O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Genesis em Sex Jun 17, 2011 4:28 pm

ja entrei em varias discussoes sobre a biblia ser ou conter a palavra de Deus ou que nao pode ser mudada uma letra por conta do apocalipse quem o fizer torna-se maldito porem tem varios procedimentos que algumas igrejas praticam como mandamentos biblicos que nao estao claramente contidos nela mas sao interpretativos
Tem igrejas que transformam usos da igreja primitiva como mandamentos eternos ex de veus osculos cabelos etc dizendo SE esta na biblia tem que ser assim.
por outro lado tem praticas que nao esta largamente esclarecida na biblia mas que os homens nao abrem mao dizendo que Deus mandou fazer assim

ex Deus nao aprovou o divorcio Moises deu carta de divocio certo ou errado.??
mesmo assim ha igrejas que dizem que o divorciado casado novamente é um adultero seja por que motivo for.
nao ha um so caso biblico de alguem que impediu alguem de se batizar por qualquer motivo certo ou errado?
Ha casos biblicos que o batismo pode ter sido feito por aspersao certo ou errado ? nao ha confirmaçao que Jesus foi batizado por imersao Certo ou errado?
Deus nao mandou o homem casar no papel somente alias nem mencionou papel ele disse apenas deixe o homem a sua familia e una-se a uma mulher sejam dois uma so pessoa, o casamento na lei é feito de acordo com a cultura de cada pais nem sempre com uma unica mulher ou no cartorio entao tem toda essa pendenga da igreja com relaçao a esse assunto

Pergunto

O crente para ser considerado de acordo com a vontade de Deus tem que seguir a biblia ao pe da letra?
ou muita coisa na biblia carece de uma interpretaçao e deve ser colocada diante de cada caso na cultura e na epoca exata.?

Genesis

Mensagens: 150
Data de inscrição: 12/05/2011
Idade: 64
Localização: Sao Paulo Capital

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Jun 17, 2011 10:28 pm

A Bíblia é basicamente um conjunto de livros que compõem as Sagradas Escrituras, as quais contém a Palavra de Deus, Seus ensinamentos, Seus estatutos, mas também narrativas históricas de fatos que podemos considerar estranhos, uma vez que os costumes dos povos durante o tempo bĩblico, e em especial naquela região eram bastante diferentes dos nossos, nas Américas do século 21.

Existem relatos que a maioria das pessoas jamais alcançará a sua real extensão.

Se devemos seguir a Bíblia rigorosamente? Minha resposta é: Depende!
A Bíblia fala em praga de gafanhotos, e não podemos seguir nenhuma praga de gafanhotos.
A Bíblia fala de ordenanças que não podemos seguir de forma alguma.
Por exemplo, a palavra "testificar" vem de "testículos", e se fôssemos seguir tudo ao pé da da letra, ao testificarmos alguma coisa estaríamos oferecendo nossos próprios testiculos para que alguém, ao segurá-los, pudesse perceber se estaríamos falando ou não a verdade.
Na tradução de JFA sai-se pela tangente, dizendo-se que alguém segura na coxa de outrem.

Também afirma-se que o Senhor Jesus nasceu em uma mangedoura.
Não.
Ele foi colocado em uma, mas não nasceu ali.
E como era o parto comum entre os judeus naquela época? As crianças nasciam sobre as coxas do pai, e eram assim amparadas para que não se machucassem ou sequer sofressem algum choque térmico.
Os peitos das mulheres eram objeto de grande respeito, tanto maior quanto maior fosse a sua capacidade de amamentação. Veja-se em Cantares de Salomão que ele exalta os peitos da amada, justamente tendo vistas à amamentação. Teve uma mulher que disse ao Mestre Jesus: "benditos sejam os peitos que te amamentaram". Hoje em dia já não se fala em "peitos", mas em "seios", e estes transformaram-se na maior parte do tempo em objetos meramente sensuais e lascivos. E por incrível que pareça, a palavra "peitos" é que é considerada "inconveniente".

A Bíblia fala em assassinatos, mas devemos obviamente abster-nos de assassinar alguém.
Da mesma forma fala de roubos e outras desonestidades, que não são para serem usadas como paradigma.

Também cita alguns "trambiques", como toda aquela história envolvendo Jacó, Esaú e sua mamãe.
Consequentemente partes da Bíblia são meramente narrativas, e se observadas de forma indevida, não servirão como alento, ou como edificação.

No meio de tudo isso, firmada mesmo nas entrelinhas, está a Palavra de Deus.

É realmente complicado entender as Escrituras com profundidade.
Exatamente por causa disso, o Senhor Jesus desceu até nós para nos ensinar uma "doutrina globetrotter", jamais imaginada pelos detentores das rédeas da igreja da época.
E buscou para serem seus discípulos justamente aqueles pescadores "casca grossa" do Mar da Galiléia e não os "sábios doutores da lei".

Sergio Teixeira

Mensagens: 1144
Data de inscrição: 12/05/2011
Localização: Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Jovem Musico em Ter Ago 02, 2011 5:01 pm

Respostas acerta das perguntas enviadas por gênesis.

Sua pergunta: O CRENTE TEM QUE SEGUIR A BIBLIA AO PE´DA LETRA? SIM OU NAO.

O crente deve seguir e servir a Deus. A bíblia é um guia com fatos cronológicos e também com ensinamento e muitos em forma de parábolas. Discutir a letra é o mesmo que gerar rincha entre religiões ou rincha de opiniões dentro de uma mesma religião, devido a bíblia possuir a características de permitir mais de uma opinião sobre determinado assunto.

Eu tenho uma forma muito particular de determinar se algum ponto está certo ou errado. Partindo do princípio que todas as religiões são criadas para guiar o povo no caminho de Deus, logo chego a considerar que todas procuram entender a bíblia da forma mais perfeita possível. Cada uma tem sua maneira de interpretar e cada uma possui pontos que as diferenciam da outra. Mas podemos observar que existem pontos em comum em todas.
- Existe um batismo: Não importa a forma que seja, todas entendem que deve haver um batismo logo , o batismo é importante
- Existe uma santa ceia: se é diário, semanal, mensal ou anual não vamos discutir aqui , mas é importante ter a santa ceita e ela simboliza a união do povo no Senhor.
- Existes pecados graves como matar, roubar, prostituir-se sendo assim estes pecados realmente são graves pois todas consideram assim, mesmo que algumas tenham uma forma de perdão aqui na terra ou no dia do juízo, não importa, o importante é saber que todas consideram algumas coisas como muito graves

Sendo assim os pontos que a maioria consideram eu considero como mais importantes pois os pontos que são diferentes e só algumas entendem assim , pode ser que estejam erradas ou pode não ser também, mas mesmo assim considero como pontos mais leves.

Agora responderei suas perguntar na ótica da congregação:

Carta de divórcio: Sim é permitido divorciar-se (não convém) porém não poderá casar novamente. (Matheus 19)

Impedir de batizar: Se a pessoa não entende a gravidade ou a importância do batismo e tentar se batizar por zombaria ou por estar bêbado então devemos impedir ou pelo menos verificar se ela sabe o que está fazendo, pois se não fizermos isto é o mesmo que omissão de socorro a uma alma com risco de cometer algo que depois irá se arrepender. Referente a quem é amigado, pois amigado e fornicário é praticamente a mesma coisa só depende do ponto de vista.

Resumo Final : não tem como seguir ao pé da letra pois a bíblia tem uma linguagem bastante aberta.

Jovem Musico

Mensagens: 90
Data de inscrição: 26/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Sergio Teixeira em Qui Ago 04, 2011 9:10 pm

"Ao pé da letra" não, pois isso seria literal ao extremo.
Mas a Palavra tem de ser seguida, com simplicidade, temor e perseverança.

Sergio Teixeira

Mensagens: 1144
Data de inscrição: 12/05/2011
Localização: Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Irmão CCB em Qua Ago 10, 2011 12:51 pm

Perdoa-me irmão Genêsis, mas o irmão queria que fosse escrito assim em Genêsis: disse DEUS: deixará o homem a seu pai e sua mãe e tomará sua mulherer e procurarão um cartório e casarão conforme a lei vigente no Édem e serão então marido e mulher.
Certas questões não dá nem para comentar, é como responder a meninos que não sabem nada, de tão vil que não sabemos nem por onde começar.

Irmão CCB

Mensagens: 123
Data de inscrição: 14/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  izaias em Qua Ago 10, 2011 2:00 pm

O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao. Genesis.
Caríssimo irmão interrogante; Genesis e a todos observadores deste site.
Você já experimentou andar no escuro?
A falta de luz nos faz andar inseguros, indecisos; às vezes tropeçamos e até caímos no chão.
Não é diferente no mundo espiritual. Precisamos de uma luz para iluminar as nossas decisões, para nortear as nossas atitudes e nos guiar no caminho certo, porque fazemos muitos planos, mas só o Senhor tem a resposta certa. Muita gente peca por não conhecer a Palavra de DEUS e Seus ensinamentos. E só sabemos a vontade de DEUS se o conhecemos.
A Bíblia foi realmente “escrita por homens”, mas toda ela foi inspirada pelo Espírito Santo por conta do seu infinito amor, e, portanto, é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

Salmos 119 (105.) Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Muita gente não sabe como ler a Bíblia; perguntam por onde começar a leitura e como fazer para entender o que está escrito. O que parece difícil é, na verdade, muito simples.
Toda a Bíblia é riquíssima, mas começar pelo Novo Testamento vai fazer você entender melhor o Velho Testamento. Além disso, ao ler o Novo Testamento você vai conhecer Jesus e se “apaixonar” por Sua fascinante personalidade, pela Sua liderança e, acima de tudo, pelo Seu imenso amor, que o levou à cruz do Calvário para morrer e ressuscitar para nos salvar.
A Bíblia dever ser lida e compreendida em todo o seu contexto. Claro que o Senhor pode falar por intermédio de apenas um verso, mas não faça dos versículos um “horóscopo gospel”. Leia-os e deixe DEUS falar com você. Ore e medite no que leu. Peça ao Espírito Santo para lhe dar entendimento. Você vai se maravilhar conhecendo cada vez mais a DEUS e com o que vai aprender com Ele.
Quando não entender o que está lendo, o Espírito Santo será enviado para lhe ajudar.
Nós que seguimos a doutrina pregada nos cultos realizados na CCB temos os 12 pontos de doutrina e fé que uma vez foi dado aos Santos, são de origem divina, pois estão embutidos na palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada.
O primeiro diz: Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como infalível Palavra de DEUS é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou Dela diminuir. É também, o poder de DEUS para Salvação de todo aquele que crê. A seguir os escritos contidos na Bíblia Sagrada.

Romanos 1 (16) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Primeiro do Judeu. A prática missionária de Paulo em cada cidade era começar pregando o Evangelho na sinagoga judaica e depois, uma vez que os judeus tivessem ouvido ou se recusado a ouvir, pregar para os gentios, ver Atos 13 (42-47); 14 (1). Isso segue o modelo de DEUS através da maior parte do AT, o modelo de Jesus durante seu ministério terreno e o modelo de evangelização da Igreja Primitiva. Atos 1 (8).

II Timóteo 3 (16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (17) - Para que o homem de DEUS seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Divinamente inspirada. Traduz a palavra grega theopneustos, que literalmente significa “tendo assimilado DEUS”. Essa é a declaração mais importante da Escritura sobre si mesma, significando que a Escritura é produto do criativo alento divino. Portanto, sendo a própria expressão de DEUS, é adequadamente chamada de “a Palavra de DEUS”. Aqui Paulo apenas declara o fato da inspiração sem explicar eu processo. Em outros lugares, ele elabora o papel do Espírito Santo na produção da palavra escrita. (I Coríntios 2 (9-15).

II Pedro 1 (21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Os profetas falam tal como foram guiados pelo Espírito Santo. Isso responde à interpretação dos falsos mestres, que, sem o Espírito, ignoram a palavra profética.

Dito isto, vamos então á pergunta: ... ao pé da letra?
Entendemos que isto quer dizer; literalmente, exatamente como expresso em palavras, textualmente, palavra por palavra, explicitamente, com todos os detalhes.
Sendo assim, a minha posição é Não!
Vamos explicar com base Bíblica:

II Coríntios 3 (4) - E é por Cristo que temos tal confiança em DEUS; (5) - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de DEUS, (6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

A confiança de Paulo o autor desta carta não é autoconfiança, mas uma confiança na capacidade do Espírito de DEUS, que dá poder à vida e ao ministério na realidade do Novo Testamento.
A letra mata significa que o código externo do antigo concerto produz morte espiritual, pois a lei apenas nos mostra nossa necessidade, mas é incapaz de atender a essa necessidade.
A Lei é boa, mas não pode nos dar poder para obedecer, em Romanos 7 (7), Paulo se previne contra o mal entendido de que ele está dizendo que a Lei em si é má. Ele enfatiza várias vezes que ela é boa e ainda descreve vividamente a impossibilidade de obedecer-lhe com a própria força de alguém.
A declaração de Paulo segunda a qual “estamos livres da lei”, no verso 6 do capitulo 7 suscita a pergunta:
É a Lei do pecado? Sua reação é de horror. Então, ele continua a mostrar que a Lei de DEUS é boa, dada para que compreendamos sua função, que é revelar o pecado e para ensinar o que é certo. Impotente em si para produzir justiça, ela expõe o pecado naquilo que ele realmente é.
Sem a Lei, o pecado estava adormecido, mas a Lei suscitou um desejo de fazer o que ela proibia.
O Espírito vivifica. A vantagem do novo concerto é que se trata de um poder interior que vem pelo próprio Espírito de DEUS, permitindo-nos obedecer à lei de DEUS.

izaias

Mensagens: 165
Data de inscrição: 12/05/2011
Idade: 62
Localização: Capital - São Paulo - SP

Ver perfil do usuário http://izanor@ig.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  THEODORO em Seg Ago 15, 2011 6:37 am

Genesis escreveu:ja entrei em varias discussoes sobre a biblia ser ou conter a palavra de Deus ou que nao pode ser mudada uma letra por conta do apocalipse quem o fizer torna-se maldito porem tem varios procedimentos que algumas igrejas praticam como mandamentos biblicos que nao estao claramente contidos nela mas sao interpretativos
Tem igrejas que transformam usos da igreja primitiva como mandamentos eternos ex de veus osculos cabelos etc dizendo SE esta na biblia tem que ser assim.
por outro lado tem praticas que nao esta largamente esclarecida na biblia mas que os homens nao abrem mao dizendo que Deus mandou fazer assim

ex Deus nao aprovou o divorcio Moises deu carta de divocio certo ou errado.??
mesmo assim ha igrejas que dizem que o divorciado casado novamente é um adultero seja por que motivo for.
nao ha um so caso biblico de alguem que impediu alguem de se batizar por qualquer motivo certo ou errado?
Ha casos biblicos que o batismo pode ter sido feito por aspersao certo ou errado ? nao ha confirmaçao que Jesus foi batizado por imersao Certo ou errado?
Deus nao mandou o homem casar no papel somente alias nem mencionou papel ele disse apenas deixe o homem a sua familia e una-se a uma mulher sejam dois uma so pessoa, o casamento na lei é feito de acordo com a cultura de cada pais nem sempre com uma unica mulher ou no cartorio entao tem toda essa pendenga da igreja com relaçao a esse assunto

Pergunto

O crente para ser considerado de acordo com a vontade de Deus tem que seguir a biblia ao pe da letra?
ou muita coisa na biblia carece de uma interpretaçao e deve ser colocada diante de cada caso na cultura e na epoca exata.?


Caro irmão,

Seguir a bíblia ao pé da letra, seria praticamente seguir em parte o judaísmo e sua lei ao pé da letra, guardando o sábado , nào comendo carne de porco, etc; contudo, quando os apóstolos pregaram a palavra a nós gentios, os irmàos judeus queriam que nós cumpríssimos a lei inclusive se circuncidando também, mas, pela luz de Deus, eles decidiram nào nos aborrecer com suas leis e que teriamos por base nào adulterar, comer sangue, etc. É lógico que nào devemos fazer milhares de outras coisas, como furtar, mas, isso o Espírito Santo que habita em nós nos acusa imediatamente de nosso erro e o que tem a luz nào o comete. Portanto, somos livres, mas , com responsabilidade de nossos erros que sào claros aos nossos olhos pelo alerta do Espírito Santo. Deus abencoe.

THEODORO

Mensagens: 64
Data de inscrição: 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Sergio Teixeira em Ter Ago 16, 2011 2:48 am

Alguns poderão não entender (ou simplesmente se recusarão a fazê-lo) porém temos de ter em mente que o Velho Testamento fala de uma lei ainda imperfeita.
Não que Deus a tenha feito com imperfeições, mas que essas imperfeições e consequentes más-nterpretações vieram através de posteriores e sucessivas inserções por parte dos homens, a começar do próprio Moisés, que já foi logo logo desviando o texto da verdadeira Vontade de Deus.

Exemplos:

- Deus instituiu o casamento como uma instituição indissolúvel. Moisés porém criou logo em seguida a carta de divórcio.

- Deus estabeleceu: "Não matarás". No entanto, o homem inventou todos os "exceto se" e fez até mesmo campanhas de guerra em nome de Deus e desenvolveu maneiras oficiais de matar, torturar, punir com as próprias mãos, como se Deus fosse desnecessário para julgar todas as coisas.

O Senhor Jesus com seus ensinamentos confirma a Vontade do Pai no tocante à misericórdia, ao amor, à união, à fidelidade.
Essa é a essência da Lei.

Então, após havermos tomado conhecimento da Vontade de Deus através de Jesus o Cristo, somente então poderemos afirmar que a Palavra de Deus contida na Bíblia é infalível, pois antes disso teríamos de concordar com tudo aquilo que o Senhor Jesus veio abolir.
Agora, já com o necessário discernimento, podemos aceitá-la como a Palavra de Deus.
Mas antes não.

Sergio Teixeira

Mensagens: 1144
Data de inscrição: 12/05/2011
Localização: Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Qui Ago 18, 2011 10:51 am

A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Eu penso conforme abaixo, e peço que, se estiver errado, me corrijam, pelo amor de DEUS.

DEUS fez duas alianças com a humanidade:
1ª) Aliança com os judeus, que está na Bíblia com o nome de Antigo Testamento.
2ª) Aliança com toda a humanidade, que está na Bíblia com o nome de Novo Testamento.

A primeira aliança é eterna para os judeus. Dois exemplos: circuncisão e guarda do sábado. Enquanto tiverem vida, se não tiverem se convertido, ao Cristianismo, devem guardar esses dois mandamentos, que são perpétuos.
Os cristãos não precisam guarar os mandamentos do Antigo Testamento, a não ser que confirmados no Novo Testamento.

Quanto à segunda aliança, os cristãos devem seguir seus mandamentos, durante toda a sua vida.
O Irmão que iniciou o post falou em véu.
Eu acho que essa parte é um mandamento.
E não concordo que se arranjem argumentos extra-Bíblia para anulá-lo.
Dizer que é um mandamento que só vale para aquele tempo e para aquela região, por isso ou por aquilo, isso eu acho errado.
Isso é argumento criado por outras igrejas, para negarem o mandamento do véu.
Se essas igrejas fossem contra o mandamento do batismo ou da santa ceia, usariam o mesmo argumento.
A Palavra de DEUS é eterna e universal.
Que é eterna, todos sabemos.
Que é universal, leiamos I Coríntios 1:1-3.

Não importa o que diz a História (conhecimento extra-Bíblia), vale o que está na Bíblia.
E temos de seguir ao pé da letra essa parte, sim, porque está escrito e muito claro na Bíblia.

Enfim, é só o meu ponto de vista.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.





Luiz Flavio N. Facci

Mensagens: 551
Data de inscrição: 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Jovem Musico em Qui Ago 18, 2011 11:12 am

Concordo 100% com o que o Luiz Flavio N. Facci disse e quero acrescentar mais.

Uma vez um irmão me disse uma frase que eu achei bastante interessante. "Se for para pecar, que seja por excesso em servir a Deus!".
Ou seja, mesmo lendo todo o Novo Testamento e procurando fazer tudo o que se deve fazer, ainda assim não podemos julgar que estamos fazendo tudo 100% certo, pois existe alguns trechos que as vezes geram dúvidas na interpretação, então procure fazer o máximo que puder para servir a Deus, seguindo o máximo de regras, doutrinas e mandamentos que você compreender que devem ser feitos, poque "mais vale no ultimo dia chegarmos com crédito do que em falta".


Jovem Musico

Mensagens: 90
Data de inscrição: 26/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  THEODORO em Qui Ago 18, 2011 8:12 pm

Luiz Flavio N. Facci escreveu:A Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Eu penso conforme abaixo, e peço que, se estiver errado, me corrijam, pelo amor de DEUS.

DEUS fez duas alianças com a humanidade:
1ª) Aliança com os judeus, que está na Bíblia com o nome de Antigo Testamento.
2ª) Aliança com toda a humanidade, que está na Bíblia com o nome de Novo Testamento.

A primeira aliança é eterna para os judeus. Dois exemplos: circuncisão e guarda do sábado. Enquanto tiverem vida, se não tiverem se convertido, ao Cristianismo, devem guardar esses dois mandamentos, que são perpétuos.
Os cristãos não precisam guarar os mandamentos do Antigo Testamento, a não ser que confirmados no Novo Testamento.

Quanto à segunda aliança, os cristãos devem seguir seus mandamentos, durante toda a sua vida.
O Irmão que iniciou o post falou em véu.
Eu acho que essa parte é um mandamento.
E não concordo que se arranjem argumentos extra-Bíblia para anulá-lo.
Dizer que é um mandamento que só vale para aquele tempo e para aquela região, por isso ou por aquilo, isso eu acho errado.
Isso é argumento criado por outras igrejas, para negarem o mandamento do véu.
Se essas igrejas fossem contra o mandamento do batismo ou da santa ceia, usariam o mesmo argumento.
A Palavra de DEUS é eterna e universal.
Que é eterna, todos sabemos.
Que é universal, leiamos I Coríntios 1:1-3.

Não importa o que diz a História (conhecimento extra-Bíblia), vale o que está na Bíblia.
E temos de seguir ao pé da letra essa parte, sim, porque está escrito e muito claro na Bíblia.

Enfim, é só o meu ponto de vista.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.





Caro irmão,

Voce citou o mandamento do véu como necessário a ser seguido, contudo, voce não acha que seria mais útil que se seguisse também os dez mandamentos contidos na bíblia e que se divulgasse mais o seu conteúdo nas igrejas, pois, pensemos, qual é de maior utilidade para a serva de Deus observar diante do Senhor, cobrir-se com o véu e prevaricar contra os dez mandamentos ou segui-lo ao pé da letra, pois, muitas estão orando com o véu na cabeca , mas, estão dando falso testemunho quando falam falsamente dos outros, furtando, etc.

THEODORO

Mensagens: 64
Data de inscrição: 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sex Ago 19, 2011 7:53 am

Que a Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Responderei sua pergunta, mas primeiro peço ao Irmão que me desculpe eu não saber escrever de modo objetivo, de modo claro. É que sei mais conversar que escrever.
THEODORO escreveu:Caro irmão,Voce citou o mandamento do véu como necessário a ser seguido, ...
É verdade, Irmão Theodoro, citei sim, porque afinal esse mandamento foi citado no post inicial.
THEODORO escreveu: ... contudo, voce não acha que seria mais útil que se seguisse também os dez mandamentos contidos na bíblia e que se divulgasse mais o seu conteúdo nas igrejas,...- o grifo é de Luiz Flavio -
Acho mais útil, sim, Irmão, que se siga também (como você disse) os dez mandamentos contidos na Bíblia.
A meu ver, entretanto, a guarda do sábado foi desobrigada no Novo Testamento (Atos 15 e 21).
Sendo assim o cristão não é obrigado a seguir esse mandamento dado aos judeus.
Não é obrigado, mas se o cristão tiver condições, também boa coisa fará.
Se não for o sábado, um dia qualquer guardado para o SENHOR é muito bom.
Tudo o que fizermos para o SENHOR é muito bom.
Mas não acho correto (isso é ponto de vista pessoal) que uma Igreja cite o Antigo Testamento para exijir de seus adeptos essa guarda, dizendo que está na Bíblia. Isso tem de ser feito por decisão pessoal, e aí será muito bom.
Tudo o que fizermos para agradar a DEUS, será bom.
THEODORO escreveu:... pois, pensemos, qual é de maior utilidade para a serva de Deus observar diante do Senhor, cobrir-se com o véu e prevaricar contra os dez mandamentos ou segui-lo ao pé da letra, pois, muitas estão orando com o véu na cabeca , mas, estão dando falso testemunho quando falam falsamente dos outros, furtando, etc.
Não tem mais útil ou menos útil, Irmão.
Ambos são obrigatórios.
Falar falsamente dos outros e/ou furtar é errado.
Vou mais além: falar dos outros, mesmo que seja verdadeiramente, também é errado.
Se houver conhecimento bíblico, o Irmão orar com a cabeça coberta, ou a Irmã orar sem véu, também é errado.
A diferença é que o falar (falsamente ou verdadeiramente) e o furtar são pecados que prejudicam a outrem, enquanto que o desobedecer à Palavra (I Coríntios 11), tendo disso conhecimento, é "apenas" desobediência a DEUS.
Mas será extremamente prejudicial aos outros, alguém, tendo a Bíblia como guia de fé e doutrina, ensinar que o véu não é obrigatório, ou que o homem pode orar com a cabeça coberta. Aí esse pecado se torna mais grave que furtar ou falar dos outros.

Há muitos anos, li mais ou menos assim, no livro Confronto Doutrinário: "O que adianta a mulher orar com véu, se tiver o coração coberto de pecados?" Que argumento bobo, maldoso!

A Igreja do Pastor que escreveu isso obriga as Irmãs a terem o cabelo comprido, cabelão como se diz. Era o caso de perguntar a ele: "Que adianta a mulher ter o cabelo comprido, se tiver o coração coberto de pecados?"
Esse também seria um argumento bobo, maldoso, de minha parte.

Como também seria maldoso perguntar a uma Igreja que guarda o sábado: "Qua adianta guardar o sábado, se os Irmãos dessa Igreja tiverem o coração coberto de pecados?"

Resumindo, Irmão Theodoro, digo que todas as coisas devem ser ensinadas, e não apenas parte delas, a parte que nos convenha.

Outra coisa, querido Irmão, querida Irmandade, é que no meu post anterior, a essência do que eu falei é que não acho certo tentar-se anular um mandamento bíblico com conhecimentos de História, Antropologia, Sociologia, Teologia. A Bíblia se responde a si própria em todas as dúvidas que possam ocorrer.

Que DEUS nos abençoe a todos, e a nossas famílias.
Luiz Flavio.









Luiz Flavio N. Facci

Mensagens: 551
Data de inscrição: 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  THEODORO em Sex Ago 19, 2011 3:22 pm

Luiz Flavio N. Facci escreveu:Que a Paz de DEUS esteja em nossos corações.

Responderei sua pergunta, mas primeiro peço ao Irmão que me desculpe eu não saber escrever de modo objetivo, de modo claro. É que sei mais conversar que escrever.
THEODORO escreveu:Caro irmão,Voce citou o mandamento do véu como necessário a ser seguido, ...
É verdade, Irmão Theodoro, citei sim, porque afinal esse mandamento foi citado no post inicial.
THEODORO escreveu: ... contudo, voce não acha que seria mais útil que se seguisse também os dez mandamentos contidos na bíblia e que se divulgasse mais o seu conteúdo nas igrejas,...- o grifo é de Luiz Flavio -
Acho mais útil, sim, Irmão, que se siga também (como você disse) os dez mandamentos contidos na Bíblia.
A meu ver, entretanto, a guarda do sábado foi desobrigada no Novo Testamento (Atos 15 e 21).
Sendo assim o cristão não é obrigado a seguir esse mandamento dado aos judeus.
Não é obrigado, mas se o cristão tiver condições, também boa coisa fará.
Se não for o sábado, um dia qualquer guardado para o SENHOR é muito bom.
Tudo o que fizermos para o SENHOR é muito bom.
Mas não acho correto (isso é ponto de vista pessoal) que uma Igreja cite o Antigo Testamento para exijir de seus adeptos essa guarda, dizendo que está na Bíblia. Isso tem de ser feito por decisão pessoal, e aí será muito bom.
Tudo o que fizermos para agradar a DEUS, será bom.
THEODORO escreveu:... pois, pensemos, qual é de maior utilidade para a serva de Deus observar diante do Senhor, cobrir-se com o véu e prevaricar contra os dez mandamentos ou segui-lo ao pé da letra, pois, muitas estão orando com o véu na cabeca , mas, estão dando falso testemunho quando falam falsamente dos outros, furtando, etc.
Não tem mais útil ou menos útil, Irmão.
Ambos são obrigatórios.
Falar falsamente dos outros e/ou furtar é errado.
Vou mais além: falar dos outros, mesmo que seja verdadeiramente, também é errado.
Se houver conhecimento bíblico, o Irmão orar com a cabeça coberta, ou a Irmã orar sem véu, também é errado.
A diferença é que o falar (falsamente ou verdadeiramente) e o furtar são pecados que prejudicam a outrem, enquanto que o desobedecer à Palavra (I Coríntios 11), tendo disso conhecimento, é "apenas" desobediência a DEUS.
Mas será extremamente prejudicial aos outros, alguém, tendo a Bíblia como guia de fé e doutrina, ensinar que o véu não é obrigatório, ou que o homem pode orar com a cabeça coberta. Aí esse pecado se torna mais grave que furtar ou falar dos outros.

Há muitos anos, li mais ou menos assim, no livro Confronto Doutrinário: "O que adianta a mulher orar com véu, se tiver o coração coberto de pecados?" Que argumento bobo, maldoso!

A Igreja do Pastor que escreveu isso obriga as Irmãs a terem o cabelo comprido, cabelão como se diz. Era o caso de perguntar a ele: "Que adianta a mulher ter o cabelo comprido, se tiver o coração coberto de pecados?"
Esse também seria um argumento bobo, maldoso, de minha parte.

Como também seria maldoso perguntar a uma Igreja que guarda o sábado: "Qua adianta guardar o sábado, se os Irmãos dessa Igreja tiverem o coração coberto de pecados?"

Resumindo, Irmão Theodoro, digo que todas as coisas devem ser ensinadas, e não apenas parte delas, a parte que nos convenha.

Outra coisa, querido Irmão, querida Irmandade, é que no meu post anterior, a essência do que eu falei é que não acho certo tentar-se anular um mandamento bíblico com conhecimentos de História, Antropologia, Sociologia, Teologia. A Bíblia se responde a si própria em todas as dúvidas que possam ocorrer.

Que DEUS nos abençoe a todos, e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Caro irmão,

Serei sincero com você, sou batizado há 27 anos, estou firme na fé e acho muito bonito o uso do véu principalmente pela a impressão que um conjunto de irmãs causa quando estão no culto cantando hinos e realizando os demais serviços na igreja usando véu, contudo, eu seria mentiroso ao concordar com você quanto a obrigatoriedade do uso do véu, acredito que o contexto que o mandamento do véu foi inserido era de uma época diferente onde o uso do véu fazia parte de um costume de um povo. Se fosse necessário seguir este mandamento também não seria inecessário que nós gentios também seguíssemos os demais, isso, também ao meu ver é uma incoerência. Não luto contra este costume de nossa igreja que, como disse, acho belíssimo o uso de véu e não quero que essa prática acabe, só que existem pessoas em nosso meio que infelizmente se limitam muito por esses costumes, lhe dou um exemplo de uma irmã que visitava um doente no hospital que ao ser chamada para orar pelo enfermo disse que não poderia orar porque estava "despreparada", ou seja, sem o véu, será que Deus não ouviria ela porque ela estava sem o véu? eu acho que sim. Eu aprendi orar a Deus estando de qualquer forma, sempre que necessito clamo a Deus em pensamento e Ele tem me ouvido, estando o meu corpo carnal revestido de qualquer coisa, o importante para mim é essa ligação com o Senhor, é lógico que se eu tiver tempo de me "ataviar" e fazer todo o rito que é exigido aos olhos dos homens eu farei, contudo, isso ao meu ver é coisa para os homens. Deus abençoe!!!







THEODORO

Mensagens: 64
Data de inscrição: 23/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci em Sex Ago 19, 2011 5:59 pm

A Paz de DEUS esteja em nossos corações e de nossas famílias, sempre.
THEODORO escreveu:
Caro irmão,
Serei sincero com você, sou batizado há 27 anos, estou firme na fé e acho muito bonito o uso do véu principalmente pela a impressão que um conjunto de irmãs causa quando estão no culto cantando hinos e realizando os demais serviços na igreja usando véu, contudo, eu seria mentiroso ao concordar com você quanto a obrigatoriedade do uso do véu, acredito que o contexto que o mandamento do véu foi inserido era de uma época diferente onde o uso do véu fazia parte de um costume de um povo. Se fosse necessário seguir este mandamento também não seria inecessário que nós gentios também seguíssemos os demais, isso, também ao meu ver é uma incoerência. Não luto contra este costume de nossa igreja que, como disse, acho belíssimo o uso de véu e não quero que essa prática acabe, só que existem pessoas em nosso meio que infelizmente se limitam muito por esses costumes, lhe dou um exemplo de uma irmã que visitava um doente no hospital que ao ser chamada para orar pelo enfermo disse que não poderia orar porque estava "despreparada", ou seja, sem o véu, será que Deus não ouviria ela porque ela estava sem o véu? eu acho que sim. Eu aprendi orar a Deus estando de qualquer forma, sempre que necessito clamo a Deus em pensamento e Ele tem me ouvido, estando o meu corpo carnal revestido de qualquer coisa, o importante para mim é essa ligação com o Senhor, é lógico que se eu tiver tempo de me "ataviar" e fazer todo o rito que é exigido aos olhos dos homens eu farei, contudo, isso ao meu ver é coisa para os homens. Deus abençoe!!!
Irmão Theodoro, por seus posts eu sempre percebi que você é um Irmão amadurecido na fé, na doutrina bíblica e nos ensinamentos de nossa Igreja.
Isso que aconteceu com a Irmã, que se disse "despreparada" para orar pelo enfermo por estar sem véu, foi um erro por excesso de zelo de nossa Irmã.
Ela poderia ter errado menos se tivesse coberto sua cabeça com um pano qualquer à guisa de véu, ou mesmo se tivesse orado com a cabeça descoberta. Afinal, eram as circunstâncias.

Sabe, Irmão, logo que fui batizado deixei de orar muitas vezes na hora de dormir, porque estava muito cansado e não queria orar deitado. Hoje eu sei que teria sido melhor melhor ter orado, mesmo deitado.
Também logo que fui batizado uma vez deixei de levar minha filhinha de 1 ano ao culto, porque estava muito frio e eu não queria ir à Igreja com ela com aquelas roupinhas completas de neném, que eram "calças".
Também, querido Irmão, logo que fui batizado, passei uns 3 anos saindo de férias no Nordeste e indo de calça para a praia. Só botava um bermudão na hora de cair nágua.


A vida é assim mesmo, a gente vai aprendendo com o tempo.
Hoje, se eu estiver muito cansado oro deitado, mesmo (muitas vezes emendo a oração com o sonho); se a minha filha tivesse ainda 1 aninho eu a levaria ao culto, mesmo de roupinha quentinha de neném; hoje vou para a praia direto de bermudão, porque a praia fica só a menos de 500 metros da praia.
Camiseta, nunca deixei de usar, por causa do sol.
Mas na piscina aqui em casa, sempre bermudão e camisa.

Eta ... divaguei (é coisa de velho!). Vou voltar ao assunto: com todo amor de JESUS no meu coração, insisto que pelo menos para mim, o véu é um mandamento eterno e universal. Está na Bíblia, e no Novo Testamento.

Eterna - porque para mim a Bíblia é eterna. Se não fosse, porque a usamos hoje como guia de fé e doutrina?
Universal - porque a Bíblia é universal, valendo para todos os santos, que em todo lugar, invocam o nome do SENHOR mais ou menos assim em I Coríntios 1:1-3.

Não é interessante que justamente no Livro em que se ordena o véu, o ESPÍRITO SANTO ter mandado escrever essa parte acima? Justamente no Livro em que dois mil anos depois seriam apresentados falsos argumentos contra o uso do véu?

Olhe, Irmão, e se um dia aparecerem argumentos contra o batismo e a santa ceia, também desobedeceremos a DEUS?
E sobre a prudência no vestir, dizendo que é mandamento para aquela região e para aquele tempo? Afinal, como se vestem hoje muitas pessoas não-crentes? E crentes também?
Que DEUS nos livre e proteja disso.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens: 551
Data de inscrição: 12/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O crente tem que seguir a biblia ao pe´da letra? Sim ou nao.

Mensagem  Sergio Teixeira em Sex Ago 19, 2011 8:21 pm

Esse assunto do véu é um tanto delicado, e eu não gostaria de me aprofundar muito nisso, visto que poderia gerar mais polêmica do que edificação.
Mas a verdade é que o uso do véu, apenas por tradição, faz parte da doutrina adotada pela Congregação, embora não seja um mandamento bíblico formal.

Contudo, se faz parte da tradição doutrinária, é um uso que deve ser observado com todo o zelo.

Recomendo a todos que leiam e releiam o texto de todo 1 Cor. 3.11 e comprovem por si que o que se fala a respeito do véu são ilustrações e justificativas, mas não mandamento.
E o capítulo foi escrito especificamente para encerrar as contendas que o uso do véu estava provocando naquela igreja especificamente, como bem encerra o versiculo 16:
Diz tudo o que o apóstolo sentiu de argumentar e ilustrar, e em seguida usa o termo "porém" (ou seja, apesar de tudo o que foi dito), "se desejais ser contenciosos, não é esse o nosso costume nem das igrejas de Deus".

Em Português e pelo menos nas demais linguas latinas o termo "porém" delimita a diversidade de sentidos que se pretende atribuir a uma afirmação, concedendo maior ênfase ou maior peso ao texto que se segue após o "porém" (uma conjunção, cujo significado é "mas", "contudo", "todavia", ou "entretanto").
Exemplo: "Gosto muito de maçã, muitíssimo de abacaxi, muito mais de goiaba, porém o que não pode faltar é laranja". Neste exemplo, qual a fruta mais importante? A goiaba, o abacaxi ou a maçã?
Todas são importantes, no entanto o texto enfatiza aquela que vem após o "porém", que é a laranja.
A laranja portanto é o foco de nosso exemplo, da mesma forma que combater a contenda foi o foco do ensinamento de Paulo em 1 Cor 3.11.

Examinemos as Escrituras.

De minha parte, considero o uso espontâneo do véu como um ato sublime de santificação por parte das irmãs, que assim voluntariamente buscam agradar a Deus.
E embora tenha eu certeza absoluta que seu uso não é mandamento formal, sou totalmente favorável à sua adoção para sempre em nossas fileiras, já que isso santifica de forma muito especial as nossas irmãs.

Sergio Teixeira

Mensagens: 1144
Data de inscrição: 12/05/2011
Localização: Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum