e ver a maioria dos músicos para fora e sem tocar porque muitos irmão que não são músicos sentaram nos bancos dos músicos. Imagine a "cena" tendo apenas um violino e a organista tentando empurrar a igreja lotada para cantar. É por isto que existe a organização dentro da igreja.

Parece "frescura", mas realmente a igreja fica mais bonita e organizada.

Agora existem coisas que ocorrem fora desta organização, pois existem irmãos e irmãs de "banco" que de apossam de um determinado lugar ou fazem reservas. Ocorre mais do lado das irmãs onde as que chegam cedo estendem véus e bolsas sobre um banco inteiro para reservar lugar para uma outra irmã que ainda vai chegar.

Isto é errado, mas não ocorre com freqüência, e quando ocorre não criamos confusão para isto (e nem precisa). Primeiro porque não tem necessidade de fazer confusão, o melhor é ter paz com todos na igreja e se queremos mudar alguma coisa então ensinamos aos nossos filhos para que não façam igual porque não é adequado este comportamento.

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: banco do ministério

Mensagem  "Ekklésia Christiana" em Ter Ago 23, 2011 11:54 am


Saudações cristãs,

Prezados...





Devemos atentar ao fato de que apesar de nos opormos - histórica e documentalmente - ao formalismo cerimonial-litúrgico (Reuniões e Ensinamentos 1948 / Edição Unificada - pág. 24 / "Hábitos mundanos") nem por isso fazemo-nos omissos para com o princípio da ORDEM (I coríntios 14:40).


Por essa razão (conforme já mencionado) primamos por uma regular distribuição "in ekklésia" de modo a configurá-la de forma harmônica, proporcional e coesa.


Fato é, que facultar determinados espaços a este ou aquele indivíduo - em face de uma singular e/ou eventual circunstância - não nos causará maiores danos. A esse propósito, admoesta-nos Tiago o Apóstolo (Tiago 2, 1-4 / Da acepção de classes).


De qualquer modo, parece-nos adequado e textualmente coerente que nossos ministros venham a assentar-se a dianteira da assembléia congregada, uma vez que esta emblemática composição vem a refletir a estratificação apostolicamente disposta*.


Ademais, nossos Ancião e conservos adjutores demonstram razoável singeleza (e desprendimento) ao se permitirem sentar-se junto ao "corpo ouvinte". Em algumas organizações ou segmentos nos quais o "corpo ministerial" é situado e distribuido em cadeiras cativas sobre o púlpito, tende-se a estabelecer uma nítida distinção entre a parcela propriamente "clerical" e aquela dita "leiga"... Nos dizeres de Salomão: "Vaidades de vaidades"...


A questão em pauta não é de todo irrelevante, aliás, deveras oportuna. Todo e qualquer excesso (ou desmandos) devem ser devidamente averiguados segundo a ditames da CARIDADE e ORDEM.


___________________________________________________________________________________________

"hegoumenois to himón" (Hebreus 13:17) - Liter.: "Sujeitai-vos aqueles que se encontram a vossa dianteira".





Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson


"Ekklésia Christiana"

Mensagens : 497
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: banco do ministério

Mensagem  Sergio Teixeira em Ter Ago 23, 2011 3:57 pm

Na minha comum congregação eu me sento geralmente do terceiro banco para trás, porém preferencialmente em frente à tribuna, e se a igreja estiver mais cheia do que o normal, vou sentando gradativamente mais para trás, exatamente para que haja espaço para os irmãos de ministério e outros visitantes.
Acho que se é "minha" comum, então "eu" sou co-anfitrião, portanto os "melhores lugares" são exatamente para quem nos visita.
Em outras congregações em geral os irmãos me conduzem ao primeiro banco e me dirijo aos lugares indicados sem discutir. Porém se deixarem por minha conta, a prudência recomenda que eu faça exatamente o que faço em minha comum.

Ademais, os irmãos de quem o Senhor se usa na pregação da Palavra devem estar naturalmente mais próximos do púlpito, até mesmo por uma questão de logística.

Geralmente em nossa região esse assunto é tratado com muita naturalidade e - depois de iniciado o Santo Culto - tenho visto irmãos "de banco" serem convidados a ocupar também os primeiros bancos que normalmente são usados pelo Ofício Ministerial.
A "arrumação" mais comum é de termos anciães e seus cooperadores no primeiro banco, sendo que os diáconos podem ficar no segundo ou em qualquer outro banco, e até mesmo no primeiro, não havendo uma regra fixa para isso.

Já fui porteiro em minha comum, e um dia fiquei bastante sem graça ao constatar que um irmão ancião, proveniente da Bahia, estava sentado longe do púlpito, perto da porta lateral. A própria irmandade também ficou sem graça.
Ele, por questões de modéstia, não se apresentou de imediato ao "banco do ministério", e somente percebemos quando ele se levantou para testemunhar..

Acho que isso não é assunto para que nos preocupemos.
avatar
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: banco do ministério

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum