Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existe livre-arbítrio?

+6
THEODORO
Jovem Musico
vasco
Sergio Teixeira
MEIRA COURI
TheuWinch
10 participantes

Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Existe livre-arbítrio?

Mensagem  TheuWinch Qua Ago 10, 2011 3:14 pm

Bom, o livre-arbítrio é um tema bastante discutido entre os cristãos.
Alguns mesmo questionam onisciência de Deus com ele...
Quero saber a opnião de vocês com base bíblica sobre isso.
Aqui tenho certeza que vocês já viram em vários cultos pregações como "Se não vier pelo Amor, vem pela Dor"
Que significa que o indivíduo não tem escolha. O Apóstolo Paulo em uma de suas cartas disse que Deus predestinou algumas pessoas antes mesmo da criação do mundo...!
Afinal, Livre-Arbítrio existe?
TheuWinch
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  MEIRA COURI Qua Ago 10, 2011 4:11 pm

A rebeldia humana foi escondida aos olhos da humanidade sob a forma de LIVRE-ARBÍTRIO.

Vamos dar uma olhadinha lá em Gênesis:

"E o Senhor fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a Árvore da Vida no meio do jardim, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal." (Gênesis, 2:9)

Neste emaranhado de palavras humanas, materiais Ele, com sua Sabedoria infinita, colocou para que nenhuma mente inferior, material pudesse alcançar a ÁRVORE DA VIDA, A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.

Vamos continuar a pesquisa:

"Ordenou Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17mas da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (2:16 e 17)

Para mim, estes versículos são suficientes para deixar bem claro em minha mente que o homem, por rebeldia, se julgando igual a Deus "comeu" da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.

Isto é, se julgou capaz, como o Seu Criador de distinguir o BEM do MAL e seguir o que mais lhe conviesse e neste dia MORREU para o Conhecimento da Verdade; foi aprisionado pelo Criador ao Plano Físico, ao espaço tridimensional.

Eva, símbolo de Religião foi enganada pela falsa ciência, Sofia e disse à humanidade que eles tinham o LIVRE-ARBÍTRIO que eles eram iguais a Deus que poderiam escolher entre o Bem e o Mal com sabedoria.

Mas isto tudo é mentira, pois não existe um único versículo em toda a Bíblia que diga que o homem é livre diante de Deus.

Ao contrário, se toda a Natureza obedece, como poderia existir no meio desta Natureza um ser livre?

Esta liberdade é a própria incompreensão do homem da Divindade Redentora, ou mais claramente:

Deus não se revela a quem é PECADOR e o pecado é exatamente esta rebeldia.

Por se julgar livre o homem ficou cego e surdo espiritualmente, quando a promessa de Cristo Jesus nos diz exatamente o contrário:

"Aquele que tem os Meus Mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama e o que Me ama será amado por Meu Pai e Eu o amarei e Me manifestarei a ele." (S. João, 14:21)

Quem, pensando que é livre cumpre os Mandamentos da Lei?

Quem, nessa imensa multidão de 8 bilhões de almas já recebeu a manifestação de Cristo Jesus?

Quem, nesta Terra, nega sua vontade ilusória em favor da Vontade Divina?

Quem, como Cristo Jesus, que sendo Deus se deixou pregar no madeiro para nos demonstrar Sua Obediência, Humildade e Submissão ao Criador?

Seu incomparável Evangelho nos ensina tudo ao contrário do que os homens pregam...

O livre-arbítrio é uma mera conceituação filosófica religiosa, não tem comprovação científica. O Determinismo de Cristo Jesus pode ser comprovado por todo que se proponha seguir as pegadas do Mártir do Calvário

Mas ainda há tempo...
Tempo para trocarem a LEI DE LIBERDADE pela SALVADORA LEI DE OBEDIÊNCIA...

NO DETERMINISMO CRISTÃO HÁ LUGAR PARA TODOS...

Seus Princípios são fáceis de serem seguidos e fáceis de serem compreendidos...

MEIRA COURI

Mensagens : 80
Data de inscrição : 16/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Ago 10, 2011 5:10 pm

Quase nada nos textos sagrados tem "comprovação científica".

A ciência humana teria de estudar, conferir, reproduzir fenômenos, e simplesmente não pode fazê-lo quando se trata de coisas imponderáveis. Já não consegue fazê-lo com relação a fenômenos naturais, quanto mais a coisas que se referem à divindade.
Um bom exemplo disso é a aurora boreal, que pode ser vista, apreciada, fotografada, filmada, mas não pode ser reconstituída nem explicada com a necessária precisão que a própria ciência exige.

Muitas vezes teorizamos em demasia os textos bíblicos, e os vemos como se fossem tratados de ciência ou de legislação.
Não é nada disso: É uma narrativa simples, em linguagem simples, explicando coisas difíceis de serem entendidas por pessoas simples, e impossíveis de serem entendidas pelos que se consideram sábios.

Para ler os textos sagrados, precisamos de "óculos especiais", que são o Espírito Santo de Deus que nos esclarece, de forma individualizada, aquilo que nos deve ser esclarecido em um determinado momento.

Um exemplo material:
Quando somos crianças, aprendemos na escola que o Cabral "seguia para as Índias" e que "se perdeu", passou por um" longo trecho de calmaria" e acabou chegando "coincidentemente" aqui no Brasil.
Por que aprendemos assim na escola? Porque na mais tenra idade ainda não estamos preparados para entender certas nuances políticas internacionais.
Meu instrutor de Hebraico era capitão de navio e me disse que a melhor rota para navegação a vela entre a Europa e o Brasil é exatamente aquela que foi seguida por Cabral, e que ele estava plenamente ciente do que estava fazendo, que foi tudo rigorosamente préestudado. Ele apenas não sabia o que iria encontrar por aqui, mas todo o resto foi cuidadosamente planejado.

Portanto, nossa verdade na escola era uma, até há cinco minutos atrás era outra, mas já agora outro esclarecimento se apresenta para muitos de nós que desconhecíamos esse fato.
Quanto à viagem de Cabral, acho que não teremos mais nenhuma grande surpresa, mas quanto às coisas dos céus, Deus é Aquele que sempre nos surpreende de uma forma ou de outra.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  TheuWinch Qui Ago 11, 2011 7:06 am

Confesso que não entendi. Existe livre-arbítrio?
Deus no deu a livre escolha de servi-lo ou não?
Se existem algumas pessoas predestinadas, elas tem o livre-arbítrio?
O que acham de algumas pregações, tais como "Se não vier pelo Amor, virá pela Dor"?
TheuWinch
TheuWinch

Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  vasco Qui Ago 11, 2011 7:55 am

na teologia exite dois principios que discorre sobre esse tema a saber o arminianismo ( livre arbitrio) e o da predestinacao este ultimo sendo ponto de doutrina na congregacao visto que a mesma foi originária da presbiteriana, logo os mais antigos na fé obedece esse principio. eu particularmente tambem entendo que existe sim a predestinacao ou seja a eleição incondicional que aquelesq Deus predestina nao se perde. eu entendo que a predestinaocao é a soberania total de Deus Deus esta no comando de tudo e de todas as coisas. o homem pode até ter o livre arbitrio porem esse arbitrio é limitado.

vasco

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Jovem Musico Sex Ago 12, 2011 12:54 pm

TheuWinch escreveu:Confesso que não entendi. Existe livre-arbítrio?
Deus no deu a livre escolha de servi-lo ou não?
Se existem algumas pessoas predestinadas, elas tem o livre-arbítrio?
O que acham de algumas pregações, tais como "Se não vier pelo Amor, virá pela Dor"?

"O Homem é livre de fazer o que quer, mas não é livre de querer o que quer" [ - Albert Einstein]

Segundo a frase podemos fazer o que quiser (temos um livre-arbítrio) porém, "fazer o que quiser" e "ter o resultado desejado", não estão ligados. Tudo que vc faz ou escolhe tem uma consequência. Boa ou ruim.

Na sua fraze "Se não vier pelo Amor, virá pela Dor", ligando com a de Einstein, a pessoa pode escolher a dor pois ela tem livre-arbítrio, o problema será o fato de ter que suportar a dor !!!

Jovem Musico

Mensagens : 90
Data de inscrição : 26/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  THEODORO Seg Ago 15, 2011 9:55 am

TheuWinch escreveu:Bom, o livre-arbítrio é um tema bastante discutido entre os cristãos.
Alguns mesmo questionam onisciência de Deus com ele...
Quero saber a opnião de vocês com base bíblica sobre isso.
Aqui tenho certeza que vocês já viram em vários cultos pregações como "Se não vier pelo Amor, vem pela Dor"
Que significa que o indivíduo não tem escolha. O Apóstolo Paulo em uma de suas cartas disse que Deus predestinou algumas pessoas antes mesmo da criação do mundo...!
Afinal, Livre-Arbítrio existe?

Caro irmão,

É evidente em todos os textos bíblicos que o nosso Deus deu o livre arbítrio ao ser humano, contudo, percebe-se também que em determinados momentos o Senhor cerca os caminhos daqueles que ele ama. Imagine-se como um pai que respeita o desejo de seu filho, mas, por por vezes usa de sua autoridade para corrigi-lo e lhe ensinar os caminhos do bem. Não se engane, o nosso Deus não é autoritário nem arbitrário, mas, ele luta por sua alma. Deus lhe abençoe!!!!

THEODORO

Mensagens : 64
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Sergio Teixeira Seg Ago 15, 2011 2:09 pm

A Teologia tem aspectos importantes, porém outros que em nada nos edificam.
Especialmente nos dias de hoje, onde um certo tipo de "teologia social" está 80% voltada para assuntos administrativos e de marketing, de como agradar ao público, de como encher os templos, como cobrar o dízimo e coisas tais.

Sinto muito dizer, porém muitas escolas de teologia são hoje verdadeiras "escolas de mercenários".

E um dos aspectos tanto da "má" quanto da "boa" Teologia que me incomoda é o excesso de teoria, o excesso de especulações, o excesso de argumentações, e até o excesso de meias-verdades.

Deus predestinou todos os homens à Salvação.
Portanto, todos podem ser salvos, sejam atualmente cristãos ou não.
Até aquele que hoje é um "terrível feiticeiro " é tão predestinado quanto qualquer um de nós.
É aí mesmo que entra o tal livre arbítrio, através do qual mesmo o "feiticeiro" pode escolher entre servir a Deus ou servir a si próprio.
E onde o atual cristão também pode eventualmente escolher entre a salvação da alma e a perdição total.
("Tudo me é lícito, porém nem todas as coisas me convêm")

Contudo, para servirmos a Deus existem as maneiras certas, e mil e uma maneiras erradas.

Uma vez sabendo-se predestinado, e crendo firrnemente nisso, o cidadão já pode ter confiança plena de que, sendo fiel e fazendo a Vontade de Deus certamente herdará o Reino dos Céus, pois essa é a promessa.
Quando passa para a ação, está automaticamente exercendo seu arbítrio.

Portanto, a predestinação não interfere no livre arbítrio, nem este nela. Ambos coexistem naturalmente.

E já que se fala em Teologia, vejam o que diz Huberto Rohden: "Deus creou o homem perfeito, todavia perfectível".
Isso significa que todos somos perfeitos apenas pelo fato de que fomos todos creados por Deus (1) de tal forma que podemos aperfeiçoar-nos mais e mais ainda.


(1) - Rhoden santifica o ato da Creação e usa sempre o termo "crear" em vez de "criar", para não confundir com o ato de "criar galinhas", "criar porcos", etc.)
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Helio Sex Ago 26, 2011 11:40 am

Caro irmão TheuWinch

Depende de que "livre-arbítrio" o irmão fala.

Se for alguma coisa relativa ao homem escolher por si só, livremente, entre a salvação e a condenação esse tipo de livre-arbítrio não existe, uma vez que o homem é servo e escravo do pecado e somente com o concurso decisivo da graça de Deus em sua vida ele poderá ter plena capacidade de escolher a salvação, isto é, por pura graça e misericórdia.

Sem a graça de Deus a única escolha que o homem tem é rejeitar o Senhor e pela sua natureza firmar cada dia mais a sua inimizade contra Deus.

Se o conceito de pecado fosse apenas relativo e abstrato ai sim a idéia humanista de "livre-arbítrio" faria algum sentido.

Mas como o pecado e a queda da raça humana são reais o coração do homem é inclinado somente para o mal.

A solução para isto? Jesus Cristo, não existe outra.

Deus te abençõe

Helio

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Sex Ago 26, 2011 4:40 pm

A Paz de DEUS esteja conosco.

TheuWinch escreveu:Bom, o livre-arbítrio é um tema bastante discutido entre os cristãos.
Alguns mesmo questionam onisciência de Deus com ele...
Quero saber a opnião de vocês com base bíblica sobre isso.
Aqui tenho certeza que vocês já viram em vários cultos pregações como "Se não vier pelo Amor, vem pela Dor"
Que significa que o indivíduo não tem escolha. O Apóstolo Paulo em uma de suas cartas disse que Deus predestinou algumas pessoas antes mesmo da criação do mundo...!
Afinal, Livre-Arbítrio existe?

Queridos Irmãos,
Eu sei como eu me sinto em relação ao assunto.
Mas não posso apresentar base bíblica para isso, porque o meu conhecimento da Bíblia é muito pequeno.

Tenho livre arbítrio para errar, para fraquejar, até para pecar, em certo sentido.

Mas não tenho livre arbítrio para pecar de modo a perder a salvação.
Acredito piamente que no dia em que isso for acontecer, o meu Senhor e Pastor me evitará, ou com Palavra de amor, ou mesmo com belas cajadadas, belas provas.

Quanto aos outros, nada ouso falar. Apenas peço a DEUS que tenha misericórdia de todos, como tem de mim.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Mourão Qui Out 24, 2013 12:10 pm

O tal "livre arbítrio" é assim como uma "liberdade vigiada": Somos monitorados durante todo o tempo, e isso pode ser muito bom ou muito ruim.

"Predestinados à salvação" todos somos, e não apenas alguns.

É como se, por sermos filhos de alguém que nos deixasse uma herança, fossemos a priori, herdeiros.
Porém, no dia da partilha, teríamos de estar presentes, não é mesmo?
Senão, de que maneira tomaríamos posse de tal herança?

Então, temos de usar de nosso arbítrio para procurarmos de alguma forma estar presentes naquele dia.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Gerson Witezak Sáb Set 06, 2014 12:13 am

Livre-arbítrio existe?

O livre-arbítrio é a liberdade de escolha, qual faz parte da Vida!
Todo homem é livre de pensamento para escolher aquilo que quiser.
Nos foi dado essa liberdade estando nós vivos. Porém na morte quem escolherá?
Na morte nenhum homem tem direito de escolha.
Pois como eu disse no começo, o livre-arbítrio é uma virtude da Vida.

Seguindo a ciência da Vida, sabemos que temos liberdade de escolha; Mais oque diremos a respeito da Salvação?
Temos nós direito, liberdade de poder escolher sobre a Salvação?

Vamos analisar:

Disse Deus a Adão: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16-18


Nesta passagem observamos claramente que Adão possuía a liberdade de escolha (livre-arbítrio), Qual Deus lhe deu, ordenando-lhe que de toda a árvore poderia comer livremente.
Adão era possuidor da liberdade, pois Tinha ele Vida com Deus, Vida eterna, Vida espiritual, e não soube usar desse direito da Vida (liberdade de escolha), caindo em tentação, desobedeceu o único mandamento que Deus lhe de-rá que é não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Na morte não existe direito de liberdade!

Adão morreu espiritualmente, perdeu o direito da Vida eterna, e como consequência perdeu também o direito da liberdade de escolher as coisas santas de Deus (Vida eterna e Salvação).

Vejamos oque Deus disse:
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis 3:22-24


Ainda que Adão (homem) quisesse escolher a Vida eterna e espiritual com Deus novamente, não poderia, Pois Deus tirou dele esse direito colocando querubins e uma espada inflamada que guardava o caminho da árvore da vida.

Depois deste episódio o homem espiritual estava morto em seu pecado, e era impossível alcançar Salvação e Vida com Deus e liberdade no Espírito, para que o homem volta-se a ter livre escolha novamente nas santas coisas de Deus.  Todos estavam aprisionados pela morte, e não havia nenhum que se salva-se dessa condenação.

Mais Deus que é bom e cheio de misericórdia prometeu enviar o seu filho, nosso Salvador, que venceria a morte e o pecado, e daria ao homem sem cobra-lo nada, a graça imerecida do Pai, que é o direito da Vida eterna, o Viver no Espírito, e ter novamente a virtude da Vida Espiritual, a liberdade e o poder de escolha.


Acredito na predestinação conforme escrito pelo Apóstolo Paulo aos Efésios, que diz:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Efésios 1:3-14



Nós Cristãos conforme o Evangelho de Deus, fomos predestinados para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

A predestinação é em Cristo Jesus nosso Senhor.
Fomos predestinados nEle para alcançar esta tão grande sorte, que é receber de Deus Vida, e Vida com abundância em seu Espírito, e só agora, depois de termos recebido de Deus essa dádiva, então temos a virtude da Vida espiritual, que é a liberdade e o poder de escolha, se queremos ou não permanecer na fé, no Amor, na misericórdia, e na esperança da Salvação.

Vamos permanecer em seu Amor até o fim, porque para isso fomos chamados, fomos eleitos e predestinados, e então seremos coroados com a coroa de Vida eterna lá nos céus!


Resumindo:

Tanto a predestinação quanto o livre-arbítrio existem e são reais!
Porém; Os predestinados não são predestinados como Calvino ensinou, que uma vez salvo sempre salvo!
Os predestinados, são predestinados por Deus para receberem Vida em Jesus Cristo, e só então pela Vida recebem de Deus a liberdade de escolha (livre-arbítrio) no Espírito Santo; E bem aventurados são os que permanecem na fé, no Amor e na esperança da Vida eterna! Amém!

O Livre-arbítrio só se manifesta onde tem Vida, na Morte não há liberdade!



Gerson Witezak

Mensagens : 44
Data de inscrição : 14/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Existe livre-arbítrio?  Empty Re: Existe livre-arbítrio?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos